A primeira turma do Programa ‘Expedição do Saber’ já está a caminho de Portugal para uma experiência internacional inédita promovida pela Prefeitura de Rio Verde. A delegação embarcou na madrugada desta segunda-feira (8/6), iniciando uma programação que une educação, cultura e intercâmbio acadêmico em território português.
O grupo é formado por 40 participantes, entre estudantes, professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Entre eles estão 30 alunos da rede municipal que se destacaram pelo desempenho escolar no 4º ano do Ensino Fundamental em 2025, critério utilizado para a seleção dos participantes.
A viagem tem como destino principal a cidade de Lisboa e integra uma proposta pedagógica voltada à ampliação do conhecimento por meio do contato direto com a história, a cultura e os sistemas educacionais portugueses.
Durante a programação, os estudantes visitarão patrimônios históricos, espaços culturais e instituições de ensino, vivenciando experiências que complementam os conteúdos trabalhados em sala de aula.
O programa foi criado pela Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de reconhecer o mérito acadêmico dos estudantes e proporcionar oportunidades de aprendizado além dos limites da sala de aula. A iniciativa representa a primeira experiência internacional promovida pela rede municipal de ensino e passa a integrar as ações voltadas à valorização da educação pública no município.
Além de ampliar horizontes culturais, a proposta busca estimular o interesse pelo conhecimento, fortalecer a formação cidadã e incentivar o protagonismo dos estudantes. A convivência com diferentes realidades, costumes e ambientes educacionais também contribui para o desenvolvimento pessoal dos participantes, permitindo que levem novas experiências para compartilhar com colegas, professores e familiares após o retorno.
Programa é 100% custeado pelo município
Toda a programação é custeada pelo município, incluindo transporte, hospedagem, alimentação, documentação, seguro viagem e ingressos para as atividades previstas no roteiro. A iniciativa garante que os alunos selecionados possam participar da experiência independentemente da condição socioeconômica.
A comitiva permanecerá em Portugal até o próximo dia 12 de junho. Ao retornar ao Brasil, os participantes deverão compartilhar os conhecimentos adquiridos durante a viagem, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o intercâmbio de experiências dentro da rede municipal de ensino.
Deputados brasileiros em Washington querem dialogar a proposta do tarifaço com embaixadas e lideranças progressistas
A comitiva de deputados da base do governo Lula que desembarcou em Washington na 3ª feira (2.jun.2026) vai dialogar com autoridades dos Estados Unidos sobre as tarifas propostas contra produtos brasileiros. Segundo o líder do PT na Câmara, Pedro Uczai (PT-SC), a viagem dos congressistas tem como objetivo dialogar com representantes políticos locais.
“Estamos aqui com agenda extensa para dialogar com embaixadas, Congresso dos EUA e lideranças progressistas”, disse o deputado em entrevista a jornalistas.
A delegação é liderada por Uczai. Fazem parte: a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder de seu partido na Câmara; o deputado Pedro Campos (PSB-PE), vice-líder do Governo; e o deputado André Janones (Avante-MG).
A missão foi organizada inicialmente para tratar de questões eleitorais e relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.
Porém, a taxação a produtos brasileiros proposta pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA faz com que os deputados mudassem a pauta principal da viagem.
O grupo programou encontros com representantes do Congresso dos Estados Unidos, embaixadas e lideranças progressistas norte-americanas. Uczai disse que os congressistas vão “entregar um documento de cooperação” para as autoridades que encontrarem.
TARIFAÇO NO BRASIL
O governo do presidente Trump propôs, na última 2ª feira (1º.jun) a aplicação de uma tarifa de 25% sobre uma ampla lista de produtos de exportação brasileira. Leia a íntegra (PDF – 915 kB).
A medida foi apresentada depois de uma investigação comercial que concluiu o uso pelo Brasil de práticas consideradas “desleais e prejudiciais a empresas norte-americanas“, como o uso da ferramenta Pix.
A investigação é baseada na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, instrumento que autoriza os EUA a aplicar tarifas e outras sanções em nações que pratiquem práticas comerciais consideradas abusivas. Jamieson Greer, afirmou que a investigação identificou as seguintes falhas brasileiras:
- na proteção da propriedade intelectual;
- no combate à corrupção;
- no acesso ao mercado de etanol;
- na fiscalização das leis de combate ao desmatamento.
Apesar da ampla gama de mercadorias afetadas, alguns produtos foram poupados, como
- alimentos e produtos agrícolas (carnes, frutas, minerais, café, chá, especiarias, cereais, sementes, frutos oleaginosos, plantas industriais e medicinais, palhas e forragens);
- aviões e peças de aeronaves brasileiras;
- terras-raras;
- produtos químicos orgânicos, produtos farmacêuticos e fertilizantes.
Antes que a tarifa entre em vigor, há um cronograma de audiências e consultas públicas para coletar depoimentos, estipulado pelos EUA. O prazo legal para a definição e aplicação das medidas corretivas contra o Brasil é 15 de julho de 2026.
O prefeito em exercício de Goiânia, Anselmo Pereira (MDB), esteve na Câmara Municipal nesta terça-feira (12/05), acompanhado de secretários, para destravar a tramitação de projetos prioritários. Entre as matérias estão o reajuste salarial dos servidores da Educação e os programas Morar no Centro, Meu Uniforme e o Programa de Autonomia Financeira das Unidades de Saúde (Pafus).
Durante a sessão, o Pafus foi aprovado por unanimidade em votação rápida. Anselmo destacou o gesto como sinal de alinhamento entre os poderes.
“Viemos com os secretários para estreitar essa relação. Acabamos de dar uma demonstração e aprovamos um projeto que vai revolucionar a saúde no município”, afirmou.
Ele também ressaltou os avanços recentes da gestão.
“Essa demonstração é inequívoca de que os poderes podem ser parceiros. Temos uma série de projetos que vão ser lançados e aprovados ainda esta semana”, disse Anselmo, citando melhorias conquistadas na gestão do prefeito Sandro Mabel (União).
A presença do Executivo foi bem recebida pelos vereadores.
“O secretariado aqui é simbólico para mostrar que a Câmara e a prefeitura trabalham juntas”, afirmou Lucas Kitão (União). Já o vereador Wellington Bessa (DC), líder do prefeito na Casa, afirmou que Executivo e Legislativo defendem o mesmo objetivo:
“Uma cidade melhor para todos os cidadãos goianienses”.
Na Educação, a secretária Giselle Faria defendeu urgência no reajuste de 5,4%.
“Essa é uma pauta que não pode esperar”, explicou, citando o pagamento retroativo. Também em análise, o Fomenta Goiânia busca estimular pequenos negócios.
“A nossa presença aqui favorece o real entendimento”, disse o secretário Adonídio Neto. Outros projetos em tramitação tratam da LOA de 2027, assistência social, área para a Guarda Civil e ajustes tributários.
Pafus promete levar recursos direto às unidades de saúde
O Pafus (Programa de Autonomia Financeira das Unidades de Saúde) foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (12/05) e segue para sanção do prefeito. A proposta permite que as 117 unidades recebam recursos diretamente em contas próprias, com autonomia para despesas cotidianas.
O prefeito licenciado, Sandro Mabel (União), celebrou a aprovação da matéria.
“Isso vai impactar diretamente no atendimento. Vamos poder atender as pessoas da forma que elas deservem”, afirmou. A medida reduz a burocracia e agiliza soluções simples, como pequenos reparos e manutenção.

“Estamos tirando a burocracia do caminho e colocando a solução mais perto de quem precisa”, destacou Anselmo Pereira.
Pelo projeto, cada unidade poderá receber até R$ 200 mil por ano, conforme critérios de porte e necessidade. O programa prevê comissões locais e prestação de contas trimestral, com fiscalização de órgãos de controle.
“O Pafus vai trazer mais agilidade e qualificar o atendimento”, concluiu o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.
A primeira-dama foi acompanhada de 5 assessores aos jogos em Paris; o maior gasto foi com as passagens aéreas
A viagem da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, às Olimpíadas de Paris custou ao menos R$ 236 mil ao governo federal. Ela foi acompanhada por uma comitiva de ao menos 5 assessores que tinham a função de auxiliar e registrar os compromissos da Janja. As informações foram obtidas pela Folha de S.Paulo por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).
A viagem foi realizada entre os dias 25 e 29 de julho. O maior gasto foi com passagens aéreas, a ida e a volta da comitiva custaram R$ 147.070. Apenas as passagens da primeira-dama custaram R$ 83.616. O gasto com intérpretes foi o 2º maior, de R$ 46.586.
Os custos com segurança não foram informados, pois de acordo com o Palácio do Planalto, estes gastos são reservados e não podem ser divulgados.
Os gastos com alimentação e locomoção da comitiva foram de R$ 41.303. Ou seja, R$ R$ 8.260 por assessor pelo período da viagem. Este valor não contabiliza os gastos por Janja, pois ela não recebe verba federal para estes tipos de despesas.
O menor custo foi o seguro-viagem, com R$ 1.040,52 gastos.
De acordo com o planalto, não houve custos com hospedagem. Pois, a primeira-dama e os servidores ficaram alojados na embaixada do Brasil na capital francesa.
Na 6ª feira (20.set), o TCU (Tribunal de Contas da União) arquivou o requerimento que pedia a investigação dos gastos da Janja e de sua comitiva durante a viagem. Segundo a 1ª Câmara da Corte de Contas, não há “indícios suficientes para a atuação do tribunal no caso”.
Grupo da província de Hebei e representantes de 11 empresas do país asiático tiveram programação de três dias no estado
Uma comitiva de 21 chineses, entre autoridades, empreendedores e tradutores, foi recebida pelo governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (08/05), em Goiânia. A delegação, que inclui representantes de 11 empresas do país asiático, está em busca de oportunidades de investimentos em Goiás, principalmente no setor agrícola. O chefe do Executivo ofereceu um almoço na sede oficial do governo, o Palácio das Esmeraldas.
“Cada vez que vou à China, me impressiona o quanto estão evoluindo em tecnologia e obtendo resultados em termos de qualidade de vida. Precisamos trazer para o Brasil esse investimento em talento, pesquisa, inovação e abertura de mercado. O Brasil é um país continental que tem toda possibilidade de melhorar a vida dos goianos e dos brasileiros”, ressaltou Caiado.
A comitiva chinesa está em Goiás desde segunda-feira (06/05). Na programação de três dias no estado, foram realizadas visitas às empresas do setor agrícola Beauvallet Goiás Alimentos e Grupo Canassa, ambas localizadas na cidade de Inhumas. O grupo é liderado pelo vice-governador Shi Qingshuang, responsável pelo setor de agricultura da província de Hebei. Integram a delegação empresários dos setores de comércio de frutas, frango, criação de gado, laticínios, produtos químicos agrícolas e importação de alimentos, além de suprimentos médicos.
“Este ano faz 30 anos que Hebei é considerada província-irmã de Goiás. Essa vinda tem um só objetivo, que é reforçar a nossa amizade e construir novas parcerias no futuro”, afirmou Shi Qingshuang. “Nós tivemos oportunidade, tanto eu quanto o governador, de conhecer a província no ano passado. Ficamos impressionados e motivados a fortalecer essa cooperação”, respondeu o vice-governador Daniel Vilela.
Em outubro de 2023, a vice-governadora de Hebei, Jin Hui, também esteve no estado em busca de novos negócios. A visita antecedeu a missão goiana na China, em novembro do mesmo ano. Antes do almoço desta quarta, governo e chineses tiveram uma reunião de trabalho, com participação de secretários e representantes de entidades do setor produtivo goiano.
Comércio Goiás – China
Em 2023, a China foi o maior parceiro comercial do estado, sendo o destino de 51% das exportações no acumulado geral do ano. Em segundo lugar esteve a Indonésia, com 3% das exportações goianas. Somente nos três primeiros meses de 2024, o saldo da balança comercial entre Goiás e China registrou o valor de US$ 826,9 milhões, representando 9,3% do total do saldo brasileiro para o período.
“Os números refletem o sucesso das relações entre Goiás-China, que sempre foram frutíferas, mas melhoraram ainda mais desde a missão ao gigante asiático feita pelo Governo de Goiás no último ano”, ressalta o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho. Também participaram da agenda os secretários Pedro Salles, da Infraestrutura; Yara Nunes, da Cultura; e José Frederico Lyra Netto, de Ciência, Tecnologia e Inovação.



Posts recentes
- Delegado Eduardo Prado homenageia representantes da Companhia Brasileira de Cartuchos no centenário da empresa
- Gracinha Caiado define Baldy e Fião como suplentes ao Senado
- melhores momentos de Argélia 3 x 3 Áustria
- Aprovação de benefícios para segurança pública e fundo imobiliário são destaque das atividades semanais da Alego
- Operação flagra abate clandestino de animais em Caldas Novas
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018





