24 de junho de 2026
  • 21:22 Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
  • 17:38 Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
  • 13:54 Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
  • 10:10 ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026
  • 06:26 TRT mantém abertura de supermercados aos domingos em Goiás


Ronaldo e Gracinha Caiado participam das comemorações dos 166 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás

Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, governador exalta que excelência da corporação é medida pela redução da criminalidade e aumento da segurança em todos os cantos de Goiás_

O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou na sexta-feira (26/07) da comemoração dos 166 anos da Polícia Militar de Goiás (PMGO), realizado na Academia da PM, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. Na mesma solenidade, a PMGO realizou a formatura do XIX Curso de Habilitação de Oficiais Auxiliares (CHOA) e III Curso de Habilitação de Oficiais Músicos (CHOM). 

“O goiano hoje tem orgulho da Polícia Militar e por onde eles passam só recebem aplausos pelos resultados que têm obtido. É um esforço de ordem pessoal, de dedicação de todos os membros da instituição e também da integração com as demais forças de segurança”, atribuiu Caiado ao ressaltar a queda de todos os índices de criminalidade no estado, desde 2019, a números nunca antes alcançados.

Ministrado nas dependências do Comando da Academia de Polícia Militar, o curso de habilitação de oficiais auxiliares e oficiais músicos teve a duração de 923 horas/aula e contou com a participação de 125 alunos, sendo 121 oficiais auxiliares e quatro oficiais músicos.

O evento teve a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo  o presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais (CNCG) das Polícias Militares do Brasil e comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), coronel Cássio Araújo de Freitas. 

“Goiás está sempre aberto à parceria. Temos convivência de irmandade para que possamos, diante das dificuldades, mostrar que no Brasil não vai ter fronteira para defender o cidadão, a liberdade e a segurança pública”, frisou Ronaldo Caiado. 

Durante as festividades do aniversário da PMGO foi realizada ainda a entrega da Medalha da Ordem Tiradentes nos graus grã cruz e grande oficial, honraria instituída para reconhecer e valorizar as contribuições de civis e militares para a instituição.

Queda na criminalidade

A violência em Goiás registrou queda de até 97,6% entre 2018 e 2024, conforme balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) neste mês de julho. Além da diminuição nos índices de todas as modalidades criminosas pesquisadas, houve aumento na produtividade da polícia. 

No caso do roubo de cargas, o número caiu de 248 casos no primeiro semestre de 2018 para 6 no mesmo período deste ano. Na sequência estão roubo de veículos, com queda de 93,7%, roubo a transeunte (-88,5%), roubo a comércio (-88,3%) e latrocínio, cujo índice caiu 84,7%. Em relação ao homicídio doloso, a redução foi de 57,2%. Mais da metade dos municípios goianos, 128, não registraram nenhum assassinato em 2024. Os dados estão disponíveis no site segurança.go.gov.br

A política pública de segurança do Estado é baseada no controle efetivo e pleno da violência. Entre os destaques está o trabalho contra os feminicídios, que caíram 37,5% no estado, na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2023. O combate a crimes em propriedades rurais também apresentou resposta positiva: -78,2% em roubos e -36,9% em furtos. A atuação envolve um trabalho inédito para cadastrar mais de 100 mil propriedades, efetuar prisões, recuperar bens furtados, entre outros. 

O comandante-geral da PM, Coronel Marcelo Granja, atribuiu os bons resultados na redução dos índices de criminalidade à combinação de ações preventivas, repressivas e integração social, aliadas à uma gestão eficiente e aos constantes investimentos realizados no Estado. “Fazem com que Goiás seja exemplo aos demais estados brasileiros”, salientou. 

166 anos de história

Fundada em 1858, a PM GO atuou sob diversas nomenclaturas, dentre elas: Força Policial de Goyaz; Companhia de Polícia de Goyaz; Batalhão de Polícia de Goyaz; até que em 1º de julho de 1935 estabeleceu-se a denominação que prevalece até hoje: Polícia Militar de Goiás. 

Ao longo de sua existência a PMGO cresceu e se desenvolveu com a criação de várias unidades operacionais na capital e interior, tornando-se patrimônio dos goianos. A visão de futuro da corporação é baseada na constante adequação das práticas policiais militares à realidade e as exigências sociais que o país e, mais especificamente, o Estado de Goiás, atravessam.

_Fotos: Adalberto Ruchelle e Hegon Corrêa_

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás



Autor


Soldado Tiago White e a arma usada pelo irmão para matá-lo, em Uruaçu, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O policial Tiago White foi morto pelo irmão após comemorar seu aniversário e a aprovação em um curso da Polícia Militar (PM), segundo informações da investigação disponíveis no processo. O delegado Sandro Costa explicou que os irmãos estavam reunidos com a família e discutiram. Durante a briga, o PM começou a agredir o irmão, que acabou o matando.

O g1 pediu um posicionamento à defesa do suspeito, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.

O crime aconteceu em Uruaçu, no norte goiano. Na última sexta-feira (12), o suspeito passou por audiência de custódia e a Justiça manteve sua prisão. À PM, o irmão de Tiago admitiu que utilizou a arma institucional do soldado, que estava guardada no quarto dele, para atingi-lo com os disparos.

“Aproveitando-se da familiaridade com o ambiente, ele [o suspeito] teria conhecimento sobre o local onde a vítima guardava sua arma de fogo, de propriedade da Polícia Militar de Goiás. Ato contínuo, o flagrado disparou dois tiros contra a vítima – um atingindo a mão e outro a região abdominal, conforme relatório de evolução médica”, detalhou o documento da audiência de custódia.

A PM lamentou a perda do soldado. “A Polícia Militar do Estado de Goiás se solidariza e deseja que Deus, em Sua infinita bondade e misericórdia, possa confortar e fortalecer a todos os familiares e amigos!”, escreveu a instituição.

Autor


Cachoeira do Rio Saia Velha, em Luziânia (GO), onde menina morreu afogada no dia de seu aniversário — Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

A adolescente de 12 anos que morreu após se afogar em uma cachoeira, foi puxada por um turbilhão de água no dia do aniversário dela, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, que participou do resgate, o corpo da garota foi encontrado a cinco metros de profundidade. Veja o que se sabe sobre o afogamento até o momento.

  • 1. Garota foi puxada por turbilhão
  • 2. Adolescente morreu no dia do aniversário?
  • 3. Com quem a garota estava?
  • 4. Quem a resgatou?

Segundo os bombeiros, a adolescente tomava banho no Rio Saia Velha quando se aproximou da cachoeira e foi “puxada para o fundo pelo turbilhão formado pela força da água” no último sábado (15). Ao verem a menina ser levada, pessoas que também se banhavam no rio tentaram resgatar a adolescente, mas não conseguiram devido à força da água.

“É uma cachoeira pequena, numa queda d’água. Mas é forte a queda e dá para levar. Tanto que ela foi mantida debaixo d’água e o pessoal não conseguiu resgatar”, informou o cabo do Corpo de Bombeiros Kléber de Oliveira.

Além de ter sido encontrado a cinco metros de profundidade, o corpo da adolescente estava a cerca de dez metros da margem do rio.

Adolescente morre após se afogar em cachoeira de Goiás, diz Corpo de Bombeiros

Morte no dia do aniversário

Bombeiro realiza resgate de adolescente que se afogou em Luziânia (GO) — Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

A estudante completou 12 anos no dia do afogamento. De acordo com os bombeiros, a equipe de resgate foi acionada após os populares não conseguirem trazer a garota de volta para a superfície.

Com quem a garota estava?

A vítima estava acompanhada por outras duas crianças e um adulto, que não tinham grau de parentesco, de acordo com informações dos bombeiros. O g1 não teve acesso a família da vítima.

“A adolescente escorregou, caiu no fosso e não retornou. As pessoas que estavam acompanhando ela tentaram fazer o resgate, mas não conseguiram e acionaram os bombeiros”, disse o capitão Lins.

Após a chegada dos mergulhadores no local, deram início aos trabalhos e, segundo os bombeiros, após 10 minutos de buscas, o corpo foi encontrado.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Jovem que teve grave reação alérgica após cheirar pimenta recebe visita de influenciadores

A jovem Thais Medeiros, que teve uma grave reação alérgica após sentir o cheiro de uma conserva de pimenta, recebeu a visita de influenciadores e humoristas durante uma festa para comemorar o aniversário das filhas dela, Valentina e Antonella. Na celebração, os convidados fizeram fila para ver a jovem, levaram flores e conversaram com a família – assista acima.

Ao g1, o padrasto da jovem, Sérgio Alves, explicou que o aniversário era da Antonella, mas, como Thais estava internada no aniversário de Valentina, resolveram fazer a celebração para as duas.

Jovem que teve grave reação alérgica após cheirar pimenta recebe visita de influenciadores e humoristas em festa de aniversário das filhas — Foto: Reprodução/Redes sociais

Thais viajou de Goiânia para Anápolis para visitar o então namorado. Ela e a família dele estavam almoçando na cozinha, quando surgiu um assunto de preparo de pimentas, que a mãe dele é acostumada a fazer.

“Ela estava com uma tosse, como se fosse uma gripe. Ela veio para casa, fez trança em duas amigas minhas. Ela começou a almoçar normal, tranquila. E entraram no assunto de pimenta, eu não estava na cozinha na hora, mas passei pela sala e a vi passando a mão no pescoço”, contou Matheus.

Thais Medeiros de Oliveira foi internada na UTI após passar mal ao cheirar pimenta, diz namorado — Foto: Arquivo Pessoal/Adriana Medeiros

A mãe de Matheus, Sandra, contou que todos estavam conversando sobre as pimentas, momento em que ela pegou o vidro de pimenta, cheirou, em seguida, a filha, o marido e Thais. “Ela não provou, só cheirou. Assim que ela cheirou a pimenta, já falou que estava coçando a garganta. Larguei meu prato e fui atrás dela. Não foram 3 minutos”, disse.

Thais foi levada às pressas para a Santa Casa de Anápolis e logo foi transferida para Goiânia. A jovem teve sequelas no cérebro devido à reação alérgica severa.

Thais Medeiros (esquerda) e garrafa de pimenta em conserva que ela cheirou (direita) — Foto: Matheus Lopes de Oliveira/Arquivo Pessoal e Reprodução/TV Anhanguera

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Jovem que teve grave reação alérgica após cheirar pimenta comemora aniversário da filha

Uma das filhas da jovem Thais Medeiros, que teve uma grave reação alérgica ao cheirar pimenta, completa 9 anos de idade nesta terça-feira (9), em Goiânia. O aniversário de Valentina foi celebrado no Centro Estadual De Reabilitação e Readaptação (Crer), onde a mãe está internada (veja vídeo acima).

“Mesmo você não estando aqui da forma que a gente quer, você está da forma que Deus permitiu, pois a gente faz um plano, mas Deus tem outros para nossa vidas. Agradeço a toda a equipe do CRER que permitiu receber minhas netas com muito amor e organizaram essa homenagem para Valentina”, celebrou a mãe de Thaís, Adriana Medeiros.

Thaís Medeiros comemora aniversário de 9 anos da filha no hospital, em Goiânia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Não está apresentando febre, tá com a pressão boa, saturação ótima, frequência cardíaca boa, foram descartadas várias hipóteses nos exames delas, os exames apresentaram bons resultados […] Nossas orações estão sendo atendidas”, detalhou Adriana.

Em nota, o Crer informou que a paciente está internada na enfermaria da unidade em tratamento, conforme o plano terapêutico definido.

Thais viajou de Goiânia para Anápolis para visitar o então namorado. Ela e a família dele estavam almoçando na cozinha, quando surgiu um assunto de preparo de pimentas, que a mãe dele é acostumada a fazer.

“Ela estava com uma tosse, como se fosse uma gripe. Ela veio para casa, fez trança em duas amigas minhas. Ela começou a almoçar normal, tranquila. E entraram no assunto de pimenta, eu não estava na cozinha na hora, mas passei pela sala e a vi passando a mão no pescoço”, contou Matheus.

A mãe de Matheus, Sandra, contou que todos estavam conversando sobre as pimentas, momento em que ela pegou o vidro de pimenta, cheirou, em seguida, a filha, o marido e Thais. “Ela não provou, só cheirou. Assim que ela cheirou a pimenta, já falou que estava coçando a garganta. Larguei meu prato e fui atrás dela. Não foram 3 minutos”, disse.

Thais foi levada às pressas para a Santa Casa de Anápolis e logo foi transferida para Goiânia. A jovem teve sequelas no cérebro devido à reação alérgica severa.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Carro de som é flagrado dentro de embarcação em lago de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Militar

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental flagrou um carro com som automotivo dentro de uma embarcação de esporte e recreio durante uma festa de aniversário no Lago Corumbá em Caldas Novas, na região sul de Goiás. Segundo a polícia, é proibido transportar veículos juntamente com pessoas neste tipo de embarcação.

O tenente-coronel Geraldo Pascoal, do Batalhão Ambiental, informou que a equipe estava fazendo um patrulhamento na região quando os policiais avistaram um carro com som automotivo dentro do flutuante neste sábado (30). Ao realizar a abordagem, os policiais viram que no local tinha 43 pessoas, sendo que a capacidade permitida é de apenas 40 ocupantes.

Policiais acabam com festa de aniversário após encontrarem carro de som dentro de embarcação em lago de Goiás — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Pascoal também disse que na embarcação tinha cerca de 15 coletes salva-vidas expostos e de fácil acesso. Devido às diversas irregularidades e ao risco que os passageiros corriam, a embarcação foi levada e retida na margem do lago junto com o carro para aguardar a Marinha do Brasil analisar as medidas administrativas e legais sobre o caso.

O tenente disse que o proprietário da embarcação foi autuado e que anteriormente ele já tinha sido multado por irregularidades no transporte. No local, foram encontrado porções de drogas com algumas pessoas e elas foram autuadas pelo crime de porte de droga.

A PM disse que na região há muitas denúncias de perturbação do sossego e poluição sonora.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor