24 de junho de 2026
  • 21:22 Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
  • 17:38 Uniforme de goleiro vermelho registrado na Fifa não foi feito, diz CBF
  • 13:54 Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
  • 10:10 ‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026
  • 06:26 TRT mantém abertura de supermercados aos domingos em Goiás


A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) terá uma agenda voltada ao reconhecimento de profissionais, instituições e trajetórias nesta quarta-feira, 17, com a realização de sessões solenes em Goiânia e Catalão.

Às 19 horas, no Plenário Iris Rezende, o deputado Antônio Gomide (PT) renderá tributo ao Dia do Profissional Químico, celebrado anualmente em 18 de junho. Os homenageados receberão o Certificado do Mérito Legislativo. 

Para o deputado petista, o evento é uma forma de valorizar uma categoria essencial para o avanço da ciência e da inovação. “Os profissionais químicos contribuem diariamente para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável. Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho e à dedicação desses profissionais”, destaca o parlamentar.

Os profissionais da química desempenham papel fundamental em diversos setores da sociedade, atuando em áreas como indústria, pesquisa, educação, análises laboratoriais, desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, além do monitoramento e preservação dos recursos hídricos e ambientais.

Paralelamente, de forma itinerante, a deputada Bia de Lima (PT) conduzirá uma sessão solene no Auditório Professora Sirlene Duarte, da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), dedicada aos 38 anos do curso de Pedagogia da instituição. Na oportunidade, serão entregues certificados do Mérito Legislativo a docentes da área.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) tem, nesta sexta-feira, 12, uma programação de solenidades que contemplam representantes da agricultura, do cooperativismo, da educação e personalidades reconhecidas pelo Poder Legislativo estadual. As atividades serão realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite, em diferentes espaços da Casa e uma de forma itinerante.

No período da manhã, às 9 horas, no Plenário Iris Rezende, será realizada sessão solene em homenagem a agricultores e agricultoras assentados e acampados da reforma agrária. A solenidade é uma iniciativa do deputado Mauro Rubem (PT) e tem como objetivo prestar reconhecimento a esses trabalhadores.

Ainda pela manhã, às 10 horas, ocorre uma sessão solene itinerante na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO), na capital. A solenidade, proposta pelos deputados Lucas do Vale (PSD) e Rosângela Rezende (Agir), será dedicada aos presidentes de cooperativas de crédito do Estado.

No período da tarde, às 15 horas, o Auditório Francisco Gedda recebe uma solenidade em homenagem à equipe do Sesi Planalto. A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel (UB) e integra a programação de reconhecimento promovida pelo Parlamento goiano.

Para fechar a agenda do dia, às 19 horas, o Plenário Iris Rezende será palco de uma sessão solene extraordinária para entrega do Certificado do Mérito Legislativo. É uma realização do deputado Ricardo Quirino (Republicanos).

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) promove, nesta quarta-feira, 10, uma audiência pública para discutir a PEC 221/2019, que trata do fim da escala de trabalho 6×1 e dos desafios enfrentados pelos trabalhadores seniores no mercado de trabalho. O evento vai ter lugar na Sala Júlio da Retífica da Assembleia Legislativa de Goiás, às 9 horas.

O encontro reunirá representantes de trabalhadores, especialistas, entidades de classe, empresários e a sociedade civil para promover um debate amplo sobre os impactos da proposta nas relações de trabalho, na qualidade de vida dos trabalhadores e na geração de oportunidades para profissionais com mais experiência.

Segundo Ricardo Quirino, a audiência tem como objetivo ouvir diferentes segmentos da sociedade e contribuir para a construção de políticas públicas que valorizem o trabalhador e promovam condições mais dignas de trabalho.

“A discussão sobre a jornada de trabalho e a inclusão do trabalhador sênior no mercado é fundamental. Precisamos ouvir todos os envolvidos e buscar soluções que promovam dignidade, qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, avalia o parlamentar.

A palestra “Impactos da escala 6×1 na vida do trabalhador sênior” terá como palestrante Michele de Sousa, assessora especial de Proteção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência social e Direitos Humanos da Prefeitura de Goiânia; especialista em gerontologia, mestra em Serviço Social e especialista em saúde. Também será palestrante Joseany Cardoso, especialista em medicina do sono, cuidados paliativos e geriatria. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, nesta quinta-feira, 28, duas sessões solenes em reconhecimento a organizações de cooperativas e de ensino superior. 

Às 15 horas, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) promove evento em alusão aos 70 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO). Criada em 1956, a organização trabalha pela competitividade e crescimento do setor, além de oferecer serviços estratégicos para as cooperativas registradas. A iniciativa destaca a trajetória da entidade na representação do cooperativismo goiano, setor que possui importante atuação na geração de emprego, renda e fortalecimento da economia estadual. Na oportunidade, o parlamentar irá entregar os certificados e medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Já às 19 horas, o deputado Antônio Gomide (PT) realiza solenidade em homenagem à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). A sessão é para reconhecer a contribuição da instituição para a educação superior em Goiás, além de sua atuação na formação acadêmica, pesquisa, extensão universitária e desenvolvimento social. Gomide irá condecorar os homenageados com o Certificados de Mérito Legislativo.

Primeira instituição de ensino superior da região central do Brasil, a PUC Goiás foi fundada em 17 de outubro de 1959, ainda como Universidade de Goiás, a instituição é mantida pela Sociedade Goiana de Cultura (SGC), da Arquidiocese de Goiânia. Em 1971, passa a contar com o termo “católica” em sua denominação. No seu cinquentenário, em 2009, veio o reconhecimento pontifício. Em 2019, a PUC Goiás celebrou seu Jubileu de Diamante.

As duas cerimônias ocorrerão no Plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede do Parlamento goiano.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Na manhã deste sábado, 28, a deputada Dra. Zeli (Mobiliza) promoverá sessão solene extraordinária para entrega do Certificado do Mérito Legislativo, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

A sessão ocorrerá no Plenário Iris Rezende, a partir das 9 horas, com reconhecimento a mulheres de diversas categorias de todo o Estado de Goiás, por seus relevantes serviços prestados.

A iniciativa irá reconhecer várias mulheres empreendedoras de diversas regiões do Estado com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo.

A solenidade reunirá mulheres que se destacam em diferentes segmentos do empreendedorismo, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social de Goiás. A ação reafirma o compromisso da parlamentar com a valorização feminina e o fortalecimento do protagonismo das mulheres na sociedade.

Esta não é a primeira iniciativa da deputada nesse sentido. Em 11 de outubro do ano passado, Dra. Zeli já havia promovido uma sessão solene semelhante, também voltada ao reconhecimento de mulheres goianas, consolidando uma agenda contínua de valorização e incentivo à participação feminina em diferentes áreas.

Atual Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, a deputada tem se destacado por sua atuação direta na defesa dos direitos das mulheres, com iniciativas que vão desde a ampliação da rede de proteção, com a inauguração de novas procuradorias no interior do Estado, até o incentivo ao empreendedorismo e à autonomia financeira feminina.

A realização da sessão também dialoga com o simbolismo do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, que representa a luta histórica das mulheres por igualdade de direitos, melhores condições de vida e maior participação nos espaços de decisão.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Na próxima quinta-feira, 19, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará duas sessões solenes extraordinárias, uma no período vespertino e outra à noite, para honrar representantes das carreiras jurídicas e líderes religiosos. Ambas as solenidades vão ocorrer no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis. 

O primeiro evento será por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), às 15 horas, em tributo a profissionais da carreira jurídica, com a entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira e do Certificado do Mérito Legislativo.

Em seguida, com início previsto às 19 horas, o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (PRD), vai prestar tributo a pastores da Igreja Evangélica, entregando a Comenda Apóstolo Sinomar Fernandes da Silveira, honraria criada para esse segmento por iniciativa da Mesa Diretora da Casa. 

Comenda

No início do ano passado, o Plenário aprovou o projeto de resolução nº 2960/25, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece a criação da Comenda Apóstolo Sinomar Fernandes da Silveira no Parlamento goiano. A condecoração visa a reconhecer e homenagear líderes religiosos que se destacam pelos serviços prestados na evangelização, assistência social e na formação de líderes dentro do segmento religioso.

De acordo com a iniciativa, a comenda será concedida anualmente, reunindo autoridades, religiosos e membros da sociedade para celebrar aqueles que contribuem significativamente para o desenvolvimento social e espiritual.

A criação da honraria tem como objetivo reforçar a importância do trabalho dos líderes religiosos e das ações de evangelização, assistência e educação desenvolvidas em Goiás, e ressaltar o legado do apóstolo Sinomar Fernandes, cuja trajetória foi marcada por sua dedicação e sua contribuição para o fortalecimento da fé e da comunidade.

Sinomar Fernandes da Silveira (1948–2024) foi um influente líder religioso evangélico e fundador do Ministério Luz Para os Povos, em 1987, na capital. Com uma trajetória de mais de 40 anos, ele expandiu a igreja para mais de 100 templos, publicou livros e consolidou sua congregação como referência no meio apostólico do Estado.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, nesta quarta-feira, 11, sessões solenes para homenagear procuradoras especiais da mulher e outros profissionais. As solenidades são de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (PRD), e do deputado Cristiano Galindo (SD) e terão local no Plenário Iris Rezende.

Procuradoria da Mulher

Às 19 horas, o presidente do Poder Legislativo concederá o Certificado do Mérito Legislativo às procuradoras especiais da mulher do Estado de Goiás. No requerimento que autorizou a sessão, Peixoto destacou que a homenagem se justifica “pelo reconhecimento da relevante atuação delas, que exercem papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres, no enfrentamento à violência de gênero e na promoção da igualdade, da cidadania e da dignidade feminina em todo o Estado”.

As procuradoras especiais da mulher atuam de forma estratégica no acolhimento, na orientação e no encaminhamento das demandas do público feminino, além de promoverem ações educativas e preventivas, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e à valorização das mulheres.

Personalidades destaques

Pela manhã, às 9 horas, o deputado Cristiano Galindo também promove a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. Na ocasião, o parlamentar honrará cidadãos de diferentes classes profissionais, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás.  

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Família do manifestante iraniano condenado à morte por protestos foi informada de que a execução havia sido adiada

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou na 4ª feira (14.jan.2026) à Fox News que não haverá execuções de manifestantes “nem hoje, nem amanhã”. Ele declarou: “Posso dizer, estou confiante de que não há plano para enforcamentos”.

A fala do chanceler se deu depois que a família de Erfan Soltani, manifestante iraniano condenado à morte pelos atuais protestos, foi informada de que a execução havia sido adiadaO presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou ter recebido de fonte confiável a informação de que o Irã havia desistido de executar Soltani e outros manifestantes presos.

Soltani, um funcionário de 26 anos de uma loja de roupas, foi preso em Karaj, cidade a noroeste de Teerã em 8 de janeiro, por participar de manifestações críticas ao governo. Sua execução estava programada para 4ª feira (14.jan), segundo grupos de direitos humanos.

À Fox News, Araghchi apresentou a versão oficial do governo sobre os recentes acontecimentos no território iraniano. Segundo ele, os protestos foram realizados em duas fases distintas: 1º houve manifestações pacíficas relacionadas às dificuldades econômicas, que duraram 10 dias; depois, houve um período de 3 dias de violência que, conforme o ministro, foi orquestrado por Israel.

Grupos de direitos humanos afirmam que mais de 18.000 pessoas foram presas e pelo menos 2.571 mortas nas últimas duas semanas. Fontes locais falam em 12.000 mortos. Já a Hrana (Human Rights Activist News Agency) informa que o número de manifestantes mortos é de 2.615.

Questionado sobre as mortes pela repressão, Araghchi afirmou que infiltrados israelenses mataram manifestantes para inflar os números e forçar os Estados Unidos a intervir no território.

Trump declarou que “se o Irã atirar e matar violentamente manifestantes pacíficos, como é de seu costume, os EUA virão em socorro”. O presidente norte-americano afirmou que o país está “com as armas carregadas e pronto para agir”.

PROTESTOS NO IRÃ

Os protestos no Irã tiveram início em 28 de dezembro de 2025. São motivados pela situação econômica do país, com desvalorização acentuada da moeda, inflação a 42,2% (dados de dezembro de 2025) e aumento dos preços de bens essenciais. Comerciantes e trabalhadores foram às ruas para exigir um alívio econômico.

Mais pessoas se juntaram à manifestação. Reivindicam reformas políticas e do sistema judiciário, mais liberdade e criticam o governo do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã. O Irã reagiu. De acordo com informações da Hrana, agentes usaram armas de fogo e gás lacrimogêneo para reprimir as manifestações. O acesso à internet foi cortado em 9 de janeiro.

Khamenei chama os manifestantes de “sabotadores”.

  • Ali Khamenei – o aiatolá de 86 anos está no poder desde 1989. Ele comanda uma teocracia islâmica xiita que concentra poder absoluto no líder supremo, cargo vitalício com autoridade sobre todos os Poderes constitucionais. O regime, baseado na Sharia (lei islâmica), impõe restrições severas às mulheres, como uso obrigatório de hijab a partir dos 9 anos e necessidade de autorização marital para viagens internacionais. A oposição permanece fragmentada entre monarquistas exilados, a MEK (Organização dos Mujahideen do Povo), minorias étnicas e movimentos de protesto reprimidos, sem liderança unificada.

Araghchi afirmou que a situação já foi normalizada no país.

Veja imagens dos protestos no Irã (1min19s):


Leia mais:



Autor Poder360 ·


A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa de Goiás realizará, nesta terça-feira, 9, reunião híbrida para votar matérias voltadas à proteção e à segurança dos consumidores goianos. O colegiado, presidido pelo deputado Veter Martins (UB), também fará a distribuição de processos para relatoria.

O primeiro item da pauta é o projeto de lei nº 2744/23, apensado ao processo nº 6109/23, de autoria dos deputados Veter Martins e José Machado. A proposta estabelece práticas e condutas para compras no estilo Black Friday, com o objetivo de assegurar clareza e responsabilidade por parte dos estabelecimentos comerciais do Estado. O relator, deputado Wagner Camargo Neto (SD), emitiu parecer favorável ao texto.

Também será analisada a propositura nº 3446/25, de autoria do deputado José Machado (PSDB), que obriga os planos de saúde a disponibilizarem aos usuários a opção de cancelamento por meio de aplicativos ou plataformas digitais em Goiás. O relatório da deputada Vivian Naves (PP) também recomenda a aprovação da matéria.

Distribuição

O projeto nº 7936/24, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), será distribuído a relatoria. A proposta estabelece diretrizes e mecanismos de combate ao racismo nas relações de consumo no Estado de Goiás, com o objetivo de promover igualdade racial e fortalecer a proteção dos direitos dos consumidores.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, ao longo desta quinta-feira, 27, três solenidades especiais para honrar setores da sociedade civil com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo, do Título de Cidadania Goiana e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. Na ocasião, integrantes da diplomacia portuguesa serão agraciados. Os eventos ocorrerão no Palácio Maguito Vilela e na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

Mérito e cidadania goiana

Às 10 horas da manhã, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) comanda a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida pelo Poder Legislativo, ao embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Melo e Faro Ramos. O parlamentar destaca que a homenagem é um reconhecimento da atuação do embaixador junto à sociedade brasileira.

Embaixador de Portugal no Brasil desde dezembro de 2020, Luís Felipe é diplomata de carreira e já atuou na Grécia, China, Suíça e Bélgica. Por três anos, ocupou a presidência do Instituto Camões, onde criou novas Cátedras Camões espalhadas por universidades brasileiras. “A homenagem proposta reconhece sua relevante constituição para o fortalecimento das relações culturais, econômicas e institucionais entre o Brasil e a República Portuguesa”, frisou Prado.

Na mesma oportunidade, o parlamentar concederá o Título de Cidadania Goiana ao cônsul honorário de Portugal, José Pedro Martins dos Santos. Em justificativa, Prado observa que “o tributo reconhece a relevante contribuição do homenageado para o fortalecimento das relações culturais, econômicas e institucionais entre o Estado de Goiás e a República Portuguesa. Seu trabalho de destaque pela promoção do intercâmbio bilateral e da cooperação internacional que reforça os laços históricos que unem Brasil e Portugal.”

As honrarias serão entregues no auditório do TRE-GO, localizado na Praça Cívica.

Certificados

Mais cedo, na mesma manhã, o deputado Mauro Rubem (PT) comanda, às 9 horas, a entrega do Certificado do Mérito Legislativo para farmacêuticos. A solenidade reconhece a importância desses profissionais para a saúde pública, para o cuidado diário da população e para a oferta de serviços qualificados em todas as etapas do atendimento.

A solenidade também vai reconhecer o papel estratégico dos farmacêuticos na ampliação dos serviços de saúde, desde a assistência farmacêutica até as ações de prevenção, cuidado clínico e promoção da qualidade de vida, contribuindo diretamente para o bem-estar da sociedade goiana. A homenagem terá local no auditório Francisco Gedda, no térreo do Bloco A, do Palácio Maguito Vilela.

A noite, ás 19 horas, será a vez do deputado Ricardo Quirino celebrar o Dia do Biomédico, também com a entrega de Certificados. Comemorado anualmente no dia 20 de novembro, a ocasião reconhece o trabalho desses profissionais e conscientiza a sociedade sobre a relevância deles para a promoção da saúde, diagnóstico de doenças, avanço científico e pesquisa

Quirino observa, ainda, que “os biomédicos contribuem com a descoberta de diagnósticos por meio da realização de análises físico-químicas e microbiológicas. Eles têm grande importância no campo da saúde, onde atuam em diferentes vertentes, como realização de análises, criação de vacinas e o desenvolvimento de pesquisas que permitem o avanço da Medicina.”

O legislador conduzirá a entrega das honrarias no Plenário Iris Rezende.

 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás