28 de junho de 2026
  • 13:23 Gracinha Caiado define Baldy e Fião como suplentes ao Senado
  • 09:39 melhores momentos de Argélia 3 x 3 Áustria
  • 05:55 Aprovação de benefícios para segurança pública e fundo imobiliário são destaque das atividades semanais da Alego
  • 02:11 Operação flagra abate clandestino de animais em Caldas Novas
  • 22:27 Fachin suspende julgamento do marco temporal para uniformizar decisão


Uma mulher de 56 anos, cuja identidade não foi revelada, foi detida sob a suspeita de ter aplicado soda cáustica nos órgãos genitais de seu marido, em um ato motivado por ciúmes em Uruaçu, interior de Goiás. O crime, ocorrido em 25 de abril deste ano, só resultou na prisão da mulher na última segunda-feira, 15. Segundo a Polícia Civil, a acusada teria ministrado rivotril ao homem de 43 anos até que ele perdesse a consciência, momento em que diluiu a substância química em uma vasilha e a despejou sobre as partes íntimas da vítima.

O delegado encarregado do caso, Sandro Leal, relatou que a solução química causou lesões extremamente graves e deformidades no órgão genital do homem. Inicialmente negando a autoria do ato, a mulher acabou por confessar o crime após as investigações revelarem suas verdadeiras motivações. Durante o interrogatório pós-prisão, ela detalhou os eventos que levaram à agressão.

Além da detenção da acusada, as autoridades procederam com uma busca na residência da suspeita. “Ela encontra-se sob custódia e será transferida para o Presídio Feminino de Barro Alto para responder por lesões corporais gravíssimas no âmbito doméstico, delito passível de pena superior a 10 anos de reclusão”, afirmou o delegado.

Continua depois da publicidade



Propaganda



Autor


Doze instituições assinaram, nesta sexta-feira (12/7), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para aumentar e melhorar o acesso da população aos serviços públicos no estado. A intenção é integrar esforços de laboratórios de inovação de cada um dos órgãos a fim de melhorar a vida da população, por meio da transformação digital. Com a integração, Goiás tem agora a maior rede de laboratórios de inovação no setor público do país.

Assinaram o acordo: o Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Economia, Administração (Sead), de Segurança Pública (SSP) e Geral de Governo (SGG); o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO); a Assembleia Legislativa de Goiás; o Ministério Público de Goiás (MP-GO); o Tribunal de Contas do Estado (TCE); o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18); e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Todos os Poderes e órgãos passam a integrar a Rede de Laboratórios de Inovação do Setor Público de Goiás, criada por meio de decreto do governador Ronaldo Caiado em julho de 2023, no âmbito do Observatório de Inovação em Políticas Públicas da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Agora temos a maior rede de laboratórios de inovação no setor público do país e, juntos, vamos buscar aprimorar os serviços públicos, por meio da inovação e da tecnologia”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade.

Com a integração dos diversos laboratórios, haverá o compartilhamento de conhecimentos e recursos, além de melhores práticas entre os laboratórios, espaços físicos, cursos de capacitação e soluções tecnológicas desenvolvidas para aumentar a qualidade dos serviços públicos prestados à população nas mais diversas áreas. “Os laboratórios de inovação são fundamentais para que qualquer gestão do serviço público possa avançar e prestar um bom serviço à população. Essa parceria vem neste sentido: todos trabalhando na mesma sintonia visando ter melhores condições de atender a sociedade”, relatou o presidente do TJ-GO, Carlos Alberto França.

Também estiveram presentes: o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Saulo Mesquita, e dos Municípios, Joaquim de Castro, o procurador-geral do MP-GO, Cyro Terra Peres, além dos titulares da Economia, Francisco Sérvulo, e da Sead, Alan Tavares.

Conheça os laboratórios de inovação e as instituições que assinam o ACT:

1. Observatório de Inovação em Políticas Públicas e Hub Goiás – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

2. Laboratório de Inovação Goiás (Ligo) – Secretaria Geral de Governo

3. Enova – Secretaria de Estado de Economia

4. TransformaLab e Ponto de Encontro para Qualificação e União para Inovação (PequiLab) – Secretaria de Estado da Administração (Sead)

5. Laboratório de Inovação em Identificação Humana (Labiih) da Polícia Civil – Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP)

6. InovaJus – Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO)

7. Assembleia Legislativa de Goiás

8. Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods) – Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18)

9. Ministério Público de Goiás (MP-GO)

10. Tribunal de Contas do Estado (TCE)

11. Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)

12. Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Fonte: Com Informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação �- Governo de Goiás



Autor


Fachada da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) — Foto: Divulgação/Acieg

A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) contará com a presença do dono da Global Trading Company – uma empresa com sede em Portugal que atende clientes na Europa, Ásia, África e outras regiões. Ao g1, Getúlio Faria, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, afirmou que a presença do empresário deverá abrir novas oportunidades de negócios para as indústrias de Goiás e outros estados brasileiros.

“Vai abrir muitos mercados, muitas novas oportunidades para que os produtos de Goiás possam alcançar muitos países, gerando riqueza e imposto para Goiás, para o nosso país”, disse o presidente da Acieg.

O dono da Global Trading Company, Manuel Azevedo, confirmou a presença na feira durante uma reunião na Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) nesta terça-feira (16). O empresário explicou que a empresa trabalha com a comercialização de produtos em âmbito internacional, envolvendo importação e exportação saiba o que é trading abaixo.

“Nossa empresa tem uma operação ativa em 50 países, com 15 agentes comerciais espalhados pelo mundo. Atuamos em setores como alimentos industrializados, saúde, inovação, tecnologia e cosméticos”, explicou o empresário em entrevista ao g1.

Entenda como funciona a feira

A Ficomex vai ocorrer nos dias 27 e 28 de agosto, no Centro de Convenções, em Goiânia. Getúlio Faria destacou que a Ficomex representa oportunidades estratégicas para empresários e países fortalecerem parcerias e explorarem novas oportunidades de negócios.

“Teremos vendedores e compradores de todo o mundo, o que amplia as oportunidades”, destacou.

Getúlio Faria explicou que uma trading é uma empresa especializada na comercialização de produtos no âmbito internacional, atuando tanto na importação quanto na exportação de mercadorias. A função principal de uma trading é facilitar o comércio global, conectando produtores e consumidores de diferentes países e regiões.

No caso da Global Trading Company, a empresa tem sede em Portugal, mas opera em diversos mercados internacionais. A Global Trading Company possui uma rede de clientes espalhados por mais de 50 países.

Na Ficomex, Manuel Azevedo deverá estabelecer parcerias comerciais com indústrias goianas e de outros estados brasileiros. “Vou participar da feira na função de comprador, buscando produtos nos mercados de saúde, inovação, tecnologia, alimentos industrializados e cosméticos. A ideia é fechar negócios diretamente com as indústrias, desde que as condições comerciais sejam favoráveis tanto para minha empresa quanto para os vendedores”, explicou Azevedo.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


Vítima devia dinheiro ao suspeito e à esposa dele. Ainda segundo o MP-GO, o homem e Katherine tinham um desentendimento motivado por uma dívida de seguro veicular — o débito da empresária com o homem e a esposa dele era de cerca de R$ 300 cada.

No momento em que foi morta, Katherine realizava atendimento na boate adulta. A empresária boliviana era mãe de duas crianças. Na época do crime, os filhos da vítima foram encaminhados a uma Casa de Abrigo Temporário do Conselho Tutelar de Rio Verde. Não há informações atualizadas sobre o destino das crianças.

Esposa do denunciado e uma segunda mulher, suspeitas de participação no crime, não foram denunciadas. A Polícia Civil de Goiás indiciou as duas e solicitou ao MP-GO que apresentasse denúncia contra as mulheres, mas o órgão entendeu que não há provas de que elas tenham auxiliado o homem no crime.

Homem está preso desde 21 de maio na Unidade Prisional de Rio Verde. O Ministério Público pediu à Justiça do estado que converta a prisão temporária dele para preventiva. O UOL não conseguiu localizar a defesa do homem. O espaço segue aberto para manifestação.

Em caso de violência doméstica, procure ajuda

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie. Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.



Autor


Participação do parlamentar se dá apoio às pré-candidaturas de Renato Ribeiro para prefeito e Júnior Roque para vice-prefeito em Catalão

O senador Wilder Morais, presidente do Partido Liberal (PL) de Goiás, estará em Catalão amanhã, dia 17 de julho, para reafirmar seu apoio às pré-candidaturas de Renato Ribeiro para prefeito e Júnior Roque para vice-prefeito nas eleições municipais deste ano. A visita marca um momento importante na pré-campanha, reforçando a aliança e o compromisso do PL com o futuro do município.

Wilder Morais, conhecido por seu trabalho em prol do desenvolvimento de Goiás, vem a Catalão para demonstrar pessoalmente seu apoio aos pré-candidatos, que estão trabalhando para trazer uma nova visão de gestão e desenvolvimento para o município. A presença do senador é um indicativo da relevância das pré-candidaturas de Renato e Júnior Roque dentro do cenário político estadual e das estratégias do partido para fortalecer suas bases nas cidades goianas.

“Renato Ribeiro e Júnior Roque são líderes comprometidos com o progresso e bem-estar da população de Catalão. Acredito que juntos poderão promover mudanças significativas e impulsionar o desenvolvimento local”, afirmou o senador em uma declaração antecipada à imprensa.

Renato Ribeiro, que tem ganhado destaque e apoio significativo dentro do município, agradeceu o apoio do senador e destacou a importância dessa parceria para a pré-campanha. “Ter o apoio do senador Wilder Morais e do PL é fundamental para consolidar nosso projeto de mudança para Catalão. Estamos unidos pelo mesmo propósito: fazer de Catalão uma cidade melhor para todos”, disse Ribeiro.

Júnior Roque, escolhido como pré-candidato a vice-prefeito, também expressou gratidão. “Estamos prontos para trabalhar incansavelmente por Catalão. Com o apoio do senador Wilder Morais, nossa força e determinação se multiplicam”, declarou.

O evento de reafirmação de apoio acontecerá em um encontro aberto ao público, onde Morais, Ribeiro e Roque poderão dialogar diretamente com os cidadãos de Catalão, apresentando propostas e ouvindo as demandas da comunidade. A expectativa é que a presença do senador impulsione ainda mais a pré-campanha, fortalecendo a confiança dos eleitores na chapa.

Fonte: Com Informações da Assessoria de Imprensa do Diretório Municipal do PL de Catalão – Goiás



Autor


VÍDEO: PM atira em goleiro com bala de borracha durante confusão em jogo

A confusão aconteceu no último dia 10 de julho na partida pela 12ª rodada da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano. Um vídeo mostra o momento do disparo (assista acima). Ao g1, o médico do time explicou a lesão na perna do goleiro, que ficará até quatro meses sem jogar.

Em nota enviada à TV Anhanguera nesta terça-feira (16), a PM informou que determinou, de imediato, o afastamento do policial. O g1 questionou a corporação por e-mail se a determinação já foi cumprida, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Ao g1, Emilli Bailoni, delegada plantonista, informou que a ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes, que foi solicitado o relatório médico do goleiro e o caso será investigado Polícia Civil.

O Ministério Público de Goiás (MPGO) também vai investigar o que levou um policial militar a disparar o tiro de borracha contra o goleiro. A investigação foi estabelecida por iniciativa própria e será realizada pelo Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Gaesp).

Goleiro do Grêmio Anápolis, Ramón Souza — Foto: Redes Sociais/Grêmio Anápolis

O Grêmio Anápolis disse que se tratou de um “ato horrível, inacreditável e criminoso de alguém que deveria prezar pela segurança e integridade das pessoas”. Veja a nota completa ao final da reportagem.

“O dia 10 de julho fica marcado por um ato violento, sujo e horrível contra um de nossos jogadores, o que jamais será esquecido”, escreveu o clube. Ainda em nota, o Grêmio Anápolis informou que vai entrar com as medidas cabíveis para o responsável ser punido.

Goleiro Ramón Souza levado para ambulância após ser baleado com tiro de borracha por PM em Anápolis, Goiás — Foto: Vinícius Canuto/Grêmio Anápolis

O Ministério do Esporte repudiou a atuação da Polícia Militar (PM), considerando o ato como uma ação desproporcional. Em nota, argumentou que a conduta do policial vai contra os princípios básicos de segurança e integridade física que devem ser garantidos a todos os envolvidos no esporte. Nota completa ao final da reportagem.

Nota da Polícia Militar:

A Polícia Militar informa que, diante do ocorrido no final da partida entre Grêmio Anápolis e Centro-Oeste, foi determinado, de imediato, o afastamento do policial e abertura de um Inquérito Policial Militar (IPM) pela Corregedoria para apurar os fatos com o devido rigor.

Ressaltamos que o disparo efetuado foi feito com munição de elastômero, conhecida como “bala de borracha”, armamento menos que letal.

A Polícia Militar de Goiás reafirma seu compromisso com o cumprimento da lei e reitera que não compactua com qualquer desvio de conduta praticado por seus membros.

Nota Ministério Público de Goiás:

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial no Controle Externo da Atividade Policial e na Segurança Pública (Gaesp), instaurou de ofício (por iniciativa própria) procedimento visando apurar as circunstâncias do disparo de arma de munição de borracha contra o atleta Ramón Souza, do Grêmio Anápolis, na noite de ontem (10/7), para eventual responsabilização do policial militar envolvido no fato.

Estão sendo realizadas diligências investigatórias, tendo sido requisitadas informações sobre medidas adotadas pelo Comando de Correições e Disciplina da Polícia Militar de Goiás.

Nota Ministério do Esporte:

É com grande consternação que o Ministério do Esporte tomou conhecimento dos lamentáveis acontecimentos ocorridos durante a partida de futebol entre Grêmio Anápolis e Centro Oeste, pela 12ª rodada da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano.

A ação desproporcional e violenta por parte da Polícia Militar, que culminou no disparo de uma bala de borracha contra o goleiro Ramón Souza, é inaceitável e deve ser veementemente repudiada. Este tipo de conduta vai contra os princípios básicos de segurança e integridade física que devem ser garantidos a todos os envolvidos no esporte.

Nos solidarizamos com o jogador, vítima desta ação desmedida, e com toda a equipe do Grêmio Anápolis, que presenciou e sofreu os impactos deste ato de violência. É inadmissível que profissionais do esporte, que dedicam suas vidas à prática e promoção do futebol, sejam expostos a situações de tamanha agressividade.

Este episódio reforça a necessidade urgente de uma revisão nos procedimentos, garantindo que a atuação policial seja sempre pautada pelo respeito aos direitos humanos e pela proteção dos indivíduos.

Reiteramos nossa confiança na capacidade das autoridades competentes em conduzir uma investigação rigorosa e transparente, que leve à responsabilização dos envolvidos e à implementação de medidas que impeçam a repetição de tais fatos. É imperativo que se restabeleça a confiança na atuação policial, assegurando que episódios de violência não se tornem uma constante nos campos de futebol.

Por fim, destacamos nosso compromisso com a promoção de um ambiente seguro e justo para todos os profissionais e amantes do esporte. Continuaremos lutando por um futebol onde o respeito, a segurança e a integridade física e moral de todos sejam prioridades absolutas, reafirmando nossa posição contra qualquer forma de violência e abuso.

Nota do Grêmio Anápolis:

O Grêmio Anápolis vem a público repudiar o lamentável, ridículo, revoltante acontecimento, no Estádio Jonas Duarte, na noite desta quarta-feira (10). Após o final da partida contra a equipe do Centro Oeste, nosso goleiro Ramón Souza foi atingido de forma covarde por um tiro de bala de borracha, efetuado por um policial da Companhia de Policiamento Especializado (CPE).

Um ato horrível, inacreditável e criminoso de alguém que deveria prezar pela segurança e integridade das pessoas, que ali estavam no Estádio Jonas Duarte. O dia 10 de julho fica marcado por um ato violento, sujo e horrível contra um de nossos jogadores, o que jamais será esquecido.

O GEA informa que entrará com medidas cabíveis, para que o responsável seja punido e que a justiça seja feita, para que este ato CRIMINOSO, não fique impune. Nosso goleiro foi atendido em campo pelo médico do GEA, Dr. Diego Bento, que dentro da UTI móvel realizou os primeiros socorros.

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


De acordo com a polícia, crime foi motivado por ciúmes

16 jul
2024
– 16h02

(atualizado às 17h59)

Mulher é presa suspeita de dopar companheiro e jogar soda cáustica no órgão genital dele

Mulher é presa suspeita de dopar companheiro e jogar soda cáustica no órgão genital dele

Foto: Reprodução/PCGO

Uma mulher de 56 anos, que não teve o nome revelado, foi presa suspeita de jogar soda cáustica no órgão genital do companheiro, em Uruaçu, no interior de Goiás. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi motivado por ciúmes, pois ela não queria que ele tivesse “condições de manter relações sexuais com outras”. 

O crime aconteceu no dia 25 de abril deste ano, mas a prisão só foi feita na segunda-feira, 15. Segundo as investigações, a suspeita dopou o homem de 43 anos até que perdesse a consciência. Em seguida, ela jogou soda cáustica nos órgãos genitais da vítima. 

De acordo com a polícia, crime foi motivado por ciúmes. Caso aconteceu em abril deste ano

De acordo com a polícia, crime foi motivado por ciúmes. Caso aconteceu em abril deste ano

Foto: Reprodução/PCGO

Segundo o delegado responsável pelo caso, Sandro Leal, a solução química causou lesões gravíssimas e deformou o órgão do homem. Inicialmente, ela negou ter cometido o crime. Porém, as investigações revelaram a motivação da suspeita, e, após a prisão, ela confessou o crime e detalhou como tudo aconteceu. 

Além da prisão, as autoridades também realizaram uma busca na casa da suspeita. “Ela já se encontra detida, vai ser encaminhada ao Presídio Feminino de Barro Alto e vai responder por lesões corporais gravíssimas no ambiente doméstico cuja pena pode passar de 10 anos de reclusão”, explicou o delegado. 



Autor


(Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Em uma reunião estratégica realizada nesta terça-feira (16), o Tenente Coronel Henrique Stefli, comandante do 9° Comando Regional da Polícia Militar, se encontrou com a presidência e a diretoria do Sindicato Rural de Catalão. O encontro contou com a presença do presidente do sindicato, Ricardinho, e teve como objetivo principal estabelecer diretrizes para a implantação de um sistema de monitoramento por câmeras inteligentes na zona rural do município.

Durante a reunião, o Tenente Coronel Henrique Stefli enfatizou a importância das câmeras de vigilância no combate ao crime, destacando que o sistema de monitoramento em Catalão é um dos mais avançados do estado de Goiás. Com 385 câmeras, incluindo dispositivos de leitura de placas e reconhecimento facial, o sistema tem sido crucial para identificar suspeitos, localizar veículos e elucidar crimes.

O comandante também ressaltou a necessidade de integração entre os diversos órgãos de segurança pública na região. O Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CICC) é um exemplo dessa colaboração, reunindo diferentes agências para otimizar o compartilhamento de informações e melhorar a eficiência das operações policiais.

Além das câmeras, a reunião discutiu a implementação de um sistema digital de comunicação em tempo real entre os produtores rurais e a Polícia Militar, visando uma resposta mais rápida e eficiente às ocorrências.

O Tenente Coronel Henrique Stefli reforçou o compromisso da polícia em continuar aprimorando os índices de segurança na região, com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro e pacífico para todos os habitantes de Catalão e arredores.

(Foto: Divulgação / Polícia Militar)



Autor


Turista está desaparecido em serra em Cromínia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O idoso Vitor Garcia da Silva, de 76 anos, está desaparecido há três dias na Serra do Cruzeiro, região da zona rural de Cromínia, no sul de Goiás . Os bombeiros trabalham em três equipes, entre elas, com cães farejadores e drones para tentar encontrá-lo.

O Major Bruno Alves explicou que os cães farejadores estão no trabalho para fazer buscas minuciosas caso houver algum sinal na mata. Já os dois drones na região são para fazer o mapeamento da área para tentar encontrá-lo.

“É um trabalho árduo, a região é extensa, tem pastagem, morros e mata fechada. Também estamos atuando no córrego da região, porque tivemos informação que o idoso esteve próximo ao local que é considerado de risco e por isso também estamos dando atenção”, disse o Major Bruno Alves.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os familiares do idoso realizaram buscas com uso de um helicóptero. “Sem dúvida é um momento mais aflito, sem saber nenhuma pista nem como meu pai pode estar nesse momento, mas acreditamos muito em Deus. Agradecer a ajuda da comunidade, dos bombeiros e dos policiais. Seguimos e acreditamos que com fé e esperança vamos encontrá-lo”, disse uma das filhas, Rafaela Carvalho.

A filha contou ainda que moradores de propriedades próximas disseram que o idoso saiu para caminhar, às 10h, do último sábado (13), próximo ao km 7, na Estrada dos Dourados, mas acabou se perdendo.

Segundo a família, ele é do Paraná e estava a passeio em uma fazenda da cidade. Ele é cardiopata e tem inicio de alzheimer. Ele estava com uma calça verde, e camisa roxa de gola e boné marrom.

Idoso de 76 anos desaparece na zona rural de Cromínia

📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Autor


O concurso Polícia Penal GO

abre inscrições para 1.600 vagas imediatas para o cargo de Policial Penal, de nível superior de escolaridade.

A Polícia Penal de Goiás oferta oportunidades para homens e mulheres, com salários iniciais no valor de R$5,8 mil.

Se interessa pelo certame? Fique e confira os demais detalhes sobre a Polícia Penal GO abre inscrições para 1.600 vagas!

Como me inscrever no concurso Polícia Penal de Goiás?

Estão abertas as inscrições para o novo concurso público organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação

(IBFC). Os interessados poderão realizar as inscrições até às 23h do dia 14 de agosto de 2024, diretamente no site da banca organizadora.

Para efetivar a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário online e, em seguida, imprimir o boleto bancário. A taxa de inscrição é de R$150,00 e deve ser paga até o dia 15 de agosto de 2024.

Houve a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição para candidatos que se enquadrem em determinadas condições. Serão beneficiados aqueles cuja renda familiar seja igual ou inferior a dois salários mínimos, bem como doadores de medula óssea, sangue e leite materno.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui

 e saiba mais!

Quais são os requisitos para participar do concurso Polícia Penal GO?

Além do curso superior em qualquer área de formação, para que o candidato tome posse do cargo ofertado no concurso Polícia Penal de Goiás

 é necessário cumprir as seguintes exigências:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18/04/1972;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data de posse;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
  • Encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
  • Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com nova investidura em cargo público;
  • Não ter sofrido nenhuma condenação em virtude de crime contra a Administração, com trânsito em julgado;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Não receber proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142, conforme teor do Artigo 37, § 10 da Constituição Federal, com a redação da Emenda Constitucional nº 20, de 15/12/98, e nem estar com idade de aposentaria compulsória; salvo os cargos acumuláveis na forma da Constituição, conforme previsto no §10 do art. 37 da Constituição Federal;
  • Não possuir registro de antecedentes criminais nos últimos 5 anos, ficando impedido a nomeação nos casos em que houver ação penal com sentença condenatória transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos, garantido o contraditório e a ampla defesa;
  • Firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal;
  • Ser aprovado no presente Concurso Público e possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme item 2.5.1 deste Edital;
  • Apresentar declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública, ou proventos de inatividade, ressalvadas as possibilidades de acumulação lícita previstas no inciso XVI do art. 37 da Constituição Federal;
  • Não ter registro ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
  • Atender a todas as exigências estabelecidas neste Edital.

Clique aqui

e confira o que estudar para a prova da Polícia Penal Goiás.

O que faz um Policial Penal GO?

O Policial Penal tem como responsabilidade principal receber e orientar os detentos sobre as normas disciplinares, informando-os sobre seus direitos, deveres e obrigações. Também realiza revistas pessoais e nas instalações, presta assistência aos presos, encaminhando-os para os setores de atendimento necessários, e verifica as condições de segurança comportamental e estrutural, reportando quaisquer alterações à chefia imediata.

Além disso, o Policial Penal supervisiona e fiscaliza a movimentação dos presos dentro das unidades e suas proximidades, realiza escoltas de detentos em deslocamentos locais e interestaduais, e garante a custódia deles em unidades de saúde, órgãos judiciais, e outros órgãos públicos e privados, sejam municipais, estaduais ou federais. Ele também observa o comportamento dos presos em suas atividades individuais e coletivas.

Quer ingressar no serviço público? Clique aqui

 e confira todos os concursos que estão abertos no estado de Goiás!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias!

Autor