


Posts recentes
- PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu crime de calúnia contra Lula
- Diocese de Jataí é homenageada em sessão solene por iniciativa de Karlos Cabral
- Sesi oferta mais de 3,5 mil vagas para o EJA em oito cidades
- A 100 dias da eleição, emprego é trunfo e juros é fraqueza de Lula
- Deputado Cristóvão Tormin celebra os 100 anos da Associação Atlética Luziânia em sessão solene no Plenário Iris Rezende
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Jamil Calife envia R$ 80 mil para educação de Santa Cruz de Goiás
O deputado estadual Jamil Calife (PP) destinou R$ 80 mil em emendas para o município de Santa Cruz de Goiás. Este investimento será utilizado para reformas nas escolas municipais, com o objetivo de melhorar a infraestrutura educacional para professores e alunos.
A emenda parlamentar visa proporcionar um ambiente de ensino mais adequado e confortável, facilitando o aprendizado e contribuindo para o desenvolvimento educacional da região. “É uma honra poder ajudar a cidade de Santa Cruz de Goiás”, afirmou o deputado Jamil Calife.
O deputado Calife reafirma seu compromisso contínuo em promover o desenvolvimento do município e garantir melhorias significativas na educação da comunidade local, demonstrando seu empenho em contribuir para o futuro das novas gerações e o bem-estar da população.
Gabinete Dep. Jamil Calife
Em Ouvidor, o ex-prefeito Onofre FCGaldino, conhecido como Onofrim, está se preparando para um novo embate político, desta vez contra o atual prefeito da cidade. Curiosamente, o atual mandatário, que foi eleito com o apoio de Onofrim nas eleições de 2020, agora se encontra em campos opostos.
Enquanto muitos membros do grupo do prefeito Cebinha Nascimento, descritos como confiantes em sua vitória, consideram a reeleição como certa, Onofrim mostra força ao se manter no MDB e formar uma aliança com PSDB, PSB e Solidariedade. Com o apoio desses partidos, Onofrim conta com 10 candidatos pelo MDB e surpreendeu ao escolher Elizabeth Alves como sua vice. Elizabeth, proprietária de uma padaria local e bastante conhecida na cidade, é uma figura popular e carismática.

Entre as lideranças presentes na convenção que confirmou a candidatura de Onofrim e Elizabeth Alves, destaca-se o ex-prefeito Diorivan Pereira, que, apesar de ter sido um adversário político de Onofrim no passado, declarou seu apoio ao ex-prefeito.
A convenção do MDB e dos partidos aliados, que oficializou a candidatura de Onofre Galdino a prefeito e Elizabeth Alves a vice-prefeita, ocorreu na noite de segunda-feira (05/08) na residência de Onofrim.
Em termos de deslocamento, das 584 mil mulheres negras empregadas no Entorno, 72,7% trabalhavam no Distrito Federal
Por Misto Brasil – DF
As mulheres negras representam 28,2% da população ocupada no Distrito Federal, totalizando 397 mil trabalhadoras. Em 12 municípios do Entorno e no Distrito Federal, as mulheres negras representavam 35,2% das ocupadas.
No total, elas são 30,1% ou 584 mil ocupadas.
Os dados foram revelados hoje (30) no boletim anual Mulheres Negras, elaborado em conjunto pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IpeDF).
Em termos de deslocamento, das 584 mil mulheres negras empregadas no Entorno, 72,7% trabalhavam no Distrito Federal. Na na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB), 55,8% trabalhavam na região de moradia e 43,1% se deslocavam para o DF.
A distribuição etária das mulheres negras na população ativa do DF mostrou que a maioria tinha entre 40 e 59 anos (35,4%), seguida por jovens de 16 a 29 anos (24,3%). Entre as economicamente ativas, 41,1% tinham entre 40 e 49 anos, enquanto 28,4% estavam na faixa de 16 a 29 anos.
Na educação, 21,2% das mulheres negras do DF não haviam completado o ensino fundamental em 2023, enquanto 65% tinham concluído o ensino médio. Entre as economicamente ativas, 76,8% tinham pelo menos o ensino médio completo, sendo 33,2% com ensino superior.
O levantamento apresenta dados sobre mulheres negras na Área Metropolitana de Brasília (AMB) e na Periferia Metropolitana de Brasília (PMB).
A AMB é formada pelo DF e por 12 municípios goianos vizinhos (Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás).
Em 2023, a AMB contava com 1,24 mil mulheres negras de 14 anos ou mais, representando 34,7% da população em idade ativa. Entre elas, 67,7% residiam no Distrito Federal (DF) e 32,3% na PMB.
No DF, a presença das mulheres negras na população economicamente inativa foi de 32,2%, enquanto na PMB essa proporção era de 41,5%,
Trevo do Dimic: Eco050 faz nova alteração de tráfego na BR-050, em Catalão-GO
Lidiane 30 de julho de 2024
Bloqueios são efetuados no km 283, na rotatória da Mitsubishi, para implantação de dispositivo viário
A concessionária Eco050 irá bloquear, a partir desta quarta-feira (31), o tráfego pela pista principal da BR-050, no km 283, no trecho conhecido como rotatória da Mitsubishi, no perímetro urbano de Catalão-GO. A interdição ocorre para a implantação de um dispositivo viário, conforme cronograma das obras de duplicação da rodovia.
Com o bloqueio, o tráfego em ambos os sentidos da BR-050 passará a fluir por meio de desvios. Dessa forma, motoristas que seguem pelo sentido norte (Cristalina) deverão pegar a alça de acesso, seguir o contorno do dispositivo viário implementado e entrar, posteriormente, pela pista principal da rodovia.
Usuários que seguem pelo sentido sul (Divisa), por sua vez, deverão adentrar o desvio, seguir pelo novo traçado implementado pela obra (sobre a rotatória), fazer o contorno do dispositivo viário e adentrar novamente a pista principal da rodovia.
Os bloqueios também irão alterar os fluxos de entrada e saída do Dimic e da fábrica da empresa Mitsubishi. Confira abaixo como fazer os acessos:
Para acessar o Distrito Mineroindustrial:
Via BR-050, pela pista norte: pegar o desvio, fazer o contorno do dispositivo, seguir pela via marginal e fazer a conversão à direita;
Via BR-050, pelo sentido sul: pegar o desvio de pista, acessar a rua Eduardo Bonachela (acesso à Mitsubishi), fazer o retorno pela rotatória, seguir pela pista, atravessar a BR-050 e fazer a conversão à direita;
Para acessar a fábrica da Mitsubishi:
Via BR-050, pela pista norte: adentrar o desvio, seguir pela pista marginal, fazer o retorno em frente ao Dimic e pegar o acesso à rua Eduardo Bonachela.
Via BR-050, pela pista sul: adentrar o desvio da pista e fazer o acesso pela Rua Eduardo Bonachela.
ATENÇÃO!
Todo o trecho estará devidamente sinalizado com placas, cones e pinturas de faixas. Por razões de segurança, os usuários devem redobrar a atenção ao trafegarem pelo local, respeitando a sinalização e o limite de velocidade, que é de 40 km/h.
Informações sobre condições de tráfego podem ser solicitadas a qualquer hora do dia por ligação ou mensagem via WhatsApp para o número 0800 940 0700.
Médica presa suspeita de sequestrar bebê tem sigilo telefônico quebrado pela Justiça | Goiás
Lidiane 30 de julho de 2024
A Justiça determinou a quebra de sigilo telefônico da médica Cláudia Soares Alves, suspeita de sequestrar uma recém-nascida no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Cláudia foi presa em Itumbiara, onde mora, e a bebê voltou para a família.
A defesa da médica explicou que ela tem transtorno bipolar e, no momento dos fatos, se encontrava em crise psicótica e não tinha capacidade de discernir o que estava fazendo. Questionada sobre a quebra de sigilo, a defesa alegou que o processo está em segredo e não pode passar informações.
Quebra de sigilo telefônico
Conforme decisão, o pedido foi feito pela Polícia Civil (PC) alegando que no aparelho pode haver conversas e imagens que vão ajudar nas investigações. A juíza Natácia Lopes Magalhães aceitou o pedido e destacou que as informações vão ajudar a polícia a entender como a médica agiu.
“A medida requerida se funda na premente necessidade de se ter acesso aos dados do aparelho celular, a fim de se apurar a prática do delito de sequestro e, ainda, descobrir eventuais coautores, os quais podem ter auxiliado a representada no cometimento do referido crime”, escreveu.
O monólogo “Cora do Rio Vermelho”, estrelado por Raquel Penner e dirigido por Isaac Bernat, continua a encantar plateias com sua celebração da força feminina e da alma da mulher brasileira. Em cartaz há mais de dois anos, o espetáculo retorna a Goiás para apresentações em Goiânia, Pirenópolis e Cidade de Goiás, como parte do projeto “Cora do Rio Vermelho – no coração do Brasil”.
Uma homenagem à vida e obra de Cora Coralina
Com dramaturgia de Leonardo Simões, o monólogo percorre a vida e obra da poeta, contista e doceira Cora Coralina, propondo uma relação de cumplicidade entre atriz e plateia. A atriz Raquel Penner explica que o espetáculo é um trabalho “forte e delicado”, refletindo a escrita da poeta. “Cora Coralina foi uma mulher múltipla e libertária. Removeu pedras e abriu caminhos para outras mulheres”, comenta Raquel.
Além do espetáculo, o projeto inclui a Oficina “Frutos da Terra”, ministrada por Isaac Bernat que abordarão o papel das histórias na identidade do ator e do indivíduo na sociedade, com base na pesquisa sobre os griots africanos.
O projeto “Cora do Rio Vermelho – no coração do Brasil” comemora os 135 anos de nascimento da poeta com patrocínio da Petrobras e incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Além das cidades goianas, o espetáculo será apresentado em Brasília, Porto Velho, Cacoal, Campo Grande, Dourados, Palmas, Belém e Cuiabá.
Sobre Cora Coralina
Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida como Cora Coralina, é uma das mais importantes escritoras brasileiras. Nascida na Cidade de Goiás, viveu mais de quatro décadas em São Paulo. Seu primeiro livro foi publicado apenas em 1965, quando tinha quase 76 anos. Cora escreveu sobre os lugares onde viveu, as pessoas que conheceu e a natureza que observava.
As apresentações acontecerão emo Goiânia no dia 16 de agosto às 19h30 e 17 às 20h no Cine Teatro Goiânia Ouro.
Em Pirenópolis no dia 23 de agosto às 19h no Teatro Pompeu de Pina.
E Cidade de Goiás dia 24 de agosto às 19h30 no Teatro São Joaquim.
Arthur Lourenzo, de Catalão, conhecido como ‘Goianinho’, conquista o título de Campeão Goiano de Motocross
Lidiane 30 de julho de 2024
O piloto goiano Arthur Lourenzo, conhecido como “Goianinho”, brilhou na final do Campeonato Goiano de Motocross, realizada na noite do último sábado em Paraúna, Goiás. Em uma prova repleta de emoção e desafios, Arthur garantiu mais uma vitória para a cidade de Catalão ao conquistar o título na categoria 65 cilindradas do ano de 2024.
Desde o início da corrida, Lourenzo mostrou sua superioridade ao sair na frente e conquistar o Holeshot. Durante mais de 80% da prova, ele manteve a liderança, mas enfrentou dificuldades com um retardatário que poderia ter comprometido seu desempenho. No entanto, sua habilidade e determinação garantiram a vitória e o tão sonhado título de Campeão Goiano de Motocross.
Atualmente, Arthur está se preparando intensamente para a 7ª etapa do BRMX, que acontecerá em Ponta Grossa/PR nos dias 3 e 4 de agosto. Ele está treinando na cidade de Anápolis com seu treinador Ricardo, conhecido como “MotoTaxi”, da equipe MT-Racing. Ricardo já conseguiu demonstrar uma significativa melhora no rendimento do piloto.
Com gratidão e entusiasmo, Arthur Lourenzo agradeceu a todos os seus patrocinadores, família, amigos e a Deus. Para ele, a realização dos seus sonhos e o apoio daqueles que acreditam nele são fundamentais.

Novo vídeo mostra quando helicóptero fez pouso no Rio Araguaia
Um vídeo mostra o helicóptero do Corpo de Bombeiros que fez um pouso forçado no Rio Araguaia momentos antes de aterrissar na água — assista acima. As imagens foram registradas pelo celular de um dos militares que estava a bordo e gravava a praia quando a aeronave “perdeu força”.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco bombeiros militares e um militar da Marinha estavam a bordo do helicóptero. O celular com a gravação foi recuperado por mergulhadores cinco dias depois, no fundo do rio.
O momento exato em que a aeronave caiu na água foi filmado por turistas que estavam no local (veja o vídeo abaixo).
Vídeo mostra momento em que helicóptero dos bombeiros faz pouso forçado no Rio Araguaia
O registro do acidente no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta uma falha no motor como a causa provável do acidente. Segundo o relato, o motor perdeu potência, forçando um pouso de emergência. A aeronave permanece às margens do rio.
À época, o major Sérgio Roberto Lima detalhou o estado de saúde de cada um dos seis passageiros. Conforme informações da TV Anhanguera, todos já receberam alta.
“Todos os passageiros estão estáveis: dois precisam de cuidados ortopédicos específicos e foram encaminhados para Goiânia, dois são avaliados no Hospital Municipal de Britânia e dois não precisaram de atendimento”, disse o major no dia que o acidente aconteceu.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
ExpoCatalão: Festival Receitas do Campo é promovido com 31 receitas inscritas
Lidiane 30 de julho de 2024
Projeto é desenvolvido pelo Sindicato Rural de Catalão em parceria com o Senar Goiás e tem o objetivo de valorizar as receitas do campo
No último domingo, 28 de julho, a ExpoCatalão 2024 apresentou o Festival Receitas do Campo. A Expocatalão que tem o patrocínio master da Rifértil e tem a Caixa Econômica Federal como representante do Governo Federal, traz em sua programação, além de show, várias ações sociais e o Festival é uma delas.
Em sua 9ª edição em Catalão, o Receitas do Campo trouxe este ano, 31 receitas, que foram degustadas e julgadas. O Projeto é desenvolvido pelo Sindicato Rural de Catalão em parceria com o Senar Goiás e tem o objetivo de valorizar as receitas do campo, remetendo também às competidoras as memórias afetivas que essas receitas trazem.

De acordo com a mobilizadora Christiane Frezza, o evento foi um sucesso. “Fizemos tudo com muita dedicação, a casa estava cheia com aproximadamente 200 pessoas prestigiando. Ficamos muito felizes com o resultado. A tarde de domingo com toda certeza ficou mais feliz com tanta comida gostosa”, comenta Frezza.

Confira as receitas vencedoras:

Categoria: Lanche Rural
1º lugar -Rebeka Caetano da Silva – Quebrador de laranja
2º lugar -Jeany Aparecida Alves – Coxinha de Gueiroba com Pequi
3º lugar -Maria Aparecida Ferreira – Bolo de Fubá da Vó
Categoria: Sobremesa Rural
1º lugar -Maria Lucia Oliveira – Doce de Leite na Palha
2º lugar -Euripa Lisboa – Doce de mamão com abacaxi
3º lugar -Cristiane de Oliveira – Brigadeiro de Café com Laranja
Categoria: Almoço e Jantar

1º lugar -Deborah Fernandes – Frango ao milho com angu
2º lugar -Natalina Alves de Morais – Arroz Caipira
3º lugar -João Pedro de Oliveira Neto – Carne de Lata com mandioca
PM diz que agiu em legítima defesa ao balear duas mulheres após briga na porta de boate | Goiás
Lidiane 30 de julho de 2024
Vídeo mostra briga entre frequentadores de boate em Goiânia
“Nosso cliente agiu em legítima defesa, em uma situação em que não havia outra alternativa para garantir sua segurança”, afirmou o advogado Akauã Santos.
O Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), onde as duas mulheres baleadas nas pernas foram atendidas, informou que elas receberam alta.
A discussão começou na saída da boate, na madrugada de sábado (27), no Setor Marista. Em um vídeo é possível ver parte da confusão, em que uma das mulheres aparece tentando atingir o policial, que está de camisa preta, com um celular. Ele está com o rosto sangrando.
No boletim de ocorrência, as duas mulheres relataram que, depois da briga, foram embora da boate. Momentos depois, já dentro do carro, perto de um semáforo, segundo o relato, um outro carro parou ao lado e quem estava dentro atirou.
Segundo o boletim, o tiro acertou as duas mulheres. Uma delas foi atingida na perna esquerda, a outra na perna direita.
Em nota, a Polícia Civil de Goiás informou que instaurou procedimento para apurar todas as circunstâncias em que se deram os fatos. A instituição disse ainda que, “em razão da própria natureza investigativa, o caso é mantido sob sigilo”.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.








