


Posts recentes
- Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
- Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
- melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
- Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado
- Mabel entrega 311 escrituras na Região Noroeste de Goiânia
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria de Issy Quinan (MDB), projeto de lei ordinária de Coronel Adailton (Solidariedade) que almeja incentivar, por meio de campanha estadual, visitas a asilos, abrigos e instituições de longa permanência de idosos. A matéria tramita como processo no22850/24.
O deputado acredita que, tornando lei, o projeto ajude, entre outros aspectos, a conscientizar e informar a sociedade acerca da importância das visitas às pessoas idosas residentes em asilos, abrigos e instituições de longa permanência; a incentivar a visitação como forma de melhoria da saúde e do bem-estar dos idosos residentes nos asilos, abrigos e instituições de longa permanência no Estado de Goiás; e a incentivar parcerias institucionais e estratégicas com instituições da sociedade civil e órgãos governamentais.
Durante a campanha estadual que seria instituída, acrescenta o parlamentar, “poderão ser realizadas peças publicitárias, reuniões, palestras, cursos e congressos, além de outras formas de informação sobre a importância dos cuidados com os idosos, saúde, lazer e outras formas de acolhimento”.
Na justificativa da proposição, Coronel Adailton enfatiza que a maioria dos idosos residentes em asilos, abrigos e instituições de longa permanência “enfrenta situações de abandono ou distanciamento familiar, o que pode acarretar problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, além de agravar o isolamento social”.
Informou o IBGE, ao divulgar os resultados do recorte da população idosa brasileira, que essa cresceu 57,4% entre 2010 e 2022. Nesse último ano, as pessoas de 65 anos ou mais formavam um contingente de 22.169.101 brasileiros, 10,9% da população nacional.
O índice de envelhecimento chegou a 55,2 em 2022, ou seja, havia 55,2 pessoas com 65 anos ou mais para cada 100 crianças de 0 a 14 anos. Em 2010, o índice era de 30,7.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
CNC indicou que, apesar do recuo de 1,1% em relação a dezembro, há leve aumento nas intenções de investimento
No início de 2025, o setor varejista brasileiro enfrentou uma redução na confiança, conforme indicado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) nesta 3ª feira (28.jan.2025). O Índice de Icec (Confiança do Empresário do Comércio) apresentou uma diminuição de 1,1% em janeiro, atingindo 109 pontos.
Comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, houve um decréscimo de 0,1%, refletindo uma moderação no otimismo dos comerciantes.
A CNC relaciona essa diminuição da confiança aos desafios econômicos enfrentados pelo país, além dos gastos elevados característicos do período, incluindo impostos como IPTU e IPVA e despesas escolares.
A análise da confederação aponta que a prudência dos empresários varejistas impactou os resultados do Icec, com recuos nas condições atuais (-1,7%) e nas expectativas (-1,7%), enquanto as intenções de investimento tiveram um leve aumento de 0,2%.
“A pressão sobre os custos é um desafio, mas o avanço nos investimentos mostra o comprometimento dos varejistas em superar as dificuldades atuais,” dissJosé Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senace.
Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, destacou o nível de juros, os impostos elevados, o gasto público descontrolado e o dólar em alta como fatores que aumentam a preocupação dos empresários. Tavares sugeriu que os comerciantes adotem estratégias assertivas, como promoções e maior controle dos estoques, para enfrentar o período desafiador.
“É essencial que os varejistas se adaptem para navegar com sucesso por este cenário”, disse Tavares.
Política de apoio no combate aos incêndios em propriedades rurais é proposta de Lucas do Vale
Lidiane 29 de janeiro de 2025
O deputado Lucas do Vale (MDB) busca com o projeto de lei nº 20680/24 instituir a Política Estadual de Apoio ao Produtor Rural, em razão da ocorrência de incêndios nas propriedades.
Segundo o parlamentar, a proposta tem o objetivo de auxiliar a reconstrução e a recuperação do solo utilizado para pastagens ou agricultura e de garantir a continuidade das atividades produtivas no campo. Ainda segundo a proposta, a política estadual atenderá diretrizes como: estimular a adoção de medidas de prevenção contra novos incêndios nas áreas de risco; estimular a adoção de medidas de recuperação ambiental nas áreas atingidas, bem como o apoio para sua implementação e ainda estimular a celebração de parcerias ou convênios com órgãos públicos e com a organização da sociedade civil para a disponibilização de apoio logístico e financeiro aos produtores rurais, cujas propriedades foram atingidas por incêndio.
Na justificativa da matéria, Lucas explica que as queimadas se originam por causas naturais, geralmente ocasionadas em períodos de extrema seca, baixa umidade do ar e em regiões do Cerrado, bem como podem ocorrer pela ação do ser humano, gerando impactos químicos, físicos, biológicos e morfológicos a todo um ecossistema e, ainda, a perda da biodiversidade local.
“Dentre as principais consequências das queimadas, destaca-se o aumento da liberação de dióxido de carbono, erosões no solo, perda da absorção no solo, poluição, destruição de infraestrutura e habitats naturais e outros”, escreve o parlamentar na proposta.
A proposta foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa e segue agora para apreciação em Plenário, em duas fases.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Vice-presidente diz que não foi só o clube que ganhou reforço e cita o incentivo financeiro ao setor automotivo por meio do Mover
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), aproveitou a provável volta do jogador de futebol Neymar Jr. ao Santos para promover o programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
Em seu perfil no X (ex-Twitter), Alckmin, que é santista, disse nesta 3ª feira (28.jan.2025) que não foi só o clube brasileiro que ganhou reforçou com o retorno do atleta. A legenda é acompanhada de uma montagem de Neymar em uma montadora.
“Nossa indústria automotiva está acelerando graças ao programa Mover, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva [PT], e ao apoio do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]”, afirmou o vice-presidente.
Aprovado em junho de 2024 pelo Congresso e sancionado por Lula, o Mover como objetivo reduzir as taxas de emissão de carbono da indústria automobilística até 2030, incluindo carros de passeio, ônibus e caminhões.
O projeto de lei determina um incentivo fiscal de R$ 19,3 bilhões até 2028 para as montadoras que cumprirem critérios de descarbonização.
O montante é dividido da seguinte forma:
- 2024 – R$ 3,5 bilhões;
- 2025 – R$ 3,8 bilhões;
- 2026 – R$ 3,9 bilhões;
- 2027 – R$ 4 bilhões;
- 2028 – R$ 4,1 bilhões.
A proposta, uma das principais defendidas por Geraldo Alckmin, também visa expandir investimentos em eficiência energética, estabelece limites mínimos de reciclagem na fabricação de veículos e cria o IPI Verde, em que, quem polui menos, paga menos imposto.
O texto inclui a taxação de 20% sobre as “comprinhas” internacionais de US$ 50 (principalmente da China, de lojas como Shein e Shopee).
NEYMAR NO SANTOS
Segundo o ge, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram em que dá boas-vindas a Neymar.
“Chegou o momento, Neymar. Chegou a hora de você voltar para o seu povo. Para sua casa, para nosso clube do coração. Seja bem-vindo, menino Ney. Menino da Vila. Vem ser feliz de novo com o manto sagrado. A nação santista te espera de braços abertos”, disse.
O clube também fez um vídeo usando IA (inteligência artificial) em que recria a voz de Pelé, que morreu dezembro de 2022, para chamar o atacante de volta ao clube que o revelou para o futebol.
Assista (1min37s):
Aqui o vídeo que o Santos fez para Neymar. pic.twitter.com/7syUNUNVaY
— Lucas Barros (@lucasdsbarros) January 28, 2025
Na 2ª feira (27.jan.2025), o Al Hilal, clube saudita em que Neymar jogava, anunciou a rescisão do contrato com o jogador brasileiro.
Leia mais:
Em consonância com o período de balanços da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a Escola do Legislativo apresenta seus resultados referentes a 2024. A atuação durante o exercício que marcou os 20 anos da Escola ficou evidenciada pelo novo curso de pós-graduação em Poder Legislativo e Direito Parlamentar.
Além das atividades acadêmicas, distribuídas entre cursos, palestras e encontros, também são destaque os projetos Parlamento Jovem, Escola no Legislativo e Visita Cidadã. O órgão desenvolve suas competências institucionais a partir dos eixos de atuação: capacitação de servidores, educação cidadã para aproximação com a sociedade e integração com outras casas legislativas.
Pós-graduação na Alego
Os avanços na capacitação dos servidores da Casa de Leis alcançaram um nível superior com o novo curso de pós-graduação. Poder Legislativo e Direito Parlamentar foram os tópicos escolhidos como base para aprofundar as discussões acadêmicas a respeito dos desafios e soluções nas relações entre poder público e sociedade.
Foram 101 alunos matriculados no curso promovido e executado integralmente pela Escola do Legislativo, com apoio da Procuradoria-Geral da Alego. Na grade curricular, com enfoque na atuação parlamentar, matérias como Noções de Sociologia e Filosofia Jurídica, Teoria da Constituição, Organização do Estado e Direitos Fundamentais, Poder Legislativo e Representação, Metodologia de Pesquisa Científica e Estatística.
“Essa qualificação era um sonho do presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), e também da Escola do Legislativo. E agora temos duas turmas: uma formada pelos servidores da Alego e a outra constituída por alunos de outros órgãos públicos de Goiás e também do público externo. Tivemos muitos inscritos e realizamos o processo seletivo, que contou com três etapas, até classificar os estudantes”, destacou a coordenadora pedagógica de pós-graduação da Escola do Legislativo, Márcia Pereira Carvalho, durante o evento inaugural do curso.
As aulas se estendem até o fim deste ano, com todos os alunos usufruindo do direito à bolsa de estudos integral. O título a ser conferido ao concluinte do curso será o de “Especialista em Poder Legislativo e Direito Parlamentar”, certificado pela Escola do Legislativo da Alego.
Ainda no eixo voltado ao aperfeiçoamento de servidores, a Seção Pedagógica da Escola do Legislativo foi responsável por 63 atividades de capacitação, entre cursos, oficinas e outras ações educativas. Ao todo 3.256 certificados foram emitidos aos participantes.
Parlamento Jovem
O ano de 2024 também foi marcado por mais um Parlamento Jovem, o evento que simula as atividades legislativas com estudantes do ensino superior desempenhando o papel de parlamentares. O programa de extensão acadêmica aproxima a juventude das atividades legislativas, além de promover a conscientização sobre a relevância institucional e o funcionamento do Parlamento goiano.
A segunda edição do programa contou com 980 inscritos, um aumento significativo de 43,9% à primeira edição. O crescente interesse comprova o sucesso do programa que vem se tornando tradicional entre os jovens universitários em Goiás.
Outro destaque da última edição foi o aumento do interesse das mulheres pela atividade parlamentar. Dentre as 980 inscrições para o processo seletivo, 585 foram femininas (67,5%). Durante a simulação foram eleitas 20 estudantes deputadas e 19 assessoras, além de oito mulheres nas atividades de imprensa e uma na procuradoria.
Os jovens deputados e deputadas simularam sessões plenárias, audiências públicas e comissões temáticas. Cada estudante parlamentar apresentou um projeto de lei ordinária, debatido nas comissões e seguindo os trâmites cotidianos da Casa de Leis.
Ao fim do evento, Mariza Barbosa, coordenadora-geral do projeto Parlamento Jovem, agradeceu aos servidores envolvidos e ao presidente Bruno Peixoto pelo apoio às ações destinadas à juventude goiana. “Esse projeto é educacional, ensinamos respeito, postura e comprometimento. Que vocês aprendam a ter voz e fazê-la ser respeitada. Vocês apreenderam a importância do Parlamento e o impacto que uma lei causa na vida das pessoas. Seja religião, gênero, raça ou renda, é preciso buscar justiça social”, declarou Mariza na oportunidade.
Educação Cidadã
Em relação às atividades voltadas à educação para a cidadania, a Escola do Legislativo mantém ativos os projetos Escola no Legislativo e Visita Cidadã. São eventos ao longo do ano que contam com visitas guiadas e palestras institucionais no intuito de promover a interação entre diversos segmentos da sociedade e o Legislativo.
Em 2024 foram 28 edições do projeto Escola no Legislativo, o programa que apresenta às instituições de ensino a atuação do Parlamento.
O programa recebeu escolas e universidades de 12 municípios em 2024. Ao todo foram 1.079 alunos certificados. Durante as visitas são abordados conhecimentos sobre cidadania e política, no intuito de contribuir para uma atuação cidadã crítica.
Já o programa Visita Cidadã é uma atividade educativa voltada aos visitantes da Alego, com vistas à divulgação das atividades do Poder Legislativo e o fortalecimento das instituições democráticas. Nos encontros, o visitante conhece a história, os principais locais e rotinas da Casa, adentrando o processo em que as leis são feitas e os resultados dessa atividade legislativa à sociedade.
Em 2024 foram 15 edições do Visita Cidadã, além de duas edições especiais, que contaram com a presença de membros da comunidade quilombola e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Estado de Goiás (Adesg).
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
1. Açougueiro, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
2. Açougueiro. Masculino – 2 vagas
3. Açougueiro. Masculino, 1 vaga
4. Auxiliar de açougue. para trabalhar de seg a sab das 9:30 as 20:30 e domingo das 7:30 as 13h. feminina – 2 vagas
5. Auxiliar de carga e descarga, trabalhar na produção de miúdos bovinos. Masculino 3 vagas
6. Ajudante de cozinha com experiência, para trabalhar das 16:20 as 00:00. Feminino, 1 vaga
7. Ajudante de motorista COM EXPERIENCIA. Masculino – 1 vaga
8. Analista de Planejamento, Experiência com elaboração e acompanhamento de cronograma de obras, incluindo utilização de recursos, elaboração de avanço de obra utilizando curva “S”, relatórios gerais de obras. Experiência com os programas MS Project e Excell. Diferenciais: experiência com cronograma físico financeiro, experiência com o planejamento de obras civis e/ou mecânicas, Trabalho em equipe, Disponibilidade de horário. Ambos os sexos, 1 vaga.
9. Analista de rh, experiência na rotina de departamento pessoal, folha de pagamento, gestão do ponto eletrônico, recrutamento e seleção, admissão e desligamento, entrevista de desligamento, acompanhamento de atestado e afastamento, acomp. da saúde e segurança do trabalho, desejável experiência no ramo industrial será um diferencial. (Pires Belo), ambos os sexos, 01 vaga.
10. Apontador de obras com experiência na ctps. Masculino, 1 vaga
11. Atendente balconista para atender e vender mercadorias. Ambos os sexos – 1 vaga
12. Atendente balconista para trabalhar 12×36. Ambos sexos, 1 vaga.
13. Atendente balconista (panificadora), com experiência min de 6 meses na ctps e conhecimento de sistema de computação e cálculos, para trabalhar das 13h às 19h, final de semana sim, final de semana não. Feminino – 1 vaga
14. Atendente de balcão, Horário: Terça à Domingo, 14:00hs às 22:20hs, Folga: Segunda-feira, Idade: Entre 18 e 30 anos, ambos os sexos, necessário ter referência. Salário + hora extra + adicional noturno + prêmio assiduidade. Ambos os sexos – 1 vaga
15. Atendente balconista, ENSINO MÉDIO COMPLETO, PARA TRABALHAR EM ESCALA 6X1 08:00 às 16:20 ou 16:00 às 00:20. Ambos os sexos, 5 vagas.
16. Auxiliar administrativo, com experiência na ctps, carteira de motorista a/b, sexo masculino. Masculino, 1 vaga.
17. Auxiliar administrativo, experiência em computação, word, excel, experiência na ctps. Ambos os sexos, 1 vaga
18. Auxiliar de Instalador de Vidraceiro e esquadrias de alumínio, masculino – 1 vaga.
19. Auxiliar de Instalador de Vidraceiro e esquadrias de alumínio. Masculino – 1 vaga
20. Auxiliar de compras, com experiência na ctps, ensino médio completo, informática/exel intermediário, desejável experiência com controle de estoque, compras e lançamento de notas fiscais. Ambos os sexos, 1 vaga
21. Auxiliar de cozinha com experiência. ambos os sexos – 1 vaga
22. Auxiliar de cozinha, com experiência, não precisa de comprovação na carteira de trabalho. Ambos os sexos – 1 vaga.
23. Auxiliar de Cozinha e/ou Padaria, Horário: Terça à Domingo 08:15hs às 16:35hs, Folga: Segunda-feira, Idade: Entre 20 e 30 anos, Sexo: Feminino, necessário ter referência. Feminino, 2 vagas.
24. Auxiliar de cozinha com experiência. Ambos os sexos, 1 vaga.
25. Auxiliar de expedição, para trabalhar com estoque, reposição de mercadoria, separação de pedidos. Masculino – 1 vaga
26. AUXILIAR DE JARDINAGEM. Masculino, 1 vaga.
27. Auxiliar de lavanderia. Feminino. 1 vaga
28. Auxiliar de linha de produção, TODOS EXIGEM ESFORÇO FÍSICO. Horário de trabalho: 6h as 15h48, de segunda a sexta. Feminino – 1 vaga
29. Auxiliar de mecânica linha leve, curso básico de mecânica automotiva ou já ter trabalhado na área no mínimo 6 meses. Masculino – 1 vaga
30. Técnico de mecânica. Masculino – 1 vaga
31. Balconista com disponibilidade de horário para trabalhar das 11:00 as 20:00, uma folga na semana, ambos os sexos 1 vaga
32. Atendente para atender balcão de açougue, feminino – 1 vaga
33. Borracheiro, sexo masculino, boa comunicação, disponibilidade e agilidade. 1 vaga
34. CHAPEIRO, PARA TRABALHAR NA FABRICAÇÃO DE LANCHES EM UMA LANCHONETE DAS 21H AS 03H DE TERÇ A DOM. Ambos os sexos, 1 vaga.
35. Coletor de lixo para trabalhar em Horários Noturnos e Diurnos. Masculino, 1 vaga
36. Consultor comercial, com experiência na ctps, será um diferencial ter interesse na área de estética. Ambos os sexos, 1 vaga.
37. Costureira, com experiência em máquina de Overloque, Reta e Inter loque, para trabalhar de Seg a sex, das 07h às 17h. feminino – 1 vaga
38. Eletricista automotivo com experiência e disponibilidade de horário. Masculino 1 vaga
39. Empregado doméstico arrumador, com experiência e referência para trabalhar no condomínio campo belo. (Precisa de mais ou menos 2 anos de referência). Feminino – 1 vaga
40. Empregado doméstico arrumador com referência, lava, passar e cozinhar (apartamento) são Francisco. Feminino 1 vaga
41. Empregada doméstica, com experiência na ctps e referência. Feminino. 1 vaga
42. Empregada doméstica com referências, para trabalhar de seg a sex no bairro santa cruz. Feminino, 1 vaga
43. Encanador com experiência. Masculino, 1 vaga
44. Garçom para trabalhar das 7h30 às 16h30. Ambos os sexos – 1 Vaga
45. Garçom, para trabalhar das 16:20 AS 00:00, feminino – 1 vaga
46. Garçom para trabalhar de quarta a domingo das 17h às 23h, sábado e domingo das 10h as 15h. ambos os sexos. 1 vaga
47. Mecânico automotivo com experiência. Masculino – 1 vaga
48. Instalador de vidros e esquadrias de alumínio, masculino – 1 vaga
49. Motorista carreteiro bi trem, com experiência na ctps, cnh “e” e disponibilidade para viagens. Ambos os sexos, 1 vaga.
50. Motorista de caminhão com experiência. Masculino, 3 vagas
51. Motorista entregador, CNH AB e disponibilidade de horário. Masculino – 1 vaga
52. Motorista entregador com cnh ‘A”, masculino, 1 vaga
53. Motorista Entregador (Gás), com experiência, CNH “AB”, disponibilidade de horário (Domingos e Feriados). Masculino, 1 vaga
54. Motorista Entregador, com experiência, CNH “A”, para trabalhar na parte da tarde, masculino – 02 vagas;
55. Entregador com cnh ‘A”, masculino – 1 vaga
56. Oficial de Serviços Gerais, para trabalhar de seg a sab, Feminino – 01 vaga
57. Oficial de Serviço Gerais, para trabalhar das 10:00 ás 19:00 Escala 6×1. Ambos os sexos – 2 vagas
58. Oficial de serviços gerais, para trabalhar das 08h às 17h . Masculino, 1 vaga
59. oficial de serviços gerais com disponibilidade de horário e ensino fundamental completo. Ambos o sexos – 1 vaga
60. Operador de Caixa, para trabalhar de seg a sáb, das 12h às 21h, Feminino – 01 vaga
61. Operador de caixa para trabalhar Escala 6×1 – das 14h às 22h20, fundamental completo | Ensino médio completo/cursando. Ambos os sexos – 5 vagas
62. Operador de caixa com experiência. Feminino, 1 vaga
63. Operador de draga, Fundamental incompleto, Experiência 6 meses na função, Abastecer, conferir água do radiador e óleo do motor diariamente. Lubrificar e conferir água da bateria semanalmente. Operar a draga para extração de areia e fazer sondagem de areia. Montar Bomba, tubulação e peneira e fazer a limpeza do barco. Verificar condições das cordas, cabos de aço e posição do barco nos finais de semana. Manutenção de estradas e limpeza de mata burros. (Cumari -go). Masculino, 1 vaga
64. Motorista Operador de Guindauto, com experiência, horário de Trabalho: 07h às 17h (seg – quinta) / 07h às 16h (sexta). Masculino – 1 vaga
65. Operador de maçarico, realizar a descaracterização e corte de peças metálicas ou plásticas, conforme demanda da unidade, Ensino Médio completo, Desejável NR34, Experiência com trabalhos a quente, Escala em turno (Seg. a Sex) com possibilidade HE aos finais de semana. Masculino – 1 vaga
66. Operador de pá carregadeira, Desejável curso de capacitação em Operador de Pá Carregadeira. Habilidade em manobras e noções em mecânica. Ter CNH B,Ter experiência em operar pá carregadeira, Operar máquina pá carregadeira, abastecer, retirar cascalho das peneiras, carregar caminhões e carretas, dobrar monte de areia quando necessário. Ajudar no paiol e na troca de bomba da draga, da tubulação e peneiras, na sondagem de areia. (cumari – go). Masculino, 1 vaga
67. Operador de retro-escavadeira ou escavadeira com experiência na ctps. Masculino. 2 vagas
68. Passador de Roupas, com experiência, ambos os sexos – 01 vaga;
69. Passador de roupa com experiência para trabalhar de seg a sex, ambos os sexos – 1 vaga
70. Pedreiro com experiência. Masculino, 1 vaga
71. Pedreiro de arte corrente com experiência na ctps. Masculino, 3 vagas
72. Pizzaiolo com experiência na CTPS para trabalhar em escala 6×1. Ambos os sexos, 2 vagas.
73. Operador de Prensa Hidráulica, Ensino Fundamental completo, Desejável NR12, desejável experiência com trabalhos operacionais, masculino – 1 vaga
74. Redator de publicidade, Experiência comprovada em redação de conteúdo jornalístico e publicitário; Conhecimento avançado em Facebook e Instagram, incluindo o uso de ferramentas como Meta Business Suite e Insights; Habilidade em planejamento e gestão de cronogramas de conteúdo; excelente escrita, com gramática e criatividade; Capacidade de adaptar o tom e o estilo para diferentes públicos e marcas; Organização e capacidade de trabalhar com prazos apertados. Ambos os sexos – 1 vaga
75. Repositor para trabalhar em supermercado. Ambos os sexos – 3 vagas
76. Repositor de mercadorias com experiência. Masculino, 1 vaga
77. Serralheiro de esquadrias, experiência na ctps, conhecimento na área de alumínio e esquadrias. Masculino, 1 vaga.
78. Servente de obras de arte corrente com experiência. Masculino, 4 vagas
79. Servente de limpeza de obras, para trabalhar das 7h as 17h, almoço na empresa. Masculino – 10 vagas
80. Técnico em segurança do trabalho, com experiência na ctps. Masculina. 1 vaga
81. Técnico em química que possua condução própria a que tenha carteira de motorista A/B, ambos os sexos 1 vaga
82. Topografo com experiência na ctps. Masculino. 1 vaga
83. Vendedor interno com experiência na ctps, para trabalhar no caixa também. Ambos os sexos – 1 vaga
84. Vendedor interno, Sexo feminino, ser proativa e comunicativa, entender o básico de marketing, ter boa comunicação com cliente, Ser organizada. Feminino, 1 vaga
85. Vendedor interno, com experiência na ctps, ensino médio completo, experiência com vendas no geral, atendimento ao cliente e demais atividades da função. Ambos os sexos, 1 vaga.
Obs: Algumas vagas podem ter sido preenchidas sem aviso prévio. Necessário à apresentação do CPF.
Fernanda Torres foi indicada na categoria pela atuação em “Ainda Estou Aqui” e pode ser a 1ª brasileira premiada; cerimônia será em 2 de março
Na história das premiações do Oscar desde 1927, só 7 atrizes de países cujo inglês não é a língua materna ganharam o prêmio de melhor atriz como protagonistas. A indicação de Fernanda Torres, que interpreta a advogada Eunice Paiva (1929–2018) no filme “Ainda Estou Aqui”, gerou a expectativa do 1º prêmio para o Brasil nessa categoria. O Oscar 2025 está marcado para 2 de março, a partir das 21h (horário de Brasília).
Atrizes britânicas e norte-americanas figuraram não apenas nas premiações, como em quase todas as indicações para melhor atriz. A 1ª vez que uma artista que não tinha o inglês como sua língua principal venceu a categoria foi 17 anos depois da 1ª edição do Oscar em 1945, com a sueca Ingrid Bergman pela atuação em “À Meia-Luz”. Ela voltaria a ganhar em 1957, por “Anastasia – A Princesa Esquecida”. Foi a única da lista a vencer duas vezes.
A disparidade na quantidade de premiações dadas a intérpretes britânicas e norte-americanas se evidencia no tempo. Da edição de 1962 até a de 2008, nenhuma atriz de um país não-falante de inglês ganhou na categoria.
No caso do Brasil, é a 2ª vez que uma brasileira é nomeada à premiação, e a 1ª em que um filme nacional figura entre os candidatos a melhor filme. Até o momento, o país tinha só uma indicação: com Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, nomeada em 1999 por “Central do Brasil”.
Na ocasião, Montenegro perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, atriz norte-americana que interpretou Viola de Lesseps em “Shakespeare Apaixonado”. Nas redes sociais, usuários citam uma oportunidade de Fernanda Torres “vingar” a derrota de sua mãe na premiação.
Desde a nomeação da dama do teatro brasileiro, houve 16 indicações de atrizes de língua não-inglesa ao prêmio. Mas só 3 levaram a estatueta.
Torres venceu o Globo de Ouro como melhor atriz de drama, o que aumentou a expectativa dos brasileiros para o Oscar. A atriz brasileira disputará o prêmio com:
- Mikey Madison, por “Anora”;
- Karla Sofía Gascón, por “Emilia Pérez”;
- Demi Moore, por “A Substância”;
- Cynthia Erivo, por “Wicked”.
A maior concorrência será com a norte-americana Demi Moore, que também ganhou um Globo de Ouro como melhor atriz de comédia/musical.
Esta reportagem foi produzida pelos estagiários de jornalismo Davi Alencar e Levi Matheus sob supervisão dos editores Victor Schneider e Ighor Nóbrega.
Parlamento analisa projetos para conceder cidadania goiana a prefeitos
Lidiane 28 de janeiro de 2025
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está analisando quatro projetos de lei apresentados pelo deputado Dr. George Morais (PDT), para conceder o Título de Cidadania Goiana a personalidades que têm prestado relevantes serviços a diversos municípios do Estado de Goiás.
O primeiro projeto em análise, de nº 630/25, propõe conceder o Título de Cidadania Goiana à Jessica Aparecida Ribeiro Gomes, prefeita de Santo Antônio do Descoberto, mais conhecida como Jessica do Premium. A honraria se dá, de acordo com o parlamentar, em reconhecimento à atuação da gestora no município. Natural de Uberaba (MG), Jessica tem se destacado pelo seu trabalho, promovendo o bem-estar da população local e o desenvolvimento da região. Segundo o deputado Dr. George Morais, “a dedicação de Jessica é um exemplo de compromisso com o progresso de Goiás, motivo pelo qual merece esse reconhecimento”.
A segunda proposta em tramitação, de nº 631/25, visa a homenagear o prefeito de Arenópolis, Delmiro de Oliveira Cano, com o mesmo título. Nascido em Rio Brilhante (MS), Delmiro tem, segundo Dr. George, desempenhado um papel importante no crescimento do município de Arenópolis. Em sua justificativa, o deputado destaca o compromisso do homenageado com a qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento econômico da região.
O terceiro projeto, de nº 632/25, propõe o reconhecimento como cidadão goiano ao prefeito de Abadia de Goiás, Wander Saraiva de Carvalho, natural de Ananás (TO). Em justificativa, Morais aponta que Wander tem se dedicado à melhoria das condições de vida da população do município, sendo reconhecido por seu trabalho como gestor público. O deputado ressaltou que a atuação de Wander em prol do progresso regional é digna de admiração e reconhecimento.
Por fim, o projeto de nº 634/25 propõe homenagear Douglas Grupioni Sertório com o Título de Cidadania Goiana. Natural de Cravinhos (SP), Douglas é prefeito de Campo Alegre e, conforme justificativa apresentada pelo deputado, tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da cidade, destacando-se pela sua gestão eficiente e dedicação à melhoria dos serviços públicos no município. Segundo Dr. George Morais, “a entrega deste título é uma justa homenagem àqueles que dedicam suas vidas ao bem-estar coletivo e ao crescimento de Goiás”.
Os quatro projetos de lei serão apreciados na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) após o fim do recesso legislativo. Caso sejam aprovados, serão encaminhados para votação em Plenário. Se obtiverem parecer favorável, serão marcadas sessões solenes para entrega dos títulos, com a presença dos homenageados.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27/1) revela que 37% dos entrevistados classificam negativamente o governo Lula, o maior percentual desde o início do levantamento, em fevereiro de 2023. Em contrapartida, 31% avaliaram positivamente, enquanto 28% consideraram a gestão regular.
Houve aumento na avaliação negativa em relação à pesquisa anterior, de dezembro, que registrava 31%. Já a avaliação positiva caiu de 33% para 31%. O percentual de indecisos ou que não responderam subiu de 2% para 4%.
Entre as mulheres, a avaliação negativa cresceu de 27% para 36%. A avaliação positiva no grupo permaneceu estável, dentro da margem de erro, em 33%. No entanto, o percentual de mulheres que consideram o governo regular caiu de 36% para 27%.
A desaprovação geral do trabalho de Lula subiu de 47% para 49%, enquanto a aprovação caiu de 52% para 47%.
A pesquisa também investigou a repercussão das notícias e enxurrada de fake news sobre tributação no Pix. Após polêmica envolvendo uma norma da Receita Federal que obrigava a notificação de transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para jurídicas, o governo recuou e revogou a medida.
Dos entrevistados, 66% consideraram que o governo errou na condução do caso, 19% avaliaram que acertou, enquanto 5% afirmaram que o acerto e o erro foram equivalentes. Outros 10% não souberam ou não responderam.
O levantamento ouviu 4.500 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 23 e 26 de janeiro, em 250 municípios das cinco regiões do país. A pesquisa foi realizada presencialmente e possui margem de erro de um ponto percentual, com índice de confiança de 95%.
Aprovação alta em famílias de baixa renda
Entre famílias com renda de até dois salários mínimos, o governo é aprovado por 56% e desaprovado por 39%. Já entre aqueles com renda superior a cinco salários mínimos, a desaprovação atinge 59%, enquanto 39% aprovam.
Entre os católicos, o governo possui 52% de aprovação e 45% de reprovação. Já no público evangélico, a desaprovação é maior, com 59%, e a aprovação é de 37%.
O governo também é mais bem avaliado entre pretos e pardos. Na população preta, Lula registra 54% de aprovação e 42% de desaprovação. Entre os pardos, 51% aprovam e 45% desaprovam.
Comunicação – Sobre a comunicação governamental, 53% avaliaram como negativa, 23% como regular e 18% como positiva. Outros 6% não opinaram. A posse de Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação Social, no último dia 14, ocorreu em meio a uma reestruturação para melhorar a imagem do governo com vistas a 2026.
Autor Manoel Messias Rodrigues
Ministros de Relações Exteriores do bloco disseram que voltariam com as restrições caso o novo governo tome “medidas erradas”
A alta representante da UE (União Europeia) para Relações Exteriores, Kaja Kallas, disse nesta 2ª feira (27.jan.2025) que os ministros do bloco concordaram em aliviar sanções aplicadas à Síria. Em uma publicação no X (ex-Twitter), Kallas disse que as restrições ao governo sírio podem voltar caso os líderes rebeldes do HTS (Hayat Tahrir al-Sham) tomem “medidas erradas”.
“Os Ministros das Relações Exteriores da UE acabaram de concordar com um roteiro para aliviar as sanções da UE à Síria. Embora tenhamos como objetivo agir rápido, o levantamento das sanções pode ser revertido se medidas erradas forem tomadas”, disse a vice-presidente da UE.
A UE, assim como os Estados Unidos, aplicaram sanções econômicas a integrantes e auxiliares do governo de Bashar al-Assad (2000-2024), que renunciou em dezembro do ano passado depois das forças rebeldes tomarem o poder. Os integrantes do HTS prometeram a líderes internacionais que assegurariam a justiça social para todas as religiões e etnias na Síria, além de abrir espaço para eleições democráticas.
O líder do grupo rebelde e primeiro-ministro sírio, Mohammed al-Bashir, busca apoio internacional para legitimar o novo governo, o que inclui a retirada das sanções e um possível financiamento para reconstruir a o país.
O ministro da UE na França, Jean-Noel Barrot, disse que em uma das sessões do bloco que a prioridade é retirar as sanções aplicadas a setores de energia e transporte.
“Em relação à Síria, vamos decidir hoje levantar e suspender certas sanções que foram aplicadas aos setores de energia e transporte e às instituições financeiras que foram essenciais para a estabilização financeira do país”, disse Barrot.
Por outro lado, a UE confirmou que renovará as restrições à Rússia “pelos danos que eles estão causando”. As sanções se encerrariam em 31 de janeiro caso os 27 países-membros não entrassem em unanimidade na decisão, faltava apenas o voto da Hungria. Moscou concede asilo a Assad.





