No Banner to display

5 de fevereiro de 2025
  • 12:10 José Machado propõe prioridade para idosos em matrículas na EJA
  • 08:26 1ª sessão da Câmara de Aparecida é marcada por debates
  • 04:42 Google lucra US$ 30,972 bi no 4º tri de 2024 e cresce 31%
  • 00:56 CCJ vai analisar medida de José Machado que dispõe sobre a doação do excedente da merenda escolar
  • 21:10 Câmara de Goiânia abre ano legislativo com presença de Mabel


A Escola Municipal de Música Delcides Alves Fortes, localizada no Centro de Aparecida de Goiânia, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos. As aulas abrangem violão, teclado, bateria, canto e musicalização infantil, além de vagas para outros instrumentos de corda e sopro.

O maestro e professor Francinaldo Rodrigues explica que as aulas são estruturadas para que o aluno realmente aprenda a tocar o instrumento escolhido.

“São dois anos de estudo, para que ele possa aprender a tocar o instrumento ou a cantar, e ele possa executar algumas peças, algumas obras. Seja com o intuito de ele seguir como hobby ou ser encaminhado para ele aprofundar os estudos musicais para se tornar um profissional da música.”

Os interessados devem comparecer à escola, localizada na Rua Benedito Batista de Toledo, no Centro de Aparecida, no período da manhã, das 8h às 11h30, ou à tarde, das 13h às 16h30. Para fazer a inscrição, será necessário ter em mãos cópias dos documentos pessoais e comprovante de endereço. Depois de realizar o cadastro, será agendada uma entrevista com a equipe pedagógica e, em caso de aprovação, o candidato poderá efetuar a matrícula.

Segundo Francinaldo, as inscrições deveriam ficar abertas até o dia 20 de dezembro, mas, devido à grande procura, é possível que as vagas se esgotem antes disso.

“Abrimos inscrições segunda-feira e nós vamos ter que encerrar antes do prazo que nós estipulamos. Não contamos ainda não, mas eu creio que já deve ter tido mais de 300 inscrições em três dias”, afirma.

Para ele, essa procura se deve à qualidade do ensino, que, além de musicalizar e difundir a arte, também encaminha muitos estudantes para a universidade.

“Temos sempre preocupação com aqueles que queiram ir para a faculdade. A gente faz um encaminhamento deles, inclusive com aulas preparatórias para eles fazerem as provas específicas para ingressar no curso superior de música. Aliás, vários ex-alunos nossos já estão cursando curso superior de música.”, comenta.

Entretanto, as pessoas que não têm pretensões profissionais também podem ter benefícios ao aprender um novo instrumento.

“O estudo da música é importante por várias razões. Uma delas é porque a música socializa, educa e profissionaliza também. As pessoas que se envolvem com música, que estudam música, desenvolvem também algumas particularidades do cérebro. Ela melhora o raciocínio lógico, a sua cognição, e também retarda algumas doenças.”, conclui o maestro.



Autor Agatha Castro

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT