23 de janeiro de 2026
  • 14:24 onde assistir aos indicados a melhor filme
  • 10:40 Cairo Salim quer estimular a instalação de fossas sépticas biodigestoras no campo
  • 06:56 Sesi firma parceria em Terezópolis para gestão de escola municipal
  • 03:13 Irmão de Toffoli diz em nota que empresa de hotel Tayayá foi vendida
  • 23:27 Presidente Bruno Peixoto decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado Domingos Venâncio


Cerimônia da 98ª edição será no dia 15 de março em Los Angeles; “O Agente Secreto” é indicado a 4 categorias

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na 5ª feira (22.jan.2026) os indicados à 98ª edição do Oscar. A cerimônia de premiação será no dia 15 de março em Los Angeles, na Califórnia (EUA). “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, recebeu 4 indicaçõesmelhor ator para Wagner Moura, melhor filme internacional, melhor filme e melhor direção de elenco. O brasileiro Adolpho Veloso disputa o prêmio de melhor fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”.

Das 10 produções indicadas à categoria de melhor filme, 6 estão disponíveis em plataformas de streaming e 4 ainda estão em cartaz nos cinemas, incluindo “O Agente Secreto”.

Saiba onde assistir aos títulos que concorrem ao Oscar 2026 de melhor filme:

  • “BUGONIA” – disponível para aluguel no Prime Video.

“Dois jovens obcecados por teorias da conspiração sequestram a CEO de uma grande empresa, convencidos de que ela é uma alienígena que tem a intenção de destruir o planeta Terra”. Foi indicado a 4 categorias do Oscar, incluindo melhor atriz para Emma Stone.

  • “F1” – disponível no Apple TV+.

“Um antigo astro da Fórmula 1 deixa a aposentadoria e retorna ao mundo das corridas em uma equipe que está prestes a falir. Além de salvar a escuderia, ele busca recuperar a glória e mostrar que ainda pode ser o melhor do mundo”. Indicado a 4 categorias, como na de melhores efeitos especiais.

  • “FRANKENSTEIN” – disponível na Netflix.

“O cientista brilhante e egocêntrico Victor Frankenstein realiza um experimento monstruoso que acaba levando à ruína o criador e sua trágica criatura”. Concorre a 9 categorias, incluindo melhor cabelo e maquiagem.

  • “HAMNET: A VIDA ANTES DE HAMLET” – em cartaz nos cinemas desde 15 de janeiro.

“Agnes, mulher de William Shakespeare, luta para suportar a dor da perda do filho, Hamnet”. Tem 8 indicações, incluindo a de melhor atriz para Jessie Buckley.

  • “MARTY SUPREME” – em cartaz nos cinemas desde 22 de janeiro.

“Marty Mauser é um jovem prodígio do tênis de mesa que tem sonhos grandiosos e estilo de jogo arrojado, mas é desacreditado pelas outras pessoas. Buscando provar sua capacidade, ele faz de tudo para alcançar o reconhecimento que julga merecer”. Indicado em 9 categorias, incluindo a de melhor ator para Timothée Chalamet.

  • “O AGENTE SECRETO” – em cartaz nos cinemas desde 6 de novembro de 2025.

“Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas, se muda de São Paulo para Recife em 1977 na tentativa de escapar dos agentes do governo. Ele chega à capital pernambucana e, em pouco tempo, começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos”. A produtora Emilie Lesclaux pode receber a estatueta na categoria de melhor filme.

  • “PECADORES” – disponível na HBO Max.

“Dispostos a deixar suas vidas conturbadas para trás, 2 irmãos gêmeos retornam à cidade natal para recomeçar suas vidas do zero, mas descobrem que um mal ainda maior está à espera deles”. Indicado em 16 categorias.

  • “SONHOS DE TREM” – disponível na Netflix.

“Um lenhador questiona seu lugar no mundo enquanto lida com uma perda trágica”. Indicado em 4 categorias.

  • “UMA BATALHA APÓS A OUTRA” – disponível na HBO Max.

“Um grupo de antigos revolucionários entra em ação para resgatar a filha de um deles das garras de um inimigo perigoso”. Indicado em 13 categorias, o que inclui melhor roteiro adaptado.

  • “VALOR SENTIMENTAL” – em cartaz nos cinemas desde 25 de dezembro de 2025.

“Nora é uma bem-sucedida atriz de teatro cujo pai, diretor de cinema, planeja um grande retorno com um roteiro baseado em sua própria família. Quando Gustav oferece a Nora o papel principal, que ela prontamente recusa, ele volta sua atenção para Rachel Kemp, uma jovem e ambiciosa estrela de Hollywood pronta para sua grande estreia”. Indicado em 9 categorias.

As sinopses dos filmes são do site FilmeB.

“O AGENTE SECRETO”

“O Agente Secreto” é uma coprodução internacional entre Brasil, França, Alemanha e Holanda. Na história do Oscar, 16 outros longas produzidos ou coproduzidos pelo Brasil já foram indicados.

Os indicados são escolhidos por votação dos integrantes da Academia, que incluem profissionais de diversas áreas do cinema, como diretores, roteiristas, atores, produtores e técnicos. Cada categoria tem regras próprias: por exemplo, todos votam para eleger o Melhor Filme, enquanto só profissionais de cada área votam em categorias técnicas específicas, como fotografia ou efeitos visuais.

A trajetória de “O Agente Secreto” em premiações iniciou-se no Festival de Cannes, no qual o longa-metragem estreou, em maio de 2025. Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de Melhor Diretor, enquanto Wagner Moura ficou com o prêmio de Melhor Ator.

O filme depois ganhou importantes prêmios nos ciclos regionais de críticos dos Estados Unidos, como o NYFCC, de Nova York. As vitórias em Melhor Filme Internacional do Critics Choice Awards 2026 e no Globo de Ouro 2026 impulsionaram a campanha ao Oscar.

A produção é ambientada em 1977 e tem como pano de fundo a ditadura militar (1964-1985). Wagner Moura interpreta Marcelo (ou Armando), um ex-professor universitário que tenta recomeçar a vida depois de se envolver em um conflito com um empresário ligado ao governo. Ele retorna para sua cidade natal, Recife, em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procurava.

O filme, cheio de reviravoltas, humor e referências à cultura pernambucana, estreou nos cinemas brasileiros em novembro.

O diretor de “Bacurau” e “Aquarius”, Kleber Mendonça Filho, disse, em entrevista ao Poder360, que “O Agente Secreto” faz uma “constatação dolorida” da relação do Brasil com a história.

“Eu escrevi ‘O Agente Secreto’ para Wagner, pensando em todos os grandes papéis que ele já tinha feito no teatro, televisão e cinema. Por tê-lo conhecido como pessoa também. E eu escrevi especificamente para ele. Acho que ele tem um carisma extremamente cinematográfico que é muito bom para esse filme, e era isso que eu queria trabalhar com ele”, afirmou o diretor.


Leia mais:



Autor Poder360 ·

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT