27 de dezembro de 2025
  • 20:06 Canadá anuncia ajuda econômica de CA$ 2,5 bi à Ucrânia
  • 12:38 Lula celebra relatório que viu riscos à liberdade de expressão no Brasil
  • 05:11 Prefeito Frank Estevan atinge 83,48% de aprovação em Guapó
  • 01:26 BYD fecha acordo de R$ 40 mi em caso de trabalho escravo
  • 17:58 Governo de Goiás promove festas de Réveillon 2026 no interior


Governo canadense compromete novos recursos para reforçar financiamento ucraniano e ampliar acesso a crédito internacional; valor é o equivalente a U$ 1,8 bilhão

O Canadá anunciou um pacote adicional de 2,5 bilhões dólares canadenses (o equivalente a US$ 1,8 bilhão) em ajuda econômica para a Ucrânia. O anúncio foi feito neste sábado (27.dez.2025) pelo primeiro-ministro Mark Carney, em Halifax (Canadá), ao lado do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

No pronunciamento, Carney disse que os recursos ajudarão a Ucrânia a “destravar financiamentos do FMI (Fundo Monetário Internacional) e de outras instituições multilaterais, diante das pressões econômicas geradas pela guerra e pelo impacto nos mercados globais”.

A assistência econômica se dará em um momento de necessidade de liquidez para Kiev, com a expectativa de fortalecer a confiança de investidores e credores internacionais.

O Canadá tem auxiliado a Ucrânia desde a invasão russa em 2022. O país já figura entre os maiores doadores ocidentais em termos per capita, com bilhões de dólares em assistência financeira, militar e humanitária ao longo do conflito.

O aporte reflete a estratégia do governo canadense de respaldar a economia ucraniana e reduzir o risco de involução econômica profunda em meio ao prolongamento das hostilidades.

O anúncio se dá em um cenário de tensões geopolíticas e incertezas econômicas, no qual a Ucrânia busca não apenas resistir militarmente, mas também estabilizar suas finanças e manter serviços essenciais.

O apoio econômico de aliados como o Canadá é visto como um fator importante para preservar a confiança dos mercados e assegurar instrumentos de crédito que permitam a continuidade das operações governamentais e programas sociais em meio à guerra.



Autor Poder360 ·

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT