Prefeitos, deputados e vereadores discutem construção do Anel Viário de Goiânia
Lidiane 24 de junho de 2025 0 COMMENTS
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), discutiu nesta terça-feira (24/6) com prefeitos, deputados e vereadores o projeto do novo Anel Viário de Goiânia, além do vice-governador, Daniel Vilela (MDB). A obra contará com 44 quilômetros de pista dupla e tem como principal objetivo retirar o tráfego pesado da BR-153, que hoje corta a capital e outros municípios da Região Metropolitana.
“Essa é uma obra importante para a Região Metropolitana como um todo. Hoje, quase o dia todo, a rodovia está congestionada. São 44 km que saem de Goianápolis, na Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre Anápolis e Goiânia, e vai passar por Senador Canedo, Goiânia e Aparecida, saindo praticamente em Hidrolândia”, detalhou Mabel durante a reunião realizada no 6° andar do Paço Municipal.
Durante o evento, autoridades das três esferas de governo reafirmaram o compromisso com a execução da obra, que já foi aprovada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e será custeada com recursos federais. A licitação será feita por meio de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modelo que permite agilidade na contratação integrada, incluindo projeto executivo e execução da obra. A previsão é que os trabalhos comecem no primeiro trimestre de 2026, com previsão de que a entrega ocorra em até três anos após o início das obras.
No encontro, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), defendeu a união entre os entes públicos como caminho para garantir os avanços necessários na obra.
“Essa é uma obra que representa um divisor de águas para nossas cidades. O Anel Viário vai aliviar o trânsito, melhorar a logística para as industrias e empresas, além de atrair investimentos para toda a região. Estamos empenhados e comprometidos com sua conclusão”, afirmou Vilela.
O prefeito explicou ainda que a pista será construída com pavimento rígido nas vias expressas, o que garante durabilidade e reduz a necessidade de manutenção. O traçado contará com mais de 30 obras de arte especiais, como viadutos e pontes.
“Essa rodovia hoje não suporta mais o fluxo atual de caminhões. São milhares de veículos pesados cruzando bairros de Goiânia como se fossem vias urbanas. O Anel Viário vai retirar esse trânsito das áreas residenciais e devolver a mobilidade aos cidadãos”, afirmou Mabel, ao detalhar que o valor atualizado da obra, considerando o Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro) de julho de 2023, é de R$ 948,431 milhões.
A estrutura será composta por 45 obras especiais (OAEs), totalizando 3.320 metros de extensão, distribuídas em 10 pontes e 35 viadutos, com 11 interconexões e 11 passagens de nível sem conexão. O projeto prevê ainda 26 km de interligações com outras rodovias. O Volume Médio Diário (VMD) estimado para 2035 é de 21.844 veículos.
A Prefeitura de Goiânia e os demais municípios envolvidos devem colaborar com a atualização dos licenciamentos ambientais e as desapropriações.
“Vamos pedir ao governador Daniel Vilela que destaque uma equipe para acelerar o processo. O licenciamento já existe, só precisa ser atualizado”, disse Mabel.
‘Vai transformar o eixo logístico do nosso estado’

O vice-governador Daniel Vilela (foto) reforçou que trata-se de um projeto estratégico para o Brasil, ligando o Norte ao Sul do país e que o Estado dará prioridade à obra, inclusive vai tratar do assunto em reunião marcada pra esta terça-feira (24/6) com o ministro Renan Filho, dos Transportes.
“É uma obra do governo federal, mas que tem participação do Governo de Goiás na análise de licença ambiental, aprovação do projeto. E é prioritária para a região metropolitana de Goiânia. Nem Goiânia nem Goiás podem esperar por outra concessão para que a obra seja executada. Precisamos agir com rapidez”, declarou.
O vice-governador reforçou o impacto estratégico do projeto para o estado:“É uma intervenção estruturante que vai transformar o eixo logístico do nosso estado. O Governo de Goiás é parceiro e está à disposição para colaborar no que for necessário para essa entrega se concretizar”, afirmou.
Deputados garantem interlocução com Governo federal
Os deputados federais José Nelto e Rubens Ottoni garantiram empenho na interlocução com o Governo federal para liberação de recursos e destravamento de entraves.
Segundo Otoni destacou, o projeto já superou as etapas mais complexas.

“Conseguimos aprovar o projeto no DNIT. Com o apoio do ministro Renan e da bancada goiana, vamos iniciar esse trabalho no começo do próximo ano”, afirmou.
“Mobilidade é desenvolvimento e dignidade. O Congresso precisa estar alinhado com os gestores locais e estaduais para viabilizar essa grande obra”, acrescentou.
“Vamos atuar em Brasília para garantir os recursos e destravar burocracias. Essa é uma pauta suprapartidária e de interesse coletivo”, complementou José Nelto, que é relator do Orçamento da União na área de infraestrutura
“Vamos garantir o dinheiro. Com união de forças, essa obra vai acontecer”, pontuou Nelto.
Segundo Mabel, o impacto da obra será imediato para a Região Metropolitana.
“Vai permitir que Goiânia e Aparecida respirem, que a BR-153, hoje transformada em avenida dentro da cidade, volte a funcionar com mais eficiência. O trânsito vai melhorar e a qualidade de vida da população também”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente regional do DNIT em Goiás e no Distrito Federal, Flávio Murilo Gonçalves; o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Hidrolândia, José Délio; os vereadores Anselmo Pereira, Isaías Ribeiro, Tião Peixoto, Denício Trindade, Bruno Diniz, Rose Cruvinel e Juarez Lopes; o prefeito de Bonfinópolis, Lucas do Galdino; o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos; o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Francisco Lacerda, e o secretário de Planejamento Urbano de Senador Canedo, Júnior Caldas, dentre outros.
Autor Manoel Messias Rodrigues
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