No Banner to display

3 de abril de 2025
  • 17:29 Estabelecimento de semana de conscientização sobre hemofilia recebe sanção
  • 16:26 Carreata abre Feira do Chocolate
  • 13:45 Dólar cai e se aproxima de R$ 5,60 após “tarifaço”; Bolsa recua
  • 10:01 Motociclistas ganham homenagem e exposição de motos no Palácio Maguito Vilela, por iniciativa de Bruno Peixoto
  • 06:15 Trump anuncia taxa de 10% sobre produtos brasileiros


Nesta quarta-feira, 2, no período vespertino, houve visita guiada à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) dos alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Militar José Carrilho, do município de Goianésia. A atividade transcorreu dentro do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro. 

A visita foi realizada por intermédio do gestor da escola de Goianésia, o coronel Patrick Dumont de Castro, do deputado estadual Coronel Adailton (SD) e da Escola do Legislativo da Alego. Os alunos contaram com o acompanhamento da coordenadora do Programa Parlamento Jovem, Mariza Barbosa, e do chefe da Seção de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Miguel Gusmão. 

Na edição desta tarde, os alunos puderam assistir à abertura da sessão no Plenário Iris Rezende Machado na presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), que explicou os benefícios aos jovens goianos da visita guiada.

“Nós criamos o projeto Deputados e Deputadas do Futuro para que pudéssemos apresentar às crianças e adolescentes os serviços prestados pelo Poder Legislativo, por meio dos seus servidores e servidoras, e, também, o plenário, onde ocorrem as votações de propostas que melhoram a qualidade de vida da nossa população”.

Para Coronel Adailton, o Deputados e Deputadas do Futuro é de grande relevância, projeto este instituído pelo presidente da Casa, pelo qual regularmente são recebidos alunos do ensino fundamental e médio. “Para esses alunos de Goianésia, visitar a Alego é uma experiência inédita de construção cidadã”, comentou.

Os alunos vieram de Goianésia na companhia do subtenente Abner e do professor Manuel de Sousa, o “Manolo”, e puderam testemunhar a alegria e entusiasmo dos jovens ao conhecerem a Casa de Leis. 

Sousa disse que, “para eles, que estão no terceiro ano – uma fase decisiva – é um momento muito importante. Uma coisa é obter conhecimentos de história, de sociologia e humanas pelos livros, mas aqui, eles têm um laboratório e aprendem na prática”. 

Já o subtenente concluiu que “esta visita foi uma experiência didática muito importante para os alunos, para que pudessem ver como funciona a democracia na prática no nosso estado – porque, geralmente, nós só vemos pela televisão. É algo muito importante para o crescimento deles”, afirmou. 

Miguel Gusmão, palestrante do projeto e coordenador da visita guiada, afirmou que “é sempre muito bom receber alunos na Alego e poder compartilhar sobre o funcionamento do Legislativo, as suas principais características e o papel relevante que o Parlamento tem nas democracias”. 

Sobre a visita à Alego, o aluno Álvaro Ferreira Oliveira, do Colégio Estadual Militar José Carrilho, ao ser perguntado se haveria interesse em entrar para a política e o que poderia fazer pela população de Goianésia, afirmou que “tenho vontade de entrar para melhorar a qualidade das escolas em geral e criar programas para subsidiar a população mais carente”, revelou. 

Após a estada no plenário, os alunos seguiram pelo tour guiado às salas das comissões; ao Bloco C, nos gabinetes parlamentares; à galeria dos ex-presidentes; à entrada do Palácio Maguito Vilela; e, posteriormente, conferiram a palestra.  

 Tour guiado

A proposta do projeto Deputados e Deputadas do Futuro é tornar o Poder Legislativo mais conhecido pelos alunos de municípios do interior – uma forma de ultrapassar as fronteiras da Região Metropolitana de Goiânia e aproximar o Poder Legislativo dos futuros cidadãos das regiões populares com menor número de habitantes. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT