No Banner to display

30 de março de 2025
  • 12:29 Centro de Acolhimento de Animais é inaugurado em Hidrolândia
  • 08:43 Bolsonaro lança “Rota 22” no RN, mirando hegemonia do PT no Nordeste
  • 04:59 Deputados Aqui em Goianésia | Portal da Alego
  • 01:15 Adriana Accorsi recebe alta após internação por herpes-zóster
  • 21:30 BB empresta mais de R$ 600 mi no consignado para CLT


A sede da Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebe, nesta quarta-feira (26/3) e quinta-feira (27/3), a 1ª Expoart de Aparecida, evento que busca dar visibilidade e valorizar artesãos, ceramistas e outros artistas manuais do município. Organizada pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Cultura, a exposição ocorre das 8h às 17h e conta com a participação de 17 artistas locais. Além de apresentar suas obras, os expositores recebem certificados de reconhecimento pela contribuição à cultura da cidade.

A iniciativa foi idealizada pelo prefeito Leandro Vilela e pela primeira-dama Lana Bezerra. Durante a abertura do evento, realizada na manhã desta quarta-feira (26/3), o prefeito destacou a importância de apoiar os talentos locais.

“Temos uma verdadeira riqueza de artistas em Aparecida. Muitos já são reconhecidos fora do país, mas ainda carecem de visibilidade aqui. A Expoart é um primeiro passo para mudar essa realidade. Agradeço à Lana, ao secretário Marlúcio e aos vereadores que apoiaram essa iniciativa. Mesmo diante de desafios financeiros, investir na cultura é essencial”, afirmou.

Lana Bezerra comentou sobre a relevância dos artistas da cidade no Brasil e a necessidade latente de dar a eles mais visibilidade dentro da cidade.

“Aparecida tem artistas que representam nossa cidade a nível nacional e internacional, mas que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. A Expoart surgiu após visitarmos diversos artesãos e conhecermos o programa Goiás Feito à Mão, da Secretaria de Estado da Retomada. Queremos que nossos artistas tenham a visibilidade que merecem.”

Entre os participantes da 1ª Expoart estão artistas como Valmir Neves, Carmelito Santos, Carlos Antônio, João Sacerdote, Elismar Santos, Elisete Canaverde, Sandra Reis, Elenice Moura, Cristino Borges, Silvio Batista Franco, o projeto Menino dos Meus Olhos, Maria Aparecida de Oliveira, Dulceny Pereira Silva, Maria Gorete, Mércia Pereira, Josimar Barbosa e Guilherme de Costa.

A exposição apresenta uma variedade de peças feitas em cerâmica, madeira, materiais recicláveis, além de bolsas, colares e outros itens de arte manual. A artesã Mércia Pereira, expositora do evento, comemorou a oportunidade de divulgar suas obras.

“Estou muito feliz em poder mostrar minhas porcelanas. Esse evento nos dá visibilidade. Agradeço à Prefeitura por essa iniciativa.”

Outro artista, Elismar Santos, destacou a importância do evento para trazer visibilidade para a arte aparecidense.

“Nossa classe estava esquecida. Esse evento reacende a esperança. Tomara que vire tradição.”

Prefeitura irá implementar conjunto de ações para fortalecer artesanato local

Vereador Gleison Flávio, artista Josimar Barbosa da Silva, prefeito Leandro Vilela e primeira-dama Lana Bezerra na 1ª Expoart de Aparecida de Goiânia // Foto: Rodrigo Estrela

Segundo o secretário de Cultura, Marlúcio Pereira, essa Expoart é apenas o começo de um conjunto de ações culturais que estão sendo planejadas para Aparecida. Ele reforça que o objetivo da Prefeitura é fortalecer o artesanato local e estimular a economia criativa, levando as obras dos artistas a diversos pontos da cidade.

“Estamos planejando levar a exposição para shoppings, condomínios e integrá-la às nossas viradas culturais. Este projeto vai continuar a crescer e valorizar os talentos da nossa cidade.”

O secretário afirma que a gestão atual entende a importância da cultura e está investindo na área. Ele afirma que, em junho, um edital de R$ 3 milhões em incentivo para artistas será aberto e, em breve, será inaugurado o Centro de Artesanato Jardim Riviera. Além disso, o Centro Cultural do Garavelo será reaberto com artistas ministrando oficinas para o público.

“No dia 10 de abril, vamos reabrir o Centro Cultural do Garavelo já com alguns artistas destes aqui fazendo oficinas e ensinando para os nossos jovens que queiram aprender uma arte”, explica Marlúcio Pereira.

Com apoio da Secretaria de Estado da Retomada e do governador Ronaldo Caiado, a cidade tem desenvolvido iniciativas para valorizar os artesãos aparecidenses, incluindo o programa Goiás Feito à Mão.

“Nosso objetivo é fazer de Aparecida uma referência no artesanato. A Expoart e a Virada Cultural demonstram o grande potencial que temos, tanto para o Brasil quanto para o mundo”, concluiu o prefeito Leandro Vilela.

O vereador Gleison Flávio, representando a Câmara Municipal, elogiou a iniciativa e destacou a atuação da primeira-dama.

“É muito importante ver uma primeira-dama atuante em uma cidade do porte de Aparecida. A Lana trabalha com seriedade em diversas áreas – esporte, cultura, saúde e social. Sua dedicação fortalece o trabalho da Prefeitura, das secretarias e também da Câmara”, disse.

A solenidade também contou com a presença dos vereadores Almeidinha, Neto Gomes e Cristiano Zoi, da secretária da Mulher Carol Magalhães, além de secretários municipais, artistas e moradores da cidade.

Autor Agatha Castro

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT