No Banner to display

19 de agosto de 2025
  • 17:21 Homem é preso em Goiânia por maltratar e explorar a mãe idosa
  • 13:36 Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
  • 09:53 Chefe do Executivo veta carteira de identificação para pessoas com doenças raras
  • 06:09 “Foco da direita no Brasil é derrotar Lula em 2026”
  • 02:25 Filha de fotógrafo demitido após foto de Moraes critica “Estadão”


Parte do Programa Deputados Aqui, que ocorre em Morrinhos, duas ações tiveram início nesta sexta-feira, 21: a castração de cachorros macho e, para a população, exames oftalmológicos. Os serviços serão retomados amanhã, a partir das 8 horas, no estacionamento do supermercado Complem.

A castração é feita exclusivamente com os machos porque o procedimento é mais simples e célere, o que permite o atendimento de um total maior de cães, explica a veterinária Anny Caroline Bispo, servidora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A expectativa é que, em torno de cem cães, sejam castrados no sábado, além daqueles atendidos hoje. Todos os serviços oferecidos no programa são gratuitos.

A moradora local Rosânea Mendes levou o salsicha Bob, de um ano e dois meses, que estava com uma expressão amuada dentro do colar protetor de mordida, para a castração. Rosânea ficou sabendo do Deputados Aqui pela internet e usou o intervalo no trabalho para ir até lá. Da chegada até a ida para casa, com o cachorrinho já operado, o tempo estimado estava em apenas 40 minutos.

“A gente consegue tirar esses animais de uma situação de vulnerabilidade, [a castração] previne câncer de próstata, hiperplasia prostática, doenças senis, entre outras”, salientou Anny Caroline sobre a importância da ação.

Diretor de Participação Popular da Alego, Elias Vaz explicou que as ações tiveram início nesta sexta-feira para tornar o volume de atendimentos ainda mais significativo. No caso dos exames oftalmológicos, hoje estavam sendo priorizados atendimentos de quem espera consulta junto ao serviço de saúde municipal, e amanhã o público será atendido independentemente disso.

A expectativa, explicou Vaz à Agência Assembleia de Notícias, é que até 300 óculos sejam dados aos pacientes que tenham a necessidade de usá-los demonstrada pelo exame de refração – o famoso exame que determina a capacidade de enxergar e o grau dos óculos.

Se a consulta revela ser necessário operar os olhos, por sua vez, o paciente é encaminhado ao SUS, acrescenta o diretor.

As ações neste sábado incluirão também a assistência nas áreas social e jurídica, disponibilizados pela Defensoria Pública do Estado (DPE-GO), bem como atendimentos de saúde, aferição da pressão arterial, teste de glicemia, eletrocardiograma, tratamentos odontológicos e atendimento de ortopedistas, dermatologistas, clínicos gerais, entre outros. No caso do atendimento veterinário, haverá não apenas castrações, mas também consultas.

Além disso, deve haver ainda audiência pública para debate de problemas locais, e a expectativa é que de 1500 a 2000 pessoas passem pelo evento.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT