No Banner to display

21 de setembro de 2024
  • 13:08 Hotsite da Procuradoria Especial da Mulher é o novo canal de denúncia para vítimas de violência doméstica
  • 09:25 ‘Vamos entregar o Hospital Municipal nos dois primeiros anos’
  • 05:41 Ex-prefeita de Catanduvas (SC) é indiciada por furto em Fortaleza
  • 01:57 Bia de Lima homenageia trabalhadores administrativos da educação na segunda-feira, 23
  • 22:11 Hugo Vitti se apresenta nesta sexta-feira na Cervejaria Cerrado


Iniciativa foi anunciada durante simpósio em que foi apresentada pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Jataí sobre realidade de trabalho e direitos na atenção primária

Simpósio Fortalecimento da Saúde Materno Infantil reune profissionais de saúde e pesquisadores

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) firmou parceria com a Universidade Federal de Jataí (UFJ) para o desenvolvimento de ações voltadas ao avanço da assistência à mulher e às crianças até os 1 mil dias de vida. Essa troca de experiências foi anunciada na manhã desta quarta-feira (26/06), durante o Simpósio Científico Fortalecimento da Saúde Materno Infantil em Goiás. O evento, realizado no auditório da Escola de Saúde de Goiás, reuniu profissionais de saúde e pesquisadores.

Durante o simpósio, foi apresentado o programa Eu Quero – Goiás: Formação em Direitos à Saúde no Período dos 1.000 Dias de Vida. A iniciativa é resultado de uma pesquisa conduzida pela UFJ em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e a University of Southampton, no Reino Unido. A coordenadora da pesquisa, a professora da UFJ, Aridiane Alves Ribeiro, informa que o estudo foi realizado por meio de encontros e rodas de conversas com mulheres, jovens, usuários do SUS, trabalhadores da atenção primária e gestores de saúde.

“Procuramos entender como é a realidade do trabalho e dos direitos na atenção primária em Goiás, especialmente nos municípios de Jataí e de Aparecida de Goiânia”, acentuou a docente. A partir dessas informações, a equipe elaborou uma cartilha que destaca a assistência à mulher e aos bebês de até 2 anos, em especial os direitos a consultas, à escolha do parto; do acesso ao planejamento familiar e direito à creche para as crianças. Com a parceria, a cartilha será inserida na plataforma da Escola de Saúde SES-GO.

A superintendente de Políticas e Atenção Integral á Saúde da SES-GO, Paula dos Santos Pereira, enalteceu a importância da parceria. “A educação permanente é fundamental para o processo de trabalho”, sublinhou. Ela acentuou que a SES-GO tem como uma de suas prioridades o fortalecimento da Rede Materno-Infantil. Essa estratégia, conforme disse, está sendo efetivada por meio de alinhamento, capacitações e estruturação de unidades de Saúde.

A superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Rafaela Veronezi, enfatiza que o programa, alinhado ao Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde do Estado de Goiás, busca melhorar a qualidade dos serviços de saúde e fortalecer a Rede Cegonha. “O simpósio reflete nosso compromisso em promover avanços significativos na saúde materno infantil, capacitando e sensibilizando todos os envolvidos sobre a importância dos cuidados e direitos à saúde materna e infantil”, destacou.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (foto)/ Comunicação Setorial da SES-GO

Autor

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT