O Coronavírus é uma realidade, mas a dengue também é! - Primeira Mão

No Banner to display

25 de abril de 2024
  • 13:55 Quem era a professora encontrada morta após viajar com o marido | Goiás
  • 11:57 Benefício aos usuários do Ipasgo Saúde avança no Parlamento
  • 10:11 Corpo de pedagoga encontrado dentro de carro após ela desaparecer junto com o marido foi identificado pela arcada dentária; entenda procedimento | Goiás
  • 08:28 Justiça manda soltar pastor suspeito de crime sexual contra fiéis
  • 06:43 VEM AÍ A AGROTECNOLEITE COMPLEM 2024 EM MORRINHOS – GO | Especial Publicitário – Agrotecnoleite

Coronavírus é uma realidade, mas a dengue também necessita de vigilância constante. O grande percentual de óbitos causados pela covid-19, tanto em Goiás quanto no Brasil, dispara um alerta que mascara outro: a ameaça constante das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti estão ficando em segundo plano.

O Ministério da Saúde anunciou que a COVID-19 já matou quase 23 mil pessoas no país. Nesse contexto, deixar água parada pode criar mais um problema ao sistema de saúde, em meio ao cenário já complexo de combate ao novo coronavírus.

O isolamento sem os cuidados contra o mosquito pode favorecer a proliferação do vetor, transmissor também da chikungunya e da zika. Além de sobrecarregar o sistema de saúde, que também enfrenta outras doenças respiratórias nesta época do ano.

O secretário de Saúde do município, Velomar Rios, disse que coronavírus é prioridade do momento, mas que não se pode baixar a guarda com as chamadas arboviroses. “A população em isolamento deve aproveitar para rever em suas casas os possíveis locais com foco do mosquito e eliminá-los, para o poder do transmissor não aumentar”, afirma. Em 2020, até o mês de abril, foram notificados em Catalão 346 (trezentos e quarenta e seis) casos de dengue. Sendo 156 casos confirmados através de exames, 136 negativos e mais 54 casos com confirmação clínica epidemiológica, onde o médico reconhece a dengue pelos sintomas, independente de exame.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda reforça que o combate ao mosquito da dengue, Zika e chikungunya é uma missão conjunta entre o poder público e a população. E toda comunidade pode colaborar nessa força-tarefa.

O telefone do disque dengue continua disponível em caso de dúvidas ou até para denúncias. O número é 3442-5449.

SECOM – Prefeitura de Catalão

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT