23 de junho de 2026
  • 02:42 melhores momentos de Noruega 3 x 2 Senegal
  • 22:58 Filme “A Escolha de Ficar” será exibido no Auditório Carlos Vieira nesta terça-feira, 23
  • 19:14 Rio Verde inicia ciclovia entre Campos Elísios ao Espelho D’Água
  • 15:30 Eleitores no exterior foram decisivos na vitória de Espriella na Colômbia
  • 11:46 Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo


Assista ao vídeo com os gols e os lances selecionados pela “CazéTV” da partida disputada nesta 2ª feira (22.jun)

A seleção masculina de futebol da Noruega venceu a do Senegal nesta 2ª feira (22.jun.2026) por 3 a 2 em jogo disputado pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O jogo, válido pelo Grupo I, foi disputado no Estádio de Nova York, em East Rutherford, no Estado de Nova Jersey (EUA).

Os gols foram marcados por:

  • Noruega – Pedersen e Haaland (2x)
  • Senegal  – Ismaïla Sarr (2x)

Assista a trechos do jogo selecionados pela CazeTV (6min):

6 minutos com trechos da partida entre as seleções de futebol da Noruega e do Senegal, com vitória por 3 a 2 dos noruegueses

O Poder360 publica, em parceria com a CazéTV, trechos de todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026. Os vídeos reúnem o que a CazéTV considera os melhores momentos de cada confronto, incluindo os gols, as chances criadas pelas equipes e os lances decisivos da partida.

Os direitos autorais desses vídeos com trechos da partida são da Fifa (Federação Internacional de Futebol). É proibido copiar ou distribuir os arquivos que estão aqui nesta página do jornal digital Poder360.

Leia mais sobre as duas seleções nos infográficos abaixo:

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.

No caso do Brasil, cabe à CBF definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”).

O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoverá, no dia 23 de junho, a exibição especial do filme “A Escolha de Ficar”, um drama emocionante que aborda temas sensíveis, como dependência emocional, violência doméstica, superação, fé, recomeço e cura. A sessão será às 9 horas, no Auditório Carlos Vieira.

Com argumento da psicanalista Ângela Sirino, do Instituto Fazendo a Diferença, o longa apresenta a trajetória de Denise, uma mulher que, após anos vivendo em um relacionamento marcado por manipulação, silêncio e perda de identidade, enfrenta um acontecimento extremo que transforma completamente sua vida. A partir desse momento, ela inicia uma difícil jornada de reconstrução pessoal e emocional. A obra retrata os impactos da violência psicológica e emocional, além do difícil processo de recuperação, mostrando que é possível transformar dor em força e recomeçar.

O filme busca provocar reflexão sobre os impactos da violência contra a mulher, mostrando como relacionamentos abusivos podem se disfarçar de amor e destacando a importância do acolhimento, do tratamento terapêutico e da fé no processo de superação.

Com uma combinação de drama, romance e emoção, a produção promete tocar o público ao abordar situações vividas por milhares de mulheres e reforçar a mensagem de que sempre existe a possibilidade de um novo começo.

“A Escolha de Ficar” também está disponível na plataforma de streaming FD Play. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Ação Urbana, iniciou a construção da primeira etapa da nova ciclovia e ciclofaixa no município. O projeto prevê aproximadamente sete quilômetros de extensão e vai ligar o setor Campos Elísios ao Espelho D’Água, em mais um investimento voltado à mobilidade urbana e à qualidade de vida da população.

A intervenção tem como objetivo ampliar a segurança de ciclistas e pedestres, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. A proposta também busca estimular a prática de atividades físicas e fortalecer a integração entre diferentes regiões da cidade, contribuindo para a reorganização do fluxo urbano.

Além da implantação da ciclovia e ciclofaixa, o projeto inclui serviços de adequação urbanística, instalação de sinalização e melhorias na infraestrutura ao longo de todo o percurso. As intervenções foram planejadas para garantir acessibilidade, organização do tráfego e mais segurança aos usuários.

Segundo a Secretaria Municipal de Ação Urbana, a obra acompanha o crescimento urbano de Rio Verde e atende à demanda por investimentos em mobilidade. A gestão destaca que o projeto busca oferecer alternativas mais seguras e modernas de deslocamento, alinhadas às necessidades da população.

“Estamos investindo em uma estrutura moderna que vai beneficiar toda a comunidade. A ciclovia vai proporcionar mais segurança para quem utiliza a bicicleta diariamente, incentivar a prática de atividades físicas e oferecer um novo espaço de convivência para as famílias rio-verdenses”, afirmou o secretário municipal.

Foto: Secom

Com a execução da primeira etapa já em andamento, a expectativa é de que a nova via se consolide como uma importante alternativa de mobilidade e lazer. O trecho também deve favorecer a integração urbana e estimular hábitos mais saudáveis entre os moradores.

Quando concluído, o corredor entre Campos Elísios e Espelho D’Água deve se tornar um dos principais eixos para ciclistas e pedestres no município, reforçando a proposta de uma cidade mais acessível, conectada e sustentável.

Autor Flávio Veras


Advogado “outsider” de direita superou adversário com pouco mais de 250 mil votos

O advogado Abelardo de la Espriella (Defensores de la Patria, direita) foi eleito presidente da Colômbia com pouco mais de 250 mil votos de vantagem sobre o principal adversário, o filósofo Iván Cepeda (Pacto Histórico, esquerda), na noite de domingo (21.jun.2026). Para conquistar a vitória, contou com os votos de uma parcela importante do eleitorado: os que decidiram deixar o país banhado ao norte pelo Mar do Caribe.

Dentre os que residem no exterior, Espriella recebeu 63,8% de preferência e abriu uma vantagem de 177.809 votos sobre Cepeda. De acordo com a AFP, a boa performance neste faixa do eleitorado foi fundamental para derrotar o candidato apoiado pelo atual presidente, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda). O resultado representou 2/3 do total da diferença de votos.

A apuração preliminar oficial aponta a vitória de Espriella com 49,6% dos votos, contra 48,7% de Cepeda. O advogado tem 47 anos, é apoiador de Donald Trump (Partido Republicano) e tem dupla cidadania (colombiana e americana). Venceu o pleito em um momento em que a Colômbia registra a maior onda de violência da última década.

Em seu primeiro discurso na cidade de Barranquilla, afirmou que o país viverá o início de uma “mudança de ordem” e o fim do tempo para quem “semeou violência, terror, narcotráfico e corrupção”. Ele governará o país até 2030.

A noite da eleição foi marcada por manifestações em Bogotá e Cali. Grupos ocuparam as ruas aos gritos de “resistência!” e entraram em confronto com a tropa de choque da polícia. Manifestantes queimaram bandeiras dos Estados Unidos e expressaram temor pela perda de direitos sociais e programas voltados à população vulnerável, ampliados na gestão anterior.

Ivan Cepeda declarou que não aceitará a derrota antes da apuração final. O candidato da esquerda pretende contestar 33.000 urnas na tentativa de reverter o resultado.

O pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comemorou a vitória de Espriella.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa de Goiás vai promover pelo menos sete eventos nesta egunda-feira, 19. Na agenda do dia, constam sessões solenes, reuniões e homenagens que serão realizadas dentro e fora do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano.

Às 9 horas, o Auditório Francisco Gedda recebe sessão solene em homenagem aos auxiliares e técnicos de saúde do Estado de Goiás. A iniciativa é do deputado Mauro Rubem (PT) e tem como objetivo reconhecer o trabalho desempenhado pelos profissionais da categoria.

Ainda pela manhã, às 10 horas, será realizada a 8ª Reunião do Comitê Central de Compliance 2026. Promovido pela Assessoria Técnica de Compliance, o encontro ocorrerá em suas dependências e reunirá integrantes do comitê para tratar de temas ligados à área.

Vespertino

A programação da tarde começa às 14 horas, no Auditório Francisco Gedda, com reunião da Comissão de Minas e Energia. O encontro, de iniciativa do deputado Lineu Olímpio (MDB), marcará o lançamento oficial do Brazil & Latin America Mining Investment Hub (BRAMINVEST 2026).

Às 15 horas, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) promove uma solenidade em homenagem ao Dia do Administrador e aos 41 anos dO parlamentar  propôs a solenidade como forma de reconhecer a importância dos profissionais de administração para o desenvolvimento econômico e organizacional do Estado, além de valorizar a trajetória institucional do CRA em Goiás.

Noturno

As atividades da noite começam às 18 horas, fora da sede da Assembleia. No Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, será realizada uma sessão solene de honra ao mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. A iniciativa é da Diretoria de Participação Popular.

Às 19 horas, duas solenidades ocorrerão simultaneamente. Em Alexânia, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) comandará uma sessão solene itinerante no plenário da Câmara Municipal em homenagem a personalidades de destaque. No mesmo horário, o Plenário Iris Rezende Machado, no Palácio Maguito Vilela, receberá uma sessão solene em homenagem aos biomédicos, proposta pelo deputado e presidente da Assembleia, Bruno Peixoto (UB).

Os eventos realizados na sede da Assembleia Legislativa serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da TV Assembleia Legislativa no YouTube, permitindo que a população acompanhe a programação tanto de maneira presencial quanto remota.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Dois acidentes registrados neste sábado (20/6) em rodovias de Goiás mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e serviços hospitalares da região. As ocorrências, registradas na GO-060, em Turvânia, e na BR-153, em Goiatuba, deixaram uma pessoa morta e outras sete feridas, além de exigirem operações complexas de resgate.

O caso mais grave ocorreu na GO-060, no quilômetro 79, entre os municípios de Nazário e Turvânia. A colisão envolveu dois veículos de passeio e deixou sete vítimas, todas do sexo masculino, com idades entre 24 e 67 anos.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Palmeiras de Goiás, Goiás e São Luís de Montes Belos, com apoio do SAMU, atuaram no resgate e encaminhamento das vítimas para unidades de saúde em Turvânia, Firminópolis e São Luís de Montes Belos.

Devido à gravidade dos ferimentos de um dos ocupantes, de 27 anos, foi necessária a mobilização de uma aeronave de resgate. Os bombeiros prestaram apoio no Hospital Municipal de Turvânia e, posteriormente, auxiliaram nos procedimentos de segurança para o pouso da aeronave em um campo de futebol do município, garantindo a transferência do paciente para atendimento especializado.

A vítima foi transportada pelo serviço aeromédico do CBMGO ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade.

Horas depois, uma nova ocorrência mobilizou os bombeiros, desta vez na BR-153, no quilômetro 650, nas proximidades da Usina CEM, na zona rural de Goiatuba. O acidente envolveu dois caminhões e deixou um motorista preso às ferragens após a colisão na traseira de outro veículo de carga.

Foto: CBMGO

Durante o atendimento, a vítima relatou ter sofrido um mal súbito e perdido a consciência enquanto dirigia. O impacto fez com que o volante comprimisse a região abdominal do condutor, impedindo sua movimentação e dificultando o resgate.

Após o gerenciamento dos riscos e a estabilização do local, os bombeiros utilizaram equipamentos de desencarceramento para remover a porta da cabine e ampliar o acesso ao motorista. A vítima foi estabilizada ainda no interior do caminhão, retirada em segurança e encaminhada ao Hospital Municipal de Goiatuba para avaliação médica.

As duas ocorrências evidenciam a complexidade dos atendimentos realizados em rodovias goianas, especialmente em acidentes que demandam múltiplas equipes de resgate, operações de desencarceramento e apoio aeromédico.

Os casos reforçam a importância da rápida resposta dos serviços de emergência em situações de alta gravidade nas estradas do estado.

Autor Rogério Luiz Abreu


Assista ao vídeo com os gols e os lances selecionados pela “CazéTV” da partida disputada na noite deste domingo (21.jun)

A seleção masculina de futebol do Egito venceu a da Nova Zelândia neste domingo (21.jun.2026) por 3 a 1 em jogo disputado pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A partida, válida pelo Grupo G, foi realizada no Estádio BC Place, em Vancouver (Canadá).

Os gols foram marcados por:

  • Nova Zelândia – Finn Surman (15 minutos);
  • Egito – Mostafa Ziko (58 minutos), Mohamed Salah (67 minutos) e Trézéguet (82 minutos).

Assista a trechos do jogo selecionados pela CazeTV (6min):

Melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito

O Poder360 publica, em parceria com a CazéTV, trechos de todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026. Os vídeos reúnem o que a CazéTV considera os melhores momentos de cada confronto, incluindo os gols, as chances criadas pelas equipes e os lances decisivos da partida.

Os direitos autorais desses vídeos com trechos da partida são da Fifa (Federação Internacional de Futebol). É proibido copiar ou distribuir os arquivos que estão aqui nesta página do jornal digital Poder360.

Leia mais sobre as duas seleções nos infográficos abaixo:

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.

No caso do Brasil, cabe à CBF definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”).

O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.



Autor Poder360 ·


O deputado Mauro Rubem (PT) presidiu, na manhã deste sábado, 20, sessão solene extraordinária dedicada aos agentes culturais. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende.

Além de Mauro Rubem, fizeram parte da mesa: assessora adjunta de atividades culturais da Assembleia Legislativa de Goiás, Emiliana Santos; propositora do projeto Cidade Viva, professora Ana Rita Marcelo de Castro; produtor cultural Kleyse de Oliveira; artista plástica Vânia Ferro; produtora cultural Ana Carolina Vieira dos Santos; trompetista e professor Aurélio Nogueira.

Ao abrir a solenidade de sua iniciativa, Mauro Rubem destacou a importância do reconhecimento aos trabalhadores da cultura e afirmou que a atividade cultural é essencial para o desenvolvimento humano. “Nós vivemos um momento fundamental para a atividade humana, que é o reconhecimento dos trabalhos que são feitos por quem faz cultura. Esta sessão é também um espaço para trocar ideias, ouvir pessoas e conversar sobre o momento que estamos vivendo”, afirmou.

O parlamentar defendeu a cultura como ferramenta de transformação social e criticou tentativas de restringir seu papel na sociedade. “A cultura não pode ser tratada apenas de forma estética. Ela precisa ser viva, participativa e acessível. Um dos instrumentos mais fortes para reverter as desigualdades e melhorar a realidade do Brasil é justamente a cultura, porque ela permite a criação e o desenvolvimento da inteligência de cada pessoa”, observou.

Mauro Rubem também reforçou a necessidade de fortalecer as políticas públicas culturais e ampliar a fiscalização sobre a aplicação dos recursos destinados ao setor. “Quem faz cultura precisa ter voz, ajudar a decidir e acompanhar as políticas públicas. Fiscalizar é uma responsabilidade do nosso mandato. O recurso público tem que ser transparente e servir verdadeiramente para fortalecer a cultura e os seus trabalhadores”, finalizou.

 Agente de Transformação

Posteriormente, a produtora cultural Ana Carolina Vieira dos Santos falou sobre  o papel transformador da arte e da cultura na vida das pessoas, especialmente nas comunidades periféricas. “A arte e a cultura resgatam vidas, revelam talentos e criam oportunidades. Muitas vezes, um jovem tem um dom, mas não encontra espaço para desenvolvê-lo. Quando a cultura chega a essas pessoas, ela amplia horizontes, fortalece a autoestima e mostra novos caminhos. Por isso, precisamos continuar lutando por mais reconhecimento e por políticas públicas que garantam o acesso à cultura para todos”, concluiu.

Em seguida,  a artista plástica Vânia Ferro defendeu a ampliação das ações culturais em Goiânia e no interior do Estado, com relevo para a importância da arte na transformação social e na valorização das comunidades. “A cultura precisa chegar a todos os bairros e também ao interior. A arte, a poesia e as manifestações culturais transformam os espaços e as pessoas. Precisamos fortalecer o setor, unir forças e ocupar cada vez mais esses espaços, porque a cultura leva conhecimento, beleza e oportunidades para a população”, declarou.

O trompetista e professor Aurélio Nogueira falou da valorização da arte como ferramenta de transformação social e inclusão nas periferias. “A arte transforma vidas, educa e cria oportunidades. Mesmo com todas as dificuldades, seguimos trabalhando para levar conhecimento artístico aos jovens e às comunidades. Precisamos ocupar espaços, fortalecer as minorias e compreender que a cultura é um instrumento fundamental de cidadania e desenvolvimento humano”, apontou.

Identidade

A propositora do projeto do Cidade Viva enfatizou  a importância do evento como espaço de reconhecimento e valorização da cultura. “Fico muito feliz com todas as falas das pessoas que me antecederam e com essa sessão que homenageia pessoas que fazem tanto por nossa cidade, pelo nosso Estado e pelo nosso país”, externou.

Em seguida, a  produtora cultural Kleyse de Oliveira Visitação subiu à tribuna e  compartilhou sobre os desafios enfrentados por mulheres, mães solo e artistas periféricos na construção de suas trajetórias na cultura independente. “Não é fácil ser mulher, mãe e artista periférica. A gente aprende a fazer tudo sozinha e muitas vezes luta contra a falta de oportunidade, contra a invisibilidade e pela sobrevivência por meio da arte”, disse, quando mencionou também sua atuação como escritora, compositora e produtora cultural.

Kleyse de Oliveira relacionou arte e saúde mental nas periferias, defendendo a cultura como ferramenta de expressão e transformação. “A arte expõe o inconsciente, ajuda a colocar para fora dores e vivências. É sobre buscar quem somos de fato, com dignidade, respeito e liberdade”, concluiu.

Por fim, a assessora de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa, Emiliana Santos, falou da cultura como elemento de transformação social e ressaltou o trabalho que ela tem desenvolvido na  Casa em parceria com o deputado Mauro Rubem. “A cultura é muito mais do que entretenimento. Ela é memória, identidade, pertencimento, resistência e transformação.  Aqui na Alego, foi construída uma política de portas abertas para a cultura, permitindo que essa Casa de Leis se tornasse um espaço democrático, com exposições, feiras, mostras e diversas ações que aproximam a população do Parlamento”, relatou.

Santos também contou sua trajetória pessoal, sua vivência na periferia e sua atuação na gestão cultural da Casa. “Sou mulher preta, da periferia, e hoje ocupo um espaço de liderança como a única mulher negra em cargo de chefia na Alego. Eu já pedi cesta básica na Câmara Municipal e hoje estou aqui nessa posição. Isso mostra que é possível o ocupar esses espaços e que a cultura e a política podem transformar realidades”, encerrou.

A íntegra da sessão solene pode ser acompanhada clicando aqui.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Prefeitura de Goiânia entregou, neste domingo (21/6), 311 escrituras a moradores da Região Noroeste, em solenidade realizada no Centro de Ensino Ismael Jesus, no Bairro da Vitória. A ação integra o programa de regularização fundiária conduzido pela gestão do prefeito Sandro Mabel, em parceria com o Governo de Goiás, e marca o fim de uma espera que, em alguns casos, chegou a 43 anos para que famílias recebessem a documentação definitiva de seus imóveis.

A entrega contempla moradores dos bairros Conjunto Primavera, Bairro da Vitória, São Domingos, São Carlos, Boa Vista e Floresta, ampliando o processo de formalização urbana em uma das regiões mais populosas da capital.

Durante o evento, o prefeito Sandro Mabel destacou o caráter social da iniciativa e a importância da segurança jurídica para as famílias beneficiadas.

“Esta entrega dos registros dos imóveis é uma medida de inclusão social, segurança jurídica e reconhecimento da dignidade de famílias que viveram por décadas sem garantia formal sobre onde moram. É a efetivação do direito à moradia”, afirmou.

Segundo o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Santana, esta é a terceira etapa de entregas na Região Noroeste nesta gestão, totalizando 1.026 escrituras já concedidas na área. A previsão da Prefeitura é alcançar 2,6 mil imóveis regularizados até o fim do ano.

Ele também destacou os impactos econômicos da regularização: “Com a escritura em mãos, o imóvel passa a ter valor formal de mercado. Os proprietários podem acessar crédito bancário, financiar melhorias na residência e transferir legalmente o patrimônio para os filhos”, explicou.

Além do impacto individual, a regularização fundiária também reorganiza o planejamento urbano da cidade, permitindo a integração oficial dessas áreas ao sistema de infraestrutura municipal, com reflexos diretos em saneamento, iluminação pública, pavimentação e mobilidade.

Foto: Joabe Mendonça

A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto, que destacou a relevância social da ação.

“Sabem a importância que tem, de fato, para a pessoa, ter a escritura de seu imóvel”, pontuou.

Na área habitacional, a gestão Mabel informa que já formalizou cerca de 7 mil imóveis e projeta alcançar 40 mil regularizações ao longo do mandato.

A Prefeitura também mantém frentes de habitação popular, com destaque para 240 unidades já entregues no Residencial Iris Rezende III e outras 496 em processo de doação nos residenciais Iris Rezende IV e V, dentro do programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1, com subsídios municipais e contrapartidas estaduais e federais.

A expectativa da administração municipal é que o avanço das regularizações e entregas habitacionais consolide um ciclo de expansão urbana com maior formalização, impacto social e valorização imobiliária na capital.

Autor Rogério Luiz Abreu


Autorizado para tratar diabetes tipo 2 em jovens de 10 a 17 anos, medicamento pode ajudar a controlar a doença, mas demanda acompanhamento

Apesar dos ótimos resultados no controle da obesidade e de doenças como o diabetes, o uso de medicamentos agonistas do GLP-1, mais conhecidos como “canetas emagrecedoras”, ainda pode despertar dúvidas em diversas pessoas, inclusive adolescentes. Afinal, elas também servem para esse público? 

Em abril, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou que a tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly) seja utilizada exclusivamente para controle do diabetes tipo 2 em pacientes de 10 a 17 anos de idade. Com isso, o medicamento se torna o primeiro da classe dos agonistas duplos dos receptores de GIP e GLP-1 liberado no Brasil para crianças e adolescentes.

Essas siglas se referem a hormônios intestinais que participam do controle da glicose no sangue e da produção de insulina. Ao ativar simultaneamente esses receptores, o remédio ajuda a melhorar os índices glicêmicos e a reduzir a resistência à insulina. 

O avanço do diabetes tipo 2 entre jovens acompanha o crescimento da obesidade infantil nas últimas décadas. Em 2009, havia 74.972 adolescentes com obesidade no Brasil, segundo o Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), do Ministério da Saúde. Em 2025, esse número saltou para 986.058, um aumento de 1215%. 

Um estudo publicado em 2019 no periódico Pediatric Diabetes analisou dados de 37,8 mil estudantes brasileiros com idades entre 12 e 17 anos e estimou que havia 213 mil adolescentes com diabetes tipo 2 no Brasil, além de 1,4 milhão com pré-diabetes. Sedentarismo, consumo excessivo de ultraprocessados, alterações no sono e fatores genéticos estão entre os principais elementos associados ao aumento da doença nesse público. Diferentemente do diabetes tipo 1, que é autoimune, o tipo 2 geralmente está ligado a hábitos alimentares e de estilo de vida.

USO EM ADOLESCENTES

A autorização da Anvisa foi baseada em estudos clínicos que avaliaram a eficácia e a segurança da tirzepatida em adolescentes. Um dos principais trabalhos, publicado em 2025 na revista científica The Lancet, acompanhou 99 participantes com 14,7 anos, em média, em 8 países. Todos já utilizavam insulina e/ou metformina para tratar o diabetes antes do início da pesquisa.

Divididos em 3 grupos, dois receberam diferentes dosagens de tirzepatida e outro tomou placebo. Após 33 semanas, os pesquisadores observaram melhora significativa nos níveis de glicemia e redução do IMC (índice de massa corporal) entre os adolescentes tratados com o medicamento. E os resultados permaneceram consistentes após um ano de acompanhamento.

“Trata-se de uma medicação revolucionária para crianças e adolescentes com essa doença, público que apresenta complicações de forma mais intensa e precoce. Por isso, é tão importante um tratamento eficiente e prematuro”, afirma a endocrinologista Maria Edna de Melo, da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). 

“Mesmo assim, diferente do que acontece no caso dos adultos, a medicação não é indicada para o emagrecimento em nenhum caso, pois não existem estudos com essa população para esse fim”

EFEITOS COLATERAIS E ACOMPANHAMENTO

Os efeitos colaterais do uso da tirzepatida em pacientes pediátricos são os mesmos enfrentados por adultos. “Os mais comuns são sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, constipação e diarreia. Casos de hipoglicemia também podem ocorrer e devem ser monitorados”, alerta o pediatra Claudio Reingenheim, do Einstein Hospital Israelita. 

Problemas relacionados ao pâncreas e à vesícula biliar podem demandar exames mais frequentes. Outra questão importante é que a substância diminui a eficácia de contraceptivos orais. “Por isso, as adolescentes devem ser orientadas a usar outro método de contracepção”, acrescenta Reingenheim. 

O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia à tirzepatida ou qualquer componente da fórmula; pacientes com histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular de tireoide, um tipo raro de câncer; ou neoplasia endócrina múltipla tipo 2, doença genética envolvendo tumores nas glândulas endócrinas. 

Entre crianças e adolescentes, fatores como fase de crescimento, desenvolvimento hormonal e impacto metabólico tornam o acompanhamento mais delicado do que no caso dos adultos. 

“O tratamento deve ser individualizado, escalonando a aplicação de acordo com tolerabilidade e necessidade do paciente, respeitando cada caso para não ficar intolerante, acompanhado de perto por um médico”, orienta Maria Edna de Melo.


Este texto foi publicado originalmente pela Agência Einstein, em 12 de junho de 2026. O conteúdo é livre para republicação, citada a fonte, e foi adaptado para o padrão do Poder360.



Autor Poder360 ·