26 de junho de 2026
  • 09:07 Deputado Cristóvão Tormin celebra os 100 anos da Associação Atlética Luziânia em sessão solene no Plenário Iris Rezende
  • 05:23 Operação resgata 23 animais que sofriam maus-tratos em Goiânia
  • 01:39 Brasil aciona Suprema Corte da Itália por extradição de Zambelli
  • 21:55 Diocese de Jataí e profissionais de diferentes áreas recebem honrarias amanhã
  • 18:12 FIEG debate tendências políticas e econômicas com Felipe Nunes


A Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene em homenagem ao centenário da Associação Atlética Luziânia na tarde desta quinta-feira, 25. A solenidade foi comandada pelo deputado Cristóvão Tormin (PRD) e ocorreu no Plenário Iris Rezende.

Para compor a mesa diretiva, o presidente em exercício convidou o deputado e líder da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte na Assembleia Legislativa, Ricardo Quirino (Republicanos); o presidente da Associação Atlética Luziânia, Rodrigo Antônio Lopes; a vereadora de São Miguel do Passa Quatro, Roselaine Carvalho (UB); o empresário Ricardo Tatico; a chefe de gabinete do conselheiro Valcenor Braz, do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Ana Maria Peixoto; e o assessor parlamentar José Lucena Roriz.

Tormin iniciou seu discurso afirmando que sua história com a associação de Luziânia é mais antiga que sua carreira política. “Ainda muito jovem tive a oportunidade de trabalhar no Luziânia Futebol Clube, o que coincidiu com a gestão do ex-prefeito José Roriz Aguiar (Zequinha), o que me fez sentir ainda mais amor pela agremiação da Associação Atlética Luziânia”, destacou.

O deputado enalteceu a torcida e a Associação Atlética Luziânia, que, segundo ele, levou o nome da cidade para além das fronteiras de Goiás. “Quem não se lembra do jogo de entrega do Estádio Mané Garrincha para a Copa de 2014? Nós fizemos o jogo-teste e nós nos sagramos bicampeões e lotamos o estádio, graças à torcida apaixonada da Associação Atlética Luziânia”, salientou Cristóvão Tormin. 

Antes de finalizar o discurso, o parlamentar vestiu uma camisa do clube do Entorno do Distrito Federal (DF). “Hoje, essa homenagem é um reconhecimento para que todos que contribuíram para que a Associação Atlética Luziânia chegasse ao seu centenário como símbolo de tradição, perseverança e amor por Luziânia”, finalizou Cristóvão Tormin.

Integrante da mesa diretiva da solenidade, o deputado Ricardo Quirino destacou os 100 anos de existência do clube e relembrou conquistas, desafios e a participação de torcedores, dirigentes e atletas ao longo da trajetória da associação.

Quirino também ressaltou o papel do esporte como instrumento de inclusão social: “Hoje, temos no esporte uma das maiores portas de inclusão, pois ele não aceita a injustiça, as drogas, nem a deslealdade”. Ao final, o deputado afirmou que o fortalecimento das políticas esportivas deve integrar a pauta dos legisladores e declarou apoio à Associação Atlética Luziânia, ao afirmar que a instituição poderá contar com o respaldo dos parlamentares da Alego.

Ao discursar, o assessor parlamentar José Lucena Roriz falou sobre a trajetória da instituição. Em seu pronunciamento, lembrou que o clube atravessou diferentes períodos históricos, disputou competições em Goiás e no Distrito Federal e manteve suas atividades ao longo das décadas.

Roriz comentou ainda sobre a relação da associação com a história do município, recordando que sua fundação ocorreu quando a cidade ainda era denominada Santa Luzia. Ele também mencionou o apoio ao esporte durante a gestão de Cristóvão Tormin à frente da Prefeitura e relembrou a homenagem prestada a seu pai, Zequinha Roriz, com a denominação do Estádio Serra do Lago.

Representando a Associação Atlética Luziânia, o presidente Rodrigo Antônio Lopes relatou sua trajetória junto ao clube. Ele recordou sua chegada à equipe como atleta, em 2014, após retornar ao Brasil, e citou a conquista de um título durante o período em que Cristóvão Tormin exerceu o cargo de prefeito.

Por fim, Lopes afirmou que a associação enfrenta dificuldades devido à ausência de um estádio para a realização de suas atividades e defendeu uma solução para a situação da praça esportiva utilizada pelo clube.

Após os discursos, os homenageados receberam os certificados do Mérito Legislativo. A sessão solene pode ser assistida neste link.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) resgatou 23 animais em situação de maus-tratos em um pet shop no Parque Industrial João Braz, em Goiânia. A ação, realizada na quarta-feira (24/6), terminou com a prisão em flagrante de um homem e uma mulher responsáveis pelo estabelecimento.

Batizada de Operação Filantropia de Fachada, a força-tarefa foi desencadeada após denúncias e investigações que apontavam possíveis irregularidades na comercialização de animais sob o pretexto de adoção. No local, as equipes encontraram 14 cães e nove gatos mantidos em condições precárias de higiene e saúde.

Segundo a investigação, os animais estavam confinados em espaços inadequados, em gaiolas pequenas, sem vermifugação, com água e alimentação em condições insalubres e apresentando sinais de fome, sede e debilidade física. Durante a fiscalização, um gato foi encontrado morto dentro de uma gaiola junto aos demais animais vivos.

O estado de saúde de parte dos animais exigiu atendimento emergencial. Cinco cães e dois gatos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (Upavet), em Goiânia. Um dos cães, porém, não resistiu e morreu pouco depois de dar entrada na unidade. Os demais animais ficaram sob os cuidados da Amma.

Além dos cães e gatos, os agentes localizaram uma ave silvestre mantida irregularmente no estabelecimento. O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para avaliação e cuidados especializados.

A perícia técnica confirmou indícios dos crimes investigados. Os dois responsáveis foram autuados por maus-tratos qualificados contra cães e gatos, com agravante pelo resultado morte, além de manter animal silvestre sem autorização legal. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

A suspeita é de que o estabelecimento comercializasse animais de forma irregular sob a alegação de adoção. A investigação também apura possíveis práticas relacionadas ao tráfico ilegal de animais.

Para a diretora de Bem-Estar Animal da Amma, Raquel Fleury, a participação da população foi fundamental para o desfecho da ocorrência.

“Esse caso demonstra a importância da participação da população na denúncia de situações suspeitas. Cada denúncia pode representar a chance de interromper ciclos de violência e garantir uma nova vida para esses animais”, destacou.

Os animais resgatados seguem recebendo assistência da Amma e necessitam de lares temporários. Após a estabilização clínica, poderão ser acolhidos por voluntários cadastrados, que recebem suporte com ração, medicamentos, quando necessário, e acompanhamento técnico da agência. Interessados podem obter informações pelo telefone 3030-2811.

Autor Manoel Messias Rodrigues


Manifestação enviada a tribunal europeu valida condenação da ex-deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

A Advocacia Geral da União protocolou nesta 5ª feira (25.jun.2026) uma manifestação oficial perante a Corte Suprema de Cassação da Itália para dar andamento ao 2º procedimento de extradição da ex-deputada Carla Zambelli. O documento responde a exigências do tribunal europeu sobre as garantias jurídicas do processo e valida a condenação da ex-congressista pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

A ofensiva jurídica internacional é resultado de um esforço coordenado por diferentes braços do Estado brasileiro. A execução do parecer foi conduzida pela PNAI (Procuradoria Nacional da União de Assuntos Internacionais), unidade vinculada à AGU, atuando em parceria direta com o Ministério das Relações Exteriores e com a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional).

TRATADO INTERNACIONAL E SIGILO

A posição brasileira apresentada à Corte italiana toma como base as regras fixadas no Tratado de Extradição firmado entre os 2 países, além das normas globais que regulam a cooperação jurídica em matéria penal. Por se tratar de uma ação de natureza jurisdicional que corre sob segredo de Justiça na Itália, os órgãos federais não divulgaram o teor completo dos documentos protocolados e nem comentaram as estratégias processuais desenhadas para o caso.

Em nota oficial, a AGU defendeu que a medida reafirma o compromisso do país com os acordos de cooperação internacional, classificando o instrumento como essencial para garantir o cumprimento de decisões judiciais emitidas no Brasil e combater a impunidade, respeitando as regras do devido processo legal.

Leia a íntegra da nota da AGU:

“A Advocacia-Geral da União (AGU) informa que foi protocolada, nesta quinta-feira (25/06), perante a Corte Suprema de Cassação da República Italiana, a manifestação da República Federativa do Brasil no âmbito do segundo procedimento extradicional relacionado à cidadã brasileira Carla Zambelli.

“O processo se refere à condenação de Zambelli pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Na manifestação ao tribunal italiano, foram enviadas as informações prestadas pelo STF sobre as garantias exigidas pela Justiça italiana para a extradição, bem como sobre a validade da condenação pela suprema corte brasileira.

“A manifestação foi elaborada no contexto da atuação coordenada do Estado brasileiro em matéria de cooperação jurídica internacional, contando com a participação institucional da AGU, por intermédio da Procuradoria Nacional da União de Assuntos Internacionais (PNAI), em articulação com a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) e o Ministério das Relações Exteriores.

“A posição do Estado brasileiro observa os parâmetros estabelecidos pelo Tratado de Extradição celebrado entre a República Federativa do Brasil e a República Italiana, bem como pelas normas internacionais aplicáveis à cooperação jurídica em matéria penal.

“A AGU ressalta que o procedimento extradicional possui natureza jurisdicional e tramita sob regime de confidencialidade perante as autoridades competentes da República Italiana. Em razão disso, não é possível divulgar o conteúdo da manifestação apresentada nem comentar aspectos específicos relacionados ao mérito da causa ou às estratégias processuais adotadas, em respeito às normas processuais aplicáveis e à própria condução do processo pelas autoridades italianas.

“Por fim, a AGU reafirma o compromisso permanente do Estado brasileiro com a cooperação jurídica internacional, instrumento essencial para a efetividade da jurisdição penal, o cumprimento das decisões judiciais e o combate à impunidade, sempre em estrita observância ao devido processo legal, aos direitos fundamentais e às obrigações internacionais assumidas pelo Brasil”.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, nesta sexta-feira (26), uma série de solenidades ao longo do dia em tributo a profissionais da saúde, a magistrado e à Diocese de Jataí. Os eventos ocorrerão na sede do Poder Legislativo Estadual, Palácio Maguito Vilela, e no Setor Jardim do Cerrado. 

A agenda começa às 9 horas, no Plenário Iris Rezende, com sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde, por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). Durante a cerimônia, receberão a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira Alline Silva Rosa Scaglia, Ana Paula de Oliveira, Rodrigo Vasconcelos Leite e Patrícia Silva de Sousa.

Às 10 horas, o deputado Talles Barreto (UB) conduzirá uma sessão solene itinerante no Setor Jardim do Cerrado, em Goiânia, em honra às mulheres da região.

Em seguida, às 11 horas, a deputada Vivian Naves (Republicanos), em parceria com o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), entregará o Título de Cidadania Goiana ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca.

Natural do Maranhão, o magistrado integra a Terceira Seção e a Quinta Turma do STJ, com atuação voltada principalmente para matérias penais e processuais penais. Antes de chegar à corte, atuou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e também desenvolveu atividades acadêmicas na área do direito.

Diocese de Jataí

No período da tarde, às 14 horas, o deputado Karlos Cabral (PSB) promoverá sessão solene dedicada aos 70 anos da Diocese de Jataí. A iniciativa destaca a contribuição histórica da instituição religiosa para o desenvolvimento social, educacional e espiritual da região sudoeste de Goiás.

Entrega de títulos e medalha encerra programação

A programação será concluída às 19 horas. Haverá cerimônia solene conduzida pelo deputado Delegado Eduardo Prado, para a entrega de títulos de cidadania a Fábio Luiz Munhoz Mazzaro e Paulo Ricardo Gomes e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a expoentes em Goiás. 

Paulo Ricardo Gomes é natural de Campinas (SP). Possui formação em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de especializações internacionais em instituições como a Thunderbird School of Global Management e a Harvard Business School.

Com ampla experiência executiva, atuou em cargos de liderança em empresas nacionais, internacionais e atualmente exerce função na Companhia Brasileira de Cartuchos, com atuação voltada ao fortalecimento institucional, desenvolvimento de produtos e relações com o setor público.

Fábio Luiz Munhoz Mazzaro, natural de São Paulo (SP), é administrador de empresas com MBA pela Fundação Getulio Vargas. Possui longa trajetória nas áreas financeira e de gestão corporativa. Ao longo da carreira, ocupou posições de destaque, incluindo a presidência da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), além de cargos executivos em empresas do setor industrial. Atualmente, também integra a gestão da CBC AMMO LLC, com atuação internacional.

Já Luiz Reginaldo Diniz da Silva, natural de Santana do Cariri (CE), é fundador da RDS Consultoria e Representação Ltda. e atua há mais de uma década nos setores comercial e institucional, em Goiás e no Distrito Federal.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), com apoio do Sebrae Goiás, promoveu nesta quarta-feira (24/06), na Casa da Indústria, em Goiânia, o evento Brasil em Reflexão, reunindo empresários, dirigentes sindicais, autoridades e lideranças do setor produtivo para discutir os cenários político e econômico do país e seus impactos no desenvolvimento nacional.

O encontro teve como destaque a participação do cientista político, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e CEO da Quaest, Felipe Nunes, que apresentou uma análise baseada em dados sobre comportamento da sociedade brasileira, ambiente político e tendências que podem influenciar investimentos, competitividade e inovação nos próximos anos.

O evento integra a agenda de debates promovida pela FIEG com o objetivo de aproximar o setor produtivo de discussões estratégicas sobre o futuro do país. A iniciativa busca ampliar a compreensão sobre fatores que impactam diretamente a economia, o ambiente de negócios e a tomada de decisão empresarial.

Na abertura do encontro, o presidente da FIEG, André Rocha, destacou que o projeto foi criado para estimular o diálogo entre lideranças e ampliar a reflexão sobre os desafios do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Presidente da FIEG, André Rocha // Foto: Naira Batista

“Nosso objetivo é trazer reflexões sobre o nosso país e sobre o nosso Estado. Queremos provocar o debate, a discussão e a troca de ideias sobre temas que impactam diretamente o futuro da nossa sociedade”, afirmou.

O dirigente também ressaltou a importância da indústria como eixo central do crescimento econômico. Segundo ele, o fortalecimento do setor produtivo é essencial para a geração de empregos, aumento de renda e desenvolvimento regional.

“Nós temos o desafio de reindustrializar o Brasil. Quando existe uma indústria forte, toda a sociedade é beneficiada”, disse.

Durante sua palestra, Felipe Nunes apresentou um panorama das transformações sociais e políticas ocorridas no Brasil nas últimas décadas, abordando temas como polarização política, comportamento eleitoral, mudanças culturais e impactos no ambiente econômico.

Segundo ele, a compreensão dessas transformações é essencial para analisar os desafios atuais do país e projetar cenários futuros.

Cientista político, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e CEO da Quaest, Felipe Nunes // Foto: Naira Batista

“O Brasil mudou muito de 2002 para 2026. Não dá para entender o momento que estamos vivendo sem compreender as transformações que aconteceram na sociedade brasileira ao longo dessas últimas décadas”, afirmou.

O cientista político também destacou a relação entre desenvolvimento econômico e estrutura industrial, reforçando o papel da indústria na geração de valor agregado e crescimento sustentável.

“Sociedades muito desenvolvidas são aquelas que têm também uma indústria forte”, observou.

Ao final do encontro, a FIEG destacou que o projeto Brasil em Reflexão terá continuidade com novos debates ao longo dos próximos meses, abordando temas como economia, tecnologia, inteligência artificial e desenvolvimento industrial.

A entidade reforçou ainda que o objetivo é ampliar o diálogo entre setor produtivo e especialistas, contribuindo para a construção de um ambiente mais informado e preparado para os desafios do futuro.

Autor Rogério Luiz Abreu


Investimentos, exportações e gastos públicos impulsionaram a atividade econômica do país; revisão eleva crescimento no período

Dados da 3ª estimativa divulgada nesta 5ª feira (25.jun.2026) pelo BEA (Bureau of Economic Analysis) mostram que o PIB real dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 2,1% no 1º trimestre de 2026. O resultado representa uma aceleração ante o 4º trimestre de 2025, quando o país havia registrado um crescimento de 0,5%.

O dado atual também traz revisão para cima de 0,5 ponto percentual em relação à estimativa anterior. Reflete principalmente uma redução nas importações –que são subtraídas no cálculo do PIB–, o que acabou compensando uma leve revisão para baixo dos gastos dos consumidores. Eis a íntegra do documento (PDF – 684 kB, em inglês).

Os pilares que sustentaram a expansão econômica de janeiro a março foram:

  • investimentos e exportações –  contribuíram positivamente para o saldo final;
  • gastos governamentais – houve um aumento, com o setor público apresentando um crescimento de 7,5% em seu valor agregado real;
  • setor de serviços e indústria – crescimento liderado pelas indústrias de informação, serviços profissionais, científicos e técnicos, além da fabricação de bens duráveis.

Por outro lado, o comércio (varejista e atacadista) e o setor de finanças e seguros registraram retrações, atuando como freios para um crescimento ainda maior.

No campo social, a renda pessoal dos norte-americanos subiu 3,4% (um acréscimo de US$ 222,6 bilhões). O destaque absoluto foi a Dakota do Norte, onde a renda saltou 22,4% no trimestre.

Já o Havaí registrou uma queda acentuada de 23,9%. O relatório explica que o movimento é um ajuste técnico depois do pagamento de indenizações às famílias vítimas dos incêndios florestais de Maui em 2023.

O crescimento não foi uniforme em todo o território. O PIB real aumentou em 46 Estados e no Distrito de Columbia. O Estado de Washington liderou o ranking com uma expansão de 4,5%, impulsionado pelo setor de tecnologia. No extremo oposto, a Dakota do Sul viu sua economia encolher 1,6%, afetada principalmente pela agropecuária e silvicultura.

A pressão inflacionária permanece no radar. O PCE (índice de preços de despesas de consumo pessoal) aumentou 4,6% no trimestre. Já os lucros corporativos mostraram resiliência, com um aumento de US$ 74,4 bilhões na produção corrente.

Os dados consolidados reforçam uma trajetória de recuperação da economia norte-americana, que parece ter deixado para trás o ritmo lento observado no final de 2025.

A próxima atualização oficial sobre o desempenho econômico (estimativa antecipada do 2º trimestre) será em 30 de julho.



Autor Poder360 ·


O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou os projetos de lei números 11896/26 e 11897/26 para conceder Título Honorífico de Cidadania Goiana a Reginaldo Abdala e a Mario Bittar Neto. As matérias foram encaminhadas à Gestão Parlamentar para conferência de documentação.

A primeira proposta reconhece a trajetória de Reginaldo Abdala, natural de Barra Mansa (RJ), que chegou a Goiás ainda criança e construiu sua história profissional no Estado. Após a mudança da família para Anápolis, em 1956, iniciou sua trajetória no comércio e, posteriormente, estabeleceu-se em Goiânia, onde desenvolveu atividades empresariais em diferentes segmentos.

Ao longo de sua carreira, Abdala atuou nos setores varejista, farmacêutico, imobiliário e industrial, até consolidar sua atuação no ramo de confecções, em 1993, com a criação da empresa Manga Rosa Pink. Também passou a exercer funções representativas no setor produtivo, como vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Goiânia (Sinroupas) e presidente do Conselho Setorial de Moda da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg).

Segundo a justificativa da matéria, a trajetória do empresário é marcada pela geração de empregos e pela contribuição ao fortalecimento da economia goiana, especialmente no segmento da moda. O texto destaca que sua atuação acompanhou o desenvolvimento do setor de confecções no Estado e sua consolidação como importante polo produtivo nacional.

“Reginaldo Abdala chegou ainda criança a Goiás, construiu sua vida profissional no Estado e contribuiu para o desenvolvimento econômico e social por meio do trabalho, do empreendedorismo e da geração de oportunidades”, afirma o deputado Cruvinel na justificativa da proposta, que está sob relatoria do deputado Veter Martins (PSB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O segundo projeto homenageia Mario Bittar Neto, nascido em Araxá (MG), que vive em Goiás desde 1993. Filho de uma família que já mantinha vínculos com o Estado desde 1968, o homenageado desenvolveu sua trajetória pessoal e profissional em Goiânia.

A justificativa ressalta que Neto iniciou sua vida profissional ainda jovem e, aos 18 anos, abriu sua primeira empresa de representação comercial. Atualmente, é sócio da Mabi Representações, empresa voltada à representação comercial de matérias-primas e embalagens para indústrias dos segmentos cosmético, de limpeza e farmacêutico.

Formado em Direito, Mario Bittar Neto também consolidou sua ligação com Goiás por meio da vida familiar e comunitária. Residente em Goiânia há mais de três décadas, construiu sua trajetória profissional, constituiu família e estabeleceu vínculos permanentes com o Estado.

A proposta está sob relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir) na CCJ.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Rio Verde recebe nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/6) mais uma edição do Goiás Social, programa itinerante do Governo de Goiás que concentra diversos serviços gratuitos para a população. A estrutura foi montada no Parque Zilda Arns e oferece atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, emprego, documentação e habitação.

Durante a abertura do evento, o governador Daniel Vilela destacou a importância da iniciativa para aproximar os serviços públicos da população.

“Trabalhamos para levar aos municípios ações que promovam desenvolvimento, ampliem oportunidades e garantam atendimento à população, especialmente àqueles que mais precisam do apoio do Estado”, afirmou.

Ao longo da ação, o Governo de Goiás realizou a entrega de 1.709 cartões do programa Mães de Goiás, 157 do Dignidade, 88 do Goiás Por Elas e 269 do Goiás + Inclusivo. Além disso, foram disponibilizadas 1.135 vagas de emprego para moradores de Rio Verde e municípios vizinhos.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, o município tem se destacado na atualização do Cadastro Único, fator que contribui para a ampliação do alcance dos programas sociais.

“Rio Verde possui um dos melhores índices de atualização do Cadastro Único em Goiás. Isso permite identificar demandas e direcionar os programas sociais com mais eficiência”, explicou.

A estrutura do Goiás Social também conta com vacinação, mamografias, exames oftalmológicos, prevenção ao câncer de pele, emissão de documentos pelo Vapt Vupt e orientações sobre programas habitacionais da Agehab.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza ainda a entrega de cadeiras de rodas, andadores, muletas, bengalas, colchões, fraldas infantis e geriátricas, kits de enxoval e fórmulas infantis.

Foto: Hegon Corrêa e Walter Folador

Entre os beneficiários está o ajudante de mecânico Sebastião Dias, de 63 anos, que recebeu o cartão do programa Dignidade.

“Nessa idade, temos muitas despesas com medicamentos, água e energia. Esse auxílio ajuda bastante e faz diferença para muitas pessoas”, relatou.

A dona de casa Nara Cristina Dias, de 34 anos, mãe de uma criança com deficiência, também foi contemplada pelo Goiás + Inclusivo e ressaltou a importância do benefício para a família.

“Não posso trabalhar porque preciso cuidar do meu filho. Esse apoio ajuda muito”, afirmou.

Os atendimentos seguem até quinta-feira (25/6), das 8h às 12h, com expectativa de beneficiar milhares de moradores da região.

Autor Flávio Veras


Mark Rutte se reuniu com Donald Trump duas semanas antes da reunião anual da cúpula da organização

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), recebeu o chefe da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, na Casa Branca, em um encontro marcado por elogios feitos pelo dirigente da aliança e por tentativas de amenizar tensões. A cúpula da organização vai se reunir em Ancara, capital da Turquia, de 7 a 8 de julho.

O encontro ocorre durante tensões entre Trump e aliados da Otan, depois de críticas do presidente norte-americano à falta de apoio dos países aliados na guerra contra o Irã. 

No 5º encontro dos líderes na Casa Branca desde o novo mandato de Trump, Rutte se referiu a ele como “líder do mundo livre” e afirmou que os membros da organização tiveram objeções “pontuais” quanto à guerra. Mencionou que até 5.000 aviões norte-americanos decolaram de aeroportos na Europa para missões no Oriente Médio desde 28 de fevereiro –o início do conflito com o Irã.

Rutte ainda afirmou a Trump que “teria sido muito difícil lidar com o Irã sem ter a Europa como plataforma de projeção de poder para os Estados Unidos”.

O norte-americano disse que não precisava de ajuda para a guerra, mas queria “sua lealdade”.

O chefe da Otan também deu razão a Trump pelos ataques ao Irã, afirmando que Teerã estava “muito perto” de uma bomba nuclear. Não mencionou os objetivos não cumpridos na guerra, como o desmantelamento da força militar iraniana.



Autor Poder360 ·


O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou nesta tarde, 24, iniciativa da Governadoria que autoriza a alienação e transferência de bens imóveis dominicais estaduais para a constituição de um ou mais fundos de investimentos imobiliários.

Ao longo da sessão ordinária, também foram chanceladas pautas governamentais ligadas ao combate ao assédio moral no serviço público e à exigência de ensino superior para ingresso em carreiras da segurança pública. Dentre as iniciativas parlamentares, uma proposta que fomenta turismo interativo na zona rural avançou à sanção.

A constituição de fundos de investimentos imobiliários, proposta pelo Executivo Estadual com o projeto de lei n° 11407/26, contou com 21 votos favoráveis e cinco contra. Foram contrários os petistas Antônio Gomide e Bia de Lima, os peessedebistas Clécio Alves e José Machado, e Delegado Eduardo Prado (PL). 

Na justificativa da matéria, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) defende que a medida busca aprimorar a política de gestão do patrimônio imobiliário estadual e superar limitações estruturais.

A pasta destaca que o Estado de Goiás possui expressivo acervo imobiliário, com imóveis de características diversas, e muitos deles estão desocupados, subutilizados ou irregularmente ocupados.

Ao longo da tramitação do projeto na Casa, Antônio Gomide (PT), opositor da matéria, argumentou que o Governo, ao invés de valorizar o servidor público, a saúde e a educação públicas e o Ipasgo Saúde, prioriza entrar em fundos imobiliários.

Gomide questionou, ainda, a falta de transparência do projeto de lei que, segundo ele, não informa quais são os imóveis que serão vendidos. “Se nós temos no município uma área do Estado, onde vai ser construída uma escola municipal, onde vai ser construído um hospital; se é uma área que é pública, qual o interesse do Estado em não definir e não destinar no projeto o interesse dele [Governo] em vender aquela área?”, argumentou.

No início da sessão ordinária, foi lido o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) sobre as contas anuais do Poder Executivo Estadual (exercício de 2025). A pauta inicia seu trâmite no Parlamento no processo nº 12958/26.

Dentre outras pautas legislativas, a exigência de diploma de ensino superior para ingresso em carreiras específicas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), proposta pela Governadoria do Estado por meio do processo nº 10693/26, alcançou aval definitivo do Plenário.

Também segue à sanção o projeto de lei nº 20269/25, de autoria do deputado Antônio Gomide, que institui a Política Estadual de Trilhas Digitais e Turismo Interativo no Meio Rural.

Ajustes disciplinares

Outra proposta avalizada é a que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, das autarquias e das fundações públicas estaduais, e a Lei nº 18.456, que versa sobre a prevenção e a punição de assédio moral na administração pública estadual. A matéria está contida no projeto de lei n° 12254/26

A medida, resultado de uma iniciativa do Governo de Goiás, propõe o ajuste das transgressões disciplinares de abandono de cargo, fraude ao registro de frequência e assédio sexual, além do aperfeiçoamento das regras para a nomeação de defensor dativo e a forma de comunicação dos atos processuais.

Pronunciamentos

O deputado Clécio Alves (PSDB) aproveitou o início de debates do Pequeno Expediente para insistir em ponderações acerca da gestão goianiense. Dentre as críticas, Alves citou reportagens veiculadas pela imprensa goiana sobre obras para o escoamento de águas pluviais na Marginal Botafogo, iniciativa que classificou como “um desperdício do dinheiro dos impostos de Goiânia”.

O parlamentar solicitou uma atuação mais contundente dos tribunais de contas. “Vocês têm obrigação de olhar isso. É todo dia umas notícias dessas, é toda hora esse sujeito queimando dinheiro escancaradamente. Onde é que a gente vai parar?”, questionou Clécio Alves.

Em seguida, Givago Valadares (UB) celebrou a criação da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Norte Goiano. Ele anunciou uma sessão itinerante para o lançamento da frente no próximo dia 3 de julho, em Porangatu.

“É de suma importância a presença de todos para definirmos as prioridades de cada município e estruturarmos uma carteira de projetos para levarmos às devidas secretarias do Governo”, convidou Givago Valadares.

Já Antônio Gomide lamentou a condução de iniciativas legislativas assinadas pela Governadoria na Casa de Leis. Ao cobrar um debate mais amplo em algumas matérias, o petista declarou que os ritos legislativos estariam sendo “atropelados”, o que prejudica, segundo ele, a fiscalização, essencial enquanto função do Parlamento.

O deputado fez menção a oito iniciativas de autoria do Governo Estadual que chegaram ontem, 23, à Casa. Gomide citou, como exemplo de pauta a ser mais debatida pela Alego, a proposta governamental para uma Política Estadual de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, que também revoga leis goianas sobre o tema e cria um fundo de caráter privado.

Bia de Lima (PT) elogiou a postura do presidente Lula (PT) durante o recente fórum político e econômico do G7, que reúne as principais economias do mundo. Ela elencou a indústria do agro e a mineração como “riquezas brasileiras”. “Nós defendemos que um país rico como o Brasil valorize suas riquezas e não cometa o erro, novamente, de exportar o minério de ferro a preço de banana e deixar apenas as crateras de destruição da natureza para trás”, destacou Bia de Lima.

Lima enfatizou seu empenho em promover a discussão sobre o destino das terras raras do Brasil. “Aqui na Assembleia começamos a fazer a discussão dos efeitos das terras raras, não só com a mineradora Serra Verde, mas também com as outras mineradoras que se instalam em Iporá e as que já estão em Catalão”.

Wagner Camargo Neto (SD) também fez uso da tribuna da Alego para celebrar os benefícios levados à região do Vale do São Patrício, com destaque para a entrega de unidades habitacionais.

“Estamos empenhados para promover o desenvolvimento de forma efetiva na nossa região. […]. E temos absoluta certeza do quanto é necessário esses investimentos e essas obras”, sustentou Wagner Camargo Neto.

LDO

A Assembleia Legislativa segue com os trâmites do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027. Em encontro nesta tarde, a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Alego definiu nova data para posicionamento do deputado Anderson Teodoro (PRD), relator da matéria.

O presidente do colegiado, Wagner Camargo Neto (SD), apontou a próxima terça-feira, 30, para apresentação do relatório final sobre o projeto orçamentário. A norma, que tramita na Alego sob o processo nº 7668/26, apresenta as prioridades definidas pelo Governo e as metas da administração pública estadual.

A lei também estabelece a estrutura e a organização dos orçamentos, as diretrizes para a elaboração e a execução orçamentária, além das disposições sobre as transferências e as despesas com pessoal e encargos sociais.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás