


Posts recentes
- Fachin suspende julgamento do marco temporal para uniformizar decisão
- Deputados Aqui fecha programação da 54ª edição em Piracanjuba
- Saúde na Sua Porta leva exames especializados à Luziânia
- Com vaga inédita, Cabo Verde avança de fase e enfrenta Argentina
- Bia de Lima comandará celebração aos 40 anos do curso de pedagogia da UFJ
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
O presidente do STF pediu vista na análise de recursos contra a decisão que barrou a tese do marco temporal
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, pediu vista na 6ª feira (26.jun.2026) no julgamento dos recursos contra a decisão que barrou a tese do marco temporal para a demarcação das terras indígenas. O objetivo do ministro é uniformizar o entendimento de todas as ações sobre o tema, para que o julgamento dos recursos seja feito de forma conjunta.
Na Corte, porém, há diferentes tipos de ações sobre a tese do marco temporal. Inicialmente, o STF declarou a inconstitucionalidade da tese jurídica como critério de demarcação. Depois, foi necessário julgar a validade de uma nova lei aprovada pelo Congresso Nacional que instituiu o marco temporal. Em dezembro, o Tribunal também reafirmou seu entendimento, declarando a inconstitucionalidade dos dispositivos.
Agora, há recursos decorrentes do primeiro julgamento, finalizado em 2023, com a análise das novas considerações da Corte, que barrou a lei em 2025. O ministro Fachin é relator do recurso extraordinário e o ministro Gilmar Mendes, das ações que questionavam a validade da nova lei.
O presidente pediu vista do julgamento iniciado no plenário virtual do tribunal na última 6ª feira afirmando que será necessário um “julgamento conjunto de todos os processos relacionados na próxima sessão virtual”.
RELEMBRE
Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito a terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Em setembro de 2023, o STF havia decidido que o marco temporal para reconhecimento de ocupação de terras indígenas não poderia ser 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição. O julgamento começou em 2021.
O Congresso, então, reagiu. Ainda em 2023, aprovou a lei nº 14.701, que derrubou o veto sobre o marco temporal e determinou que o prazo para reconhecimento das terras dos povos originários teria de ser em 5 de outubro.
O texto foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o veto foi derrubado e a lei passou a vigorar.
Agora, depois de ser questionado por partidos, ambientalistas e associações indígenas, o Supremo reconheceu a inconstitucionalidade, voltando a prevalecer o entendimento de que a data da promulgação da Constituição não é um critério para a demarcação de terras indígenas. Ainda caberá ao STF especificar prazos e critérios para homologação de terras.
A caravana da cidadania da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) chegou neste sábado, 27, a Piracanjuba, ofertando para a cidade e região serviços sociais, de saúde, jurídicos, profissionalizantes, de beleza e lazer.
O Deputados Aqui é um programa da atual gestão que descentraliza as ações do Poder Legislativo estadual, levando a estrutura da Alego para cidades do interior. A cada edição, os deputados atendem prefeitos, vereadores e o cidadão comum, ouvindo as demandas da sociedade.
Além disso, com a colaboração de parceiros do Governo Estadual, empresas públicas e privadas, entidades do terceiro setor e outras instituições, o programa disponibiliza uma grade de atendimentos gratuitos. Tudo perto de casa para facilitar o direito aos serviços, que são assegurados por lei, mas, que, muitas vezes, o cidadão não consegue acesso, por motivos variados.
Atendimentos
Na cidade de Piracanjuba, foi montada uma estrutura completa de atendimentos, com a presença de clínico-geral, dentista, exames de ultrassonografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Na oftalmologia, além da consulta, para quem teve prescrição, a confecção dos óculos foi garantida. Cerca de 400 foram doados nesta edição.
O casal Maria de Fátima da Silva e Natal Domingos esteve no Deputados Aqui para se consultar com o oftalmologista. A dona de casa só precisava de uma consulta de rotina. A preocupação maior é com o marido, que, por causa de uma catarata, já não enxerga com o olho esquerdo e o direito tem visão parcial. Eles contaram que a cirurgia chegou a ser marcada na cidade de Morrinhos, mas, por uma confusão na documentação, ele perdeu a vaga.
O atendimento no programa é a esperança de um novo encaminhamento. “Aqui é perto de casa, a gente faz a consulta e, depois, a gente tem que ir mais longe só mesmo para fazer a cirurgia. Já ajuda muito”, afirmou Maria de Fátima da Silva.
As amigas Nilva Rodrigues e Vânia Pires pegaram senhas para fazer ultrassonografia e exame oftalmológico. As duas já usam óculos e há tempos não faziam o exame periódico. “Aqui, o melhor é já sair com os óculos, porque está muito caro”, explicou Vânia.
“E, para conseguir a consulta pela saúde pública, demora demais. Se for particular, não damos conta, porque tem a consulta e depois os óculos”, completou Nilva Rodrigues.
Já a dona de casa Marilene Carvalho foi fazer uma ultrassonografia de abdômen e se consultar com o clínico-geral. Com vários problemas de saúde, ela foi em busca também de informações. “Tenho um problema sério de coluna, tive uma alergia com medicamentos e, depois disso, fiquei com muito cansaço. Aí, preciso saber o melhor tratamento. Vou ver se o médico me orienta.”
O programa ainda teve atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPE), da Saneago, da Agência Goiana de Regulação (AGR), do Sebrae, do Senar/Faeg, distribuição de mudas de frutas do Cerrado, cursos de trança, de balões e de automaquiagem.
Na área da beleza, além do corte e escova, oferecidos em todas as edições, em Piracanjuba, a Associação Brasileira da Beleza fez atendimentos de manicure, massagem relaxante, design de sobrancelha, corte e limpeza de pele.
As crianças e os animais de estimação também tiveram espaço na ação. Uma brinquedoteca, com pula-pula e infláveis, garantiu a diversão para a meninada. Já para os tutores de cães e gatos foi disponibilizada a castração de animais machos.
Cuidado com as pessoas
Ao chegar à Praça Wilson Eloy Pimenta, em frente à Câmara Municipal, onde foi montada a estrutura do programa, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), lembrou que o Deputados Aqui é apenas uma devolução à sociedade pelo que ela paga para o Estado. “Lembrando sempre que o cidadão é quem paga o nosso salário. Eles são nossos patrões. Não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação de cuidar das pessoas.”
Peixoto também destacou que a ação é uma oportunidade de ouvir, pessoalmente, as necessidades de cada cidadão e ajudar a resolver suas demandas. “Deputados e deputadas ouvindo a população, transformando demandas em requerimentos e projetos de lei, ajudando a melhorar a qualidade de vida.”
Já o deputado Amauri Ribeiro (PL), representante da cidade na Alego, ressaltou a importância do programa, tanto por aproximar as pessoas dos deputados quanto pelos serviços oferecidos. “Nós temos atendimentos aqui, que algumas pessoas estão na fila há mais de ano para conseguir, e, hoje, estão conseguindo em um prazo recorde e já saem com o resultado na mão.”
O parlamentar agradeceu ao presidente Bruno Peixoto pela realização do evento, que também teve a colaboração da Câmara Municipal de Piracanjuba. “Um sucesso o evento, lotado de gente, muito atendimento, é um dia inteiro de atendimento à população. Só gratidão. E deixar bem claro que esse não é um evento político, é um evento social. E todas as pessoas que fazem trabalho social nesta cidade estão aqui envolvidas. Não me interessa o partido. É um evento para atender à população. E todos que estão aqui são de Piracanjuba e amam essa cidade”, afirmou Ribeiro.
Já para o presidente da Câmara Municipal, Fernando Silva (Podemos), a parceria do Legislativo municipal com o Estadual tem gerado bons resultados para o município. A realização do Deputados Aqui é um deles. “Esse evento é para todos, é um evento social, é um evento para ajudar, para somar. E nós sabemos que a Alego está sendo transformada por uma gestão muito séria, muito bem administrada.”
Ele também agradeceu pelo evento na cidade e aos deputados que enviaram emendas ao município. “Nós agradecemos imensamente ao deputado Amauri Ribeiro, juntamente com a base, pelos R$ 12 milhões que enviou a Piracanjuba. Aqui é a sua terra, é a sua casa e o povo que ganha, junto ao nosso honrado presidente Bruno Peixoto”, declarou Silva.
Ellen de Lima, ex-vereadora por Piracanjuba, também ressaltou a relevância do Programa Deputados Aqui, especialmente por levar atendimentos de saúde para a população. “Nós sabemos quais são as dificuldades que a nossa população enfrenta. E um evento com saúde, que traz grandes oportunidades, dignidade e esperança para a nossa gente, faz toda a diferença”, resumiu.
Após a solenidade de abertura, uma sessão solene homenageou homens e mulheres que se destacam em serviços prestados à sociedade. O enfermeiro Ricardo Ribamar da Silva, funcionário efetivo das secretarias estadual e municipal de Saúde de Piracanjuba e, desde 2020, coordenador de distribuição de órgãos e tecidos para transplante da Central de Transplantes de Goiás, foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Com um extenso currículo na área, ele não escondeu a felicidade por ter a atuação reconhecida. Ricardo foi o primeiro enfermeiro efetivo contratado pela Secretaria Municipal de Saúde de Piracanjuba. Também foi o primeiro enfermeiro da secretaria a concluir o mestrado em assistência e avaliação em serviços de saúde e, agora, também o primeiro a ingressar no doutorado, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para ele, o reconhecimento com uma comenda tão importante vem da busca pela qualificação contínua para prestar um atendimento cada vez melhor à população. “É uma satisfação e uma honra ter esse reconhecimento pelo meu esforço profissional. Estou muito feliz”, frisou Ricardo Ribamar da Silva.
Além da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, dezenas de personalidades da cidade e região foram agraciadas com o Certificado do Mérito Legislativo.
A programação da 54ª edição do Programa Deputados Aqui teve início ontem, 26, em Cromínia, com atendimentos gratuitos de saúde e assistência social.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A Prefeitura de Luziânia realiza nesta sexta e sábado (26 e 27/6) a 33ª edição do programa Saúde na Sua Porta, iniciativa que leva consultas médicas e exames especializados gratuitos à população do município. A ação ocorre na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Mingone II, no Parque Mingone II, com atendimento a partir das 7h e sem necessidade de agendamento prévio.
O mutirão foi estruturado para ampliar o acesso da população a procedimentos de média e alta complexidade e reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados na rede municipal.
Entre os serviços ofertados estão exames de tomografia, mamografia, ecocardiograma e consultas com cardiologista, ginecologista, oftalmologista, angiologista e ortopedista.
No sábado (27/6), o cronograma será ampliado com atendimentos nas especialidades de mastologia e otorrinolaringologia, áreas que tradicionalmente apresentam maior demanda por consultas no sistema público de saúde.
Segundo o prefeito Diego Sorgatto, toda a estrutura do programa é financiada com recursos de emendas parlamentares, permitindo ampliar a oferta de serviços sem comprometer o orçamento do município destinado ao custeio da saúde.
“Esse programa é 100% financiado com recursos de emendas parlamentares dos deputados Célio Silveira e Wilder Cambão. São parcerias que permitem oferecer especialidades inéditas na região e uma estrutura equipada com tomógrafo móvel”, afirmou.
O deputado estadual Wilder Cambão destacou que os recursos destinados ao município retornam à população por meio de programas voltados à saúde pública.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a expectativa é reduzir significativamente a fila de espera por exames diagnósticos complexos na região atendida pelo mutirão.
Para receber atendimento, os moradores devem apresentar documento de identidade, cartão do SUS atualizado, comprovante de residência e respectivas cópias.
Além da ação na área da saúde, Luziânia recebe nesta sexta-feira (26/6) o governador, Daniel Vilela, que participa da inauguração da nova base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (Graer) da Polícia Militar, reforçando a estrutura de segurança pública no Entorno do Distrito Federal.
Seleção africana, com 500 mil habitantes, se torna a menor nação a disputar mata-mata de Mundial
Cabo Verde garantiu vaga na 2ª fase da Copa do Mundo de 2026 e se tornou o menor país do mundo a disputar um mata-mata do torneio. A seleção africana avançou em 2º lugar no Grupo H e enfrentará a Argentina na próxima fase.
O arquipélago africano tem cerca de 500 mil habitantes e 4.000 km² de território. A classificação histórica foi confirmada neste sábado (27.jun.2026), durante a Copa realizada nos Estados Unidos.
O feito é inédito no futebol mundial. Cabo Verde supera dois precedentes recentes: a Islândia, que disputou a Copa de 2018, na Rússia, com população estimada em 400 mil habitantes, e Curação, que participa da edição de 2026 com cerca de 180 mil moradores. Nenhum dos dois países avançou às oitavas. Os Tubarões Azuis, como é conhecida a seleção de Cabo Verde, quebraram essa marca ao chegar ao mata-mata pela 1ª vez.
Segundo a Fifa, a trajetória da seleção de Cabo Verde começou em 1978. Quase cinco décadas depois, o país conquistou sua 1ª classificação para uma Copa do Mundo e já alcançou a fase de mata-mata em sua estreia no torneio.
“Demonstramos que nada é impossível”
O impacto da classificação vai além do arquipélago. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de cabo-verdianos vivam em outros países, número superior ao da população residente, segundo o jornal local Expresso das Ilhas. Cabo Verde tornou-se independente de Portugal em 1975.
O técnico Bubista celebrou o resultado e afirmou que a campanha serve de inspiração para países de menor expressão no futebol. “Somos um exemplo. Os pequenos também podem conseguir grandes objetivos, desde que tenham foco, determinação e organização. Demonstramos que nada é impossível”, declarou.
Bia de Lima comandará celebração aos 40 anos do curso de pedagogia da UFJ
Lidiane 27 de junho de 2026
Egressa da primeira turma do curso de pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), a deputada Bia de Lima (PT) volta às origens para homenagear professores, trabalhadores, egressos e alunos da instituição onde se formou. A parlamentar promove, na segunda-feira, 29, uma sessão solene itinerante em homenagem aos 40 anos do curso.
A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal de Jataí, localizada na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Serão entregues certificados do Mérito Legislativo a mais de 100 homenageados que contribuíram para a construção e consolidação da história do curso.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.
Para Bia de Lima, homenagear o curso de pedagogia da UFJ é reconhecer o papel estratégico da universidade pública na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e com a construção de uma educação democrática e de qualidade. Além disso, há um reconhecimento pessoal, já que a parlamentar segue atuando pelo fortalecimento da instituição desde a sua criação e emancipação.
Além dos certificados do Mérito Legislativo, a solenidade terá a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás, a três personalidades de relevo por suas contribuições à educação e à sociedade goiana: a doutora docente e pró-reitora de assuntos estudantis da UFJ, Eva Aparecida de Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação da mesma instituição, Suely dos Santos Silva; e ainda a ex-presidente do Sintego em Jataí, Soraia Rodrigues Chaves.
Além da deputada Bia de Lima, vão integrar a mesa diretiva da sessão solene itinerante a vice-reitora da UFJ, prof. dra. Alana Flávia Romani; a presidente em exercício do Sintego, professora Ludmylla Moraes; e as três homenageadas com a medalha do mérito.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou o reajuste das tarifas de oito linhas de ônibus operadas pela empresa Taguatur que ligam municípios do Entorno do Distrito Federal à capital federal. Os novos valores passam a vigorar a partir deste domingo (28/6) e atingem milhares de passageiros que utilizam diariamente o transporte semiurbano para trabalhar, estudar e acessar serviços em Brasília.
Segundo a ANTT, o reajuste corresponde à revisão tarifária periódica aplicada aos contratos de concessão do transporte interestadual semiurbano. A atualização considera fatores como custos operacionais, manutenção da frota, combustíveis, mão de obra e demais despesas necessárias à prestação do serviço. O último reajuste das linhas da concessionária havia sido realizado em agosto de 2023.
Das oito linhas contempladas pela revisão, seis terão aumento no valor das passagens e duas apresentarão redução. O maior reajuste será sentido pelos usuários da linha entre Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás, e Brasília, cuja tarifa passará de R$ 10,95 para R$ 12,15.
Também haverá aumento nas linhas que atendem passageiros de Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Taguatinga.
Em contrapartida, duas linhas que ligam bairros do Novo Gama ao Gama terão redução tarifária, passando a cobrar R$ 3,40 por viagem.
Confira os novos valores:
- Girassol (Cocalzinho de Goiás) – Brasília: de R$ 10,95 para R$ 12,15;
- Girassol (Cocalzinho de Goiás) – Taguatinga: de R$ 8,20 para R$ 9,15;
- Novo Gama – Taguatinga: de R$ 7,85 para R$ 8,75;
- Águas Lindas de Goiás – Taguatinga: de R$ 6,75 para R$ 7,65;
- Águas Lindas de Goiás – Ceilândia: de R$ 5,15 para R$ 5,85;
- Novo Gama (Rodoviária) – Gama: de R$ 1,75 para R$ 1,80;
- Novo Gama (Lago Azul) – Gama: de R$ 3,80 para R$ 3,40;
- Novo Gama (Pedregal) – Gama: de R$ 3,65 para R$ 3,40.
O transporte semiurbano do Entorno atende diariamente milhares de moradores que dependem dos ônibus para os deslocamentos até o Distrito Federal.
A ANTT informou que as empresas deverão afixar as novas tabelas tarifárias no interior dos veículos e nos guichês de atendimento antes do início da vigência dos novos valores, garantindo que os usuários tenham acesso às informações sobre os reajustes.
Segundo investigação, o senador do PL afirmou que o petista seria delatado por Maduro sobre crimes envolvendo tráfico de drogas e terrorismo
A Polícia Federal encaminhou, nesta 6ª feira (26.jun.2026), o relatório final de inquérito contra o senador Flávio Bolsonaro (PL) pelo crime de calúnia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A investigação afirma que o senador atribuiu ao petista crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e suporte ao terrorismo.
De acordo com a PF, a falsa imputação de crime específico deve ser analisada pela PGR (Procuradoria Geral da República) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O relator do inquérito é o ministro Alexandre de Moraes.
O caso tem relação com a publicação de Flávio Bolsonaro no X no dia 3 de janeiro, quando Nicolás Maduro foi capturado e preso por forças dos Estados Unidos.
Na postagem, o senador escreveu: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas”.
A PF considerou que a publicação tinha o objetivo de dizer que Lula “seria delatado por Maduro” e tentava associar Lula ao mandatário, que é acusado por envolvimento com o tráfico de drogas pelo governo de Donald Trump.
“Fica claro, portanto, que o Senador Flávio Bolsonaro, através de sua postagem, imputou falsamente ao Presidente Lula o cometimento dos crimes de tráfico internacional de drogas, tráfico internacional de armas e lavagem de dinheiro, crimes estes expressamente tipificados em nosso ordenamento jurídico”, afirmou o delegado federal responsável pelo caso.
Ao longo da investigação, a defesa de Flávio Bolsonaro afirmou que só se pode aplicar o crime de calúnia quando o fato é “sabidamente falso”.
Os advogados dizem que não houve intenção por parte do senador de imputar um crime, uma vez que ele tem dúvidas sobre a inocência de Lula. “É forçoso concluir que o tipo penal em tela afirma claramente que o fato imputado deve ser falso. Portanto, deve ser comprovada a vontade do agente de imputar conduta falsa à vítima”, escreveu.
A conclusão do inquérito deverá ser remetida para a PGR que, se concluir haver provas e materialidade suficientes, poderá denunciar Flávio Bolsonaro pelos crimes previstos nos artigos 138 e 141 do código penal –calúnia com o agravante de ser contra o presidente da República. A pena é de 2 anos em regime aberto.
O Poder360 procurou a assessoria de Flávio Bolsonaro para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
Diocese de Jataí é homenageada em sessão solene por iniciativa de Karlos Cabral
Lidiane 26 de junho de 2026
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na tarde desta sexta-feira, 26, sessão solene em homenagem aos 70 anos da Diocese de Jataí, uma iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), que presidiu a homenagem. A cerimônia ocorreu no Plenário Iris Rezende.
Cabral convidou para compor a mesa diretiva o assessor especial da Governadoria, Haroldo Naves; a chanceler da Cúria diocesana, Maria Regina Prado Pinto; o bispo diocesano de Jataí, Dom Joaquim Carlos Carvalho; o cura da catedral Metropolitana de Goiânia, padre Carlos Gomes Silva; e a religiosa do Mosteiro Monte Sião de Jataí, irmã Eleusa Maria do Sagrado Coração de Jesus.
Também fizeram parte da mesa o chefe de gabinete da Alego, Rafael Soares; o vereador por Rio Verde, Chico KGL (PL); e o vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Goiânia, padre Cristiano Faria dos Santos.
Ao abrir a sessão solene, Karlos Cabral (PSB) afirmou que a celebração representa a trajetória de pessoas que confiaram na missão de anunciar o Evangelho ao longo das últimas sete décadas. O deputado aproveitou a oportunidade para anunciar que apresentou, nesta semana, à Casa de Leis, um projeto que concede à Diocese de Jataí o reconhecimento como entidade de utilidade pública estadual.
Sob a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe na tribuna, Cabral afirmou que a confiança é um dos fundamentos da vida cristã e citou a passagem bíblica do leproso que, segundo ele, reconhece em Cristo o poder de transformar sua vida sem impor condições, apenas confiando. Para Cabral, esse mesmo princípio explica a história da Diocese de Jataí.
O deputado afirmou que a comemoração dos 70 anos da instituição também representa a atuação de homens e mulheres que confiaram, ao assumir a missão religiosa, construir igrejas em localidades ainda sem estrutura consolidada e enfrentar desafios relacionados às distâncias, às condições das estradas, às doenças e às limitações encontradas no exercício da evangelização.
O legislador ressaltou que essa confiança sustentou a formação da diocese, contribuiu para o fortalecimento das comunidades e a manutenção da esperança entre os fiéis: “Essa confiança transforma comunidades, faz nascer vocações, inspira missionários, fortalece famílias e mantém viva a esperança de um povo. É essa trajetória que celebramos hoje”, declarou Karlos Cabral.
Ao encerrar o pronunciamento, Karlos Cabral afirmou que, após quase 16 anos de atuação na Assembleia Legislativa, considera uma honra presidir a sessão solene em homenagem ao aniversário da Diocese de Jataí.
Evangelização
Subiram à tribuna para realizar seus pronunciamentos, como homenageados, o bispo Diocesano de Jataí; padre Breno França Borges; o chefe de gabinete do deputado Bruno Peixoto (UB), Rafael Soares; a irmã Eleusa Maria, do Sagrado Coração de Jesus; e o padre Cristiano Faria dos Santos.
Primeiro a fazer uso da palavra, o padre Breno França Borges discursou na forma de oração, agradecendo a Deus pelos homens e mulheres de fé que se mantêm nos caminhos da evangelização, especialmente os jovens, além de enaltecer a celebração de 70 anos da Diocese de Jataí. “Inspirai os jovens e enviais santas vocações para o serviço da Igreja e fazei-nos perseverantes na continuação da nossa história como uma Casa de Deus comprometida com os mais pobres”, destacou.
Em seguida, o assessor parlamentar Rafael Soares, representando o presidente da Alego, falou sobre o respeito e dedicação às instituições religiosas da Casa de Leis e do merecimento dessa homenagem. “É muito honroso para nós poder reconhecer o papel da Igreja, que tanto contribue à comunidade. É aquilo que sempre falamos, a messe é grande, mas os operários são poucos. Por isso, é importante reconhecer o quanto é valoroso o trabalho da igreja para a população”, frisou o assessor.
O presidente do MDB e assessor especial da governadoria, Haroldo Naves (MDB), representando o chefe do Executivo estadual, Daniel Vilela (MDB), cumprimentou os presentes e saudou a Diocese de Jataí pelo 70° aniversário. “O governador Daniel Vilela falou do orgulho que ele tem da Diocese, da cidade onde ele nasceu e onde seu pai, nosso saudoso Maguito Vilela, começou sua vida política e foi vereador em Jataí”, afirmou.
Na sequência, a Irmã Eleusa Maria, do Sagrado Coração de Jesus, subiu à tribuna para celebrar e agradecer todos os membros que passaram e serviram pela Diocese jataiense nestes 70 anos de existência. “Celebrar o jubileu de 70 anos de nossa diocese é reconhecer a ação providente de Deus, que, por meio de tantos homens e mulheres consagrados, fez florescer a fé nesta porção do povo de Deus. Desde os seus primórdios, a Diocese de Jataí foi marcada pela presença fecunda da vida religiosa”, comentou a religiosa.
Em continuidade, a irmã também destacou a importância da oração durante os anos da Diocese, orações essas que sustentam a fé e mantém a comunidade unida. “O mosteiro é um coração orante que pulsa incessantemente pelo povo de Deus. É uma presença silenciosa, mas profundamente fecunda. É um sinal de que a evangelização não se sustenta apenas pelas mãos que trabalham, mas pelos joelhos que se dobram em oração”, salientou Eleusa Maria.
O vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Goiânia, padre Cristiano Faria dos Santos, lembrou a importância de um dos filhos da Diocese de Jataí, o deputado Karlos Cabral, ocupar espaço importante na Casa de Leis. “É bonito ver que os filhos da Diocese de Jataí galgam tantos lugares para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, e com certeza ver um filho da Diocese como deputado é um sinal de que a fé também é levada ao mundo político”, frisou.
Após os discursos foram entregues os certificados do Mérito Legislativo aos homenageados. A sessão pode ser assistida neste link.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
O Serviço Social da Indústria (Sesi) está com matrículas abertas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante, que oferece mais de 3,5 mil vagas gratuitas em Goiás. As oportunidades estão distribuídas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Barro Alto, Catalão, Itumbiara, Anápolis, Mineiros e Rio Verde, ampliando o acesso à educação básica e à qualificação profissional.
A iniciativa tem como objetivo atender jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular, oferecendo a possibilidade de finalização do Ensino Fundamental ou Médio em até 13 meses. O programa se destaca por integrar a formação escolar com cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.
O modelo de ensino é híbrido, com aulas presenciais e on-line, permitindo que os estudantes organizem sua rotina de acordo com a disponibilidade pessoal e profissional. A proposta busca reduzir barreiras de acesso à educação e atender diferentes perfis de alunos em todas as regiões atendidas.
Além da formação básica, os participantes podem obter certificação em áreas com alta demanda no mercado, como assistente administrativo, recursos humanos, operador de computador, eletricista industrial, mecânico de automóveis leves, almoxarife, assistente ambiental e montagem e reparo de microcomputadores.
O programa também reconhece conhecimentos adquiridos ao longo da experiência profissional dos estudantes, o que pode acelerar o processo de aprendizagem e conclusão dos módulos.
Em um cenário em que a qualificação profissional se torna cada vez mais determinante para a empregabilidade, iniciativas como a EJA do Sesi ganham relevância ao oferecer uma alternativa de retorno à educação formal aliada à capacitação técnica. A proposta busca contribuir tanto para a inclusão educacional quanto para o fortalecimento da mão de obra qualificada no estado.
Os interessados devem procurar a unidade do Sesi mais próxima para informações sobre inscrições, documentação necessária e disponibilidade de cursos em cada município. Também há informações disponíveis no site da instituição.
Desemprego está no nível mais baixo da série histórica, mas aumento de preços e custo de vida seguem entre as principais preocupações do eleitorado
A 100 dias do 1º turno das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entra na disputa pela reeleição ao Palácio do Planalto com a economia como um dos eixos do debate eleitoral. O baixo desemprego pode servir como trunfo para a campanha do petista. Já a inflação acima da meta e os juros elevados, entre os mais altos do mundo, tendem a prejudicá-lo.
A taxa de desemprego foi de 5,8% no trimestre encerrado em abril deste ano, com 6,3 milhões de pessoas sem trabalho. O indicador é mais favorável do que o registrado um ano antes, e está no menor nível já registrado para um trimestre encerrado em abril desde o início da série histórica, em 2012.
Mesmo assim, o aumento dos preços e o custo de vida estão entre as principais preocupações do eleitorado. A pesquisa mais recente do PoderData/Aya mostra que propostas econômicas são o 3º principal critério na escolha de voto dos brasileiros (12%) –atrás de posição política (29%) e rejeição aos outros candidatos (18%).
INFLAÇÃO PREOCUPA BC
Nos dois primeiros anos de seu atual mandato o petista manteve um discurso crítico ao BC, então presidido por Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro (PL). Lula buscava transferir para a autoridade monetária a responsabilidade pela taxa de juros elevada. Com a posse em janeiro de 2025 de Gabriel Galípolo, escolhido por ele, o governo passou a adotar um tom mais moderado em relação ao BC.
A Selic alta é também resultado do deficit primário do setor público, provocado por gastos do governo e pagamento de juros. Quanto mais o governo federal gasta acima do que arrecada, mais remoto fica o cenário de queda da taxa de juros. O 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá o maior deficit nominal médio da história do país, segundo estimativas de agentes do mercado financeiro.
Em 17 de junho, o BC reduziu a Selic de 14,50% para 14,25% ao ano. Foi o 3º corte consecutivo da taxa básica de juros. Mesmo com a redução, a autoridade monetária manifestou preocupação com a política fiscal, a inflação e a condução das contas públicas, e sinalizou que os juros devem seguir em patamar elevado por mais tempo. Na ata da reunião, o BC citou as medidas de estímulo adotadas pelo governo como um dos fatores que pode aumentar as pressões inflacionárias.
PROGRAMAS SOCIAIS
Lula ampliou os gastos com programas sociais neste ano visando as eleições. Foram R$ 184,7 bilhões até maio em medidas voltadas às parcelas mais pobres da população, como a ampliação da isenção do Imposto de Renda e o Desenrola 2.0, que facilita a renegociação de dívidas.
Essas medidas podem melhorar a percepção das famílias sobre a própria situação financeira e beneficiar a imagem do governo entre os eleitores. Lula busca consolidar o apoio entre os brasileiros com renda de até 2 salários mínimos e avançar entre os que recebem de 2 a 5 salários mínimos –faixa em que não lidera as intenções de voto.
Levantamento do PoderData, realizado de 30 de maio a 1º de junho, mostra que 61% dos entrevistados conseguiram pagar todas as despesas no mês passado. Outros 37% disseram ter deixado de quitar ao menos uma conta.
Mas os gastos do governo com programas sociais e iniciativas de renegociação de dívidas não se convertem automaticamente em apoio eleitoral. Entre os 37% dos brasileiros que deixaram de pagar alguma conta em maio, 63% avaliaram que os programas como o Desenrola 2.0 ajudaram “pouco” (30%) ou nada (33%) para reduzir o endividamento.
TARIFAS
Fatores externos também podem influenciar a economia durante a campanha eleitoral. Um dos exemplos é a ameaça de novas tarifas dos Estados Unidos.
Em junho, o governo norte-americano anunciou a proposta para impor uma tarifa de 25% sobre uma ampla lista de produtos importados do Brasil. A alegação é de que o país teria adotado práticas consideradas desleais e prejudiciais para empresas dos Estados Unidos.
Em resposta, Lula reforçou o discurso em defesa da soberania nacional, estratégia já adotada durante o primeiro tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano).
Se as novas tarifas entrarem em vigor, seus efeitos poderão ser sentidos durante a reta final da campanha. Impactos sobre preços, atividade econômica e comércio exterior chegariam mais perto da eleição e com potencial de afetar o comportamento do eleitorado.







