


Posts recentes
- Gracinha Caiado define Baldy e Fião como suplentes ao Senado
- melhores momentos de Argélia 3 x 3 Áustria
- Aprovação de benefícios para segurança pública e fundo imobiliário são destaque das atividades semanais da Alego
- Operação flagra abate clandestino de animais em Caldas Novas
- Fachin suspende julgamento do marco temporal para uniformizar decisão
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
A pré-candidata ao Senado Gracinha Caiado (União Brasil) oficializou, neste sábado (27/6), a composição de sua chapa para a disputa eleitoral de 2026. Durante concorrido encontro da base governista em Itumbiara, foram confirmados como primeiro e segundo suplentes, respectivamente, os empresários Alexandre Baldy (PP) e Manoel Castro de Arantes, o Fião (União Brasil).
A definição marca um movimento estratégico na articulação política do grupo liderado pelo ex-governador Ronaldo Caiado (PSD) e pelo governador Daniel Vilela (MDB). Com a decisão, Alexandre Baldy, presidente estadual do Progressistas, retira sua pré-candidatura própria ao Senado para integrar o projeto de Gracinha, consolidando a união entre o União Brasil e o PP no estado.
Baldy, que recentemente deixou a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab), é uma figura de peso no cenário nacional, atuando como executivo da montadora chinesa BYD e detendo sólida experiência como ex-deputado federal. Sua adesão é vista como um fator de fortalecimento para a aliança das duas legendas na corrida por uma das vagas ao Senado.
Já a escolha de Fião de Castro reforça a capilaridade da chapa no interior goiano. O empresário, que já presidiu a Ceasa Goiás, possui forte trânsito no agronegócio e uma base política consolidada no Vale do São Patrício. Sua presença na chapa amplia a influência da família do prefeito de Goianésia, Renato de Castro, nas articulações estaduais da base.
Com a oficialização desses nomes, o grupo governista ajusta o tabuleiro eleitoral para 2026. A base de apoio ao vice-governador Daniel Vilela segue com quatro nomes que se colocam como postulantes ao Senado: Gracinha Caiado, Vanderlan Cardoso (PSD), Gustavo Mendanha (PRD) e Zacharias Calil (MDB). A composição agora apresentada é considerada um dos pilares centrais da pré-campanha de Gracinha, que hoje lidera as pesquisas de intenção de voto.
Autor Manoel Messias Rodrigues
Assista ao vídeo com os gols e os lances selecionados pela “CazéTV” da partida disputada neste sábado (27.jun.2026)
A seleção masculina de futebol da Argélia empatou com a da Áustria por 3 a 3 em jogo disputado pela 3ª rodada da 1ª fase da Copa do Mundo de 2026, neste sábado (27.jun.2026). A partida, válida pelo Grupo J, foi realizada no Estádio de Kansas City, no Estado do Missouri (EUA).
Os gols foram marcados por:
- Argélia: Rafik Belghali e Riyad Mahrez;
- Áustria: Marko Arnautovic, Marcel Sabitzer e Sasa Kalajdzic.
Assista a trechos do jogo selecionados pela CazéTV (6min):
O Poder360 publica, em parceria com a CazéTV, trechos de todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026. Os vídeos reúnem o que a CazéTV considera os melhores momentos de cada confronto, incluindo os gols, as chances criadas pelas equipes e os lances decisivos da partida.
Os direitos autorais desses vídeos com trechos da partida são da Fifa (Federação Internacional de Futebol). É proibido copiar ou distribuir os arquivos que estão aqui nesta página do jornal digital Poder360.
Leia mais sobre as duas seleções nos infográficos abaixo:

COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.
No caso do Brasil, cabe à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”). A CBF é uma organização de direito privado e sem nenhum vínculo com o governo federal.
O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.
Aprovação de benefícios para segurança pública e fundo imobiliário são destaque das atividades semanais da Alego
Lidiane 28 de junho de 2026
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, ao longo da semana, ampla agenda de atividades legislativas e institucionais. Ao todo foram cinco sessões deliberativas, sendo três ordinárias e duas extraordinárias; seis reuniões de comissões; instalação de colegiados e frentes parlamentares; seminários; eventos técnicos; e iniciativas voltadas ao fortalecimento da gestão institucional. O período também foi marcado pela apreciação de matérias estratégicas para a segurança pública, administração estadual, desenvolvimento regional, meio ambiente, cultura e patrimônio histórico.
Sessões ordinárias e atividades legislativas
Os trabalhos em Plenário concentraram a votação de projetos da Governadoria, principalmente, e de iniciativas parlamentares. Na sessão ordinária de terça-feira, 23, predominaram os debates em torno do projeto 12879/26, que reorganiza os quadros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, especialmente diante das reivindicações de militares da reserva presentes nas galerias. Recebeu o primeiro aval o projeto 11407/26, que autoriza a constituição de fundos de investimentos imobiliários com bens dominicais do Estado. Durante a sessão, parlamentares ocuparam a tribuna para discutir temas relacionados à segurança pública, gestão estadual, valorização dos servidores e outras pautas de interesse público.
Na quarta-feira, 24, os deputados concluíram a votação do projeto 11407/26, aprovaram definitivamente o projeto 10693/26, que exige formação superior para carreiras específicas da Segurança Pública, o projeto 12254/26, que promove alterações no regime disciplinar dos servidores estaduais e nas regras de prevenção ao assédio moral, além do projeto 20269/25, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que institui a Política Estadual de Trilhas Digitais e Turismo Interativo no Meio Rural. Também foi iniciada a tramitação das contas do Poder Executivo referentes ao exercício de 2025 e prosseguiram os debates sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027.
Na quinta-feira, 25, o trabalho em uma sessão ordinária híbrida, seguida de duas sessões extraordinárias, resultou na apreciação de 37 processos legislativos. Entre as matérias aprovadas, destacaram-se os projetos relacionados à valorização e reorganização das carreiras da segurança pública. Também seguiram para sanção o projeto 12415/26, que disciplina a distribuição do limite global de despesas primárias no âmbito do Propag; o projeto 10691/26, que cria unidade escolar em Trindade; o projeto 12864/26, autorizando doação onerosa de imóvel ao município de Cromínia; e o projeto 7614/25, que declara a aviação agrícola atividade de relevante interesse social, público e econômico.
Comissões
A Comissão Mista analisou diversos projetos da Governadoria, especialmente aqueles relacionados à Segurança Pública e ao novo regime fiscal estadual, com pedidos de vista suspendendo temporariamente parte das deliberações antes de posterior apreciação em Plenário. Já a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou pareceres favoráveis a proposições parlamentares e manteve o texto original do projeto 11407/26, referente aos fundos imobiliários estaduais.
A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos aprovou cinco matérias voltadas à educação ambiental, reciclagem, atendimento veterinário, aquaponia e fortalecimento da produção sustentável, além de distribuir projetos relativos à conservação do Cerrado e ao geoturismo. A Comissão de Cultura, Esporte e Lazer validou ampla pauta de reconhecimento de patrimônios culturais, eventos tradicionais e datas comemorativas do Estado, enquanto a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento deliberou sobre diligências relativas a relatórios da Secretaria de Estado da Saúde e definiu a apresentação do relatório da LDO de 2027 para a próxima semana.
Ações institucionais e desenvolvimento regional
Entre os destaques institucionais esteve a instalação da Comissão de Integração e Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal, presidida pelo deputado Wilde Cambão (UB), criada para ampliar o diálogo e a formulação de políticas públicas voltadas aos municípios da região. Também foi instalada a Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Norte Goiano, coordenada pelo deputado Givago Valadares (UB), destinada à elaboração de estudos, articulações institucionais e propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável do norte do Estado.
Ainda na segunda-feira, a Alego sediou o lançamento oficial do BRAMINVEST 2026, evento realizado com apoio da Comissão de Minas e Energia, reunindo representantes do setor mineral, investidores e autoridades para discutir oportunidades de investimentos e o potencial de Goiás na produção de minerais estratégicos.
Na área da gestão administrativa, a Casa promoveu a 8ª reunião do Comitê Central de Compliance, dando continuidade ao trabalho de fortalecimento da governança, da transparência e da gestão de riscos institucionais.
Cursos e capacitação
A Escola do Legislativo realizou, na terça-feira, o 2º Seminário de Direito Eleitoral da Alego, em parceria com instituições do sistema de Justiça e entidades representativas. O evento reuniu especialistas para discutir propaganda eleitoral, pré-campanha, prestação de contas, registro de candidaturas e demais aspectos jurídicos relacionados às eleições de 2026. Durante a programação, também foi apresentada a Cartilha Eleitoral elaborada pela Procuradoria da Assembleia, destinada a orientar agentes públicos e pré-candidatos quanto às normas eleitorais vigentes.
Sessões solenes e atividades culturais
A programação institucional da semana também foi marcada por uma série de eventos voltados ao reconhecimento de personalidades e segmentos da sociedade, à promoção da cultura, ao debate de políticas públicas e à aproximação do Parlamento com a população.
O Plenário recebeu sessões solenes em homenagem a diferentes categorias e instituições, reafirmando o papel da Assembleia Legislativa na valorização de cidadãos e entidades que contribuem para o desenvolvimento de Goiás.
Na segunda-feira, 22, foram homenageados auxiliares e técnicos de saúde do Estado de Goiás, por iniciativa de Mauro Rubem (PT); administradores goianos, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB); e produtores, permissionários, concessionários, servidores e colaboradores da Ceasa-GO, em solenidade proposta pelo deputado Lucas Calil (PRD).
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) promoveu, à noite, sessão solene itinerante na Câmara Municipal de Alexânia, no leste goiano. Ainda dentro da programação itinerante do Parlamento, a 53ª edição do Programa Deputados Aqui realizou sessão solene em Pirenópolis para a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e de Certificados do Mérito Legislativo a personalidades da região.
Na terça-feira, 23, o Parlamento celebrou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, em iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB); promoveu sessão solene de entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira e de Certificados do Mérito Legislativo a personalidades e instituições goianas, por iniciativa do presidente Bruno Peixoto (UB); e realizou sessão solene itinerante em Caiapônia, conduzida pelo deputado Clécio Alves (PSDB), para homenagear lideranças locais.
Ao longo da semana, também ocorreram solenidades em reconhecimento à Associação Atlética Luziânia; José Machado (PSDB) homenageou engenheiros e arquitetos e, na noite de quinta-feira, 25, por iniciativa da deputada Vivian Naves (Republicanos), foram entregues medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, certificados do Mérito Legislativo e o Título Honorífico de Cidadania Goiana ao artista plástico Américo Poteiro, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a cultura goiana.
As sessões solenes prosseguem nesta sexta-feira, 26, com homenagens a profissionais da saúde, mulheres do Setor Jardim do Cerrado, aos 70 anos da Diocese de Jataí e ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, que receberá o Título de Cidadania Goiana.
A programação será encerrada com solenidade de entrega de títulos honoríficos de cidadania a Fábio Luiz Munhoz Mazzaro e Paulo Ricardo Gomes, além da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a personalidades que se destacam pela atuação em Goiás. Já no sábado, 27, a agenda de homenagens da Assembleia Legislativa terá continuidade com nova sessão solene em homenagem a motoristas do transporte coletivo.
Paralelamente, a Casa promoveu mais uma edição da Terça Cultural, fortalecendo o incentivo às manifestações artísticas, e sediou a exibição do filme “A Escolha de Ficar”, seguida de reflexões sobre a temática abordada pela produção. A Alego também abriu espaço para o Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, reunindo representantes de instituições públicas, especialistas e integrantes da sociedade civil para discutir estratégias de prevenção, acolhimento e enfrentamento à dependência química.
A agenda institucional foi complementada pela realização da 54ª edição do Programa Deputados Aqui, contemplando a comunidade dos municípios de Cromínia e Piracanjuba, no sul goiano. A iniciativa aproxima o Parlamento da população por meio da oferta de serviços, atendimentos e ações de cidadania em diferentes regiões do Estado, ampliando o diálogo entre a Assembleia Legislativa e os goianos.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
Uma força-tarefa integrada pela Polícia Civil de Goiás, Agrodefesa, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e Vigilância Sanitária desarticulou, na manhã deste sábado (27/6), um esquema de abate clandestino de animais em Caldas Novas. A ação mirou locais que operavam à margem das normas sanitárias, com descarte inadequado de resíduos e total ausência de controle veterinário.
Durante a fiscalização, os agentes constataram que o estabelecimento funcionava em condições precárias, com riscos graves de contaminação. O responsável pelo local foi autuado pelas autoridades e notificado a interromper as atividades irregulares, devendo promover a adequação imediata do imóvel às exigências ambientais e sanitárias vigentes.
O combate a essa prática é considerado prioritário para a segurança pública, visto que o abate clandestino ameaça diretamente o consumidor final. Sem inspeção, a carne processada nesses locais pode transmitir doenças graves, como tuberculose e brucelose. Além disso, o manuseio sem higiene favorece a proliferação de bactérias que causam infecções alimentares severas na população.
O dano ambiental também foi um ponto central da operação. A fiscalização apontou que o descarte irregular de sangue e vísceras direto no solo contamina rios e atrai vetores de doenças, como pragas urbanas. Além do risco sanitário, o abate ilegal fomenta a receptação de animais furtados e cria uma concorrência desleal contra produtores e açougues que operam dentro da legalidade.
A Polícia Civil reforçou que a venda de produtos sem o selo de inspeção oficial configura crime contra a saúde pública. As investigações continuam para identificar outros pontos de abate irregular na região, garantindo que o consumo de alimentos no município ocorra com as devidas garantias de procedência e qualidade.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.
Autor Manoel Messias Rodrigues
O presidente do STF pediu vista na análise de recursos contra a decisão que barrou a tese do marco temporal
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, pediu vista na 6ª feira (26.jun.2026) no julgamento dos recursos contra a decisão que barrou a tese do marco temporal para a demarcação das terras indígenas. O objetivo do ministro é uniformizar o entendimento de todas as ações sobre o tema, para que o julgamento dos recursos seja feito de forma conjunta.
Na Corte, porém, há diferentes tipos de ações sobre a tese do marco temporal. Inicialmente, o STF declarou a inconstitucionalidade da tese jurídica como critério de demarcação. Depois, foi necessário julgar a validade de uma nova lei aprovada pelo Congresso Nacional que instituiu o marco temporal. Em dezembro, o Tribunal também reafirmou seu entendimento, declarando a inconstitucionalidade dos dispositivos.
Agora, há recursos decorrentes do primeiro julgamento, finalizado em 2023, com a análise das novas considerações da Corte, que barrou a lei em 2025. O ministro Fachin é relator do recurso extraordinário e o ministro Gilmar Mendes, das ações que questionavam a validade da nova lei.
O presidente pediu vista do julgamento iniciado no plenário virtual do tribunal na última 6ª feira afirmando que será necessário um “julgamento conjunto de todos os processos relacionados na próxima sessão virtual”.
RELEMBRE
Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito a terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Em setembro de 2023, o STF havia decidido que o marco temporal para reconhecimento de ocupação de terras indígenas não poderia ser 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição. O julgamento começou em 2021.
O Congresso, então, reagiu. Ainda em 2023, aprovou a lei nº 14.701, que derrubou o veto sobre o marco temporal e determinou que o prazo para reconhecimento das terras dos povos originários teria de ser em 5 de outubro.
O texto foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o veto foi derrubado e a lei passou a vigorar.
Agora, depois de ser questionado por partidos, ambientalistas e associações indígenas, o Supremo reconheceu a inconstitucionalidade, voltando a prevalecer o entendimento de que a data da promulgação da Constituição não é um critério para a demarcação de terras indígenas. Ainda caberá ao STF especificar prazos e critérios para homologação de terras.
A caravana da cidadania da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) chegou neste sábado, 27, a Piracanjuba, ofertando para a cidade e região serviços sociais, de saúde, jurídicos, profissionalizantes, de beleza e lazer.
O Deputados Aqui é um programa da atual gestão que descentraliza as ações do Poder Legislativo estadual, levando a estrutura da Alego para cidades do interior. A cada edição, os deputados atendem prefeitos, vereadores e o cidadão comum, ouvindo as demandas da sociedade.
Além disso, com a colaboração de parceiros do Governo Estadual, empresas públicas e privadas, entidades do terceiro setor e outras instituições, o programa disponibiliza uma grade de atendimentos gratuitos. Tudo perto de casa para facilitar o direito aos serviços, que são assegurados por lei, mas, que, muitas vezes, o cidadão não consegue acesso, por motivos variados.
Atendimentos
Na cidade de Piracanjuba, foi montada uma estrutura completa de atendimentos, com a presença de clínico-geral, dentista, exames de ultrassonografia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Na oftalmologia, além da consulta, para quem teve prescrição, a confecção dos óculos foi garantida. Cerca de 400 foram doados nesta edição.
O casal Maria de Fátima da Silva e Natal Domingos esteve no Deputados Aqui para se consultar com o oftalmologista. A dona de casa só precisava de uma consulta de rotina. A preocupação maior é com o marido, que, por causa de uma catarata, já não enxerga com o olho esquerdo e o direito tem visão parcial. Eles contaram que a cirurgia chegou a ser marcada na cidade de Morrinhos, mas, por uma confusão na documentação, ele perdeu a vaga.
O atendimento no programa é a esperança de um novo encaminhamento. “Aqui é perto de casa, a gente faz a consulta e, depois, a gente tem que ir mais longe só mesmo para fazer a cirurgia. Já ajuda muito”, afirmou Maria de Fátima da Silva.
As amigas Nilva Rodrigues e Vânia Pires pegaram senhas para fazer ultrassonografia e exame oftalmológico. As duas já usam óculos e há tempos não faziam o exame periódico. “Aqui, o melhor é já sair com os óculos, porque está muito caro”, explicou Vânia.
“E, para conseguir a consulta pela saúde pública, demora demais. Se for particular, não damos conta, porque tem a consulta e depois os óculos”, completou Nilva Rodrigues.
Já a dona de casa Marilene Carvalho foi fazer uma ultrassonografia de abdômen e se consultar com o clínico-geral. Com vários problemas de saúde, ela foi em busca também de informações. “Tenho um problema sério de coluna, tive uma alergia com medicamentos e, depois disso, fiquei com muito cansaço. Aí, preciso saber o melhor tratamento. Vou ver se o médico me orienta.”
O programa ainda teve atendimentos da Defensoria Pública do Estado (DPE), da Saneago, da Agência Goiana de Regulação (AGR), do Sebrae, do Senar/Faeg, distribuição de mudas de frutas do Cerrado, cursos de trança, de balões e de automaquiagem.
Na área da beleza, além do corte e escova, oferecidos em todas as edições, em Piracanjuba, a Associação Brasileira da Beleza fez atendimentos de manicure, massagem relaxante, design de sobrancelha, corte e limpeza de pele.
As crianças e os animais de estimação também tiveram espaço na ação. Uma brinquedoteca, com pula-pula e infláveis, garantiu a diversão para a meninada. Já para os tutores de cães e gatos foi disponibilizada a castração de animais machos.
Cuidado com as pessoas
Ao chegar à Praça Wilson Eloy Pimenta, em frente à Câmara Municipal, onde foi montada a estrutura do programa, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), lembrou que o Deputados Aqui é apenas uma devolução à sociedade pelo que ela paga para o Estado. “Lembrando sempre que o cidadão é quem paga o nosso salário. Eles são nossos patrões. Não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação de cuidar das pessoas.”
Peixoto também destacou que a ação é uma oportunidade de ouvir, pessoalmente, as necessidades de cada cidadão e ajudar a resolver suas demandas. “Deputados e deputadas ouvindo a população, transformando demandas em requerimentos e projetos de lei, ajudando a melhorar a qualidade de vida.”
Já o deputado Amauri Ribeiro (PL), representante da cidade na Alego, ressaltou a importância do programa, tanto por aproximar as pessoas dos deputados quanto pelos serviços oferecidos. “Nós temos atendimentos aqui, que algumas pessoas estão na fila há mais de ano para conseguir, e, hoje, estão conseguindo em um prazo recorde e já saem com o resultado na mão.”
O parlamentar agradeceu ao presidente Bruno Peixoto pela realização do evento, que também teve a colaboração da Câmara Municipal de Piracanjuba. “Um sucesso o evento, lotado de gente, muito atendimento, é um dia inteiro de atendimento à população. Só gratidão. E deixar bem claro que esse não é um evento político, é um evento social. E todas as pessoas que fazem trabalho social nesta cidade estão aqui envolvidas. Não me interessa o partido. É um evento para atender à população. E todos que estão aqui são de Piracanjuba e amam essa cidade”, afirmou Ribeiro.
Já para o presidente da Câmara Municipal, Fernando Silva (Podemos), a parceria do Legislativo municipal com o Estadual tem gerado bons resultados para o município. A realização do Deputados Aqui é um deles. “Esse evento é para todos, é um evento social, é um evento para ajudar, para somar. E nós sabemos que a Alego está sendo transformada por uma gestão muito séria, muito bem administrada.”
Ele também agradeceu pelo evento na cidade e aos deputados que enviaram emendas ao município. “Nós agradecemos imensamente ao deputado Amauri Ribeiro, juntamente com a base, pelos R$ 12 milhões que enviou a Piracanjuba. Aqui é a sua terra, é a sua casa e o povo que ganha, junto ao nosso honrado presidente Bruno Peixoto”, declarou Silva.
Ellen de Lima, ex-vereadora por Piracanjuba, também ressaltou a relevância do Programa Deputados Aqui, especialmente por levar atendimentos de saúde para a população. “Nós sabemos quais são as dificuldades que a nossa população enfrenta. E um evento com saúde, que traz grandes oportunidades, dignidade e esperança para a nossa gente, faz toda a diferença”, resumiu.
Após a solenidade de abertura, uma sessão solene homenageou homens e mulheres que se destacam em serviços prestados à sociedade. O enfermeiro Ricardo Ribamar da Silva, funcionário efetivo das secretarias estadual e municipal de Saúde de Piracanjuba e, desde 2020, coordenador de distribuição de órgãos e tecidos para transplante da Central de Transplantes de Goiás, foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Com um extenso currículo na área, ele não escondeu a felicidade por ter a atuação reconhecida. Ricardo foi o primeiro enfermeiro efetivo contratado pela Secretaria Municipal de Saúde de Piracanjuba. Também foi o primeiro enfermeiro da secretaria a concluir o mestrado em assistência e avaliação em serviços de saúde e, agora, também o primeiro a ingressar no doutorado, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para ele, o reconhecimento com uma comenda tão importante vem da busca pela qualificação contínua para prestar um atendimento cada vez melhor à população. “É uma satisfação e uma honra ter esse reconhecimento pelo meu esforço profissional. Estou muito feliz”, frisou Ricardo Ribamar da Silva.
Além da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, dezenas de personalidades da cidade e região foram agraciadas com o Certificado do Mérito Legislativo.
A programação da 54ª edição do Programa Deputados Aqui teve início ontem, 26, em Cromínia, com atendimentos gratuitos de saúde e assistência social.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A Prefeitura de Luziânia realiza nesta sexta e sábado (26 e 27/6) a 33ª edição do programa Saúde na Sua Porta, iniciativa que leva consultas médicas e exames especializados gratuitos à população do município. A ação ocorre na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Mingone II, no Parque Mingone II, com atendimento a partir das 7h e sem necessidade de agendamento prévio.
O mutirão foi estruturado para ampliar o acesso da população a procedimentos de média e alta complexidade e reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados na rede municipal.
Entre os serviços ofertados estão exames de tomografia, mamografia, ecocardiograma e consultas com cardiologista, ginecologista, oftalmologista, angiologista e ortopedista.
No sábado (27/6), o cronograma será ampliado com atendimentos nas especialidades de mastologia e otorrinolaringologia, áreas que tradicionalmente apresentam maior demanda por consultas no sistema público de saúde.
Segundo o prefeito Diego Sorgatto, toda a estrutura do programa é financiada com recursos de emendas parlamentares, permitindo ampliar a oferta de serviços sem comprometer o orçamento do município destinado ao custeio da saúde.
“Esse programa é 100% financiado com recursos de emendas parlamentares dos deputados Célio Silveira e Wilder Cambão. São parcerias que permitem oferecer especialidades inéditas na região e uma estrutura equipada com tomógrafo móvel”, afirmou.
O deputado estadual Wilder Cambão destacou que os recursos destinados ao município retornam à população por meio de programas voltados à saúde pública.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a expectativa é reduzir significativamente a fila de espera por exames diagnósticos complexos na região atendida pelo mutirão.
Para receber atendimento, os moradores devem apresentar documento de identidade, cartão do SUS atualizado, comprovante de residência e respectivas cópias.
Além da ação na área da saúde, Luziânia recebe nesta sexta-feira (26/6) o governador, Daniel Vilela, que participa da inauguração da nova base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (Graer) da Polícia Militar, reforçando a estrutura de segurança pública no Entorno do Distrito Federal.
Seleção africana, com 500 mil habitantes, se torna a menor nação a disputar mata-mata de Mundial
Cabo Verde garantiu vaga na 2ª fase da Copa do Mundo de 2026 e se tornou o menor país do mundo a disputar um mata-mata do torneio. A seleção africana avançou em 2º lugar no Grupo H e enfrentará a Argentina na próxima fase.
O arquipélago africano tem cerca de 500 mil habitantes e 4.000 km² de território. A classificação histórica foi confirmada neste sábado (27.jun.2026), durante a Copa realizada nos Estados Unidos.
O feito é inédito no futebol mundial. Cabo Verde supera dois precedentes recentes: a Islândia, que disputou a Copa de 2018, na Rússia, com população estimada em 400 mil habitantes, e Curação, que participa da edição de 2026 com cerca de 180 mil moradores. Nenhum dos dois países avançou às oitavas. Os Tubarões Azuis, como é conhecida a seleção de Cabo Verde, quebraram essa marca ao chegar ao mata-mata pela 1ª vez.
Segundo a Fifa, a trajetória da seleção de Cabo Verde começou em 1978. Quase cinco décadas depois, o país conquistou sua 1ª classificação para uma Copa do Mundo e já alcançou a fase de mata-mata em sua estreia no torneio.
“Demonstramos que nada é impossível”
O impacto da classificação vai além do arquipélago. Estima-se que cerca de 1,5 milhão de cabo-verdianos vivam em outros países, número superior ao da população residente, segundo o jornal local Expresso das Ilhas. Cabo Verde tornou-se independente de Portugal em 1975.
O técnico Bubista celebrou o resultado e afirmou que a campanha serve de inspiração para países de menor expressão no futebol. “Somos um exemplo. Os pequenos também podem conseguir grandes objetivos, desde que tenham foco, determinação e organização. Demonstramos que nada é impossível”, declarou.
Bia de Lima comandará celebração aos 40 anos do curso de pedagogia da UFJ
Lidiane 27 de junho de 2026
Egressa da primeira turma do curso de pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), a deputada Bia de Lima (PT) volta às origens para homenagear professores, trabalhadores, egressos e alunos da instituição onde se formou. A parlamentar promove, na segunda-feira, 29, uma sessão solene itinerante em homenagem aos 40 anos do curso.
A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal de Jataí, localizada na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Serão entregues certificados do Mérito Legislativo a mais de 100 homenageados que contribuíram para a construção e consolidação da história do curso.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.
Para Bia de Lima, homenagear o curso de pedagogia da UFJ é reconhecer o papel estratégico da universidade pública na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e com a construção de uma educação democrática e de qualidade. Além disso, há um reconhecimento pessoal, já que a parlamentar segue atuando pelo fortalecimento da instituição desde a sua criação e emancipação.
Além dos certificados do Mérito Legislativo, a solenidade terá a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás, a três personalidades de relevo por suas contribuições à educação e à sociedade goiana: a doutora docente e pró-reitora de assuntos estudantis da UFJ, Eva Aparecida de Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação da mesma instituição, Suely dos Santos Silva; e ainda a ex-presidente do Sintego em Jataí, Soraia Rodrigues Chaves.
Além da deputada Bia de Lima, vão integrar a mesa diretiva da sessão solene itinerante a vice-reitora da UFJ, prof. dra. Alana Flávia Romani; a presidente em exercício do Sintego, professora Ludmylla Moraes; e as três homenageadas com a medalha do mérito.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou o reajuste das tarifas de oito linhas de ônibus operadas pela empresa Taguatur que ligam municípios do Entorno do Distrito Federal à capital federal. Os novos valores passam a vigorar a partir deste domingo (28/6) e atingem milhares de passageiros que utilizam diariamente o transporte semiurbano para trabalhar, estudar e acessar serviços em Brasília.
Segundo a ANTT, o reajuste corresponde à revisão tarifária periódica aplicada aos contratos de concessão do transporte interestadual semiurbano. A atualização considera fatores como custos operacionais, manutenção da frota, combustíveis, mão de obra e demais despesas necessárias à prestação do serviço. O último reajuste das linhas da concessionária havia sido realizado em agosto de 2023.
Das oito linhas contempladas pela revisão, seis terão aumento no valor das passagens e duas apresentarão redução. O maior reajuste será sentido pelos usuários da linha entre Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás, e Brasília, cuja tarifa passará de R$ 10,95 para R$ 12,15.
Também haverá aumento nas linhas que atendem passageiros de Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Taguatinga.
Em contrapartida, duas linhas que ligam bairros do Novo Gama ao Gama terão redução tarifária, passando a cobrar R$ 3,40 por viagem.
Confira os novos valores:
- Girassol (Cocalzinho de Goiás) – Brasília: de R$ 10,95 para R$ 12,15;
- Girassol (Cocalzinho de Goiás) – Taguatinga: de R$ 8,20 para R$ 9,15;
- Novo Gama – Taguatinga: de R$ 7,85 para R$ 8,75;
- Águas Lindas de Goiás – Taguatinga: de R$ 6,75 para R$ 7,65;
- Águas Lindas de Goiás – Ceilândia: de R$ 5,15 para R$ 5,85;
- Novo Gama (Rodoviária) – Gama: de R$ 1,75 para R$ 1,80;
- Novo Gama (Lago Azul) – Gama: de R$ 3,80 para R$ 3,40;
- Novo Gama (Pedregal) – Gama: de R$ 3,65 para R$ 3,40.
O transporte semiurbano do Entorno atende diariamente milhares de moradores que dependem dos ônibus para os deslocamentos até o Distrito Federal.
A ANTT informou que as empresas deverão afixar as novas tabelas tarifárias no interior dos veículos e nos guichês de atendimento antes do início da vigência dos novos valores, garantindo que os usuários tenham acesso às informações sobre os reajustes.







