26 de junho de 2026
  • 20:19 Diocese de Jataí é homenageada em sessão solene por iniciativa de Karlos Cabral
  • 16:35 Sesi oferta mais de 3,5 mil vagas para o EJA em oito cidades
  • 12:51 A 100 dias da eleição, emprego é trunfo e juros é fraqueza de Lula
  • 09:07 Deputado Cristóvão Tormin celebra os 100 anos da Associação Atlética Luziânia em sessão solene no Plenário Iris Rezende
  • 05:23 Operação resgata 23 animais que sofriam maus-tratos em Goiânia


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, na tarde desta sexta-feira, 26, sessão solene em homenagem aos 70 anos da Diocese de Jataí, uma iniciativa do deputado Karlos Cabral (PSB), que presidiu a homenagem. A cerimônia ocorreu no Plenário Iris Rezende.

Cabral convidou para compor a mesa diretiva o assessor especial da Governadoria, Haroldo Naves; a chanceler da Cúria diocesana, Maria Regina Prado Pinto; o bispo diocesano de Jataí, Dom Joaquim Carlos Carvalho; o cura da catedral Metropolitana de Goiânia, padre Carlos Gomes Silva; e a religiosa do Mosteiro Monte Sião de Jataí, irmã Eleusa Maria do Sagrado Coração de Jesus.

Também fizeram parte da mesa o chefe de gabinete da Alego, Rafael Soares; o vereador por Rio Verde, Chico KGL (PL); e o vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Goiânia, padre Cristiano Faria dos Santos.

Ao abrir a sessão solene, Karlos Cabral (PSB) afirmou que a celebração representa a trajetória de pessoas que confiaram na missão de anunciar o Evangelho ao longo das últimas sete décadas. O deputado aproveitou a oportunidade para anunciar que apresentou, nesta semana, à Casa de Leis, um projeto que concede à Diocese de Jataí o reconhecimento como entidade de utilidade pública estadual.

Sob a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe na tribuna, Cabral afirmou que a confiança é um dos fundamentos da vida cristã e citou a passagem bíblica do leproso que, segundo ele, reconhece em Cristo o poder de transformar sua vida sem impor condições, apenas confiando. Para Cabral, esse mesmo princípio explica a história da Diocese de Jataí.

O deputado afirmou que a comemoração dos 70 anos da instituição também representa a atuação de homens e mulheres que confiaram, ao assumir a missão religiosa, construir igrejas em localidades ainda sem estrutura consolidada e enfrentar desafios relacionados às distâncias, às condições das estradas, às doenças e às limitações encontradas no exercício da evangelização.

O legislador ressaltou que essa confiança sustentou a formação da diocese, contribuiu para o fortalecimento das comunidades e a manutenção da esperança entre os fiéis: “Essa confiança transforma comunidades, faz nascer vocações, inspira missionários, fortalece famílias e mantém viva a esperança de um povo. É essa trajetória que celebramos hoje”, declarou Karlos Cabral. 

Ao encerrar o pronunciamento, Karlos Cabral afirmou que, após quase 16 anos de atuação na Assembleia Legislativa, considera uma honra presidir a sessão solene em homenagem ao aniversário da Diocese de Jataí.

Evangelização

Subiram à tribuna para realizar seus pronunciamentos, como homenageados, o bispo Diocesano de Jataí; padre Breno França Borges; o chefe de gabinete do deputado Bruno Peixoto (UB), Rafael Soares; a irmã Eleusa Maria, do Sagrado Coração de Jesus; e o padre Cristiano Faria dos Santos.

Primeiro a fazer uso da palavra, o padre Breno França Borges discursou na forma de oração, agradecendo a Deus pelos homens e mulheres de fé que se mantêm nos caminhos da evangelização, especialmente os jovens, além de enaltecer a celebração de 70 anos da Diocese de Jataí. “Inspirai os jovens e enviais santas vocações para o serviço da Igreja e fazei-nos perseverantes na continuação da nossa história como uma Casa de Deus comprometida com os mais pobres”, destacou.

Em seguida, o assessor parlamentar Rafael Soares, representando o presidente da Alego, falou sobre o respeito e dedicação às instituições religiosas da Casa de Leis e do merecimento dessa homenagem. “É muito honroso para nós poder reconhecer o papel da Igreja, que tanto contribue à comunidade. É aquilo que sempre falamos, a messe é grande, mas os operários são poucos. Por isso, é importante reconhecer o quanto é valoroso o trabalho da igreja para a população”, frisou o assessor.

O presidente do MDB e assessor especial da governadoria, Haroldo Naves (MDB), representando o chefe do Executivo estadual, Daniel Vilela (MDB), cumprimentou os presentes e saudou a Diocese de Jataí pelo 70° aniversário. “O governador Daniel Vilela falou do orgulho que ele tem da Diocese, da cidade onde ele nasceu e onde seu pai, nosso saudoso Maguito Vilela, começou sua vida política e foi vereador em Jataí”, afirmou.

Na sequência, a Irmã Eleusa Maria, do Sagrado Coração de Jesus, subiu à tribuna para celebrar e agradecer todos os membros que passaram e serviram pela Diocese jataiense nestes 70 anos de existência. “Celebrar o jubileu de 70 anos de nossa diocese é reconhecer a ação providente de Deus, que, por meio de tantos homens e mulheres consagrados, fez florescer a fé nesta porção do povo de Deus. Desde os seus primórdios, a Diocese de Jataí foi marcada pela presença fecunda da vida religiosa”, comentou a religiosa.

Em continuidade, a irmã também destacou a importância da oração durante os anos da Diocese, orações essas que sustentam a fé e mantém a comunidade unida. “O mosteiro é um coração orante que pulsa incessantemente pelo povo de Deus. É uma presença silenciosa, mas profundamente fecunda. É um sinal de que a evangelização não se sustenta apenas pelas mãos que trabalham, mas pelos joelhos que se dobram em oração”, salientou Eleusa Maria.

O vigário judicial adjunto do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Goiânia, padre Cristiano Faria dos Santos, lembrou a importância de um dos filhos da Diocese de Jataí, o deputado Karlos Cabral, ocupar espaço importante na Casa de Leis. “É bonito ver que os filhos da Diocese de Jataí galgam tantos lugares para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, e com certeza ver um filho da Diocese como deputado é um sinal de que a fé também é levada ao mundo político”, frisou.

Após os discursos foram entregues os certificados do Mérito Legislativo aos homenageados. A sessão pode ser assistida neste link

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Serviço Social da Indústria (Sesi) está com matrículas abertas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante, que oferece mais de 3,5 mil vagas gratuitas em Goiás. As oportunidades estão distribuídas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Barro Alto, Catalão, Itumbiara, Anápolis, Mineiros e Rio Verde, ampliando o acesso à educação básica e à qualificação profissional.

A iniciativa tem como objetivo atender jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade regular, oferecendo a possibilidade de finalização do Ensino Fundamental ou Médio em até 13 meses. O programa se destaca por integrar a formação escolar com cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai, ampliando as chances de inserção no mercado de trabalho.

O modelo de ensino é híbrido, com aulas presenciais e on-line, permitindo que os estudantes organizem sua rotina de acordo com a disponibilidade pessoal e profissional. A proposta busca reduzir barreiras de acesso à educação e atender diferentes perfis de alunos em todas as regiões atendidas.

Além da formação básica, os participantes podem obter certificação em áreas com alta demanda no mercado, como assistente administrativo, recursos humanos, operador de computador, eletricista industrial, mecânico de automóveis leves, almoxarife, assistente ambiental e montagem e reparo de microcomputadores.

O programa também reconhece conhecimentos adquiridos ao longo da experiência profissional dos estudantes, o que pode acelerar o processo de aprendizagem e conclusão dos módulos.

Em um cenário em que a qualificação profissional se torna cada vez mais determinante para a empregabilidade, iniciativas como a EJA do Sesi ganham relevância ao oferecer uma alternativa de retorno à educação formal aliada à capacitação técnica. A proposta busca contribuir tanto para a inclusão educacional quanto para o fortalecimento da mão de obra qualificada no estado.

Os interessados devem procurar a unidade do Sesi mais próxima para informações sobre inscrições, documentação necessária e disponibilidade de cursos em cada município. Também há informações disponíveis no site da instituição.

Autor Rogério Luiz Abreu


Desemprego está no nível mais baixo da série histórica, mas aumento de preços e custo de vida seguem entre as principais preocupações do eleitorado

A 100 dias do 1º turno das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entra na disputa pela reeleição ao Palácio do Planalto com a economia como um dos eixos do debate eleitoral. O baixo desemprego pode servir como trunfo para a campanha do petista. Já a inflação acima da meta e os juros elevados, entre os mais altos do mundo, tendem a prejudicá-lo.

A taxa de desemprego foi de 5,8% no trimestre encerrado em abril deste ano, com 6,3 milhões de pessoas sem trabalho. O indicador é mais favorável do que o registrado um ano antes, e está no menor nível já registrado para um trimestre encerrado em abril desde o início da série histórica, em 2012.

Mesmo assim, o aumento dos preços e o custo de vida estão entre as principais preocupações do eleitorado. A pesquisa mais recente do PoderData/Aya mostra que propostas econômicas são o 3º principal critério na escolha de voto dos brasileiros (12%) –atrás de posição política (29%) e rejeição aos outros candidatos (18%).

INFLAÇÃO PREOCUPA BC

Nos dois primeiros anos de seu atual mandato o petista manteve um discurso crítico ao BC, então presidido por Roberto Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro (PL). Lula buscava transferir para a autoridade monetária a responsabilidade pela taxa de juros elevada. Com a posse em janeiro de 2025 de Gabriel Galípolo, escolhido por ele, o governo passou a adotar um tom mais moderado em relação ao BC.

A Selic alta é também resultado do deficit primário do setor público, provocado por gastos do governo e pagamento de juros. Quanto mais o governo federal gasta acima do que arrecada, mais remoto fica o cenário de queda da taxa de juros. O 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá o maior deficit nominal médio da história do país, segundo estimativas de agentes do mercado financeiro.

Em 17 de junho, o BC reduziu a Selic de 14,50% para 14,25% ao ano. Foi o 3º corte consecutivo da taxa básica de juros. Mesmo com a redução, a autoridade monetária manifestou preocupação com a política fiscal, a inflação e a condução das contas públicas, e sinalizou que os juros devem seguir em patamar elevado por mais tempo. Na ata da reunião, o BC citou as medidas de estímulo adotadas pelo governo como um dos fatores que pode aumentar as pressões inflacionárias.

PROGRAMAS SOCIAIS

Lula ampliou os gastos com programas sociais neste ano visando as eleições. Foram R$ 184,7 bilhões até maio em medidas voltadas às parcelas mais pobres da população, como a ampliação da isenção do Imposto de Renda e o Desenrola 2.0, que facilita a renegociação de dívidas.

Essas medidas podem melhorar a percepção das famílias sobre a própria situação financeira e beneficiar a imagem do governo entre os eleitores. Lula busca consolidar o apoio entre os brasileiros com renda de até 2 salários mínimos e avançar entre os que recebem de 2 a 5 salários mínimos –faixa em que não lidera as intenções de voto.

Levantamento do PoderData, realizado de 30 de maio a 1º de junho, mostra que 61% dos entrevistados conseguiram pagar todas as despesas no mês passado. Outros 37% disseram ter deixado de quitar ao menos uma conta.

Mas os gastos do governo com programas sociais e iniciativas de renegociação de dívidas não se convertem automaticamente em apoio eleitoral. Entre os 37% dos brasileiros que deixaram de pagar alguma conta em maio, 63% avaliaram que os programas como o Desenrola 2.0 ajudaram “pouco” (30%) ou nada (33%) para reduzir o endividamento.

TARIFAS

Fatores externos também podem influenciar a economia durante a campanha eleitoral. Um dos exemplos é a ameaça de novas tarifas dos Estados Unidos. 

Em junho, o governo norte-americano anunciou a proposta para impor uma tarifa de 25% sobre uma ampla lista de produtos importados do Brasil. A alegação é de que o país teria adotado práticas consideradas desleais e prejudiciais para empresas dos Estados Unidos

Em resposta, Lula reforçou o discurso em defesa da soberania nacional, estratégia já adotada durante o primeiro tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). 

Se as novas tarifas entrarem em vigor, seus efeitos poderão ser sentidos durante a reta final da campanha. Impactos sobre preços, atividade econômica e comércio exterior chegariam mais perto da eleição e com potencial de afetar o comportamento do eleitorado.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene em homenagem ao centenário da Associação Atlética Luziânia na tarde desta quinta-feira, 25. A solenidade foi comandada pelo deputado Cristóvão Tormin (PRD) e ocorreu no Plenário Iris Rezende.

Para compor a mesa diretiva, o presidente em exercício convidou o deputado e líder da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte na Assembleia Legislativa, Ricardo Quirino (Republicanos); o presidente da Associação Atlética Luziânia, Rodrigo Antônio Lopes; a vereadora de São Miguel do Passa Quatro, Roselaine Carvalho (UB); o empresário Ricardo Tatico; a chefe de gabinete do conselheiro Valcenor Braz, do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), Ana Maria Peixoto; e o assessor parlamentar José Lucena Roriz.

Tormin iniciou seu discurso afirmando que sua história com a associação de Luziânia é mais antiga que sua carreira política. “Ainda muito jovem tive a oportunidade de trabalhar no Luziânia Futebol Clube, o que coincidiu com a gestão do ex-prefeito José Roriz Aguiar (Zequinha), o que me fez sentir ainda mais amor pela agremiação da Associação Atlética Luziânia”, destacou.

O deputado enalteceu a torcida e a Associação Atlética Luziânia, que, segundo ele, levou o nome da cidade para além das fronteiras de Goiás. “Quem não se lembra do jogo de entrega do Estádio Mané Garrincha para a Copa de 2014? Nós fizemos o jogo-teste e nós nos sagramos bicampeões e lotamos o estádio, graças à torcida apaixonada da Associação Atlética Luziânia”, salientou Cristóvão Tormin. 

Antes de finalizar o discurso, o parlamentar vestiu uma camisa do clube do Entorno do Distrito Federal (DF). “Hoje, essa homenagem é um reconhecimento para que todos que contribuíram para que a Associação Atlética Luziânia chegasse ao seu centenário como símbolo de tradição, perseverança e amor por Luziânia”, finalizou Cristóvão Tormin.

Integrante da mesa diretiva da solenidade, o deputado Ricardo Quirino destacou os 100 anos de existência do clube e relembrou conquistas, desafios e a participação de torcedores, dirigentes e atletas ao longo da trajetória da associação.

Quirino também ressaltou o papel do esporte como instrumento de inclusão social: “Hoje, temos no esporte uma das maiores portas de inclusão, pois ele não aceita a injustiça, as drogas, nem a deslealdade”. Ao final, o deputado afirmou que o fortalecimento das políticas esportivas deve integrar a pauta dos legisladores e declarou apoio à Associação Atlética Luziânia, ao afirmar que a instituição poderá contar com o respaldo dos parlamentares da Alego.

Ao discursar, o assessor parlamentar José Lucena Roriz falou sobre a trajetória da instituição. Em seu pronunciamento, lembrou que o clube atravessou diferentes períodos históricos, disputou competições em Goiás e no Distrito Federal e manteve suas atividades ao longo das décadas.

Roriz comentou ainda sobre a relação da associação com a história do município, recordando que sua fundação ocorreu quando a cidade ainda era denominada Santa Luzia. Ele também mencionou o apoio ao esporte durante a gestão de Cristóvão Tormin à frente da Prefeitura e relembrou a homenagem prestada a seu pai, Zequinha Roriz, com a denominação do Estádio Serra do Lago.

Representando a Associação Atlética Luziânia, o presidente Rodrigo Antônio Lopes relatou sua trajetória junto ao clube. Ele recordou sua chegada à equipe como atleta, em 2014, após retornar ao Brasil, e citou a conquista de um título durante o período em que Cristóvão Tormin exerceu o cargo de prefeito.

Por fim, Lopes afirmou que a associação enfrenta dificuldades devido à ausência de um estádio para a realização de suas atividades e defendeu uma solução para a situação da praça esportiva utilizada pelo clube.

Após os discursos, os homenageados receberam os certificados do Mérito Legislativo. A sessão solene pode ser assistida neste link.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic) resgatou 23 animais em situação de maus-tratos em um pet shop no Parque Industrial João Braz, em Goiânia. A ação, realizada na quarta-feira (24/6), terminou com a prisão em flagrante de um homem e uma mulher responsáveis pelo estabelecimento.

Batizada de Operação Filantropia de Fachada, a força-tarefa foi desencadeada após denúncias e investigações que apontavam possíveis irregularidades na comercialização de animais sob o pretexto de adoção. No local, as equipes encontraram 14 cães e nove gatos mantidos em condições precárias de higiene e saúde.

Segundo a investigação, os animais estavam confinados em espaços inadequados, em gaiolas pequenas, sem vermifugação, com água e alimentação em condições insalubres e apresentando sinais de fome, sede e debilidade física. Durante a fiscalização, um gato foi encontrado morto dentro de uma gaiola junto aos demais animais vivos.

O estado de saúde de parte dos animais exigiu atendimento emergencial. Cinco cães e dois gatos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (Upavet), em Goiânia. Um dos cães, porém, não resistiu e morreu pouco depois de dar entrada na unidade. Os demais animais ficaram sob os cuidados da Amma.

Além dos cães e gatos, os agentes localizaram uma ave silvestre mantida irregularmente no estabelecimento. O animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama para avaliação e cuidados especializados.

A perícia técnica confirmou indícios dos crimes investigados. Os dois responsáveis foram autuados por maus-tratos qualificados contra cães e gatos, com agravante pelo resultado morte, além de manter animal silvestre sem autorização legal. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

A suspeita é de que o estabelecimento comercializasse animais de forma irregular sob a alegação de adoção. A investigação também apura possíveis práticas relacionadas ao tráfico ilegal de animais.

Para a diretora de Bem-Estar Animal da Amma, Raquel Fleury, a participação da população foi fundamental para o desfecho da ocorrência.

“Esse caso demonstra a importância da participação da população na denúncia de situações suspeitas. Cada denúncia pode representar a chance de interromper ciclos de violência e garantir uma nova vida para esses animais”, destacou.

Os animais resgatados seguem recebendo assistência da Amma e necessitam de lares temporários. Após a estabilização clínica, poderão ser acolhidos por voluntários cadastrados, que recebem suporte com ração, medicamentos, quando necessário, e acompanhamento técnico da agência. Interessados podem obter informações pelo telefone 3030-2811.

Autor Manoel Messias Rodrigues


Manifestação enviada a tribunal europeu valida condenação da ex-deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

A Advocacia Geral da União protocolou nesta 5ª feira (25.jun.2026) uma manifestação oficial perante a Corte Suprema de Cassação da Itália para dar andamento ao 2º procedimento de extradição da ex-deputada Carla Zambelli. O documento responde a exigências do tribunal europeu sobre as garantias jurídicas do processo e valida a condenação da ex-congressista pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.

A ofensiva jurídica internacional é resultado de um esforço coordenado por diferentes braços do Estado brasileiro. A execução do parecer foi conduzida pela PNAI (Procuradoria Nacional da União de Assuntos Internacionais), unidade vinculada à AGU, atuando em parceria direta com o Ministério das Relações Exteriores e com a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional).

TRATADO INTERNACIONAL E SIGILO

A posição brasileira apresentada à Corte italiana toma como base as regras fixadas no Tratado de Extradição firmado entre os 2 países, além das normas globais que regulam a cooperação jurídica em matéria penal. Por se tratar de uma ação de natureza jurisdicional que corre sob segredo de Justiça na Itália, os órgãos federais não divulgaram o teor completo dos documentos protocolados e nem comentaram as estratégias processuais desenhadas para o caso.

Em nota oficial, a AGU defendeu que a medida reafirma o compromisso do país com os acordos de cooperação internacional, classificando o instrumento como essencial para garantir o cumprimento de decisões judiciais emitidas no Brasil e combater a impunidade, respeitando as regras do devido processo legal.

Leia a íntegra da nota da AGU:

“A Advocacia-Geral da União (AGU) informa que foi protocolada, nesta quinta-feira (25/06), perante a Corte Suprema de Cassação da República Italiana, a manifestação da República Federativa do Brasil no âmbito do segundo procedimento extradicional relacionado à cidadã brasileira Carla Zambelli.

“O processo se refere à condenação de Zambelli pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Na manifestação ao tribunal italiano, foram enviadas as informações prestadas pelo STF sobre as garantias exigidas pela Justiça italiana para a extradição, bem como sobre a validade da condenação pela suprema corte brasileira.

“A manifestação foi elaborada no contexto da atuação coordenada do Estado brasileiro em matéria de cooperação jurídica internacional, contando com a participação institucional da AGU, por intermédio da Procuradoria Nacional da União de Assuntos Internacionais (PNAI), em articulação com a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) e o Ministério das Relações Exteriores.

“A posição do Estado brasileiro observa os parâmetros estabelecidos pelo Tratado de Extradição celebrado entre a República Federativa do Brasil e a República Italiana, bem como pelas normas internacionais aplicáveis à cooperação jurídica em matéria penal.

“A AGU ressalta que o procedimento extradicional possui natureza jurisdicional e tramita sob regime de confidencialidade perante as autoridades competentes da República Italiana. Em razão disso, não é possível divulgar o conteúdo da manifestação apresentada nem comentar aspectos específicos relacionados ao mérito da causa ou às estratégias processuais adotadas, em respeito às normas processuais aplicáveis e à própria condução do processo pelas autoridades italianas.

“Por fim, a AGU reafirma o compromisso permanente do Estado brasileiro com a cooperação jurídica internacional, instrumento essencial para a efetividade da jurisdição penal, o cumprimento das decisões judiciais e o combate à impunidade, sempre em estrita observância ao devido processo legal, aos direitos fundamentais e às obrigações internacionais assumidas pelo Brasil”.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará, nesta sexta-feira (26), uma série de solenidades ao longo do dia em tributo a profissionais da saúde, a magistrado e à Diocese de Jataí. Os eventos ocorrerão na sede do Poder Legislativo Estadual, Palácio Maguito Vilela, e no Setor Jardim do Cerrado. 

A agenda começa às 9 horas, no Plenário Iris Rezende, com sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde, por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). Durante a cerimônia, receberão a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira Alline Silva Rosa Scaglia, Ana Paula de Oliveira, Rodrigo Vasconcelos Leite e Patrícia Silva de Sousa.

Às 10 horas, o deputado Talles Barreto (UB) conduzirá uma sessão solene itinerante no Setor Jardim do Cerrado, em Goiânia, em honra às mulheres da região.

Em seguida, às 11 horas, a deputada Vivian Naves (Republicanos), em parceria com o presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), entregará o Título de Cidadania Goiana ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca.

Natural do Maranhão, o magistrado integra a Terceira Seção e a Quinta Turma do STJ, com atuação voltada principalmente para matérias penais e processuais penais. Antes de chegar à corte, atuou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região e também desenvolveu atividades acadêmicas na área do direito.

Diocese de Jataí

No período da tarde, às 14 horas, o deputado Karlos Cabral (PSB) promoverá sessão solene dedicada aos 70 anos da Diocese de Jataí. A iniciativa destaca a contribuição histórica da instituição religiosa para o desenvolvimento social, educacional e espiritual da região sudoeste de Goiás.

Entrega de títulos e medalha encerra programação

A programação será concluída às 19 horas. Haverá cerimônia solene conduzida pelo deputado Delegado Eduardo Prado, para a entrega de títulos de cidadania a Fábio Luiz Munhoz Mazzaro e Paulo Ricardo Gomes e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a expoentes em Goiás. 

Paulo Ricardo Gomes é natural de Campinas (SP). Possui formação em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de especializações internacionais em instituições como a Thunderbird School of Global Management e a Harvard Business School.

Com ampla experiência executiva, atuou em cargos de liderança em empresas nacionais, internacionais e atualmente exerce função na Companhia Brasileira de Cartuchos, com atuação voltada ao fortalecimento institucional, desenvolvimento de produtos e relações com o setor público.

Fábio Luiz Munhoz Mazzaro, natural de São Paulo (SP), é administrador de empresas com MBA pela Fundação Getulio Vargas. Possui longa trajetória nas áreas financeira e de gestão corporativa. Ao longo da carreira, ocupou posições de destaque, incluindo a presidência da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), além de cargos executivos em empresas do setor industrial. Atualmente, também integra a gestão da CBC AMMO LLC, com atuação internacional.

Já Luiz Reginaldo Diniz da Silva, natural de Santana do Cariri (CE), é fundador da RDS Consultoria e Representação Ltda. e atua há mais de uma década nos setores comercial e institucional, em Goiás e no Distrito Federal.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), com apoio do Sebrae Goiás, promoveu nesta quarta-feira (24/06), na Casa da Indústria, em Goiânia, o evento Brasil em Reflexão, reunindo empresários, dirigentes sindicais, autoridades e lideranças do setor produtivo para discutir os cenários político e econômico do país e seus impactos no desenvolvimento nacional.

O encontro teve como destaque a participação do cientista político, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e CEO da Quaest, Felipe Nunes, que apresentou uma análise baseada em dados sobre comportamento da sociedade brasileira, ambiente político e tendências que podem influenciar investimentos, competitividade e inovação nos próximos anos.

O evento integra a agenda de debates promovida pela FIEG com o objetivo de aproximar o setor produtivo de discussões estratégicas sobre o futuro do país. A iniciativa busca ampliar a compreensão sobre fatores que impactam diretamente a economia, o ambiente de negócios e a tomada de decisão empresarial.

Na abertura do encontro, o presidente da FIEG, André Rocha, destacou que o projeto foi criado para estimular o diálogo entre lideranças e ampliar a reflexão sobre os desafios do desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Presidente da FIEG, André Rocha // Foto: Naira Batista

“Nosso objetivo é trazer reflexões sobre o nosso país e sobre o nosso Estado. Queremos provocar o debate, a discussão e a troca de ideias sobre temas que impactam diretamente o futuro da nossa sociedade”, afirmou.

O dirigente também ressaltou a importância da indústria como eixo central do crescimento econômico. Segundo ele, o fortalecimento do setor produtivo é essencial para a geração de empregos, aumento de renda e desenvolvimento regional.

“Nós temos o desafio de reindustrializar o Brasil. Quando existe uma indústria forte, toda a sociedade é beneficiada”, disse.

Durante sua palestra, Felipe Nunes apresentou um panorama das transformações sociais e políticas ocorridas no Brasil nas últimas décadas, abordando temas como polarização política, comportamento eleitoral, mudanças culturais e impactos no ambiente econômico.

Segundo ele, a compreensão dessas transformações é essencial para analisar os desafios atuais do país e projetar cenários futuros.

Cientista político, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e CEO da Quaest, Felipe Nunes // Foto: Naira Batista

“O Brasil mudou muito de 2002 para 2026. Não dá para entender o momento que estamos vivendo sem compreender as transformações que aconteceram na sociedade brasileira ao longo dessas últimas décadas”, afirmou.

O cientista político também destacou a relação entre desenvolvimento econômico e estrutura industrial, reforçando o papel da indústria na geração de valor agregado e crescimento sustentável.

“Sociedades muito desenvolvidas são aquelas que têm também uma indústria forte”, observou.

Ao final do encontro, a FIEG destacou que o projeto Brasil em Reflexão terá continuidade com novos debates ao longo dos próximos meses, abordando temas como economia, tecnologia, inteligência artificial e desenvolvimento industrial.

A entidade reforçou ainda que o objetivo é ampliar o diálogo entre setor produtivo e especialistas, contribuindo para a construção de um ambiente mais informado e preparado para os desafios do futuro.

Autor Rogério Luiz Abreu


Investimentos, exportações e gastos públicos impulsionaram a atividade econômica do país; revisão eleva crescimento no período

Dados da 3ª estimativa divulgada nesta 5ª feira (25.jun.2026) pelo BEA (Bureau of Economic Analysis) mostram que o PIB real dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 2,1% no 1º trimestre de 2026. O resultado representa uma aceleração ante o 4º trimestre de 2025, quando o país havia registrado um crescimento de 0,5%.

O dado atual também traz revisão para cima de 0,5 ponto percentual em relação à estimativa anterior. Reflete principalmente uma redução nas importações –que são subtraídas no cálculo do PIB–, o que acabou compensando uma leve revisão para baixo dos gastos dos consumidores. Eis a íntegra do documento (PDF – 684 kB, em inglês).

Os pilares que sustentaram a expansão econômica de janeiro a março foram:

  • investimentos e exportações –  contribuíram positivamente para o saldo final;
  • gastos governamentais – houve um aumento, com o setor público apresentando um crescimento de 7,5% em seu valor agregado real;
  • setor de serviços e indústria – crescimento liderado pelas indústrias de informação, serviços profissionais, científicos e técnicos, além da fabricação de bens duráveis.

Por outro lado, o comércio (varejista e atacadista) e o setor de finanças e seguros registraram retrações, atuando como freios para um crescimento ainda maior.

No campo social, a renda pessoal dos norte-americanos subiu 3,4% (um acréscimo de US$ 222,6 bilhões). O destaque absoluto foi a Dakota do Norte, onde a renda saltou 22,4% no trimestre.

Já o Havaí registrou uma queda acentuada de 23,9%. O relatório explica que o movimento é um ajuste técnico depois do pagamento de indenizações às famílias vítimas dos incêndios florestais de Maui em 2023.

O crescimento não foi uniforme em todo o território. O PIB real aumentou em 46 Estados e no Distrito de Columbia. O Estado de Washington liderou o ranking com uma expansão de 4,5%, impulsionado pelo setor de tecnologia. No extremo oposto, a Dakota do Sul viu sua economia encolher 1,6%, afetada principalmente pela agropecuária e silvicultura.

A pressão inflacionária permanece no radar. O PCE (índice de preços de despesas de consumo pessoal) aumentou 4,6% no trimestre. Já os lucros corporativos mostraram resiliência, com um aumento de US$ 74,4 bilhões na produção corrente.

Os dados consolidados reforçam uma trajetória de recuperação da economia norte-americana, que parece ter deixado para trás o ritmo lento observado no final de 2025.

A próxima atualização oficial sobre o desempenho econômico (estimativa antecipada do 2º trimestre) será em 30 de julho.



Autor Poder360 ·


O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou os projetos de lei números 11896/26 e 11897/26 para conceder Título Honorífico de Cidadania Goiana a Reginaldo Abdala e a Mario Bittar Neto. As matérias foram encaminhadas à Gestão Parlamentar para conferência de documentação.

A primeira proposta reconhece a trajetória de Reginaldo Abdala, natural de Barra Mansa (RJ), que chegou a Goiás ainda criança e construiu sua história profissional no Estado. Após a mudança da família para Anápolis, em 1956, iniciou sua trajetória no comércio e, posteriormente, estabeleceu-se em Goiânia, onde desenvolveu atividades empresariais em diferentes segmentos.

Ao longo de sua carreira, Abdala atuou nos setores varejista, farmacêutico, imobiliário e industrial, até consolidar sua atuação no ramo de confecções, em 1993, com a criação da empresa Manga Rosa Pink. Também passou a exercer funções representativas no setor produtivo, como vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Goiânia (Sinroupas) e presidente do Conselho Setorial de Moda da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg).

Segundo a justificativa da matéria, a trajetória do empresário é marcada pela geração de empregos e pela contribuição ao fortalecimento da economia goiana, especialmente no segmento da moda. O texto destaca que sua atuação acompanhou o desenvolvimento do setor de confecções no Estado e sua consolidação como importante polo produtivo nacional.

“Reginaldo Abdala chegou ainda criança a Goiás, construiu sua vida profissional no Estado e contribuiu para o desenvolvimento econômico e social por meio do trabalho, do empreendedorismo e da geração de oportunidades”, afirma o deputado Cruvinel na justificativa da proposta, que está sob relatoria do deputado Veter Martins (PSB) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O segundo projeto homenageia Mario Bittar Neto, nascido em Araxá (MG), que vive em Goiás desde 1993. Filho de uma família que já mantinha vínculos com o Estado desde 1968, o homenageado desenvolveu sua trajetória pessoal e profissional em Goiânia.

A justificativa ressalta que Neto iniciou sua vida profissional ainda jovem e, aos 18 anos, abriu sua primeira empresa de representação comercial. Atualmente, é sócio da Mabi Representações, empresa voltada à representação comercial de matérias-primas e embalagens para indústrias dos segmentos cosmético, de limpeza e farmacêutico.

Formado em Direito, Mario Bittar Neto também consolidou sua ligação com Goiás por meio da vida familiar e comunitária. Residente em Goiânia há mais de três décadas, construiu sua trajetória profissional, constituiu família e estabeleceu vínculos permanentes com o Estado.

A proposta está sob relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir) na CCJ.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás