


Posts recentes
- MP pede contratos de Neymar e Virgínia com casa de apostas
- Deputados votam propostas com foco em patrimônio e servidores
- Mabel projeta R$ 500 milhões em obras para Goiânia
- Planos de saúde crescem entre pessoas com 59 anos ou mais em abril
- Com resultado histórico, Rio Verde lidera ranking de alfabetização
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Ação apura conformidade regulatória e eventual prática de condutas abusivas; jogador e influenciadora não são investigados
A 1ª Prodecon (Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor) pediu uma cópia dos contratos de publicidade do jogador Neymar Jr. e da influenciadora Virgínia Fonseca com a casa de apostas Blaze. O objetivo é apurar as diretrizes e estratégias de marketing adotadas, incluindo o uso da expressão “renda extra”. As informações são do g1.
A ação foi instaurada na última 6ª feira (19.jun.2026), depois de denúncias sobre retenção sistemática de fundos de usuários a partir de justificativas genéricas. Também foi considerado um relatório técnico com mais de 42.000 reclamações registradas contra a plataforma.
Neymar e Virgínia, contudo, não são investigados. O pedido da Prodecon, que integra o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), faz parte de um inquérito civil público que investiga a conformidade regulatória e a eventual prática de condutas abusivas pela casa de apostas.
Além dos dois, a Prodecon também pediu cópias dos contratos dos influenciadores Lucas Lira e Bruna Sunaika.
A Promotoria pede à Blaze:
- informações detalhadas sobre os procedimentos de abertura, manutenção, bloqueio e encerramento das contas de usuários;
- documentos sobre políticas de bônus e promoção;
- relatório sobre contas bloqueadas ou suspensas, valores retidos e fundamentos para as restrições;
- mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro;
- estrutura societária completa da plataforma;
- esclarecimentos sobre os mecanismos de jogo responsável implementados.
O MPDFT afirma que o inquérito pode levar a uma sanção com pedido de danos morais estimado em R$ 120 milhões.
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) também foi acionada para encaminhar nota técnica e relatório de reclamações e processos contra a plataforma.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quarta-feira, 24, a segunda sessão deliberativa ordinária da semana. A reunião em formato híbrido terá início às 15 horas, no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, com pauta de 100 processos legislativos aptos à apreciação dos deputados.
Os processos pautados estão distribuídos entre quatro matérias do Poder Executivo em votação final, 19 proposições parlamentares também em fase definitiva, 67 projetos em primeira votação e dez matérias com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) passíveis de encaminhamento às comissões temáticas.
Entre os destaques da Ordem do Dia estão as quatro proposições da Governadoria aptas à segunda e definitiva fase de discussão e votação. A de nº 11407/26 autoriza o Poder Executivo a alienar e transferir bens imóveis dominicais para a constituição de um ou mais fundos de investimentos imobiliários. A proposta busca aprimorar a gestão do patrimônio imobiliário estadual, permitindo a destinação de imóveis atualmente desocupados, subutilizados ou irregularmente ocupados para estruturas de investimento voltadas à valorização e melhor aproveitamento desses ativos públicos.
A matéria 12254/26 promove alterações no regime jurídico dos servidores públicos estaduais e na legislação de prevenção e punição ao assédio moral na administração pública. O texto aperfeiçoa regras disciplinares relacionadas ao abandono de cargo, fraude ao registro de frequência e assédio sexual, além de atualizar procedimentos administrativos e ampliar o conceito de assédio sexual para alcançar condutas praticadas no ambiente de trabalho ou em razão dele, independentemente da existência de relação hierárquica. A proposta ainda prevê a possibilidade de exoneração voluntária em casos específicos de abandono de cargo, desde que haja reconhecimento formal da infração e devolução dos valores recebidos indevidamente.
Outra matéria da Governadoria (processo 10691/26) prevê a criação e denominação do Colégio Estadual Homero Honorato da Silva e Souza, no Setor Maysa, em Trindade. Já a quarta proposta do Executivo em pauta eleva a exigência de escolaridade para ingresso nas carreiras de auxiliar de autópsia, auxiliar de laboratório criminal, desenhista criminalístico e fotógrafo criminalístico da Superintendência de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública, passando a exigir diploma de ensino superior para o exercício dessas funções. Segundo a justificativa, a medida, que tramita na Casa como processo 10693/26, visa fortalecer a qualificação técnica necessária à produção de provas periciais.
Iniciativas parlamentares
E 19 matérias parlamentares estão aptas à segunda votação, entre projetos voltados ao reconhecimento de entidades de utilidade pública, ao fortalecimento de políticas de inclusão social, saúde, empreendedorismo e desenvolvimento econômico. A pauta ainda contempla propostas de reconhecimento de patrimônios culturais e imateriais, além da inclusão de datas comemorativas e eventos no calendário oficial do Estado. Também tramitam quatro projetos de declaração de utilidade pública para entidades sediadas em Goiânia, Rialma, Anápolis e Trombas.
Em primeira fase de discussão e votação, os deputados poderão apreciar 67 proposições parlamentares. Os temas são diversificados e abrangem saúde, educação, inclusão, assistência social, meio ambiente, cultura, proteção animal, segurança viária e desenvolvimento regional. Entre os projetos de maior alcance estão propostas que vedam a cobrança adicional de matrícula para estudantes com deficiência; estabelecem atendimento educacional especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadede (TDAH) e dislexia.
Ainda nesse rol propostas que criam políticas voltadas à ludopatia e ao jogo responsável; instituem programas de proteção alimentar para crianças diabéticas; ampliam políticas de apoio às mulheres vítimas de violência, às gestantes, puérperas e mães universitárias; tratam da saúde mental, do câncer, da visão monocular, da apraxia de fala, da conscientização sobre doenças psíquicas e da prevenção de zoonoses.
Também figuram na pauta iniciativas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, à valorização de eventos culturais, festivais, feiras agropecuárias, manifestações religiosas, patrimônios imateriais, rotas turísticas e títulos honoríficos concedidos a municípios goianos.
A Ordem do Dia contempla ainda dez processos aptos à votação dos pareceres favoráveis aprovados na CCJ.
Para mais informações sobre todas as matérias aptas à apreciação na sessão ordinária desta quarta-feira, 24, consulte a pauta prévia.
Sessões ordinárias
As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.
Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do YouTube. Dessa forma, a população tem a oportunidade de acompanhar as discussões e votações de todas as matérias em pauta.
A Ordem do Dia, que é uma das fases mais importante da sessão, envolve a discussão e votação das matérias em destaque. Cada projeto de lei é analisado e debatido pelos deputados antes de ser votado. Esse momento é crucial para a democracia, pois é quando os parlamentares têm a oportunidade de defender suas proposições, ou argumentar contra as matérias das quais discordam.
As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), abriu as portas do sexto andar do Paço Municipal nesta terça-feira (23/6) para o primeiro de uma série de encontros com a imprensa. O café da manhã reuniu editores e diretores de veículos da capital e de Aparecida de Goiânia — entre eles Daniel Carvalho, do Portal NOTÍCIAS GOIÁS, além de representantes do Diário de Goiás, G5 News e Portal Goiás 365.
Mais do que uma agenda institucional, o encontro serviu para aproximar a gestão municipal dos comunicadores e apresentar os principais projetos da administração para os próximos meses.
No centro da conversa esteve a projeção de R$ 500 milhões em investimentos ainda neste ano. Mabel detalhou planos para obras estruturantes, drenagem urbana, viadutos, túneis e ações voltadas à saúde pública, reforçando a aposta da gestão em um ciclo de entregas de maior impacto.
O prefeito também anunciou que fará, no próximo dia 29, uma prestação de contas na Câmara Municipal. Entre os resultados que pretende apresentar está a evolução da capacidade financeira de Goiânia, que passou da nota C para a nota A no Capag, indicador da Secretaria do Tesouro Nacional que mede a capacidade de pagamento dos entes públicos.
Na saúde, uma das áreas mais sensíveis da administração, Mabel afirmou que a estratégia passa pelo fortalecimento da atenção básica para reduzir a pressão sobre as UPAs. O plano inclui a reforma completa do Cais Campinas e a modernização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que deverão ampliar a oferta de exames e serviços.
Já na zeladoria urbana, o prefeito relatou cobranças frequentes ao Consórcio Limpagyn e disse ter convocado vereadores a ajudar na fiscalização dos serviços de limpeza. O pacote de melhorias também prevê a revitalização de parques e a implantação de mais de 100 novas praças, ampliando o alcance do programa Adote uma Praça.
Prefeito reforça apoio a Daniel Vilela e aliados de Goiânia
As discussões não ficaram restritas à gestão municipal. O encontro também abriu espaço para temas ligados à sucessão estadual de 2026.
Questionado pelo diretor do Portal NOTÍCIAS GOIÁS, Daniel Carvalho, sobre uma eventual candidatura ao Governo de Goiás, Sandro Mabel afastou a possibilidade e afirmou que seu foco permanece na Prefeitura de Goiânia.
Segundo o prefeito, a prioridade é concluir o mandato, consolidar as entregas da gestão e deixar um legado para a capital antes de se afastar da vida pública.
Para a disputa estadual, Mabel reafirmou apoio à reeleição do vice-governador Daniel Vilela (MDB). Sobre a formação da chapa majoritária, revelou que defendeu, em conversas com Ronaldo Caiado e o próprio Daniel, que a escolha do candidato a vice seja orientada por critérios técnicos e pela aceitação popular medida em pesquisas.
Em relação às eleições proporcionais, o prefeito sinalizou que seu grupo político deverá retribuir, nas urnas, o apoio dos deputados federais, estaduais e senadores que têm destinado recursos e contribuído com projetos para Goiânia.
Autor Manoel Messias Rodrigues
Levantamento mostra que o aumento é de 3,1% considerando o mesmo período em 2025 e 2026
Em abril de 2026, os planos de saúde voltaram a crescer mais entre os idosos do que entre os jovens. O número de beneficiários de 0 a 18 anos praticamente não mudou no período de 1 ano, enquanto o de pessoas com mais de 59 anos teve o aumento mais expressivo. Os dados são da NAB (Nota de Acompanhamento de Beneficiário) nº 118, produzida pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). Leia a íntegra da pesquisa (PDF – 5,6 MB).
Os dados mostram que os planos de saúde de beneficiários de:
- 0 a 18 anos: somavam 11,98 milhões em abril de 2025 e passaram a 11,97 em abril de 2026, uma queda de 0,1%;
- 19 a 58 anos: somavam 31,68 milhões em abril de 2025 e passaram a 32,27 milhões em abril de 2026, um aumento de 1,8%;
- 59 anos ou mais: somavam 8,45 milhões em abril de 2025 e passaram a 8,71 milhões em abril de 2026, um aumento de 3,1%.
O setor encerrou abril com 52,96 milhões de beneficiários de planos, o que representa um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram incorporados 836,7 mil vínculos em um ano.
“A saúde suplementar atende beneficiários em diferentes fases da vida. Por isso, acompanhar a evolução das faixas etárias é importante para compreender a dinâmica do setor e as mudanças demográficas que também se refletem nas carteiras de planos de saúde”, afirma Denizar Vianna, superintendente executivo do IESS.
Os planos coletivos continuam sendo a maioria no mercado. Em abril de 2026, 44,5 milhões de pessoas tinham esse tipo de plano, o que representa 84% dos beneficiários de planos médico-hospitalares. Dentro desse grupo, 38,7 milhões estavam em planos coletivos empresariais, que correspondem a 87% dos contratos coletivos.
PLANOS ODONTOLÓGICOS
Os planos exclusivamente odontológicos chegaram a 35,98 milhões de beneficiários em abril de 2026, um aumento de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2025. Em 1 ano, o setor ganhou 1,2 milhão de novos beneficiários.
Assim como nos planos médico-hospitalares, os contratos coletivos são maioria entre os planos odontológicos. Em abril, 30,2 milhões de pessoas tinham planos coletivos, o equivalente a 84% do total. Desses, 89% eram contratos coletivos empresariais.
SOBRE O IESS
O IESS é uma instituição sem fins lucrativos que realiza estudos sobre o mercado de saúde suplementar no Brasil e produz dados e análises para apoiar políticas públicas, melhorar o sistema de saúde e contribuir para o debate sobre o setor.
A educação municipal de Rio Verde alcançou um marco histórico ao registrar 97,02% das crianças alfabetizadas na idade certa, conforme os dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O resultado coloca o município em 1º lugar no Brasil entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, consolidando Rio Verde como referência nacional em alfabetização infantil.
A conquista foi celebrada na última sexta-feira (19/6), durante um encontro que reuniu profissionais da rede municipal de ensino. Na ocasião, educadores, gestores, coordenadores e demais servidores foram homenageados pelo trabalho desenvolvido nas escolas, reconhecendo o empenho coletivo que contribuiu para o resultado histórico.
Durante o evento, também foram pactuadas as metas do programa AlfaMais Goiás para o segundo semestre de 2026. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em manter os avanços alcançados e garantir que cada vez mais crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade.
O secretário municipal de Educação, Miguel Ribeiro, destacou que o reconhecimento nacional é resultado do trabalho conjunto de toda a rede.
“Rio Verde vive hoje um dos momentos mais importantes da sua história na educação. Esses resultados são fruto do trabalho sério realizado por nossos professores, coordenadores, gestores, equipes administrativas e todos que diariamente fazem a diferença e contribuem para que Rio Verde esteja sempre avançando, conquistando premiações e alcançando excelentes posições nos rankings do país”, afirmou o secretário.
A articuladora municipal do programa AlfaMais Goiás, Aline Moreira, também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido nas unidades escolares.
“Esse evento de hoje é muito importante, pois mostra o trabalho árduo dos professores e educadores, em geral, da nossa cidade Eles fazem um acompanhamento contínuo das aprendizagens para garantir que os estudantes alcancem os níveis esperados de leitura e escrita”, disse.
O índice de 97,02% reforça uma trajetória de crescimento da educação rioverdense, que nos últimos anos vem acumulando reconhecimentos estaduais e nacionais relacionados à alfabetização e ao desempenho dos alunos.
O resultado demonstra a efetividade das políticas públicas implementadas pelo município e o compromisso permanente com a formação das crianças desde os primeiros anos da vida escolar.
Confederação afirma que federação definiu a cor com base nas opções enviadas pelo Brasil, que eram preto, verde e rosa
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) afirmou que o uniforme vermelho de goleiro registrado junto à Fifa para a Copa do Mundo de 2026 não chegou a ser produzido pela Nike. A informação foi dada ao Poder360 após reportagem do Globo Esporte informar que o presidente da entidade, Samir Xaud, teria vetado o uso da cor vermelha pelos goleiros da seleção brasileira na partida contra a Escócia.
Segundo a confederação, a Fifa exige que as seleções apresentem quatro opções de uniforme para goleiros durante o torneio. Apesar de haver o registro que permitia a escolha da cor vermelha, a CBF afirma que a fornecedora de material esportivo não confeccionou essa versão para a coleção atual da seleção brasileira.
“Apesar de ter essa opção registrada, não existe esse uniforme produzido para a coleção atual”, disse a CBF.
De acordo com a confederação, os goleiros da seleção brasileira optaram por utilizar apenas os modelos preto, verde e rosa durante a Copa do Mundo. Por isso, afirma que não há uniforme vermelho disponível para uso na competição.
“A Nike só confeccionou os três que foram escolhidos pelos próprios goleiros (preto, verde e rosa)”, informou.
A CBF também explicou que a Fifa definiu inicialmente o vermelho para a partida entre Brasil e Escócia com base nas opções registradas previamente. Como a camisa não existe na coleção atual, houve necessidade de alteração.
Questionada sobre qual uniforme será utilizado pelos goleiros no confronto de 4ª feira (24.jun), contra a Escócia, a CBF afirmou que a Fifa já foi comunicada da mudança e que a cor escolhida será o verde.
Mais cedo, o Globo Esporte informou que Samir Xaud teria vetado o uso do uniforme vermelho pelos goleiros da seleção brasileira. Segundo o portal, a cor estava prevista para o jogo contra a Escócia, mas a decisão do presidente da CBF teria impedido sua utilização. A confederação, porém, sustenta que não há uniforme vermelho de goleiro disponível na coleção atual da equipe.
Governo elabora regras para divisão do teto de gastos entre os Poderes em Goiás
Lidiane 23 de junho de 2026
A Governadoria do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei n°12415/26, que disciplina a distribuição interna do limite global anual de despesas primárias do Estado dentro do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Primeiramente, a Comissão Mista vai definir um de seus integrantes à relatoria e votar o parecer emitido sobre a proposta.
São estabelecidos critérios objetivos para a definição, a atualização, o acompanhamento e o controle dos limites individualizados atribuídos aos poderes e aos órgãos autônomos.
O Poder Executivo define, na medida, como será repartido o teto global de gastos entre o Poder Executivo, o Tribunal de Justiça, a Assembleia Legislativa, os tribunais de contas, o Ministério Público e a Defensoria Pública, sem alterar o método federal já estabelecido para o cálculo do limite global de despesas.
Registrou-se que, com a instituição do Propag, o artigo 41 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição goiana passou a prever a limitação da despesa primária empenhada de cada Poder e órgão autônomo, bem como autorizou expressamente a edição de lei estadual para disciplinar a repartição do limite global anual de despesas do Estado.
A Secretaria da Economia enfatizou que, embora a metodologia de apuração do limite global anual esteja definida na legislação federal aplicável ao Propag, é necessária a edição de norma estadual para regulamentar a sua distribuição interna, conferir segurança jurídica, previsibilidade e transparência à atuação dos poderes e dos órgãos autônomos, além de permitir a adequada governança do novo regime fiscal.
A pasta informou que a proposta estabelece os critérios de repartição dos limites individualizados, define conceitos necessários à operacionalização da sistemática de controle fiscal, disciplina a forma de tratamento das despesas previdenciárias de inativos e pensionistas vinculadas aos respectivos poderes e órgãos autônomos e institui mecanismos de transparência, monitoramento e acompanhamento do cumprimento dos limites aplicáveis.
Também objetiva-se assegurar o alinhamento entre a execução orçamentária dos poderes e órgãos autônomos e as exigências decorrentes do Propag, para permitir maior coordenação institucional e reduzir riscos de divergências interpretativas quanto à apuração das despesas sujeitas à limitação. O projeto de lei, elucidou, preserva integralmente a metodologia federal de cálculo do limite global anual. Propõe-se apenas disciplinar a sua repartição interna para acompanhamento, controle e responsabilização individualizada.
Foi assegurado, ainda, que a proposição fortalece a governança fiscal do Estado, amplia a transparência na gestão das despesas primárias e contribui para a sustentabilidade das finanças públicas estaduais, sem alterar a autonomia constitucional dos poderes e dos órgãos autônomos nem modificar os critérios federais de apuração do limite global anual. “Trata-se de instrumento necessário à adequada implementação do Propag em Goiás, para proporcionar maior segurança jurídica e efetividade à aplicação das regras fiscais instituídas pela Lei Complementar federal nº 212, de 2025”, argumentou a pasta da Economia.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
‘Falsas promessas de melhorias’, diz representante após comitivas deixarem Expo Catalão 2026
Lidiane 23 de junho de 2026
POLÊMICA
Grupos alegam falta de transparência, falhas na comunicação e descumprimento de acordos
Comitiva Muladeiros do Estradão não participará da tradicional cavalgada (Foto: Reprodução)
Quatro comitivas de Catalão anunciaram que não participarão da Expo Catalão 2026. Em notas divulgadas entre quinta-feira e sexta-feira (19), os grupos apontam insatisfação com a organização do evento, citando falta de transparência, falhas na comunicação e descumprimento de acordos relacionados a premiações e estrutura oferecida aos participantes. O movimento surpreendeu admiradores da tradicional festa agropecuária.
Em entrevista ao Mais Goiás, o vice-presidente de uma das comitivas envolvidas detalhou os motivos que levaram à decisão coletiva. Segundo ele, tradicionalmente são realizadas reuniões de alinhamento entre as comitivas e a organização do evento para discutir premiações e benefícios destinados aos participantes.
Neste ano, segundo ele, havia sido acordada uma premiação em dinheiro, mas posteriormente as comitivas foram informadas de que o sindicato responsável havia perdido patrocinadores e não conseguiria cumprir o que foi prometido, incluindo a gratuidade na entrada.
“Nós das comitivas temos gastos, estratégias e dores de cabeça no dia do evento. E todo ano sempre são as mesmas falsas promessas de melhorias”, afirmou.
O dirigente, que prefere não ser identificado, também criticou a estrutura oferecida aos participantes, especialmente na área de alimentação. “Não tem opções, comida já acabando, falta de empatia, e filas grandes, eu mesmo já fiquei dois anos sem poder comer direito por conta disto”, relatou.
Apesar das críticas, ele afirmou que a decisão não tem caráter de boicote. Segundo o representante, a iniciativa busca demonstrar a importância das comitivas para a realização da festa e reforçar a necessidade de que todos os envolvidos sejam tratados de forma justa.
Pronunciamentos
Em notas oficiais divulgadas nas redes sociais, as comitivas Muladeiros do Estradão, Criados no Mato, Amigos de Fé e Os Goianos anunciaram que não participarão da Cavalgada da Expo Catalão 2026.
A Muladeiros do Estradão informou que decidiu não se inscrever para edição 2026 do Desfile de Comitivas da Expo Catação. Segundo a nota, a decisão foi motivada pela “falta de comunicação e outros fatores ocorridos recentemente” que tornaram inviável a participação. Apesar da ausência na competição oficial, a comitiva afirmou que seus integrantes podem continuar participando das cavalgadas de forma independente.
A Comitiva Criados no Mato também confirmou que ficará de fora da Cavalgada da Expo Catalão 2026, anteriormente conhecida como Desfile de Comitivas. O grupo alegou falta de esclarecimentos, transparência e organização por parte dos responsáveis pelo evento.
“Nossa ausência não representa falta de amor pela tradição. Pelo contrário: é justamente por respeitarmos essa história que não podemos concordar com situações que não atendem às expectativas de quem constrói esse evento há tantos anos”, destacou a nota.
Já a Comitiva Amigos de Fé e informou apenas que não participará da edição de 2026 por “motivos internos”. O grupo agradeceu o apoio recebido ao longo dos anos e desejou sucesso à realização da festa.
A Comitiva Os Goianos também confirmou sua ausência e ressaltou que sua essência vai além do desfile. Em comunicado, destacou que sua trajetória é marcada pela amizade entre os integrantes, pela união do grupo e pelo amor à cultura sertaneja.
Leia também:
O Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) manteve a decisão que autoriza os estabelecimentos filiados à Associação Goiana de Supermercados (Agos) a funcionar após as 11h aos domingos e feriados. Com essa medida, os supermercados ficam livres da obrigação de assinar acordos específicos com os sindicatos para poderem abrir as portas.
O desembargador Welington Luís Peixoto rejeitou o pedido do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Goiás (Sincovaga-GO) para derrubar a autorização em despacho assinado no último sábado (20/06). Graças a esse posicionamento, continuam suspensas as multas de R$ 500 por trabalhador que seriam aplicadas às empresas que descumprissem o antigo horário limite.
Ao avaliar o caso, o magistrado explicou que não há nenhuma irregularidade na decisão que já havia sido dada pela 8ª Vara do Trabalho de Goiânia. Ele destacou que a disputa envolve direitos importantes como a livre concorrência e a igualdade entre as empresas, o que justifica proteger o funcionamento do comércio até o fim do processo.
“A decisão atacada possui natureza provisória e reversível, limitando-se a suspender a oponibilidade da cláusula convencional em relação a grupo determinado de empresas até ulterior deliberação do Juízo de origem, sem afastar a vigência da convenção coletiva para os demais integrantes da categoria econômica”, explicou o desembargador. A determinação vale de forma temporária até que a Justiça analise o mérito da questão de forma definitiva.
Na prática, os supermercados vinculados à Agos continuam autorizados a abrir normalmente após as 11h aos domingos e feriados, sem necessidade de novos acordos coletivos. A medida tem caráter provisório e poderá ser revista quando o mérito da ação for analisado.
A decisão também não altera os demais dispositivos da Convenção Coletiva de Trabalho. Regras relacionadas a salários, pisos da categoria, benefícios e demais garantias trabalhistas seguem em vigor.
O desembargador ressaltou que a liminar alcança apenas as empresas representadas pela Agos e não afasta a validade da convenção para os demais integrantes da categoria econômica. Por isso, os efeitos da decisão ficam restritos à cláusula que está sendo questionada judicialmente.
Cabe recurso contra a decisão, mas ela permanece válida até nova deliberação da Justiça do Trabalho.
Sindicato diz que cumprirá decisão até julgamento final
O procurador do Sindicato no Comércio no Estado de Goiás (Secom-GO), José Nilton Carvalho, afirmou que a entidade respeitará a determinação judicial enquanto o processo estiver em tramitação.
“Assim sendo, vamos cumprir a decisão integralmente”, declarou.
Como o julgamento tratou apenas da liminar, a discussão seguirá na Justiça do Trabalho. Na análise do mérito, os magistrados deverão examinar os argumentos e documentos apresentados pelas partes para decidir se a exigência de acordos coletivos para funcionamento após as 11h é válida.
Até que haja uma decisão definitiva, os supermercados associados à Agos continuarão autorizados a funcionar normalmente aos domingos e feriados.
Entenda a disputa entre patrões e empregados
A controvérsia teve início após a Convenção Coletiva de Trabalho estabelecer que supermercados precisariam firmar acordos coletivos específicos para funcionar após as 11h aos domingos e feriados.
A Agos contestou a regra na Justiça, argumentando que a exigência criava tratamento desigual entre empresas do setor e comprometia a livre concorrência. A entidade também sustentou que a medida gerava insegurança jurídica e dificultava a operação de redes com unidades em diferentes regiões do estado.
Ao analisar o caso, a Justiça acolheu os argumentos em caráter provisório e suspendeu a aplicação da cláusula para as empresas associadas à entidade. O objetivo é manter a estabilidade das atividades do setor até a decisão definitiva sobre o tema.
Autor Manoel Messias Rodrigues
Assista ao vídeo com os gols e os lances selecionados pela “CazéTV” da partida disputada nesta 2ª feira (22.jun)
A seleção masculina de futebol da Noruega venceu a do Senegal nesta 2ª feira (22.jun.2026) por 3 a 2 em jogo disputado pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O jogo, válido pelo Grupo I, foi disputado no Estádio de Nova York, em East Rutherford, no Estado de Nova Jersey (EUA).
Os gols foram marcados por:
- Noruega – Pedersen e Haaland (2x)
- Senegal – Ismaïla Sarr (2x)
Assista a trechos do jogo selecionados pela CazeTV (6min):
O Poder360 publica, em parceria com a CazéTV, trechos de todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026. Os vídeos reúnem o que a CazéTV considera os melhores momentos de cada confronto, incluindo os gols, as chances criadas pelas equipes e os lances decisivos da partida.
Os direitos autorais desses vídeos com trechos da partida são da Fifa (Federação Internacional de Futebol). É proibido copiar ou distribuir os arquivos que estão aqui nesta página do jornal digital Poder360.
Leia mais sobre as duas seleções nos infográficos abaixo:

COPA DO MUNDO
A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.
No caso do Brasil, cabe à CBF definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”).
O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.









