


Posts recentes
- Goiás Social chega em Rio verde com benefícios e serviços
- Chefe da Otan tenta amenizar tensão na Casa Branca com elogios
- Autorizada venda de bens para criação de fundo de investimento
- Mabel anuncia obra de R$ 40 mi na bacia do Córrego Botafogo
- MP pede contratos de Neymar e Virgínia com casa de apostas
Comentários
Arquivos
- junho 2026
- maio 2026
- abril 2026
- março 2026
- fevereiro 2026
- janeiro 2026
- dezembro 2025
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
Categorias
Rio Verde recebe nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/6) mais uma edição do Goiás Social, programa itinerante do Governo de Goiás que concentra diversos serviços gratuitos para a população. A estrutura foi montada no Parque Zilda Arns e oferece atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, emprego, documentação e habitação.
Durante a abertura do evento, o governador Daniel Vilela destacou a importância da iniciativa para aproximar os serviços públicos da população.
“Trabalhamos para levar aos municípios ações que promovam desenvolvimento, ampliem oportunidades e garantam atendimento à população, especialmente àqueles que mais precisam do apoio do Estado”, afirmou.
Ao longo da ação, o Governo de Goiás realizou a entrega de 1.709 cartões do programa Mães de Goiás, 157 do Dignidade, 88 do Goiás Por Elas e 269 do Goiás + Inclusivo. Além disso, foram disponibilizadas 1.135 vagas de emprego para moradores de Rio Verde e municípios vizinhos.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, o município tem se destacado na atualização do Cadastro Único, fator que contribui para a ampliação do alcance dos programas sociais.
“Rio Verde possui um dos melhores índices de atualização do Cadastro Único em Goiás. Isso permite identificar demandas e direcionar os programas sociais com mais eficiência”, explicou.
A estrutura do Goiás Social também conta com vacinação, mamografias, exames oftalmológicos, prevenção ao câncer de pele, emissão de documentos pelo Vapt Vupt e orientações sobre programas habitacionais da Agehab.
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) realiza ainda a entrega de cadeiras de rodas, andadores, muletas, bengalas, colchões, fraldas infantis e geriátricas, kits de enxoval e fórmulas infantis.
Entre os beneficiários está o ajudante de mecânico Sebastião Dias, de 63 anos, que recebeu o cartão do programa Dignidade.
“Nessa idade, temos muitas despesas com medicamentos, água e energia. Esse auxílio ajuda bastante e faz diferença para muitas pessoas”, relatou.
A dona de casa Nara Cristina Dias, de 34 anos, mãe de uma criança com deficiência, também foi contemplada pelo Goiás + Inclusivo e ressaltou a importância do benefício para a família.
“Não posso trabalhar porque preciso cuidar do meu filho. Esse apoio ajuda muito”, afirmou.
Os atendimentos seguem até quinta-feira (25/6), das 8h às 12h, com expectativa de beneficiar milhares de moradores da região.
Mark Rutte se reuniu com Donald Trump duas semanas antes da reunião anual da cúpula da organização
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), recebeu o chefe da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, na Casa Branca, em um encontro marcado por elogios feitos pelo dirigente da aliança e por tentativas de amenizar tensões. A cúpula da organização vai se reunir em Ancara, capital da Turquia, de 7 a 8 de julho.
O encontro ocorre durante tensões entre Trump e aliados da Otan, depois de críticas do presidente norte-americano à falta de apoio dos países aliados na guerra contra o Irã.
No 5º encontro dos líderes na Casa Branca desde o novo mandato de Trump, Rutte se referiu a ele como “líder do mundo livre” e afirmou que os membros da organização tiveram objeções “pontuais” quanto à guerra. Mencionou que até 5.000 aviões norte-americanos decolaram de aeroportos na Europa para missões no Oriente Médio desde 28 de fevereiro –o início do conflito com o Irã.
Rutte ainda afirmou a Trump que “teria sido muito difícil lidar com o Irã sem ter a Europa como plataforma de projeção de poder para os Estados Unidos”.
O norte-americano disse que não precisava de ajuda para a guerra, mas queria “sua lealdade”.
O chefe da Otan também deu razão a Trump pelos ataques ao Irã, afirmando que Teerã estava “muito perto” de uma bomba nuclear. Não mencionou os objetivos não cumpridos na guerra, como o desmantelamento da força militar iraniana.
O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou nesta tarde, 24, iniciativa da Governadoria que autoriza a alienação e transferência de bens imóveis dominicais estaduais para a constituição de um ou mais fundos de investimentos imobiliários.
Ao longo da sessão ordinária, também foram chanceladas pautas governamentais ligadas ao combate ao assédio moral no serviço público e à exigência de ensino superior para ingresso em carreiras da segurança pública. Dentre as iniciativas parlamentares, uma proposta que fomenta turismo interativo na zona rural avançou à sanção.
A constituição de fundos de investimentos imobiliários, proposta pelo Executivo Estadual com o projeto de lei n° 11407/26, contou com 21 votos favoráveis e cinco contra. Foram contrários os petistas Antônio Gomide e Bia de Lima, os peessedebistas Clécio Alves e José Machado, e Delegado Eduardo Prado (PL).
Na justificativa da matéria, a Secretaria de Estado de Administração (Sead) defende que a medida busca aprimorar a política de gestão do patrimônio imobiliário estadual e superar limitações estruturais.
A pasta destaca que o Estado de Goiás possui expressivo acervo imobiliário, com imóveis de características diversas, e muitos deles estão desocupados, subutilizados ou irregularmente ocupados.
Ao longo da tramitação do projeto na Casa, Antônio Gomide (PT), opositor da matéria, argumentou que o Governo, ao invés de valorizar o servidor público, a saúde e a educação públicas e o Ipasgo Saúde, prioriza entrar em fundos imobiliários.
Gomide questionou, ainda, a falta de transparência do projeto de lei que, segundo ele, não informa quais são os imóveis que serão vendidos. “Se nós temos no município uma área do Estado, onde vai ser construída uma escola municipal, onde vai ser construído um hospital; se é uma área que é pública, qual o interesse do Estado em não definir e não destinar no projeto o interesse dele [Governo] em vender aquela área?”, argumentou.
No início da sessão ordinária, foi lido o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) sobre as contas anuais do Poder Executivo Estadual (exercício de 2025). A pauta inicia seu trâmite no Parlamento no processo nº 12958/26.
Dentre outras pautas legislativas, a exigência de diploma de ensino superior para ingresso em carreiras específicas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), proposta pela Governadoria do Estado por meio do processo nº 10693/26, alcançou aval definitivo do Plenário.
Também segue à sanção o projeto de lei nº 20269/25, de autoria do deputado Antônio Gomide, que institui a Política Estadual de Trilhas Digitais e Turismo Interativo no Meio Rural.
Ajustes disciplinares
Outra proposta avalizada é a que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, das autarquias e das fundações públicas estaduais, e a Lei nº 18.456, que versa sobre a prevenção e a punição de assédio moral na administração pública estadual. A matéria está contida no projeto de lei n° 12254/26.
A medida, resultado de uma iniciativa do Governo de Goiás, propõe o ajuste das transgressões disciplinares de abandono de cargo, fraude ao registro de frequência e assédio sexual, além do aperfeiçoamento das regras para a nomeação de defensor dativo e a forma de comunicação dos atos processuais.
Pronunciamentos
O deputado Clécio Alves (PSDB) aproveitou o início de debates do Pequeno Expediente para insistir em ponderações acerca da gestão goianiense. Dentre as críticas, Alves citou reportagens veiculadas pela imprensa goiana sobre obras para o escoamento de águas pluviais na Marginal Botafogo, iniciativa que classificou como “um desperdício do dinheiro dos impostos de Goiânia”.
O parlamentar solicitou uma atuação mais contundente dos tribunais de contas. “Vocês têm obrigação de olhar isso. É todo dia umas notícias dessas, é toda hora esse sujeito queimando dinheiro escancaradamente. Onde é que a gente vai parar?”, questionou Clécio Alves.
Em seguida, Givago Valadares (UB) celebrou a criação da Frente Parlamentar de Desenvolvimento do Norte Goiano. Ele anunciou uma sessão itinerante para o lançamento da frente no próximo dia 3 de julho, em Porangatu.
“É de suma importância a presença de todos para definirmos as prioridades de cada município e estruturarmos uma carteira de projetos para levarmos às devidas secretarias do Governo”, convidou Givago Valadares.
Já Antônio Gomide lamentou a condução de iniciativas legislativas assinadas pela Governadoria na Casa de Leis. Ao cobrar um debate mais amplo em algumas matérias, o petista declarou que os ritos legislativos estariam sendo “atropelados”, o que prejudica, segundo ele, a fiscalização, essencial enquanto função do Parlamento.
O deputado fez menção a oito iniciativas de autoria do Governo Estadual que chegaram ontem, 23, à Casa. Gomide citou, como exemplo de pauta a ser mais debatida pela Alego, a proposta governamental para uma Política Estadual de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, que também revoga leis goianas sobre o tema e cria um fundo de caráter privado.
Bia de Lima (PT) elogiou a postura do presidente Lula (PT) durante o recente fórum político e econômico do G7, que reúne as principais economias do mundo. Ela elencou a indústria do agro e a mineração como “riquezas brasileiras”. “Nós defendemos que um país rico como o Brasil valorize suas riquezas e não cometa o erro, novamente, de exportar o minério de ferro a preço de banana e deixar apenas as crateras de destruição da natureza para trás”, destacou Bia de Lima.
Lima enfatizou seu empenho em promover a discussão sobre o destino das terras raras do Brasil. “Aqui na Assembleia começamos a fazer a discussão dos efeitos das terras raras, não só com a mineradora Serra Verde, mas também com as outras mineradoras que se instalam em Iporá e as que já estão em Catalão”.
Wagner Camargo Neto (SD) também fez uso da tribuna da Alego para celebrar os benefícios levados à região do Vale do São Patrício, com destaque para a entrega de unidades habitacionais.
“Estamos empenhados para promover o desenvolvimento de forma efetiva na nossa região. […]. E temos absoluta certeza do quanto é necessário esses investimentos e essas obras”, sustentou Wagner Camargo Neto.
LDO
A Assembleia Legislativa segue com os trâmites do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027. Em encontro nesta tarde, a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Alego definiu nova data para posicionamento do deputado Anderson Teodoro (PRD), relator da matéria.
O presidente do colegiado, Wagner Camargo Neto (SD), apontou a próxima terça-feira, 30, para apresentação do relatório final sobre o projeto orçamentário. A norma, que tramita na Alego sob o processo nº 7668/26, apresenta as prioridades definidas pelo Governo e as metas da administração pública estadual.
A lei também estabelece a estrutura e a organização dos orçamentos, as diretrizes para a elaboração e a execução orçamentária, além das disposições sobre as transferências e as despesas com pessoal e encargos sociais.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
A Prefeitura de Goiânia deu início a uma das principais intervenções de drenagem urbana planejadas para a capital nos últimos anos. O prefeito Sandro Mabel anunciou, nesta quarta-feira (24/6), a construção da primeira grande obra de contenção de alagamentos na bacia do Córrego Botafogo, considerada uma das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas na cidade. Com investimento estimado em R$ 40 milhões, a intervenção será executada em caráter emergencial e tem previsão de conclusão até o final deste ano.
O projeto prevê a implantação de uma bacia de retenção de águas pluviais entre a Rua Nonato Mota e a Avenida 2ª Radial, na Vila Redenção. A estrutura terá capacidade para armazenar aproximadamente 100 mil metros cúbicos de água durante os períodos de chuva intensa, reduzindo a pressão sobre o sistema de drenagem e diminuindo o volume que chega aos pontos críticos da bacia do Botafogo.
Segundo o prefeito Sandro Mabel, a expectativa é que a obra reduza significativamente os alagamentos registrados principalmente na Marginal Botafogo e no Complexo Viário Jamel Cecílio, locais que frequentemente enfrentam transtornos durante temporais.
“Essa é uma obra que atua diretamente na redução dos volumes de água que chegam aos pontos mais críticos da bacia do Botafogo e poderá diminuir em até 50% a descarga de água na região da Jamel Cecílio. Esperamos que ela esteja pronta para o próximo período chuvoso”, afirmou.
Além da construção da bacia, o município prevê melhorias na microdrenagem da região, ampliando a capacidade de captação e escoamento das águas pluviais. A meta é reduzir a recorrência dos alagamentos, minimizar impactos no trânsito e aumentar a segurança para motoristas, pedestres e moradores das áreas afetadas.
Estrutura para controlar o fluxo das chuvas
O sistema funcionará como um reservatório temporário durante os períodos de precipitação mais intensa. A água será armazenada e liberada gradualmente para a rede de drenagem, evitando sobrecarga nos córregos, galerias e bueiros. O mecanismo é considerado uma das soluções mais eficazes para reduzir picos de vazão em áreas urbanizadas.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, a bacia do Córrego Botafogo concentra um dos maiores desafios de drenagem da capital devido ao elevado grau de impermeabilização do solo.
“Quando ocorre uma chuva forte, grandes volumes de água chegam rapidamente ao sistema de drenagem, provocando alagamentos e interrupções no trânsito. A obra foi planejada justamente para reduzir esse impacto e trazer mais segurança à população”, explicou.
A contratação será feita em regime emergencial para acelerar a execução. Paralelamente, a Prefeitura já prepara os processos licitatórios para novas estruturas de contenção previstas em outras etapas do programa de drenagem urbana.
Planejamento para as próximas décadas
Durante o anúncio, Sandro Mabel também destacou a conclusão do Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), elaborado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a administração municipal. O documento reúne um diagnóstico completo da situação da drenagem na capital e estabelece diretrizes para os próximos 30 anos.
O estudo identifica áreas prioritárias para investimentos, aponta intervenções necessárias em diferentes bacias hidrográficas e servirá como base para reduzir riscos de alagamentos, inundações e processos erosivos em Goiânia.
A construção da bacia de retenção na Vila Redenção representa a primeira grande ação prática dentro dessa estratégia de longo prazo. A expectativa da Prefeitura é que a obra marque o início de uma nova etapa na gestão das águas pluviais da capital, reduzindo prejuízos causados pelas chuvas e oferecendo mais segurança para a população.
Ação apura conformidade regulatória e eventual prática de condutas abusivas; jogador e influenciadora não são investigados
A 1ª Prodecon (Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor) pediu uma cópia dos contratos de publicidade do jogador Neymar Jr. e da influenciadora Virgínia Fonseca com a casa de apostas Blaze. O objetivo é apurar as diretrizes e estratégias de marketing adotadas, incluindo o uso da expressão “renda extra”. As informações são do g1.
A ação foi instaurada na última 6ª feira (19.jun.2026), depois de denúncias sobre retenção sistemática de fundos de usuários a partir de justificativas genéricas. Também foi considerado um relatório técnico com mais de 42.000 reclamações registradas contra a plataforma.
Neymar e Virgínia, contudo, não são investigados. O pedido da Prodecon, que integra o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), faz parte de um inquérito civil público que investiga a conformidade regulatória e a eventual prática de condutas abusivas pela casa de apostas.
Além dos dois, a Prodecon também pediu cópias dos contratos dos influenciadores Lucas Lira e Bruna Sunaika.
A Promotoria pede à Blaze:
- informações detalhadas sobre os procedimentos de abertura, manutenção, bloqueio e encerramento das contas de usuários;
- documentos sobre políticas de bônus e promoção;
- relatório sobre contas bloqueadas ou suspensas, valores retidos e fundamentos para as restrições;
- mecanismos de prevenção à lavagem de dinheiro;
- estrutura societária completa da plataforma;
- esclarecimentos sobre os mecanismos de jogo responsável implementados.
O MPDFT afirma que o inquérito pode levar a uma sanção com pedido de danos morais estimado em R$ 120 milhões.
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) também foi acionada para encaminhar nota técnica e relatório de reclamações e processos contra a plataforma.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quarta-feira, 24, a segunda sessão deliberativa ordinária da semana. A reunião em formato híbrido terá início às 15 horas, no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela, com pauta de 100 processos legislativos aptos à apreciação dos deputados.
Os processos pautados estão distribuídos entre quatro matérias do Poder Executivo em votação final, 19 proposições parlamentares também em fase definitiva, 67 projetos em primeira votação e dez matérias com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) passíveis de encaminhamento às comissões temáticas.
Entre os destaques da Ordem do Dia estão as quatro proposições da Governadoria aptas à segunda e definitiva fase de discussão e votação. A de nº 11407/26 autoriza o Poder Executivo a alienar e transferir bens imóveis dominicais para a constituição de um ou mais fundos de investimentos imobiliários. A proposta busca aprimorar a gestão do patrimônio imobiliário estadual, permitindo a destinação de imóveis atualmente desocupados, subutilizados ou irregularmente ocupados para estruturas de investimento voltadas à valorização e melhor aproveitamento desses ativos públicos.
A matéria 12254/26 promove alterações no regime jurídico dos servidores públicos estaduais e na legislação de prevenção e punição ao assédio moral na administração pública. O texto aperfeiçoa regras disciplinares relacionadas ao abandono de cargo, fraude ao registro de frequência e assédio sexual, além de atualizar procedimentos administrativos e ampliar o conceito de assédio sexual para alcançar condutas praticadas no ambiente de trabalho ou em razão dele, independentemente da existência de relação hierárquica. A proposta ainda prevê a possibilidade de exoneração voluntária em casos específicos de abandono de cargo, desde que haja reconhecimento formal da infração e devolução dos valores recebidos indevidamente.
Outra matéria da Governadoria (processo 10691/26) prevê a criação e denominação do Colégio Estadual Homero Honorato da Silva e Souza, no Setor Maysa, em Trindade. Já a quarta proposta do Executivo em pauta eleva a exigência de escolaridade para ingresso nas carreiras de auxiliar de autópsia, auxiliar de laboratório criminal, desenhista criminalístico e fotógrafo criminalístico da Superintendência de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública, passando a exigir diploma de ensino superior para o exercício dessas funções. Segundo a justificativa, a medida, que tramita na Casa como processo 10693/26, visa fortalecer a qualificação técnica necessária à produção de provas periciais.
Iniciativas parlamentares
E 19 matérias parlamentares estão aptas à segunda votação, entre projetos voltados ao reconhecimento de entidades de utilidade pública, ao fortalecimento de políticas de inclusão social, saúde, empreendedorismo e desenvolvimento econômico. A pauta ainda contempla propostas de reconhecimento de patrimônios culturais e imateriais, além da inclusão de datas comemorativas e eventos no calendário oficial do Estado. Também tramitam quatro projetos de declaração de utilidade pública para entidades sediadas em Goiânia, Rialma, Anápolis e Trombas.
Em primeira fase de discussão e votação, os deputados poderão apreciar 67 proposições parlamentares. Os temas são diversificados e abrangem saúde, educação, inclusão, assistência social, meio ambiente, cultura, proteção animal, segurança viária e desenvolvimento regional. Entre os projetos de maior alcance estão propostas que vedam a cobrança adicional de matrícula para estudantes com deficiência; estabelecem atendimento educacional especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadede (TDAH) e dislexia.
Ainda nesse rol propostas que criam políticas voltadas à ludopatia e ao jogo responsável; instituem programas de proteção alimentar para crianças diabéticas; ampliam políticas de apoio às mulheres vítimas de violência, às gestantes, puérperas e mães universitárias; tratam da saúde mental, do câncer, da visão monocular, da apraxia de fala, da conscientização sobre doenças psíquicas e da prevenção de zoonoses.
Também figuram na pauta iniciativas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, à valorização de eventos culturais, festivais, feiras agropecuárias, manifestações religiosas, patrimônios imateriais, rotas turísticas e títulos honoríficos concedidos a municípios goianos.
A Ordem do Dia contempla ainda dez processos aptos à votação dos pareceres favoráveis aprovados na CCJ.
Para mais informações sobre todas as matérias aptas à apreciação na sessão ordinária desta quarta-feira, 24, consulte a pauta prévia.
Sessões ordinárias
As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.
Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Assembleia Legislativa (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do YouTube. Dessa forma, a população tem a oportunidade de acompanhar as discussões e votações de todas as matérias em pauta.
A Ordem do Dia, que é uma das fases mais importante da sessão, envolve a discussão e votação das matérias em destaque. Cada projeto de lei é analisado e debatido pelos deputados antes de ser votado. Esse momento é crucial para a democracia, pois é quando os parlamentares têm a oportunidade de defender suas proposições, ou argumentar contra as matérias das quais discordam.
As decisões tomadas na Assembleia Legislativa têm impacto direto na vida da população. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem o trabalho dos parlamentares e participem das decisões, dando a sua opinião e, assim, contribuindo para o aprimoramento da democracia.
Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), abriu as portas do sexto andar do Paço Municipal nesta terça-feira (23/6) para o primeiro de uma série de encontros com a imprensa. O café da manhã reuniu editores e diretores de veículos da capital e de Aparecida de Goiânia — entre eles Daniel Carvalho, do Portal NOTÍCIAS GOIÁS, além de representantes do Diário de Goiás, G5 News e Portal Goiás 365.
Mais do que uma agenda institucional, o encontro serviu para aproximar a gestão municipal dos comunicadores e apresentar os principais projetos da administração para os próximos meses.
No centro da conversa esteve a projeção de R$ 500 milhões em investimentos ainda neste ano. Mabel detalhou planos para obras estruturantes, drenagem urbana, viadutos, túneis e ações voltadas à saúde pública, reforçando a aposta da gestão em um ciclo de entregas de maior impacto.
O prefeito também anunciou que fará, no próximo dia 29, uma prestação de contas na Câmara Municipal. Entre os resultados que pretende apresentar está a evolução da capacidade financeira de Goiânia, que passou da nota C para a nota A no Capag, indicador da Secretaria do Tesouro Nacional que mede a capacidade de pagamento dos entes públicos.
Na saúde, uma das áreas mais sensíveis da administração, Mabel afirmou que a estratégia passa pelo fortalecimento da atenção básica para reduzir a pressão sobre as UPAs. O plano inclui a reforma completa do Cais Campinas e a modernização das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que deverão ampliar a oferta de exames e serviços.
Já na zeladoria urbana, o prefeito relatou cobranças frequentes ao Consórcio Limpagyn e disse ter convocado vereadores a ajudar na fiscalização dos serviços de limpeza. O pacote de melhorias também prevê a revitalização de parques e a implantação de mais de 100 novas praças, ampliando o alcance do programa Adote uma Praça.
Prefeito reforça apoio a Daniel Vilela e aliados de Goiânia
As discussões não ficaram restritas à gestão municipal. O encontro também abriu espaço para temas ligados à sucessão estadual de 2026.
Questionado pelo diretor do Portal NOTÍCIAS GOIÁS, Daniel Carvalho, sobre uma eventual candidatura ao Governo de Goiás, Sandro Mabel afastou a possibilidade e afirmou que seu foco permanece na Prefeitura de Goiânia.
Segundo o prefeito, a prioridade é concluir o mandato, consolidar as entregas da gestão e deixar um legado para a capital antes de se afastar da vida pública.
Para a disputa estadual, Mabel reafirmou apoio à reeleição do vice-governador Daniel Vilela (MDB). Sobre a formação da chapa majoritária, revelou que defendeu, em conversas com Ronaldo Caiado e o próprio Daniel, que a escolha do candidato a vice seja orientada por critérios técnicos e pela aceitação popular medida em pesquisas.
Em relação às eleições proporcionais, o prefeito sinalizou que seu grupo político deverá retribuir, nas urnas, o apoio dos deputados federais, estaduais e senadores que têm destinado recursos e contribuído com projetos para Goiânia.
Autor Manoel Messias Rodrigues
Levantamento mostra que o aumento é de 3,1% considerando o mesmo período em 2025 e 2026
Em abril de 2026, os planos de saúde voltaram a crescer mais entre os idosos do que entre os jovens. O número de beneficiários de 0 a 18 anos praticamente não mudou no período de 1 ano, enquanto o de pessoas com mais de 59 anos teve o aumento mais expressivo. Os dados são da NAB (Nota de Acompanhamento de Beneficiário) nº 118, produzida pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). Leia a íntegra da pesquisa (PDF – 5,6 MB).
Os dados mostram que os planos de saúde de beneficiários de:
- 0 a 18 anos: somavam 11,98 milhões em abril de 2025 e passaram a 11,97 em abril de 2026, uma queda de 0,1%;
- 19 a 58 anos: somavam 31,68 milhões em abril de 2025 e passaram a 32,27 milhões em abril de 2026, um aumento de 1,8%;
- 59 anos ou mais: somavam 8,45 milhões em abril de 2025 e passaram a 8,71 milhões em abril de 2026, um aumento de 3,1%.
O setor encerrou abril com 52,96 milhões de beneficiários de planos, o que representa um crescimento de 1,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Foram incorporados 836,7 mil vínculos em um ano.
“A saúde suplementar atende beneficiários em diferentes fases da vida. Por isso, acompanhar a evolução das faixas etárias é importante para compreender a dinâmica do setor e as mudanças demográficas que também se refletem nas carteiras de planos de saúde”, afirma Denizar Vianna, superintendente executivo do IESS.
Os planos coletivos continuam sendo a maioria no mercado. Em abril de 2026, 44,5 milhões de pessoas tinham esse tipo de plano, o que representa 84% dos beneficiários de planos médico-hospitalares. Dentro desse grupo, 38,7 milhões estavam em planos coletivos empresariais, que correspondem a 87% dos contratos coletivos.
PLANOS ODONTOLÓGICOS
Os planos exclusivamente odontológicos chegaram a 35,98 milhões de beneficiários em abril de 2026, um aumento de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2025. Em 1 ano, o setor ganhou 1,2 milhão de novos beneficiários.
Assim como nos planos médico-hospitalares, os contratos coletivos são maioria entre os planos odontológicos. Em abril, 30,2 milhões de pessoas tinham planos coletivos, o equivalente a 84% do total. Desses, 89% eram contratos coletivos empresariais.
SOBRE O IESS
O IESS é uma instituição sem fins lucrativos que realiza estudos sobre o mercado de saúde suplementar no Brasil e produz dados e análises para apoiar políticas públicas, melhorar o sistema de saúde e contribuir para o debate sobre o setor.
A educação municipal de Rio Verde alcançou um marco histórico ao registrar 97,02% das crianças alfabetizadas na idade certa, conforme os dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O resultado coloca o município em 1º lugar no Brasil entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, consolidando Rio Verde como referência nacional em alfabetização infantil.
A conquista foi celebrada na última sexta-feira (19/6), durante um encontro que reuniu profissionais da rede municipal de ensino. Na ocasião, educadores, gestores, coordenadores e demais servidores foram homenageados pelo trabalho desenvolvido nas escolas, reconhecendo o empenho coletivo que contribuiu para o resultado histórico.
Durante o evento, também foram pactuadas as metas do programa AlfaMais Goiás para o segundo semestre de 2026. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em manter os avanços alcançados e garantir que cada vez mais crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade.
O secretário municipal de Educação, Miguel Ribeiro, destacou que o reconhecimento nacional é resultado do trabalho conjunto de toda a rede.
“Rio Verde vive hoje um dos momentos mais importantes da sua história na educação. Esses resultados são fruto do trabalho sério realizado por nossos professores, coordenadores, gestores, equipes administrativas e todos que diariamente fazem a diferença e contribuem para que Rio Verde esteja sempre avançando, conquistando premiações e alcançando excelentes posições nos rankings do país”, afirmou o secretário.
A articuladora municipal do programa AlfaMais Goiás, Aline Moreira, também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido nas unidades escolares.
“Esse evento de hoje é muito importante, pois mostra o trabalho árduo dos professores e educadores, em geral, da nossa cidade Eles fazem um acompanhamento contínuo das aprendizagens para garantir que os estudantes alcancem os níveis esperados de leitura e escrita”, disse.
O índice de 97,02% reforça uma trajetória de crescimento da educação rioverdense, que nos últimos anos vem acumulando reconhecimentos estaduais e nacionais relacionados à alfabetização e ao desempenho dos alunos.
O resultado demonstra a efetividade das políticas públicas implementadas pelo município e o compromisso permanente com a formação das crianças desde os primeiros anos da vida escolar.
Confederação afirma que federação definiu a cor com base nas opções enviadas pelo Brasil, que eram preto, verde e rosa
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) afirmou que o uniforme vermelho de goleiro registrado junto à Fifa para a Copa do Mundo de 2026 não chegou a ser produzido pela Nike. A informação foi dada ao Poder360 após reportagem do Globo Esporte informar que o presidente da entidade, Samir Xaud, teria vetado o uso da cor vermelha pelos goleiros da seleção brasileira na partida contra a Escócia.
Segundo a confederação, a Fifa exige que as seleções apresentem quatro opções de uniforme para goleiros durante o torneio. Apesar de haver o registro que permitia a escolha da cor vermelha, a CBF afirma que a fornecedora de material esportivo não confeccionou essa versão para a coleção atual da seleção brasileira.
“Apesar de ter essa opção registrada, não existe esse uniforme produzido para a coleção atual”, disse a CBF.
De acordo com a confederação, os goleiros da seleção brasileira optaram por utilizar apenas os modelos preto, verde e rosa durante a Copa do Mundo. Por isso, afirma que não há uniforme vermelho disponível para uso na competição.
“A Nike só confeccionou os três que foram escolhidos pelos próprios goleiros (preto, verde e rosa)”, informou.
A CBF também explicou que a Fifa definiu inicialmente o vermelho para a partida entre Brasil e Escócia com base nas opções registradas previamente. Como a camisa não existe na coleção atual, houve necessidade de alteração.
Questionada sobre qual uniforme será utilizado pelos goleiros no confronto de 4ª feira (24.jun), contra a Escócia, a CBF afirmou que a Fifa já foi comunicada da mudança e que a cor escolhida será o verde.
Mais cedo, o Globo Esporte informou que Samir Xaud teria vetado o uso do uniforme vermelho pelos goleiros da seleção brasileira. Segundo o portal, a cor estava prevista para o jogo contra a Escócia, mas a decisão do presidente da CBF teria impedido sua utilização. A confederação, porém, sustenta que não há uniforme vermelho de goleiro disponível na coleção atual da equipe.








