22 de junho de 2026
  • 15:30 Eleitores no exterior foram decisivos na vitória de Espriella na Colômbia
  • 11:46 Sessões solenes e reunião do Compliance marcam atividades desta segunda-feira do Poder Legislativo
  • 08:02 Rodovias goianas registram um óbito e 7 feridos no fim de semana
  • 04:18 melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito
  • 00:34 Mauro Rubem reuniu produtores de cultura para homenageá-los; a sessão solene transcorreu na manhã de sábado


Advogado “outsider” de direita superou adversário com pouco mais de 250 mil votos

O advogado Abelardo de la Espriella (Defensores de la Patria, direita) foi eleito presidente da Colômbia com pouco mais de 250 mil votos de vantagem sobre o principal adversário, o filósofo Iván Cepeda (Pacto Histórico, esquerda), na noite de domingo (21.jun.2026). Para conquistar a vitória, contou com os votos de uma parcela importante do eleitorado: os que decidiram deixar o país banhado ao norte pelo Mar do Caribe.

Dentre os que residem no exterior, Espriella recebeu 63,8% de preferência e abriu uma vantagem de 177.809 votos sobre Cepeda. De acordo com a AFP, a boa performance neste faixa do eleitorado foi fundamental para derrotar o candidato apoiado pelo atual presidente, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda). O resultado representou 2/3 do total da diferença de votos.

A apuração preliminar oficial aponta a vitória de Espriella com 49,6% dos votos, contra 48,7% de Cepeda. O advogado tem 47 anos, é apoiador de Donald Trump (Partido Republicano) e tem dupla cidadania (colombiana e americana). Venceu o pleito em um momento em que a Colômbia registra a maior onda de violência da última década.

Em seu primeiro discurso na cidade de Barranquilla, afirmou que o país viverá o início de uma “mudança de ordem” e o fim do tempo para quem “semeou violência, terror, narcotráfico e corrupção”. Ele governará o país até 2030.

A noite da eleição foi marcada por manifestações em Bogotá e Cali. Grupos ocuparam as ruas aos gritos de “resistência!” e entraram em confronto com a tropa de choque da polícia. Manifestantes queimaram bandeiras dos Estados Unidos e expressaram temor pela perda de direitos sociais e programas voltados à população vulnerável, ampliados na gestão anterior.

Ivan Cepeda declarou que não aceitará a derrota antes da apuração final. O candidato da esquerda pretende contestar 33.000 urnas na tentativa de reverter o resultado.

O pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comemorou a vitória de Espriella.



Autor Poder360 ·


A Assembleia Legislativa de Goiás vai promover pelo menos sete eventos nesta egunda-feira, 19. Na agenda do dia, constam sessões solenes, reuniões e homenagens que serão realizadas dentro e fora do Palácio Maguito Vilela, sede do Poder Legislativo goiano.

Às 9 horas, o Auditório Francisco Gedda recebe sessão solene em homenagem aos auxiliares e técnicos de saúde do Estado de Goiás. A iniciativa é do deputado Mauro Rubem (PT) e tem como objetivo reconhecer o trabalho desempenhado pelos profissionais da categoria.

Ainda pela manhã, às 10 horas, será realizada a 8ª Reunião do Comitê Central de Compliance 2026. Promovido pela Assessoria Técnica de Compliance, o encontro ocorrerá em suas dependências e reunirá integrantes do comitê para tratar de temas ligados à área.

Vespertino

A programação da tarde começa às 14 horas, no Auditório Francisco Gedda, com reunião da Comissão de Minas e Energia. O encontro, de iniciativa do deputado Lineu Olímpio (MDB), marcará o lançamento oficial do Brazil & Latin America Mining Investment Hub (BRAMINVEST 2026).

Às 15 horas, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) promove uma solenidade em homenagem ao Dia do Administrador e aos 41 anos dO parlamentar  propôs a solenidade como forma de reconhecer a importância dos profissionais de administração para o desenvolvimento econômico e organizacional do Estado, além de valorizar a trajetória institucional do CRA em Goiás.

Noturno

As atividades da noite começam às 18 horas, fora da sede da Assembleia. No Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Pirenópolis, será realizada uma sessão solene de honra ao mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás. A iniciativa é da Diretoria de Participação Popular.

Às 19 horas, duas solenidades ocorrerão simultaneamente. Em Alexânia, o deputado Delegado Eduardo Prado (PL) comandará uma sessão solene itinerante no plenário da Câmara Municipal em homenagem a personalidades de destaque. No mesmo horário, o Plenário Iris Rezende Machado, no Palácio Maguito Vilela, receberá uma sessão solene em homenagem aos biomédicos, proposta pelo deputado e presidente da Assembleia, Bruno Peixoto (UB).

Os eventos realizados na sede da Assembleia Legislativa serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da TV Assembleia Legislativa no YouTube, permitindo que a população acompanhe a programação tanto de maneira presencial quanto remota.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Dois acidentes registrados neste sábado (20/6) em rodovias de Goiás mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e serviços hospitalares da região. As ocorrências, registradas na GO-060, em Turvânia, e na BR-153, em Goiatuba, deixaram uma pessoa morta e outras sete feridas, além de exigirem operações complexas de resgate.

O caso mais grave ocorreu na GO-060, no quilômetro 79, entre os municípios de Nazário e Turvânia. A colisão envolveu dois veículos de passeio e deixou sete vítimas, todas do sexo masculino, com idades entre 24 e 67 anos.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Palmeiras de Goiás, Goiás e São Luís de Montes Belos, com apoio do SAMU, atuaram no resgate e encaminhamento das vítimas para unidades de saúde em Turvânia, Firminópolis e São Luís de Montes Belos.

Devido à gravidade dos ferimentos de um dos ocupantes, de 27 anos, foi necessária a mobilização de uma aeronave de resgate. Os bombeiros prestaram apoio no Hospital Municipal de Turvânia e, posteriormente, auxiliaram nos procedimentos de segurança para o pouso da aeronave em um campo de futebol do município, garantindo a transferência do paciente para atendimento especializado.

A vítima foi transportada pelo serviço aeromédico do CBMGO ao Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade.

Horas depois, uma nova ocorrência mobilizou os bombeiros, desta vez na BR-153, no quilômetro 650, nas proximidades da Usina CEM, na zona rural de Goiatuba. O acidente envolveu dois caminhões e deixou um motorista preso às ferragens após a colisão na traseira de outro veículo de carga.

Foto: CBMGO

Durante o atendimento, a vítima relatou ter sofrido um mal súbito e perdido a consciência enquanto dirigia. O impacto fez com que o volante comprimisse a região abdominal do condutor, impedindo sua movimentação e dificultando o resgate.

Após o gerenciamento dos riscos e a estabilização do local, os bombeiros utilizaram equipamentos de desencarceramento para remover a porta da cabine e ampliar o acesso ao motorista. A vítima foi estabilizada ainda no interior do caminhão, retirada em segurança e encaminhada ao Hospital Municipal de Goiatuba para avaliação médica.

As duas ocorrências evidenciam a complexidade dos atendimentos realizados em rodovias goianas, especialmente em acidentes que demandam múltiplas equipes de resgate, operações de desencarceramento e apoio aeromédico.

Os casos reforçam a importância da rápida resposta dos serviços de emergência em situações de alta gravidade nas estradas do estado.

Autor Rogério Luiz Abreu


Assista ao vídeo com os gols e os lances selecionados pela “CazéTV” da partida disputada na noite deste domingo (21.jun)

A seleção masculina de futebol do Egito venceu a da Nova Zelândia neste domingo (21.jun.2026) por 3 a 1 em jogo disputado pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A partida, válida pelo Grupo G, foi realizada no Estádio BC Place, em Vancouver (Canadá).

Os gols foram marcados por:

  • Nova Zelândia – Finn Surman (15 minutos);
  • Egito – Mostafa Ziko (58 minutos), Mohamed Salah (67 minutos) e Trézéguet (82 minutos).

Assista a trechos do jogo selecionados pela CazeTV (6min):

Melhores momentos de Nova Zelândia 1 x 3 Egito

O Poder360 publica, em parceria com a CazéTV, trechos de todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026. Os vídeos reúnem o que a CazéTV considera os melhores momentos de cada confronto, incluindo os gols, as chances criadas pelas equipes e os lances decisivos da partida.

Os direitos autorais desses vídeos com trechos da partida são da Fifa (Federação Internacional de Futebol). É proibido copiar ou distribuir os arquivos que estão aqui nesta página do jornal digital Poder360.

Leia mais sobre as duas seleções nos infográficos abaixo:

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.

No caso do Brasil, cabe à CBF definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”).

O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.



Autor Poder360 ·


O deputado Mauro Rubem (PT) presidiu, na manhã deste sábado, 20, sessão solene extraordinária dedicada aos agentes culturais. O evento teve lugar no Plenário Iris Rezende.

Além de Mauro Rubem, fizeram parte da mesa: assessora adjunta de atividades culturais da Assembleia Legislativa de Goiás, Emiliana Santos; propositora do projeto Cidade Viva, professora Ana Rita Marcelo de Castro; produtor cultural Kleyse de Oliveira; artista plástica Vânia Ferro; produtora cultural Ana Carolina Vieira dos Santos; trompetista e professor Aurélio Nogueira.

Ao abrir a solenidade de sua iniciativa, Mauro Rubem destacou a importância do reconhecimento aos trabalhadores da cultura e afirmou que a atividade cultural é essencial para o desenvolvimento humano. “Nós vivemos um momento fundamental para a atividade humana, que é o reconhecimento dos trabalhos que são feitos por quem faz cultura. Esta sessão é também um espaço para trocar ideias, ouvir pessoas e conversar sobre o momento que estamos vivendo”, afirmou.

O parlamentar defendeu a cultura como ferramenta de transformação social e criticou tentativas de restringir seu papel na sociedade. “A cultura não pode ser tratada apenas de forma estética. Ela precisa ser viva, participativa e acessível. Um dos instrumentos mais fortes para reverter as desigualdades e melhorar a realidade do Brasil é justamente a cultura, porque ela permite a criação e o desenvolvimento da inteligência de cada pessoa”, observou.

Mauro Rubem também reforçou a necessidade de fortalecer as políticas públicas culturais e ampliar a fiscalização sobre a aplicação dos recursos destinados ao setor. “Quem faz cultura precisa ter voz, ajudar a decidir e acompanhar as políticas públicas. Fiscalizar é uma responsabilidade do nosso mandato. O recurso público tem que ser transparente e servir verdadeiramente para fortalecer a cultura e os seus trabalhadores”, finalizou.

 Agente de Transformação

Posteriormente, a produtora cultural Ana Carolina Vieira dos Santos falou sobre  o papel transformador da arte e da cultura na vida das pessoas, especialmente nas comunidades periféricas. “A arte e a cultura resgatam vidas, revelam talentos e criam oportunidades. Muitas vezes, um jovem tem um dom, mas não encontra espaço para desenvolvê-lo. Quando a cultura chega a essas pessoas, ela amplia horizontes, fortalece a autoestima e mostra novos caminhos. Por isso, precisamos continuar lutando por mais reconhecimento e por políticas públicas que garantam o acesso à cultura para todos”, concluiu.

Em seguida,  a artista plástica Vânia Ferro defendeu a ampliação das ações culturais em Goiânia e no interior do Estado, com relevo para a importância da arte na transformação social e na valorização das comunidades. “A cultura precisa chegar a todos os bairros e também ao interior. A arte, a poesia e as manifestações culturais transformam os espaços e as pessoas. Precisamos fortalecer o setor, unir forças e ocupar cada vez mais esses espaços, porque a cultura leva conhecimento, beleza e oportunidades para a população”, declarou.

O trompetista e professor Aurélio Nogueira falou da valorização da arte como ferramenta de transformação social e inclusão nas periferias. “A arte transforma vidas, educa e cria oportunidades. Mesmo com todas as dificuldades, seguimos trabalhando para levar conhecimento artístico aos jovens e às comunidades. Precisamos ocupar espaços, fortalecer as minorias e compreender que a cultura é um instrumento fundamental de cidadania e desenvolvimento humano”, apontou.

Identidade

A propositora do projeto do Cidade Viva enfatizou  a importância do evento como espaço de reconhecimento e valorização da cultura. “Fico muito feliz com todas as falas das pessoas que me antecederam e com essa sessão que homenageia pessoas que fazem tanto por nossa cidade, pelo nosso Estado e pelo nosso país”, externou.

Em seguida, a  produtora cultural Kleyse de Oliveira Visitação subiu à tribuna e  compartilhou sobre os desafios enfrentados por mulheres, mães solo e artistas periféricos na construção de suas trajetórias na cultura independente. “Não é fácil ser mulher, mãe e artista periférica. A gente aprende a fazer tudo sozinha e muitas vezes luta contra a falta de oportunidade, contra a invisibilidade e pela sobrevivência por meio da arte”, disse, quando mencionou também sua atuação como escritora, compositora e produtora cultural.

Kleyse de Oliveira relacionou arte e saúde mental nas periferias, defendendo a cultura como ferramenta de expressão e transformação. “A arte expõe o inconsciente, ajuda a colocar para fora dores e vivências. É sobre buscar quem somos de fato, com dignidade, respeito e liberdade”, concluiu.

Por fim, a assessora de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa, Emiliana Santos, falou da cultura como elemento de transformação social e ressaltou o trabalho que ela tem desenvolvido na  Casa em parceria com o deputado Mauro Rubem. “A cultura é muito mais do que entretenimento. Ela é memória, identidade, pertencimento, resistência e transformação.  Aqui na Alego, foi construída uma política de portas abertas para a cultura, permitindo que essa Casa de Leis se tornasse um espaço democrático, com exposições, feiras, mostras e diversas ações que aproximam a população do Parlamento”, relatou.

Santos também contou sua trajetória pessoal, sua vivência na periferia e sua atuação na gestão cultural da Casa. “Sou mulher preta, da periferia, e hoje ocupo um espaço de liderança como a única mulher negra em cargo de chefia na Alego. Eu já pedi cesta básica na Câmara Municipal e hoje estou aqui nessa posição. Isso mostra que é possível o ocupar esses espaços e que a cultura e a política podem transformar realidades”, encerrou.

A íntegra da sessão solene pode ser acompanhada clicando aqui.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Prefeitura de Goiânia entregou, neste domingo (21/6), 311 escrituras a moradores da Região Noroeste, em solenidade realizada no Centro de Ensino Ismael Jesus, no Bairro da Vitória. A ação integra o programa de regularização fundiária conduzido pela gestão do prefeito Sandro Mabel, em parceria com o Governo de Goiás, e marca o fim de uma espera que, em alguns casos, chegou a 43 anos para que famílias recebessem a documentação definitiva de seus imóveis.

A entrega contempla moradores dos bairros Conjunto Primavera, Bairro da Vitória, São Domingos, São Carlos, Boa Vista e Floresta, ampliando o processo de formalização urbana em uma das regiões mais populosas da capital.

Durante o evento, o prefeito Sandro Mabel destacou o caráter social da iniciativa e a importância da segurança jurídica para as famílias beneficiadas.

“Esta entrega dos registros dos imóveis é uma medida de inclusão social, segurança jurídica e reconhecimento da dignidade de famílias que viveram por décadas sem garantia formal sobre onde moram. É a efetivação do direito à moradia”, afirmou.

Segundo o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Santana, esta é a terceira etapa de entregas na Região Noroeste nesta gestão, totalizando 1.026 escrituras já concedidas na área. A previsão da Prefeitura é alcançar 2,6 mil imóveis regularizados até o fim do ano.

Ele também destacou os impactos econômicos da regularização: “Com a escritura em mãos, o imóvel passa a ter valor formal de mercado. Os proprietários podem acessar crédito bancário, financiar melhorias na residência e transferir legalmente o patrimônio para os filhos”, explicou.

Além do impacto individual, a regularização fundiária também reorganiza o planejamento urbano da cidade, permitindo a integração oficial dessas áreas ao sistema de infraestrutura municipal, com reflexos diretos em saneamento, iluminação pública, pavimentação e mobilidade.

Foto: Joabe Mendonça

A solenidade contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto, que destacou a relevância social da ação.

“Sabem a importância que tem, de fato, para a pessoa, ter a escritura de seu imóvel”, pontuou.

Na área habitacional, a gestão Mabel informa que já formalizou cerca de 7 mil imóveis e projeta alcançar 40 mil regularizações ao longo do mandato.

A Prefeitura também mantém frentes de habitação popular, com destaque para 240 unidades já entregues no Residencial Iris Rezende III e outras 496 em processo de doação nos residenciais Iris Rezende IV e V, dentro do programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1, com subsídios municipais e contrapartidas estaduais e federais.

A expectativa da administração municipal é que o avanço das regularizações e entregas habitacionais consolide um ciclo de expansão urbana com maior formalização, impacto social e valorização imobiliária na capital.

Autor Rogério Luiz Abreu


Autorizado para tratar diabetes tipo 2 em jovens de 10 a 17 anos, medicamento pode ajudar a controlar a doença, mas demanda acompanhamento

Apesar dos ótimos resultados no controle da obesidade e de doenças como o diabetes, o uso de medicamentos agonistas do GLP-1, mais conhecidos como “canetas emagrecedoras”, ainda pode despertar dúvidas em diversas pessoas, inclusive adolescentes. Afinal, elas também servem para esse público? 

Em abril, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou que a tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro, da farmacêutica Eli Lilly) seja utilizada exclusivamente para controle do diabetes tipo 2 em pacientes de 10 a 17 anos de idade. Com isso, o medicamento se torna o primeiro da classe dos agonistas duplos dos receptores de GIP e GLP-1 liberado no Brasil para crianças e adolescentes.

Essas siglas se referem a hormônios intestinais que participam do controle da glicose no sangue e da produção de insulina. Ao ativar simultaneamente esses receptores, o remédio ajuda a melhorar os índices glicêmicos e a reduzir a resistência à insulina. 

O avanço do diabetes tipo 2 entre jovens acompanha o crescimento da obesidade infantil nas últimas décadas. Em 2009, havia 74.972 adolescentes com obesidade no Brasil, segundo o Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), do Ministério da Saúde. Em 2025, esse número saltou para 986.058, um aumento de 1215%. 

Um estudo publicado em 2019 no periódico Pediatric Diabetes analisou dados de 37,8 mil estudantes brasileiros com idades entre 12 e 17 anos e estimou que havia 213 mil adolescentes com diabetes tipo 2 no Brasil, além de 1,4 milhão com pré-diabetes. Sedentarismo, consumo excessivo de ultraprocessados, alterações no sono e fatores genéticos estão entre os principais elementos associados ao aumento da doença nesse público. Diferentemente do diabetes tipo 1, que é autoimune, o tipo 2 geralmente está ligado a hábitos alimentares e de estilo de vida.

USO EM ADOLESCENTES

A autorização da Anvisa foi baseada em estudos clínicos que avaliaram a eficácia e a segurança da tirzepatida em adolescentes. Um dos principais trabalhos, publicado em 2025 na revista científica The Lancet, acompanhou 99 participantes com 14,7 anos, em média, em 8 países. Todos já utilizavam insulina e/ou metformina para tratar o diabetes antes do início da pesquisa.

Divididos em 3 grupos, dois receberam diferentes dosagens de tirzepatida e outro tomou placebo. Após 33 semanas, os pesquisadores observaram melhora significativa nos níveis de glicemia e redução do IMC (índice de massa corporal) entre os adolescentes tratados com o medicamento. E os resultados permaneceram consistentes após um ano de acompanhamento.

“Trata-se de uma medicação revolucionária para crianças e adolescentes com essa doença, público que apresenta complicações de forma mais intensa e precoce. Por isso, é tão importante um tratamento eficiente e prematuro”, afirma a endocrinologista Maria Edna de Melo, da Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia). 

“Mesmo assim, diferente do que acontece no caso dos adultos, a medicação não é indicada para o emagrecimento em nenhum caso, pois não existem estudos com essa população para esse fim”

EFEITOS COLATERAIS E ACOMPANHAMENTO

Os efeitos colaterais do uso da tirzepatida em pacientes pediátricos são os mesmos enfrentados por adultos. “Os mais comuns são sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, constipação e diarreia. Casos de hipoglicemia também podem ocorrer e devem ser monitorados”, alerta o pediatra Claudio Reingenheim, do Einstein Hospital Israelita. 

Problemas relacionados ao pâncreas e à vesícula biliar podem demandar exames mais frequentes. Outra questão importante é que a substância diminui a eficácia de contraceptivos orais. “Por isso, as adolescentes devem ser orientadas a usar outro método de contracepção”, acrescenta Reingenheim. 

O medicamento é contraindicado para pessoas com alergia à tirzepatida ou qualquer componente da fórmula; pacientes com histórico pessoal ou familiar de carcinoma medular de tireoide, um tipo raro de câncer; ou neoplasia endócrina múltipla tipo 2, doença genética envolvendo tumores nas glândulas endócrinas. 

Entre crianças e adolescentes, fatores como fase de crescimento, desenvolvimento hormonal e impacto metabólico tornam o acompanhamento mais delicado do que no caso dos adultos. 

“O tratamento deve ser individualizado, escalonando a aplicação de acordo com tolerabilidade e necessidade do paciente, respeitando cada caso para não ficar intolerante, acompanhado de perto por um médico”, orienta Maria Edna de Melo.


Este texto foi publicado originalmente pela Agência Einstein, em 12 de junho de 2026. O conteúdo é livre para republicação, citada a fonte, e foi adaptado para o padrão do Poder360.



Autor Poder360 ·


Celebrado em 21 de junho, o Dia Nacional de Controle da Asma tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico precoce e a importância do tratamento adequado da doença, considerada uma das enfermidades respiratórias crônicas mais frequentes no Brasil e no mundo. 

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai), a doença afeta cerca de 260 milhões de indivíduos no mundo e é responsável por mais de 450 mil mortes anuais, sendo a maior parte evitável quando o tratamento é contínuo e acessível. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), a asma atinge cerca de 20 milhões de pessoas.

Apesar de se tratar de uma doença crônica, por ser desencadeada na maioria das vezes por fatores ambientais, pode ser controlada. A data comemorativa busca, portanto, ampliar a informação sobre a doença e incentivar o acesso ao diagnóstico, prevenção e tratamento, o que contribui para a redução das complicações e para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Causas e sintomas

De caráter inflamatório e obstrutivo das vias aéreas, a doença pulmonar é caracterizada por falta de ar, tosse, chiado, cansaço, aperto e dor no peito, que podem piorar à noite ou com atividades físicas. 

Segundo o MS, fatores genéticos, exposição à fumaça, poluição, poeira, ácaros, mofo, pêlos de animais, mudanças climáticas e infecções respiratórias estão entre os principais desencadeadores das crises asmáticas.

O secretário de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Eduardo Bernardes, explica que algumas pessoas já vêm com essa doença já adquirida, ou seja, por fatores genéticos, enquanto outras podem desenvolvê-la ao longo da vida. 

“Temos vários fatores que desencadeiam isso, principalmente o ambiente em que a gente vive. Travesseiros, cobertas, ácaros, tempo frio ou de calor, também podem fazer com que algumas pessoas desenvolvam essa doença”, frisa.

Prevenção e tratamento

Apesar de não ter cura, a asma pode ser controlada com acompanhamento médico e uso regular dos medicamentos prescritos. O diagnóstico é realizado por meio da avaliação clínica e de exames específicos que medem a capacidade pulmonar. Já a prevenção da patologia consiste na identificação dos fatores desencadeantes e agravantes, especialmente no ambiente domiciliar. 

Quanto mais cedo a doença for identificada, maiores são as chances de controle e de melhora da qualidade de vida do paciente. “Quando a gente trata qualquer doença de forma precoce, o êxito de tratamento é maior”, pontua Bernardes.

Com relação ao tratamento, de acordo com o Ministério da Saúde, os pacientes com asma podem ser tratados com dois tipos de medicação: a chamada controladora ou de manutenção, para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma, e a medicação de alívio ou de resgate, para aliviar os sintomas quando houver piora da condição.

As medicações controladoras são de grande importância, pois são capazes de reduzir a inflamação dos brônquios, diminuindo o risco de crises de asma e evitando a perda futura da capacidade respiratória. O uso correto pode diminuir muito e até mesmo eliminar a necessidade da medicação de alívio. 

A médica pneumologista Marília Uehara aponta, porém, para medidas preventivas, simples e cotidianas, que são capazes de evitar a doença ou reduzir a ocorrência das crises. Entre elas estão manter os ambientes limpos e ventilados, evitar o contato com poeira, fumaça de cigarro, pelos de animais e outros agentes alérgenos, além de manter a vacinação em dia e praticar atividades físicas com orientação adequada. “90% dos casos são de leve a moderado. Então, a gente consegue controlar bem só com a mudança ambiental e uso de medicamento”, enfatiza.

Campanha estadual

A atual Legislatura conta com a tramitação do projeto de lei nº 8225/24, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que institui, em Goiás, a Campanha de Conscientização e Luta Contra a Asma, a ser realizada anualmente durante o mês de maio, com o objetivo de informar a população sobre a doença, suas causas, sintomas, tratamento e prevenção, além de reduzir a incidência de casos e as mortes decorrentes dessa doença no Estado.

Conforme o texto, a campanha deverá ser promovida pelo Poder Executivo, por meio das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Meio Ambiente, em parceria com as prefeituras, instituições de ensino, associações médicas, organizações não governamentais e outros setores da sociedade civil.

As ações incluirão: a divulgação de informações sobre a asma em veículos de comunicação e redes sociais; a realização de palestras e workshops em escolas, universidades e centros comunitários; a distribuição de materiais educativos sobre prevenção e controle da asma; a promoção de consultas e exames gratuitos para diagnóstico e tratamento da asma; e o incentivo à adoção de políticas públicas e práticas ambientais que contribuam para a redução dos fatores de risco associados à doença.

De acordo com a matéria, que se encontra com a Comissão da Saúde, a campanha dará especial atenção às regiões do Estado com maiores índices de poluição e casos de asma, buscando ações integradas para a melhoria da qualidade do ar. “Essa iniciativa representa um passo importante para mitigar o impacto da asma no Estado de Goiás, alinhando-se com iniciativas globais e atendendo às necessidades específicas da população local em um momento crítico”, pontua o autor da iniciativa.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O Governo de Goiás preparou uma operação especial de transporte coletivo para atender os milhares de fiéis que participarão da Festa do Divino Pai Eterno 2026. Entre os dias 26 de junho e 5 de julho, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) disponibilizará mais de 1,4 mil viagens na Linha 112, que liga o Terminal Trindade ao Terminal Bíblia, em Goiânia, com funcionamento ininterrupto durante todo o período da romaria.

A operação também contará com novidades para facilitar o deslocamento dos romeiros. A Linha 736 fará o trajeto entre o Terminal Trindade e o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, com funcionamento ajustado conforme a demanda de passageiros. Já a Linha 733, que atende o trecho entre o Terminal Trindade e o Setor Cristina, manterá a operação regular ao longo da festa.

Outra medida adotada pelo Estado será a oferta da Linha 363, que fará a ligação direta entre Goianira e Trindade pela GO-469. O serviço funcionará exclusivamente nos dias 27 e 28 de junho e 4 e 5 de julho, ampliando as opções de acesso dos moradores de Goianira ao principal evento religioso de Goiás.

Segundo o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria Geral de Governo, Miguel Angelo Pricinote, o reforço no sistema integra os investimentos realizados pelo Estado para garantir mais segurança e conforto aos romeiros.

“Com o reforço e a criação de linhas especiais, o Governo de Goiás demonstra que reconhece a importância da Romaria e prioriza o transporte coletivo, oferecendo um serviço confortável, eficiente e capaz de atender à demanda dos fiéis durante todo o período da festa”, afirmou.

Além do aumento na oferta de viagens, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) mobilizará mais de 200 profissionais, distribuídos nos terminais Padre Pelágio, Vera Cruz e Trindade.

Foto: Cristiano Borges

As equipes atuarão na segurança, limpeza, organização das filas, controle operacional e orientação aos usuários.

A expectativa do Governo de Goiás é garantir um atendimento mais eficiente durante a Festa do Divino Pai Eterno, considerada uma das maiores manifestações religiosas do país e responsável por atrair milhões de romeiros a Trindade todos os anos.

Autor Rogério Luiz Abreu


Assista ao vídeo com os gols e os lances selecionados pela “CazéTV” da partida disputada na noite deste sábado (20.jun)

As seleções masculinas de futebol do Equador e de Curaçao empataram neste sábado (20.jun.2026) por 0 a 0, em jogo disputado pela 2ª fase da Copa do Mundo de 2026. A partida, válida pelo Grupo E, foi realizada no Estádio de Kansas City, no Missouri, nos Estados Unidos.

Assista a trechos do jogo selecionados pela CazeTV (6min):

Melhores momentos de Equador 0 x 0 Curaçao

O Poder360 publica, em parceria com a CazéTV, trechos de todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026. Os vídeos reúnem o que a CazéTV considerada os melhores momentos de cada confronto, incluindo os gols, as chances criadas pelas equipes e os lances decisivos da partida.

Os direitos autorais desses vídeos com trechos da partida são da Fifa (Federação Internacional de Futebol). É proibido copiar ou distribuir os arquivos que estão aqui nesta página do jornal digital Poder360.

Leia mais sobre as duas seleções nos infográficos abaixo:

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.

No caso do Brasil, cabe à CBF definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”).

O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.



Autor Poder360 ·