17 de dezembro de 2025
  • 22:42 Deputados aprovam em definitivo projeto que altera estrutura administrativa do TJGO
  • 18:58 Bombeiros encontram corpo de adolescente em Anápolis
  • 15:14 Elon Musk se torna 1ª pessoa a superar US$ 600 bi em fortuna
  • 11:30 Virmondes Cruvinel apresenta projeto para prevenção contra a febre do Oropouche
  • 07:46 Câmara de Aparecida aprova ajustes na LDO de 2026


Com 23 votos favoráveis e nenhum contrário, o Plenário do Legislativo aprovou na noite desta terça-feira, 16, o projeto de lei do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) que dispõe sobre a estrutura administrativa permanente da corte. A matéria estabelece, ainda, suas unidades e respectivas competências e altera dispositivos da Lei nº 17.663/12. A iniciativa, aprovada em definitivo, tramita no Parlamento com 31645/25.

A medida consolida, segundo o Judiciário, o processo de modernização institucional e tecnológica empreendido pelo tribunal, em consonância com princípios da eficiência, economicidade, inovação, integridade e governança pública.

O objetivo é revisar e atualizar a estrutura atualmente vigente e compatibilizar o marco legal com a realidade funcional contemporânea. A medida leva em consideração o crescimento exponencial da demanda judicial, a complexidade tecnológica e a necessidade de adoção de modelos organizacionais mais eficientes, integrados e sustentáveis.

Dentre as inovações, o projeto destaca a inclusão da Secretaria de Governança Judiciária e Tecnológica na estrutura permanente, integrando a gestão judiciária às políticas de tecnologia da informação e comunicação. Além disso, também pontua o desmembramento da Diretoria de Tecnologia da Informação em duas novas diretorias especializadas: Diretoria de Soluções em Tecnologia da Informação (DSTI) e Diretoria de Infraestrutura em Tecnologia da Informação (DITI).

Por fim, o tribunal também destaca a modernização das atribuições de diversas diretorias administrativas, nas áreas de contratações, de gestão de pessoas, planejamento, auditoria interna, dentre outras, como pilares da governança administrativa e da conformidade institucional. O TJ-GO salienta, ainda, que a medida não implica aumento de despesa.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT