
Descontos em produtos e serviços podem chegar a 70%; objetivo dos lojistas é chamar atenção para a carga tributária no Brasil
A CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) promove na próxima 5ª feira (29.mai.2025), por meio das CDL Jovens (Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovens), o DLI (Dia Livre de Impostos). Trata-se de uma ação de conscientização sobre a carga tributária no Brasil.
Durante o dia, estabelecimentos comerciais vendem produtos e serviços com descontos equivalentes aos impostos que normalmente incidem sobre os preços –chegando a até 70%, em alguns casos. O evento é realizado em Brasília e em diversas outras cidades brasileiras.
“O evento já existe há mais de 15 anos e surge justamente para mostrar ao consumidor final, o povo, o real efeito da carga tributária no nosso bolso”, afirmou ao Poder360 o coordenador da CDL Jovem DF (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovens do Distrito Federal), João Silveira. Segundo ele, a entidade pretende “fazer um barulho relevante” no Dia Livre de Impostos.
O vice-coordenador da CDL Jovem DF, Bruno Fernandes, declarou que o evento visa a conscientizar não só sobre a quantidade, mas sobre a complexidade dos impostos no país.
Assista à entrevista completa (14min34s):
Silveira disse que os lojistas participantes já estão se preparando para o evento. “Alguns vão entrar com todos os itens da loja, outros com algum produto específico”, declarou. Para ele, “o que importa é o lojista entrar na campanha, para apoiar o movimento e para que a gente consiga levantar a discussão de tributos no Brasil”, declarou.
O setor com maior participação, segundo Silveira, é o varejo. Os lojistas participarão com um desconto mínimo unificado de 33%, equivalente ao percentual do PIB relativo ao pagamento de impostos. “Quem quiser dar o desconto específico de acordo com o imposto, pode dar. Quem quiser generalizar, vai generalizar com 33%”, explicou o coordenador da CDL Jovem DF.
De acordo com Fernandes, a intenção da campanha não é simplesmente combater os impostos. “A gente sabe que os impostos são importantes. O problema é esse imposto não voltar para a população. […] O nosso movimento vem fazer esse protesto para que os impostos sejam bem aproveitados”, afirmou.
João Silveira enfatizou que o Dia Livre de Impostos não é uma promoção, mas sim “um protesto e uma campanha de conscientização”. “O empresário deixa de cobrar o imposto, mas ele não deixa de pagar“, declarou. Contudo, afirmou que a data acaba se posicionando como um dia comercial, porque as pessoas aproveitam os descontos para fazer compras que precisam.
Bruno Fernandes citou como exemplo uma ótica de Brasília que faturou 30% a mais no Dia Livre de Impostos de 2024. Além disso, segundo ele, a data é a 3ª do ano de maior venda nos shoppings de Manaus (AM). No Distrito Federal, o maior chamariz da campanha é um posto de gasolina na Asa Norte, que dará desconto este ano de R$ 2,14 por litro do combustível. Segundo Silveira, esse posto teve uma fila de mais de 1 km em 2024.
Para Fernandes, a alta carga de impostos afeta o desenvolvimento do país. “Quem mais sente na ponta é a população, e quanto mais caro tiver lá, menos o povo vai comprar. E isso impacta no desenvolvimento do país, porque, com menos dinheiro circulando, a economia enfraquece”, declarou.
Também por isso, Silveira considera que a reforma tributária é necessária. Segundo ele, um dos objetivos da campanha é mostrar como os impostos corroem o poder de compra do brasileiro. “Dependendo do regime que você tem, vai carregando imposto em cima de imposto [nos produtos]. Então, quando chega na ponta, muito daquele preço é em imposto”, disse.
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