
Operações da companhia aérea estão suspensas desde março; agência disponibilizará 28 horários de pousos e decolagens para outras empresas
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) vai redistribuir 20 slots no Aeroporto de Congonhas e 8 no Aeroporto de Guarulhos, anteriormente operados pela Voepass, a partir de 2ª feira (12.mai.2025).
Outras companhias aéreas poderão solicitar esses horários de pousos e decolagens para operação na atual temporada de voos, que termina em 25 de outubro.
“A realocação dos horários de pouso e decolagem da Voepass decorre do não cumprimento do índice mínimo de 80% de regularidade na programação de voos nos dois aeroportos, conforme estabelecido pela Anac. De acordo com a regra de slots, quando uma empresa não mantém a regularidade, abre-se a possibilidade de operação dessas posições por outras empresas”, informa a Anac em comunicado.
As operações da Voepass estão suspensas desde 11 de março de 2025, após decisão cautelar da Anac. Segundo a agência, a companhia aérea, que passa por uma reestruturação financeira, não conseguiu solucionar irregularidades relacionadas à segurança de seus voos. Em agosto de 2024, um avião da empresa caiu em Vinhedo, no interior paulista, deixando 62 mortos.
A suspensão permanecerá vigente até que a empresa comprove capacidade de realizar operações dentro dos padrões de segurança previstos nos regulamentos, incluindo a implementação de um sistema robusto de gestão da segurança operacional.
No Brasil, a distribuição de slots segue um calendário dividido em duas temporadas anuais: Summer (S), de março a outubro, e Winter (W), de outubro a março. As avaliações de regularidade e desempenho comparam períodos equivalentes para considerar fatores sazonais.
Os slots da Voepass na temporada atual (S25) estarão disponíveis para qualquer empresa que atenda aos critérios regulatórios até o final do período. Essa redistribuição temporária não afetará a obtenção de históricos para a temporada S26. Na próxima temporada, esses slots retornarão à Anac, que fará nova distribuição visando atrair novas empresas para o mercado.
A Anac não divulgou quais companhias já demonstraram interesse nos horários que serão disponibilizados nos dois aeroportos paulistas.
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