Criação de política de proteção a animais domésticos é proposta de Mauro Rubem
Lidiane 30 de abril de 2025
O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) projeto de lei que pretende instituir, em Goiás, a Política Estadual de Proteção, Bem-Estar e Apoio aos Animais Domésticos. A proposta, intitulada “Eu Amo Meus Animais Domésticos”, foi protocolada sob o nº 1817/25.
Segundo a propositura, o programa tem por objetivos assegurar a proteção integral dos animais domésticos, prevenir e combater os maus-tratos, a negligência e o abandono, bem como promover a inclusão social e sanitária de tutores e cuidadores em situação de vulnerabilidade.
Na justificativa do texto, o legislador observou que a ausência de uma política estadual estruturada tem colocado sobre os ombros de organizações não governamentais (ONGs) uma responsabilidade que é de competência do estado.
“A proposta cria instrumentos concretos, como o RUTCA, a Rede de Centros de Referência, o Fundo Estadual, a microchipagem obrigatória e a “Roda dos Enjeitados”, para oferecer resposta institucional à realidade de abandono, sofrimento e desproteção que atinge milhares de animais em nosso estado”, pontuou Mauro Rubem.
Na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o texto foi distribuído ao relator, deputado Virmondes Cruvinel (UB), e aguarda o parecer.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), afirmou nesta terça-feira (29/4), em Brasília, que a formação da federação entre os partidos União Brasil e Progressistas representa o sentimento de mudança presente no país, em busca de um projeto partidário que possa de fato construir um novo Brasil. A declaração foi feita na solenidade que formalizou a federação União Progressista, no Salão Verde da Câmara dos Deputados, evento que reuniu lideranças das duas siglas e de partidos aliados, como PL e Republicanos.
“Estamos aqui construindo um novo rumo para o Brasil”, afirmou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, durante a solenidade que formalizou a federação entre União Brasil e Progressistas. O evento ocorreu no Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília, e reuniu lideranças das duas siglas e aliados, como PL e Republicanos.
“Vocês sensibilizaram todos nós e construíram a maior força política do Brasil”, disse Caiado, elogiando os presidentes Antônio Rueda (UB) e Ciro Nogueira (PP). A nova federação, União Progressistas (UP), é o maior bloco partidário do país, com 109 deputados federais, seis governadores, 14 senadores e mais de mil prefeitos.
“Essa junção nos traz a responsabilidade de vencer a eleição de 2026”, declarou Caiado, criticando o cenário econômico atual.
Ele destacou a necessidade de reforma administrativa, redução de gastos públicos e moralização dos recursos. “Não será um sonho futuro, será realidade em 2026”, afirmou, sob olhares de Rueda e Nogueira.
“Agora temos mais presença em prefeituras e estados. Isso abre um leque enorme para eu percorrer o Brasil”, disse Caiado, reforçando o alcance de sua pré-candidatura.
“Construí minha trajetória sem imposições partidárias. Em todas as campanhas, foi o povo quem me respaldou”, concluiu.
Lideranças destacam importância da união
Os presidentes das duas legendas também ressaltaram o significado político da federação entre UB e PP.
“Temos o compromisso de conduzir o Brasil a um futuro de grandeza, paz e justiça social”, disse Antônio Rueda, presidente da UB, ao destacar o fim da fragmentação partidária como objetivo da federação com o PP.
Ciro Nogueira, do PP, reforçou: “Precisamos de um choque de austeridade econômica e regulatória que nos coloque em nível de competitividade com as nações mais eficientes”.
“É um sinal claro de compromisso institucional e de espírito público”, afirmou Davi Alcolumbre (UB), presidente do Senado.
Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados, elogiou: “É um gesto que merece reconhecimento. Temos afinidade e condições de seguir trabalhando juntos pelo país”.
A senadora Tereza Cristina (PP) ressaltou a união em torno de uma agenda nacional: “O Brasil precisa crescer e superar escândalos de corrupção. Essa união nos fortalece para construir um país rico, próspero e com oportunidades para todos”.
Goiás Social começa arrecadação de agasalhos e cobertores para a Campanha Aquecendo Vidas
Lidiane 30 de abril de 2025*Goiás Social: começa arrecadação de agasalhos e cobertores para campanha Aquecendo Vidas*
_Doações podem ser feitas até 5 de junho em mais de 30 pontos de recolhimentos distribuídos por Goiânia. “Solidariedade da população, somada à organização do poder público, pode transformar a vida das pessoas”, afirma Gracinha Caiado_
O Goiás Social, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), realiza, de 5 de maio a 5 de junho, a primeira fase da Campanha Aquecendo Vidas 2025, com a arrecadação de agasalhos e cobertores novos e usados, em bom estado de conservação. São mais de 30 pontos distribuídos por Goiânia, todos identificados, para a iniciativa que visa fazer a diferença na vida de quem mais precisa e levar calor e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente idosos e moradores em situação de rua.
“Nosso foco é garantir que a ajuda chegue a quem realmente precisa. A campanha Aquecendo Vidas é um exemplo de como a solidariedade da população, somada à organização do poder público, pode transformar a vida das pessoas”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
A Campanha Aquecendo Vidas possui duas frentes de trabalho: a doação de forma espontânea e solidária da população e a compra de cobertores novos pelo Governo de Goiás. O benefício é distribuído aos 246 municípios goianos.
Desde 2020, a iniciativa arrecadou e distribuiu 24,4 mil agasalhos e cobertores. Só no ano passado, foram 10,7 mil peças. Para 2025, o Governo de Goiás comprou 105,3 mil cobertores. Um investimento de mais de R$ 5 milhões. Desde 2019, já são 364,7 mil cobertores entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.
*Saiba mais*
*O que pode ser doado*
– Cobertores, mantas, agasalhos, jaquetas, blusas de moletom e calças de moletom.
*Pontos de coleta*
• Agência Brasil Central (ABC) – Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01, Centro Cultural Oscar Niemeyer, Chácaras Alto da Glória.
• Agência de Fomento S/A (Goiás Fomento) – Av. Goiás, esquina com a Rua 01, nº 91, Setor Central.
• Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) – Rua 30 com Rua 04, Centro de Convenções de Goiânia, Setor Central.
• Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Av. Laurício Pedro Rasmussem, nº 2535, bloco 1, Vila Yate.
• Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) – Av. Gov. José Ludovico de Almeida, nº 20, Conjunto Caiçara.
• Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Av. Goiás, nº 305, Edifício Visconde de Mauá, Setor Central.
• Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO) – Av. 85, nº 1.593, Setor Marista.
• Corpo de Bombeiro Militar – Av. C 206 esquina com a C 198, Jardim América.
• Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) – Rua 260 esquina com a Rua 259, Setor Leste Universitário.
• Polícia Militar – Av. Contorno, nº 879, Setor Central.
• Saneamento de Goiás (Saneago) – Av. Fued José Sebba, nº1.245, Jardim Goiás.
• Secretaria de Estado de Administração (Sead) – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 7º andar, Setor Central.
• Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – Praça Cívica, nº 26, Centro Cultural Marieta Telles, Setor Central.
• Secretaria de Estado da Economia – Complexo Fazendário Meia Ponte, Av. Vereador José Monteiro, nº 2.233, Setor Nova Vila.
• Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – Av. Quinta Avenida, nº 212, Qd. 71, Setor Leste Vila Nova.
• Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº 332, Setor Central.
• Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SIC) – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 5º andar, Setor Central.
• Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, nº 82, nº 400, 3º andar, Setor Central.
• Delegacia-Geral da Polícia Civil – Av. Anhanguera, nº 7.364, Setor Aeroviário.
• Procuradoria-Geral do Estado (PGE) – Rua 02 esquina com a Av. República do Líbano, nº1.693, Setor Oeste.
• Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Rua 256, nº 52, Setor Leste Universitário.
• Secretaria de Estado da Casa Civil – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 8º andar, Setor Central.
• Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 9º andar, Setor Central.
• Secretaria de Estado da Retomada – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 2º andar, Setor Central.
• Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Rua SC-01, nº 299, Parque Santa Cruz.
• Secretaria de Estado da Segurança Pública – Av. Anhanguera, nº 7.354, Setor Aeroviário.
• Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 1º andar, Setor Central.
• Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) – Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Rua 82, nº 400, 2º andar, Setor Central ou na unidade que fica José Leandro da Cruz, nº1.578, Parque Amazônia.
• Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) – BR – 153, km 05, saída para Anápolis, Jardim Guanabara.
• Metrobus – Rua Patriarca esquina com Rua Manoel Silva, nº 299, Vila Regina.
• Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP-GO) – Av. H com Rua 14, nº 550, Lt.09, Jardim Goiás.
• Sebrae Goiás – Av. T-03, nº 1.000, Setor Bueno.
Jamil Calife participa de Encontro Estadual das Coroas do Divino em Cristalina
Lidiane 30 de abril de 2025Deputado destaca importância da fé e da cultura popular ao lado do prefeito Dr. Luís Otávio e da primeira-dama Samara Luzzi
No último domingo(27), o deputado estadual Jamil Calife(UP), participou do IX Encontro Estadual das Coroas do Divino Espírito Santo, realizado na turística e pujante cidade de Cristalina. O evento tem como objetivo fortalecer a fé e unir os guardiões das coroas, imperadores, festeiros, foliões e cavaleiros das cavalhadas de todo o estado.
Nesta edição, o encontro reuniu devotos e representantes de mais de 30 cidades, reforçando a tradição religiosa e cultural que move gerações em Goiás.
A convite do prefeito Dr. Luís Otávio Biazoto Massa e da primeira-dama Samara Luzzi Massa, o deputado Jamil acompanhou a celebração e destacou o empenho da atual gestão municipal na valorização da cultura popular. “Cristalina cresce com seriedade e compromisso, e é um orgulho ver essa dedicação refletida também na preservação da nossa fé e identidade”, afirmou.
Durante a festividade, foram homenageados o Imperador Izac Mariano e a Imperatriz Alana Rocha, além dos padres Flávio, Jota e Marcelo, e do coordenador estadual Zeca, que tem liderado o circuito com grande comprometimento.
Jamil reafirmou seu apoio às tradições religiosas do estado e à cidade de Cristalina. “Podem contar com nosso trabalho, recursos e energia para fortalecer cada vez mais a cultura e a fé do nosso povo”, concluiu.
Relatório indica que responsáveis por descontos indevidos operavam em locais precários e sem capacidade para atender beneficiários
Um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) indica que algumas das organizações investigadas por realizar descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) operavam em locais pequenos e sem estrutura adequada para atender beneficiários em todo o país.
A investigação tem como foco sindicatos e associações de classe que firmaram Acordos de Cooperação Técnica com o INSS. Esses acordos autorizavam o desconto de mensalidades associativas diretamente nos pagamentos dos segurados, desde que houvesse consentimento por parte dos aposentados e pensionistas, segundo informações divulgadas pela Folha de S.Paulo.
Uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União em 29 dessas instituições apontou que muitas delas não tinham capacidade estrutural para oferecer os serviços prometidos aos filiados, como parcerias com academias, planos de saúde e assistência funerária.
Representantes da CGU visitaram 8 sedes dessas entidades, distribuídas em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Aracaju. Segundo um relatório, alguns dos escritórios apresentavam estrutura física relativamente ampla, embora considerada insuficiente para atender beneficiários distribuídos por todo o território nacional. Outros, no entanto, estavam em condições precárias: um funcionava em um imóvel pequeno e sem mobília, outro operava em uma casa adaptada, e 2 ocupavam salas reduzidas.
Um dos exemplos citados é o da CBPA, localizada em Brasília, que, conforme avaliação da CGU, funcionava em uma sala modesta, com só uma secretária disponível no momento da inspeção. O relatório descreve o local como “uma pequena sala comercial”. Segundo a CGU, a entidade não dispunha de estrutura adequada para localizar, captar, cadastrar ou, ainda, prestar serviços aos associados — que somavam mais de 360 mil, distribuídos por 3.677 municípios.
Na 4ª feira (23.abr.2025), a CGU e a Polícia Federal deflagraram uma operação contra um esquema nacional de cobranças indevidas promovidas por associações. Segundo as apurações, essas entidades teriam descontado, sem autorização, aproximadamente R$ 6,5 bilhões dos beneficiários de 2019 a 2024.
De acordo com a Polícia Federal, o esquema envolvia organizações de classe que aplicavam descontos não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas, sob a justificativa de cobrança de mensalidades associativas, embora sem a correspondente oferta de serviços. Uma auditoria conduzida pela Controladoria-Geral da União revelou que 70% das 29 entidades examinadas não apresentaram a documentação exigida pelo INSS.
Em entrevistas feitas com 1.300 beneficiários, a maioria disse não ter consentido com os descontos. A apuração também apontou falhas nos procedimentos de verificação de autorização e suspeitas de falsificação de documentos. Apesar de formalizarem acordos com o INSS permitindo os descontos, muitas dessas entidades agiram sem o aval dos segurados.
Recebeu 22 votos favoráveis em Plenário, vencendo a primeira etapa de votação, o projeto de lei nº 8551/25, de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB). A matéria pleiteia incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, o Go Game Festival, realizado anualmente na segunda quinzena do mês de julho em Goiânia.
O texto especifica, em sua justificativa, que o evento, destinado aos gamers e à cultura geek, conta com estandes temáticos, além da presença de muitos influenciadores digitais brasileiros. O festival possui atividades simultâneas, para público de todas as idades, e contempla fãs dos mais diversos interesses, gêneros, estilos e formas de se jogar.
No local, os participantes podem explorar ambientes com cenografias surpreendentes e adentrar o mundo da cultura geek e pop, enquanto têm a oportunidade de participar de campeonatos de e-sports, concursos de cosplay e K-pop, e conhecer, ainda, o Museu do Videogame, a exposição de Action Figures e experimentar simuladores de realidade virtual, entre outras atrações.
“Trata-se de uma experiência imersiva inesquecível, em um lugar em que as pessoas podem passar o dia todo se divertindo e adquirindo conhecimento, ao mesmo tempo em que fazem bons negócios”, frisa o autor da iniciativa.
Professores e técnicos administrativos da rede municipal de educação Aparecida de Goiânia entraram em greve nesta terça-feira (29) após rejeitarem a proposta de reajuste salarial apresentada pela prefeitura. A categoria exige o pagamento do piso nacional do magistério, titularidades, progressões na carreira e valores retroativos de 2025.
O Sintego alega que a prefeitura se propõe a pagar a data-base dos administrativos e o reajuste do piso para os professores, contudo sem nenhuma proposta sobre a diferença do piso de janeiro a abril, das progressões e titularidade.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a paralisação foi decidida após negociações frustradas com o município. A greve foi deliberada pela categoria em assembleia realizada no dia 25/4. A prefeitura alega dificuldades financeiras, mas garante que os salários estão sendo pagos em dia. Das 93 escolas do município, 13 estão totalmente paralisadas, 43 parcialmente e 37 funcionam normalmente.
“A verdade é que nós da educação não queremos greve. O que nós também não queremos é ficar com prejuízo pela demora do pagamento daquilo que é um direito, é lei federal”, afirmou a presidente do Sintego, deputada Bia de Lima (PT).
A categoria reclama de atrasos desde 2015 e estima perdas salariais de 23%. Dezenas de servidores fizeram um ato, na tarde de segunda-feira (28/4), na Avenida Rio Verde.
“A participação da categoria foi intensa e demonstrou a força da nossa luta. Durante o ato, contamos com o apoio da população, que se solidarizou com nosso movimento através de um emocionante buzinaço dos carros que passavam pelo local”, informou o presidente Regional do Sintego, Valdeci Português.
A prefeitura ofereceu pagar o piso a partir de maio e estudar o retroativo, mas os servidores rejeitaram a proposta por falta de um cronograma concreto. O Sintego sugeriu parcelar o pagamento das diferenças entre julho e outubro, mas ainda aguarda resposta.
Nesta terça-feira (29), os grevistas realizaram um ato em frente à prefeitura para pressionar por uma solução. Além do piso nacional, os administrativos exigem um plano de carreira. A prefeitura afirmou, em nota, que herdou dívidas de R$ 500 milhões, mas já quitou R$ 58 milhões em atrasos da gestão anterior.
O movimento promete manter a greve até que as reivindicações sejam atendidas. Uma nova assembleia deve definir os próximos passos da categoria, que busca garantir direitos previstos em lei há anos.
Veja abaixo a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia.
Nota da Secretaria Municipal de Educação
“A atual gestão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que assumiu o município em janeiro de 2025, herdou dívidas superiores a R$ 500 milhões. Mesmo diante das dificuldades financeiras, a administração já quitou R$ 58 milhões em débitos da folha de pagamento referente a dezembro de 2024, deixados pela gestão anterior. Além disso, a atual gestão mantém o salário dos servidores rigorosamente em dia, efetuando o pagamento dentro do mês trabalhado.
Diante dessa realidade financeira, a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação, Administração, Fazenda e Procuradoria Geral do Município, mantém diálogo constante com a categoria para, com responsabilidade e transparência, tratar da questão do Piso Nacional dos Professores.
Como parte do esforço de valorização dos servidores da educação, a administração municipal apresentou, na última sexta-feira, 25 de abril, uma proposta à categoria: pagar o novo valor do piso nacional a partir de maio e estudar uma forma de viabilizar o pagamento do retroativo referente aos primeiros quatro meses do ano.
Nesta segunda-feira, 28 de abril, foi realizada nova reunião entre a Prefeitura e o Sintego. A proposta apresentada pela gestão municipal não foi aceita pela categoria. Mesmo assim, a administração municipal reafirma seu compromisso com o diálogo e transparência, buscando soluções que respeitem os limites orçamentários do município e garantam os direitos dos servidores da educação.”
Presidente da Agência Espacial Brasileira diz que a iniciativa busca “reduzir a assimetria tecnológica espacial entre os países” do grupo
O presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), Marco Antonio Chamon, afirmou nesta 3ª feira (29.abr.2025) que o Brasil trabalha para incluir na Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do Brics os novos integrantes do grupo. Segundo ele, o objetivo é “reduzir a assimetria tecnológica espacial entre os países” e “discutir a sustentabilidade no espaço”.
O acordo foi assinado em 18 de agosto de 2021, quando compunham o grupo só Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Agora, também fazem parte Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. A iniciativa permite a cooperação entre as agências espaciais para construir uma constelação virtual de satélites de sensoriamento remoto, um sistema de compartilhamento de dados, emergencial e sob demanda, composto por estruturas já em órbita.
A rede espacial também é apresentada como uma ferramenta para ajudar no monitoramento de desmatamento e no combate aos efeitos das mudanças climáticas e a desastres naturais.
Chamon afirmou, por exemplo, que os países querem usar a rede para produzir imagens de Belém (PA) e mostrar a capacidade deles no setor. A meta é que isso seja feito até a COP (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), que será realizada na capital paraense, em novembro.
ENTENDA COMO FUNCIONA
Hoje, os satélites da Constelação de Satélites de Sensoriamento Remoto do Brics são:
- CBERS-4 (em conjunto com Brasil e China);
- Kanopus-V (da Rússia);
- Resourcesat-2 e 2A (da Índia);
- GF-6 e ZY-3/02 (da China).
Estações terrestres localizadas em Cuiabá, Moscou (Rússia), Shadnagar-Hyderabad (Índia), Sanya (China) e Hartebeesthoek (África do Sul) receberão dados dos satélites da constelação. Cada país só poderá ter acesso às imagens espaciais dos próprios territórios, segundo o Chamon.
A Rússia propôs a criação de um Conselho Espacial do Brics para coordenar projetos da frente. A proposta foi formalmente apresentada pela delegação durante a reunião dos chefes das agências espaciais do Brics, realizada em Moscou em maio de 2024.
O Brasil é a favor da criação do conselho.“O principal argumento brasileiro para isso é que o Brics não é um mecanismo formal. Os países se reúnem de uma maneira informal, ele não é um organismo espacial. Precisamos de um mecanismo para organizar esses projetos e votar esses projetos de maneira mais concreta”, afirmou o presidente da AEB.
LIXO ESPACIAL
Segundo Marco Antonio Chamon, a órbita terrestre acumula cada vez mais lixo espacial. Segundo ele, conforme surgem mais empresas interessadas em explorar o espaço e lançar foguetes, elas vão “deixando rastro”.
“Os satélites morrem e vão ficando sem controle no espaço. E isso causa dificuldades. Já causou dificuldades para o próprio Brasil. Nós já tivemos satélites nossos atingidos por pedaços muito pequenos”, disse.
Os incidentes são comuns, de acordo com a agência, mas, com o aumento da quantidade de lixo espacial, há uma alta proporcional nos relatos. “Esse tipo de fenômeno tem ficado cada vez mais frequente. É um dos aspectos da sustentabilidade que a gente discute, que a gente quer avançar”, disse Chamon.
Segundo a ESA (Agência Espacial Europeia) há mais de 130 milhões de fragmentos de lixo espacial na órbita terrestre, incluindo 40.500 maiores que 10 cm, 1,1 milhão entre 1 cm e 10 cm, e 130 milhões de objetos entre 1 mm e 1 cm.
ASSUNTOS ESPACIAIS
O Brasil sediou na 2ª feira (28.abr) e nesta 3ª feira (29.abr), no Rio, a 1ª reunião de ministros de Relações Exteriores do Brics para tratar de assuntos espaciais. Estiveram presentes no encontro:
- Brasil – Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
- China – Wang Yi, ministro das Relações Exteriores;
- Egito – embaixador Ragui El Etreby, sherpa;
- Etiópia – Gedion Timothewos Hessebon, ministro das Relações Exteriores;
- Índia – embaixador Dammu Ravi, sherpa;
- Indonésia – embaixador Tri Tharyat, sherpa;
- Irã – Seyed Rasoul Mohajer, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros sobre Diplomacia Econômica;
- Rússia – Sergey Viktorovich Lavrov, ministro das Relações Exteriores;
- Arábia Saudita – Waleed Al-Khuraiji, vice-ministro das Relações Exteriores;
- África do Sul – Ronald Lamola, ministro de Relações Internacionais e Cooperação; e
- Emirados Árabes Unidos – Reem Bint Ebrahim Al Hashimy, ministra de Estado para Cooperação Internacional.
Esta reportagem foi escrita pelo trainee do Poder360 João Paulo Caires sob a supervisão da editora-assistente Isadora Albernaz.
Na primeira sessão ordinária deliberativa da semana, na tarde desta terça-feira, 29, o projeto de resolução que institui o Projeto Deputados e Deputadas do Futuro no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) alcançou o primeiro aval do Plenário. A iniciativa tem por objetivo proporcionar aos participantes uma experiência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo estadual e estimular a compreensão e a participação ativa na política, além de incentivar a formação cidadã, promover a educação política e fortalecer o vínculo entre os jovens e a instituição legislativa. O projeto, que já está em funcionamento, recebeu um grupo de acadêmicos de direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) nesta tarde.
O público-alvo do projeto, que tramita na Casa sob o nº 9065/25, são alunos do ensino fundamental, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas; inscritos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (ação do Sistema Único de Assistência Social que visa a fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes); e pessoas atendidas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras).
Antes de dar início à fase de discussão e votação das matérias da sessão, o presidente do Parlamento, deputado Bruno Peixoto (UB), fez uma breve pausa para diplomar os estudantes do curso de direito da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) que participaram da edição de hoje do Projeto Deputados e Deputados do Futuro e acompanharam a sessão ordinária do Plenário Iris Rezende.
Outra iniciativa acatada em primeira fase foi a que institui o circuito de cafeterias em Goiás (n° 2999/24). O texto, de autoria da deputada Vivian Naves (PP), deve passar por nova votação antes de seguir para sanção ou veto da Governadoria.
Os deputados também avalizaram, em primeiro turno, o projeto de resolução da Mesa Diretora da Assembleia (n° 9082/25) que permite à Casa ceder veículos de seu patrimônio a municípios goianos de pequeno porte. A iniciativa prevê a cessão, a título precário e gratuito, mediante Termo de Cessão de Uso, seguindo o disposto no artigo 38 da Lei Estadual nº 17.928, de dezembro de 2012.
De acordo com a proposta, os veículos cedidos deverão ser utilizados exclusivamente para fins de interesse social nas atividades municipais. Para se beneficiar, o município precisa atender a critérios específicos, como possuir população máxima de 6.500 habitantes e estar localizado a pelo menos 90 (noventa) quilômetros de distância da capital.
O projeto estabelece ainda que as prefeituras contempladas deverão comprovar a contratação de seguro para os veículos, com cobertura contra acidentes e danos a terceiros, tendo a Assembleia Legislativa como beneficiária. Além disso, o município ficará integralmente responsável pela conservação, guarda e manutenção preventiva e corretiva, bem como pelas despesas com licenciamento, multas e demais encargos.
Ao longo da plenária desta terça, apenas uma matéria foi aprovada em definitivo. Trata-se do processo n° 369/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB). O normativo institui a política pública Linguagem Simples nos órgãos e entidades da administração pública estadual. Por ter esgotado o rito de tramitação no Legislativo, a iniciativa segue agora para sanção ou veto do Executivo.
São objetivos da proposta garantir que a administração pública estadual utilize uma linguagem simples e clara em todos seus atos; possibilitar que as pessoas e as empresas consigam com facilidade localizar, entender e utilizar as informações fornecidas pelo poder público; reduzir os custos administrativos e operacionais de atendimento ao cidadão; promover a transparência e o acesso à informação pública de forma clara; e facilitar a participação e o controle da gestão pública pela população.
Discursos
Amauri Ribeiro (UB) foi o primeiro a discursar no Pequeno Expediente. Na ocasião, o parlamentar saiu em defesa do projeto de sua autoria que cria o passaporte bovino. “Com o passaporte de bovinos, essas equipes de rodeios e pessoas que participam de eventos não precisarão tirar o GTA toda vez que se deslocarem. Um único GTA irá valer por um ano dentro do estado para trânsito desses animais”, explicou Ribeiro, acrescentando que o mesmo benefício já se aplica atualmente a cavalos, mulas, burros e até pássaros utilizados em campeonatos e feiras. Na sequência, outros sete deputados pediram a palavra para debater diferentes assuntos.
Os petistas Mauro Rubem e Bia de Lima sucederam Ribeiro. Rubem utilizou a tribuna para destacar a reestruturação que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem promovendo no país. De acordo com ele, com dois anos e quatro meses de mandato, o Governo Federal tem conseguido retomar investimentos fundamentais em diversas áreas, como educação, saúde, habitação e geração de emprego. Bia, por sua vez, falou sobre sua ida a Brasília, onde participou da Marcha da Classe Trabalhadora. Segundo a parlamentar, participaram milhares de pessoas de diversos movimentos e centrais sindicais, a exemplo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), presidido por ela.
Wilde Cambão (PSD) falou em seguida e aproveitou a oportunidade para enaltecer as ações do Governo de Goiás para buscar melhorias voltadas à Região do Entorno do Distrito Federal (DF). Outro a subir ao púlpito foi o deputado Issy Quinan (MDB) que aproveitou a oportunidade para anunciar e convidar a todos para o lançamento da Agenda Legislativa 2025 do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), que ocorrerá na manhã desta quarta-feira, 30, na Sala Júlio da Retífica.
Depois, foi a vez de Virmondes Cruvinel (UB) fazer uso da palavra para comentar a audiência pública realizada por ele na manhã de hoje, que abordou a crescente preocupação com a violência nas redes sociais e seus impactos, especialmente entre crianças e adolescentes. “Hoje de manhã, nós debatemos a violência nas redes sociais e a agressão com a questão da violência. O seriado com essa temática levantou essa discussão nas escolas”, destacou.
Por sua vez, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) pediu a palavra para defender a preservação da Festa do Espírito Santo, realizada em Cristalina. “É uma tradição de extrema importância para Goiás, que agrega diversas folias, apresentações culturais, manifestações e danças”, apontou.
Por fim, a deputada Rosângela Rezende (Agir) parabenizou o presidente do Legislativo goiano, Bruno Peixoto (UB), e todos os servidores envolvidos na organização do Programa Deputados Aqui. Segundo a parlamentar, além de levar serviços à população das cidades goianas, o programa também promove a proximidade do cidadão com os parlamentares. “Ali, naquele momento, a gente pode, juntos, trocar ideias, receber críticas e construir um estado cada vez melhor”, ressaltou.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou nesta segunda-feira (28/4) a desapropriação do imóvel onde funcionava o antigo Jóquei Clube de Goiás, no Setor Central. O pagamento será feito por meio do perdão de uma dívida de R$ 168 milhões que o clube tem com o município.
O objetivo é transformar o local no Palácio da Cultura, espaço voltado para atividades culturais, educacionais e de lazer. A requalificação do prédio foi um compromisso de campanha do prefeito.
“A recuperação do Jóquei Clube é um passo importante para resgatar a cultura e a arquitetura da cidade, ajudando ainda mais na revitalização do centro, que vai ter o Palácio da Cultura como ponto de encontro e uso coletivo”, afirmou Mabel.
O imóvel passará por estudos técnicos para definir sua readequação, preservando seu valor arquitetônico e cultural. A ação segue as diretrizes do Plano Diretor de Goiânia, priorizando a recuperação de estruturas existentes.
‘O Estado vai entrar em parceria com o prefeito’, diz Caiado
Projetado por Paulo Mendes da Rocha, o edifício do Jóquei Clube de Goiás é um marco da arquitetura moderna brasileira. O clube foi fundado em 1935, o primeiro da então nova capital Goiânia. Sua desapropriação faz parte da estratégia da prefeitura para revitalizar o centro da cidade.
Nas últimas décadas, diversas tentativas de revitalização foram discutidas, incluindo projetos de transformação da sede do clube em centro cultural ou espaço multiuso, mas nenhuma foi concretizada até agora.
Durante o anúncio da desapropriação, o governador Ronaldo Caiado elogiou a iniciativa.
“O Estado vai entrar em parceria com o prefeito Sandro Mabel para resgatar aquele espaço, criando toda uma nova dinâmica funcional naqueles prédios”, afirmou Caiado, destacando que o local está abandonado há décadas.




Posts recentes
- Decreto proíbe EAD para medicina, direito, odonto e mais 2 cursos
- Não vou permitir circo no meu Tribunal, diz Moraes a advogado
- Parlamentar cearense agradece o acolhimento dos goianos e a comenda do mérito
- IA pode tornar transporte coletivo mais rápido em Goiânia
- Economia brasileira cresce 1,3% no 1º trimestre, diz BC
Comentários
Arquivos
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- janeiro 2023
- outubro 2022
- setembro 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- março 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- setembro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018