No Banner to display

1 de abril de 2025
  • 13:03 Goiás poderá ter ambulatórios especializados no tratamento da dor crônica
  • 09:18 Entregadores de aplicativos cruzam os braços
  • 05:32 Mais de 4 milhões de argentinos deixam situação de pobreza
  • 01:48 Gugu Nader vai comandar, amanhã, debate sobre repasse de couvert artístico
  • 22:05 Sebrae abre inscrições para startups que buscam investidores


A Prefeitura de Hidrolândia inaugurou, neste sábado (29/3), o primeiro Centro de Acolhimento de Animais e Clínica Veterinária do município. A iniciativa, financiada com recursos próprios da prefeitura, foi destacada por parlamentares como um exemplo a ser seguido por outras cidades de Goiás e do Brasil.

Para o deputado federal Adriano do Baldy, a construção do centro representa uma solução inovadora para o acolhimento e cuidado com os animais.

“Nós não temos projetos que direcionem recursos para abrigos de animais. E essa é uma iniciativa da gestão municipal, com apoio da Câmara de Vereadores, que entrega um abrigo com qualidade, tratamento adequado e estrutura que serve de exemplo para todos os municípios brasileiros”, afirmou.

O deputado estadual Virmondes Cruvinel também elogiou a iniciativa, ressaltando a importância de políticas públicas voltadas para o bem-estar animal.

“Sem dúvida, acredito que aqui é um case. O prefeito José Délio, com essa visão moderna, procurou criar um espaço bem estruturado, com materiais de qualidade e alinhado com o Centro de Medicina Veterinária. Hidrolândia dá um exemplo e se torna referência no estado”, declarou.

Localizado ao lado do Polo Industrial, próximo à BR-153, o Centro de Acolhimento de Animais de Hidrolândia foi construído para atender animais em situação de rua, oferecendo atendimento veterinário, castração e um espaço adequado até que sejam adotados. O local conta com 11 baias para fêmeas adultas, 13 para machos adultos, 5 para filhotes e animais em quarentena, um canil coletivo para cães sociáveis e 8 módulos para lazer. Também há um atendimento específico para a castração de gatos.

O prefeito José Délio Júnior destacou que a construção do centro foi um compromisso assumido desde sua primeira gestão, visando tanto o bem-estar animal quanto a saúde pública.

“Nós construímos um abrigo de animais e uma clínica veterinária. Teremos uma ambulância especial, a ‘Ambulancinha Dog’, para recolher animais abandonados nos povoados e bairros distantes. Eles serão tratados, medicados e encaminhados para adoção. Além disso, atenderemos também animais com donos, em casos de castração e emergências”, explicou.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Dra. Thaisy, ressaltou a parceria do Legislativo na concretização do projeto.

“Desde o primeiro mandato do prefeito, a Câmara foi parceira e aprovou o projeto. Eu mesma fui relatora e, como protetora dos animais, vejo a importância desse centro. Além disso, apresentamos outros projetos, como a proibição de fogos de estampido e a Semana Municipal do Meio Animal e da Adoção”, destacou.

A construção do Centro de Acolhimento de Animais contou com um investimento de mais de R$ 1 milhão, abrangendo estrutura física, equipamentos veterinários e o centro cirúrgico. A manutenção do local contará com 10 funcionários fixos, dois veterinários e uma ambulância para o resgate de animais em situação de risco.

O prefeito também adiantou que outras obras estão em andamento no município, como a construção de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), uma grande escola no Setor Flamboyant e o próprio Polo Industrial.



Autor Agatha Castro

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT