No Banner to display

29 de abril de 2025
  • 23:18 Gil Tavares articula candidatura à Assembleia Legislativa
  • 19:33 Commanders fecham acordo para estádio no local do antigo RFK em Washington
  • 15:49 Ricardo Quirino presidiu audiência pública que debateu o tema “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”, na manhã desta 2ª-feira
  • 13:12 Prefeitura nos Bairros e marcado por balanço positivo
  • 12:56 Vagas de Emprego no SINE – Secretaria de trabalho e Renda

Hoje, 25 de fevereiro de 2025, o Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve em Catalão, Goiás, para oficializar a transferência do Hospital Regional Adib Elias para a administração federal. Durante a cerimônia, ele recebeu simbolicamente as chaves da unidade, acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado, pelo prefeito Velomar Rios e pelo ex-prefeito Adib Elias.

O hospital, inaugurado em dezembro de 2024, possui uma área de 12.610 m² e conta com 217 leitos, incluindo UTIs adulto e neonatal, além de unidades de queimados e enfermarias de urgência e emergência pediátrica. Com um investimento total estimado entre R$ 80 milhões e R$ 100 milhões, a unidade será integrada à Universidade Federal de Catalão (UFCAT), fortalecendo o curso de Medicina e consolidando-se como um centro de ensino e pesquisa na região.

A gestão do hospital será realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a UFCAT e a Prefeitura de Catalão. Espera-se que a unidade ofereça 150 leitos de internação clínica e cirúrgica, incluindo 20 leitos de UTI adulto e 25 neonatal, além de ambulatório, centro cirúrgico e estrutura para atendimento oncológico com quimioterapia.

A federalização do Hospital Regional Adib Elias visa atender aproximadamente 1,8 milhão de pessoas, gerando entre 800 e 900 empregos diretos e indiretos. Além disso, a unidade contribuirá para a formação de profissionais de saúde e para a realização de pesquisas na área médica, beneficiando toda a comunidade do sudeste goiano e regiões vizinhas.

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT