No Banner to display

20 de abril de 2025
  • 09:38 Mudanças climáticas intensificarão doenças nas lavouras
  • 05:53 Presidente da Casa destaca contribuição social de faculdade do Entorno do DF
  • 02:10 Incêndio em lancha deixa dez feridos em Maragogi, Alagoas
  • 22:26 Trump cancela vistos de 1.556 estudantes estrangeiros nos EUA
  • 18:42 Pró-reitor da instituição enfatiza papel da educação como agente de mudanças

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMAC, concedeu autorização ambiental para a poda de 01 árvore localizada na Praça Getúlio Vargas. A árvore é da espécie Pau-ferro (Libidibia ferrea), e a poda está vinculada ao Plano de Ação de medidas técnicas para recuperação da mesma. Ou seja, não passa de adoção de medidas curativas e preventivas, para tentar recuperar a árvore histórica, que ao longo do tempo sofreu ataques de pragas e doenças.
O maior dano físico visível na árvore consiste em seu tronco, que está oco. Já houve quedas de galhos da árvore sobre os bancos da praça, desde então, alguns laudos técnicos foram elaborados, condenando-a e recomendando sua retirada, devido principalmente à presença de cupins em muitos de seus galhos, inclusive nos superiores.
Com as avaliações foi constatado que, a partir dos 3 metros de altura, o tronco da árvore divide-se em dois, formando duas estruturas de copa, onde um dos troncos está infestado de cupins e formigas, com galhos superiores praticamente soltos, com alto risco de queda. Em contrapartida o outro tronco apresenta galhos mais saudáveis.
Dessa forma, como existe o alto risco de queda, a secretaria optou por realizar a retirada da estrutura da copa danificada, e manter o outro tronco, no qual será aplicado métodos curativos, como limpeza dos tecidos lesionados, e aplicar fungicidas e cupinicidas, e por fim adubação química para fortalecer a árvore. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até sexta-feira (17).
Após a realização de todas essas etapas será feito um acompanhamento mensal por parte de profissionais para observar a resposta biológica da árvore.
A Prefeitura solicita que os cidadãos tomem cuidado ao passarem pelo local e lembra que tanto a poda como o tratamento do restante da árvore, estão sendo realizados através de autorização ambiental com o objetivo de manter a segurança e qualidade de vida .

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT