6 de dezembro de 2025
  • 20:00 Soldado confessou ter matado militar em quartel do Exército em Brasília
  • 16:16 Antônio Gomide enaltece proteção ambiental com entrega da Comenda Washington Novaes em solenidade na Casa de Leis
  • 12:33 Caravana de Natal da Coca-Cola passa por várias cidades em Goiás
  • 08:48 Líder do União Brasil diz que pré-candidatura de Flávio não teve diálogo
  • 05:04 Agenda de homenagens vai contemplar influenciadores e servidores públicos na segunda
Os Centros de triagem de animais Silvestres (Cetas), são unidades autorizadas responsáveis pelo manejo, reabilitação e destinação de animais silvestres provenientes de ações fiscalizatórias, resgates e entrega voluntária pela comunidade. Possuem um papel importante na reabilitação e destinação adequada da fauna Silvestre regional, além de sensibilizar e esclarecer a população quanto à posse ilegal de animais Silvestres exercendo também atividades de Educação Ambiental com as comunidades escolares.
Atualmente, em todo o estado de Goiás existem apenas duas unidades Cetas e uma delas está em Catalão. O centro é o único que funciona com todas as licenças em dia e com profissionais (Biólogo e Médico Veterinário) especializados na medicina e reabilitação dos mesmos. A boa e mais recente notícia é que a licença de funcionamento foi renovada pelo Ministério do Meio Ambiente. A autorização de manejo da fauna silvestre (nº 340977) tem validade até 23/11/2020.
Do início de 2018 até agora, mais de 600 animais já foram recebidos na unidade Cetas Catalão e, segundo a equipe, o número pode ficar ainda maior até o fim do ano, podendo chegar a mais de 700 animais recebidos. Vale lembrar que do total acolhido, mais de 400 animais, já foram reabilitados e encaminhamos para zonas de solturas. Entre as espécies reabilitadas estão paraguaios, araras, periquitos, tamanduás, lobos-guará, cachorros do mato, raposas, tucanos, canários, ouriços, corujas, gambás, jacarés e outros. 
Blog Primeira Mao

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT