No Banner to display

17 de maio de 2025
  • 12:28 Criação da Patrulha da Pessoa Idosa será tema de audiência pública na próxima terça-feira, 20
  • 08:44 Kajuru anuncia emenda de R$ 8,5 milhões para saúde de Anápolis
  • 05:00 China reforça laços com América Latina em reação aos EUA
  • 01:15 Presidente Bruno Peixoto promove tributo ao Sesc/Senac em solenidade no dia estadual dedicado ao sistema S
  • 21:31 Caiado e Mabel destacam força do agro na abertura da Pecuária
Os Centros de triagem de animais Silvestres (Cetas), são unidades autorizadas responsáveis pelo manejo, reabilitação e destinação de animais silvestres provenientes de ações fiscalizatórias, resgates e entrega voluntária pela comunidade. Possuem um papel importante na reabilitação e destinação adequada da fauna Silvestre regional, além de sensibilizar e esclarecer a população quanto à posse ilegal de animais Silvestres exercendo também atividades de Educação Ambiental com as comunidades escolares.
Atualmente, em todo o estado de Goiás existem apenas duas unidades Cetas e uma delas está em Catalão. O centro é o único que funciona com todas as licenças em dia e com profissionais (Biólogo e Médico Veterinário) especializados na medicina e reabilitação dos mesmos. A boa e mais recente notícia é que a licença de funcionamento foi renovada pelo Ministério do Meio Ambiente. A autorização de manejo da fauna silvestre (nº 340977) tem validade até 23/11/2020.
Do início de 2018 até agora, mais de 600 animais já foram recebidos na unidade Cetas Catalão e, segundo a equipe, o número pode ficar ainda maior até o fim do ano, podendo chegar a mais de 700 animais recebidos. Vale lembrar que do total acolhido, mais de 400 animais, já foram reabilitados e encaminhamos para zonas de solturas. Entre as espécies reabilitadas estão paraguaios, araras, periquitos, tamanduás, lobos-guará, cachorros do mato, raposas, tucanos, canários, ouriços, corujas, gambás, jacarés e outros. 
Blog Primeira Mao

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT