No Banner to display

20 de agosto de 2025
  • 12:01 UE precisa fortalecer laços comerciais fora dos EUA, diz BC europeu
  • 08:17 Parlamento autoriza mobilização mensal contra violência de gênero
  • 04:33 Caiado cobra candidatura própria da federação União Progressista à presidência
  • 00:49 “Não há hipótese de aliança com o PT”, diz ACM Neto
  • 21:05 Criação de política de conscientização sobre depressão de idosos passa na segunda votação


Há expectativa de que Moraes e Barroso se pronunciem sobre o caso durante a abertura do 2º semestre do Judiciário

A abertura do 2º semestre do Judiciário, marcada para 6ª feira (1º.ago.2025), às 10h, no STF (Supremo Tribunal Federal), deve contar com manifestações de ministros sobre a inclusão de Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos.

Segundo apurou o Poder360, há expectativa de que Moraes e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, se pronunciem sobre o caso durante a sessão. A fala estará aberta para todos os ministros. A tendência é que a sanção a Moraes seja abordada por mais de um integrante da Corte.

Na 4ª feira (30.jul), Moraes foi incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky, legislação norte-americana que permite punições a pessoas acusadas de envolvimento em graves violações de direitos humanos ou corrupção.

A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano. Leia a íntegra do comunicado (PDF – 187 kB). Segundo o texto, Moraes “usou seu cargo para autorizar detenções arbitrárias preventivas e suprimir a liberdade de expressão”.

Também diz que o ministro tem como alvo políticos da oposição, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF por tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. Moraes é relator da ação.

No mesmo dia, em nota, o STF declarou que “não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país”. Sem citar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Corte afirmou que o julgamento de crimes contra a democracia é responsabilidade da Justiça brasileira.


Leia mais:


ENTENDA

As sanções obrigatórias incluem o banimento do território norte-americano, a suspensão da concessão de vistos e o bloqueio de bens no país. Segundo o STF, o ministro não tem bens nos Estados Unidos.

Além das medidas compulsórias, empresas com sede nos EUA também podem ser pressionadas a limitar serviços a indivíduos sancionados, como a suspensão de contas em plataformas digitais. Essas decisões, no entanto, são tomadas pelas próprias companhias.



Autor Poder360 ·


Com mais de 700 eventos atendidos apenas no primeiro semestre de 2025, a Assessoria de Audiofonia e Imagem da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) se consolida como pilar fundamental para o funcionamento interno e externo do Poder Legislativo goiano. O setor não apenas garante a infraestrutura tecnológica dos eventos, mas também se destaca pela excelência técnica e inovação, tornando-se referência para outras assembleias do país.

A equipe participou de 159 sessões plenárias, 173 reuniões de comissões e 360 eventos nos mais diversos espaços da Casa, como auditórios, saguões e áreas externas. Além disso, marcou presença em 13 edições do projeto “Deputados Aqui”, apoiando as atividades parlamentares fora da sede legislativa.

“A Alego não pode parar. Mesmo nos finais de semana e feriados, realizamos os eventos com dedicação total”, afirma o chefe do setor, Deurismar Silva Ferré.

Segundo Ferré, o bom desempenho da equipe é possível graças ao apoio da diretoria da Casa: Álvaro Guimarães (diretor parlamentar), Rubens Sardinha (subdiretor), Rubens Kiersten (diretor executivo) e o presidente da Assembleia, Bruno Peixoto (UB). Ele também destaca o empenho da equipe de servidores.

Inovação

Com equipamentos de última geração, o setor está à frente no cenário tecnológico. Ferré explica: “Temos uma estrutura de som extremamente moderna, com tecnologia que poucas assembleias possuem hoje.”

Essa vanguarda tecnológica despertou o interesse de legislativos de outros estados, que visitam a Casa em busca de inspiração. Os visitantes saem impressionados com os sistemas implementados e a eficácia dos processos.

A equipe, formada por 16 profissionais, atua em turnos rotativos que garantem cobertura diária completa, inclusive em eventos externos e sessões solenes.

Grandes eventos

Do saguão à tribuna, a Assessoria de Audiofonia e Imagem está preparada para atender qualquer magnitude de evento, inclusive aqueles com autoridades de alto escalão como governadores e ministros.

Com a mudança para a nova sede, a adoção de tecnologias avançadas exigiu treinamento intensivo, que foi prontamente oferecido. O resultado, de acordo com Ferré, é uma equipe ainda mais capacitada e motivada. “Superamos receios iniciais com formação sólida. Ver esse crescimento profissional sob nossa coordenação é motivo de grande satisfação.”

Além da operação diária, todo evento é registrado e arquivado, garantindo transparência e memória institucional para o Poder Legislativo.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


O prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, reinaugurou nesta quarta-feira (30/7) o Hospital Municipal Georges Hajjar que foi entregue à população com estrutura completamente readequada e atendimento exclusivo via Sistema Único de Saúde (SUS). A entrega do hospital atende a um pleito antigo dos vereadores e representa o esforço conjunto entre Executivo e Legislativo para melhorar o sistema de saúde local. A cerimônia reuniu o prefeito, o vice-prefeito Dr. Walter Vosgrau, a secretária de Saúde Eliane Pereira, secretários municipais e diversos vereadores.

Durante o evento, o prefeito destacou o significado da entrega. “Entregamos um hospital que é fruto de um trabalho sério, de um compromisso com a saúde de Anápolis”, destacou. Segundo ele, a unidade vai reduzir a necessidade de deslocamentos para outros municípios. O vice-prefeito reforçou o impacto social da obra. “É um passo gigante para a Anápolis que queremos, uma cidade que cuida da sua gente. É um investimento na vida, na dignidade de cada cidadão”, evidenciou.

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Andreia Rezende, celebrou a conquista e relembrou o empenho do Legislativo: “É uma felicidade imensa ver a concretização deste projeto, que foi uma luta incansável de todos os vereadores. O Hospital Georges Hajjar é a esperança de um atendimento digno para nossa população”. Ela destacou ainda que a primeira ação da atual legislatura foi voltada à saúde pública.

De acordo com informações da Prefeitura de Anápolis, a unidade funcionará como hospital de retaguarda, recebendo pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais unidades de saúde do município. Não será uma unidade de portas abertas, e sim um ponto de suporte para internações, aliviando a pressão sobre o sistema de urgência e emergência. A gestão do hospital ficará sob responsabilidade da Organização Social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ).

Com capacidade para 96 leitos, o hospital conta com enfermarias, UTI, áreas de isolamento, salas de exames, fisioterapia, prescrição médica e central farmacêutica. Também foi implantado um sistema de geradores automatizados para garantir o funcionamento ininterrupto da unidade. “Temos aqui uma estrutura preparada para os casos de urgência e emergência. São 66 leitos prontos para receber os pacientes”, afirmou a secretária Eliane Pereira.

A reforma incluiu a recuperação da infraestrutura, como vedação de telhados e calhas, além de adequações sanitárias exigidas por normas técnicas. As salas de raio-X e tomografia foram reorganizadas com isolamento e blindagem. A unidade foi equipada com novos aparelhos médicos, itens de informática, equipamentos de suporte à vida e materiais para as áreas de farmácia e nutrição, consolidando-se como um novo centro de referência no atendimento hospitalar municipal.



Autor Felipe Fulquim


Donald Trump anunciou alíquota de 50% sobre produtos brasileiros; prazo inicial para medida passar a valer era 1º de agosto

Faltam 6 dias para as tarifas impostas pelos EUA entrarem em vigor. Passam a valer em 6 de agosto para o Brasil. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou uma alíquota de 50% sobre os produtos brasileiros.

O prazo inicial para as tarifas passarem a valer era 1º de agosto. Na 4ª feira (30.jul.2025), porém, Trump assinou um decreto formalizando a taxação e escreveu que a entrada em vigor seria 7 dias depois da assinatura do documento, o que será em 6 de agosto. Eis as íntegras do decreto e do comunicado em português e em inglês.

Foram excluídos do tarifaço 694 produtos brasileiros. Suco de laranja e aviões são exemplos. Leia aqui a lista de produtos que se livraram do tarifaço.

O texto assinado por Trump cita “perseguição, intimidação, assédio, censura e processo politicamente motivado” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Trump publicou em 9 de julho uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciando a tarifa de 50%. O republicano justificou o aumento pelo tratamento que o governo brasileiro deu a Jair Bolsonaro, a quem disse respeitar “profundamente”.

“A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, disse Trump.

Trump declarou que o governo dos EUA concluiu que precisa se afastar da “relação de longa data e muito injusta” provocada pela política tarifária de barreiras comerciais do Brasil.

Segundo o presidente norte-americano, as taxas dos EUA estão longe de ser recíprocas com o país da América do Sul. Ele afirmou que é preciso corrigir as “graves injustiças do regime atual”.

“Por favor, entenda que o número de 50% é muito menor do que o necessário para termos a igualdade de condições que precisamos com o seu país”, declarou Trump.

O presidente dos EUA disse que se Lula aumentar as tarifas em retaliação haverá um acréscimo de igual proporção aos 50% anunciados.



Autor Poder360 ·


O envelhecimento da população é um fenômeno mundial. No Brasil, a realidade não é diferente e evidencia a necessidade de atenção especial para aqueles com mais de 60 anos. Assim, com a intenção de homenagear os que se destacam na defesa dos direitos das pessoas idosas, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) propõe instituir a Comenda Iris Rezende Machado no âmbito do Poder Legislativo goiano.

A sugestão tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) como projeto de resolução nº 7826/25. O texto está em fase de votação preliminar e, se for acolhido, seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Sugere-se que a honraria seja concedida anualmente, em sessão solene realizada na sede da Alego, preferencialmente nas proximidades do dia 1º de outubro, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa Idosa. Cada parlamentar terá direito a duas indicações, que deverão vir acompanhadas das respectivas razões. Caberá à Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Alego, atualmente presidida por Quirino, organizar e presidir a solenidade.

“Essa comenda será destinada a reconhecer publicamente os indivíduos que se destacam na promoção dos direitos das pessoas idosas, seja no campo da saúde, da educação, da assistência social, do combate à discriminação ou de qualquer outra área que impacte positivamente a qualidade de vida dessa faixa etária”, detalha o legislador.

Quanto à escolha do nome, o deputado explica que é uma forma de reconhecer o legado de Iris Rezende Machado. “É um tributo à sua figura única e um exemplo para as gerações futuras sobre a importância de continuar contribuindo para o bem comum, independentemente da idade”, completa.  

A comenda será representada por uma medalha em formato circular, em metal latão na cor dourada, esmaltada com as cores simbólicas do estado de Goiás, e terá 65 milímetros de diâmetro. O tributo virá acompanhado de Diploma de Honra ao Mérito, ao passo que o Parlamento manterá um livro próprio para registro de todos os agraciados.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inicia no mês de agosto o processo de atualização do cadastro reserva e abertura de novos cadastros para vagas nas creches dentro dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) para o ano letivo de 2026. O processo é voltado para crianças com idade entre 6 meses e 3 anos e 11 meses.

De acordo com o cronograma divulgado pela pasta, o período para atualização dos cadastros já existentes será de 4 a 15 de agosto. A atualização é obrigatória e deve ser feita por todas as famílias que já estão na lista de espera.

Já os novos cadastros poderão ser realizados a partir do dia 18 de agosto (segunda-feira), a partir das 8h da manhã, exclusivamente por meio digital.

Os interessados devem acessar o site www.gemul-aparecida.com.br/matricula ou utilizar o aplicativo Matrícula Aparecida, disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.

‘É fundamental que famílias atualizem seus dados’

A secretária municipal de Educação, professora Núbia Farias, reforça a importância do processo e alerta para que os prazos sejam respeitados.

“Estamos dando início a uma etapa essencial do planejamento para o ano letivo de 2026. É fundamental que as famílias atualizem seus dados corretamente e dentro do prazo, para que possamos organizar a oferta de vagas com base na demanda real. O compromisso da gestão Vilela é ampliar o acesso à educação infantil e garantir atendimento às crianças que mais precisam”, afirmou.

Atualmente, a Rede Municipal de Educação conta com 33 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) em funcionamento e três novas unidades em construção. Além da rede própria, a prefeitura mantém parceria com dezenas de instituições privadas e filantrópicas, o que permite ampliar o número de vagas ofertadas e assegurar atendimento a um maior número de famílias em diferentes regiões da cidade.

Autor Manoel Messias Rodrigues


Operação contra plataforma MagisTV resultou em 5 mandados de busca em 3 províncias e ordens de detenção contra operadores do esquema

Autoridades argentinas cumpriram 5 mandados de busca e apreensão contra a plataforma ilegal MagisTV em 3 províncias do país na 5ª feira (24.jul.2025).

A operação, coordenada pela LaLiga (Liga Nacional de Fútbol Profesional da Espanha) e pela Alianza (Alianza Contra a Piratería), incluiu ordens de detenção emitidas pela Justiça argentina contra uma das maiores redes de IPTV (Internet Protocol Television, ou televisão por protocolo de internet) pirata da América Latina.

A MagisTV é considerada uma das redes ilegais de IPTV mais disseminadas na região. Dois estabelecimentos da UV Mundo Digital, provedor de internet com unidades em Trelew e Rawson, província de Chubut, foram alvo da operação por venderem dispositivos com acesso à MagisTV Pro, simulando serviços legítimos de TV a cabo.

A UV Mundo Digital, apesar de ser registrada na Enacom (Ente Nacional de Comunicaciones da Argentina) e integrante da Cabase (Câmara Argentina da Internet), comercializava assinaturas do serviço ilegal em lojas físicas e redes sociais, simulando legalidade.

As buscas começaram simultaneamente em pontos de distribuição do serviço ilegal nas províncias de Chubut, Mendoza e Rio Negro. A Polícia Federal Argentina e forças locais de San Isidro, General Roca, Mendoza, Rawson e Viedma participaram da ação. Mercado Livre e Mercado Pago colaboraram fornecendo informações essenciais à investigação.



Autor Poder360 ·


A Academia da Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira, 30, a solenidade de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, 2ª Turma de 2025. A cerimônia marcou o encerramento de mais uma etapa na formação profissional dos militares que agora estão aptos a exercerem novas funções dentro da corporação.

O evento foi realizado no audotório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa do Estado e  contou com a presença de autoridades civis e militares e familiares dos formandos. Na ocasião, os concluintes prestaram o “último fora de forma”, gesto simbólico que celebra o término da formação, após autorização concedida pelo comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja.

Compuseram a mesa de trabalho: o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja; o comandante da Academia da Polícia Militar, coronel Daniel Pires Aleixo; o coordenador do curso, capitão Francisco de Paulo Chagas Souza; o deputado federal Gustado Gayer (PL);  o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB);  deputado estaduais Coronel Adailton (Solidariedade) e Major Araújo (PL); a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Claúdia Silva (Avante).

Durante a solenidade, o presidente da Alego, Bruno Peixoto, foi homenageado com uma medalha de reconhecimento concedida pela corporação. A condecoração simboliza a parceria institucional e o apoio do Poder Legislativo às ações voltadas à valorização e ao fortalecimento das forças de segurança pública em Goiás. “É uma honra imensa ter sido escolhido padrinho de vocês. Reconheço todo o esforço, a dedicação e as inúmeras horas de estudo que essa conquista exigiu. Hoje, celebramos juntos essa vitória e reafirmo que vocês sempre poderão contar com o apoio da Assembleia Legislativa”, afirmou o presidente Bruno.

Em discurso, o orador da turma, 2º sargento Hilton Wilian Francisco de Castro, agradeceu à corporação, aos instrutores e às famílias pelo apoio durante o período de curso, destacando o compromisso da turma com o serviço público e a sociedade goiana.

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás


Faleceu nesta quarta-feira, em Goiânia, Elon José Soares, fundador do Grupo Irmãos Soares, aos 86 anos. Natural de Ipameri, o empresário goiano deixa cinco filhos, 11 netos, um bisneto, centenas de funcionários e parceiros de negócios. O falecimento foi confirmado em comunicado por Marcelo Camorim, presidente do Conselho de Administração e de Família do grupo.

Elon Soares foi um líder reconhecido por sua coragem e empreendedorismo. Em 1967, ao lado do irmão Odilon, abriu a primeira loja da Irmãos Soares, que se tornou uma das maiores redes de materiais de construção do Centro-Oeste, com unidades em Goiás e Minas Gerais. “Hoje, a Irmãos Soares tem quase um milhão de clientes e mais de 10 mil itens, desde o básico ao acabamento”, informa a empresa em seu site.

Mais do que um empresário de sucesso, Elon era lembrado por seu carisma, humildade e sensibilidade. “Conquistou parceiros, funcionários e amigos com suas atitudes”, destacou o comunicado. Sua trajetória começou ainda na infância, vendendo balas no bairro de Campinas, em Goiânia, e evoluiu para negócios como distribuição de jornais e uma agroindústria de carne suína, antes de fundar o império dos materiais de construção.

Todas as lojas do Grupo estarão fechadas nesta quarta-feira em respeito ao fundador. O velório ocorrerá no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, a partir das 11h, com sepultamento às 17h.

De vendedor ambulante a magnata

Elon Soares começou a empreender aos 10 anos, vendendo balas em Campinas e, depois, lenha e armarinhos de porta em porta. Com visão aguçada, montou uma banca na feira e distribuiu o maior jornal local da época. Em sociedade com o irmão Odilon, criou uma agroindústria de carne suína antes de migrar para o comércio de materiais de construção.

A primeira loja física surgiu como um armazém na Rua José Hermano, em Campinas. Mais tarde, ao comprar acidentalmente a Ferragista São Tomé, na Avenida Bahia, os irmãos deram origem, em 1967, à Irmãos Soares. O grupo expandiu-se para uma holding com negócios em agronegócio, imobiliária, tecnologia e a rede premium Essence Acabamentos.

Ao contrário do irmão Odilon (já falecido), que era atleticano, Elon era torcedor do Vila Nova, clube que foi presidente na década de 1970.

Legado social – Elon Soares acompanhava as obras do Instituto Elon Soares, em Trindade, seu “maior legado”, que seria inaugurado em 10 de outubro, data de seu aniversário. O instituto oferecerá cursos gratuitos para jovens, especialmente na construção civil, área em que o grupo atua. “Era um desejo do fundador, que sempre teve olhar sensível para a formação dos jovens”, ressaltou o comunicado.

Autor Manoel Messias Rodrigues


Encontros incluem representantes de fundos, bancos, autoridades governamentais e clubes europeus para discutir nova competição

O comissário da NBA, Adam Silver, e o vice-comissário, Mark Tatum, estão conduzindo reuniões com possíveis investidores para a planejada liga europeia de basquete. Os encontros são realizados em diversas cidades da Europa nesta semana. As informações foram divulgadas pelo site Sportico na 3ª feira (29.jul.2025).

As conversas incluem representantes de fundos de private equity, bancos de investimento, fundos soberanos, autoridades governamentais e clubes de basquete europeus.

A NBA divulgou oficialmente seu interesse em criar uma divisão de basquete na Europa durante uma entrevista com jornalistas em março de 2025. Ainda segundo o site, as negociações avançaram significativamente nos últimos meses.

Na ocasião, Silver esteve acompanhado do secretário-geral da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), Andreas Zagklis, e confirmou a existência de conversas “exploratórias” entre proprietários sobre a criação desta nova competição.

O projeto representa uma expansão da NBA para o mercado europeu, em parceria com a FIBA. A proposta projeta a criação de uma liga com formato misto, combinando franquias permanentes e vagas rotativas, similar ao modelo utilizado pela EuroLeague.

Londres figura entre os locais das reuniões desta semana e é considerada uma possível sede para uma das equipes da nova liga.

De acordo com as informações apresentadas por Silver em março, o formato da liga incluiria cerca de 12 franquias permanentes e 4 vagas rotativas baseadas no desempenho em outras competições. Na NBA norte-americana, os fundos de private equity têm limite de participação de 20% em qualquer equipe, mas ainda não existe definição se a versão europeia terá restrições semelhantes.

Durante as finais da NBA de 2025, Silver afirmou que a competição europeia ainda está “pelo menos a alguns anos de ser lançada”, caso o projeto se concretize. Informações anteriores do Sportico indicam que os proprietários da NBA provavelmente compartilhariam a propriedade conjunta da liga, mas não teriam diretamente franquias individuais.

Em março, Zagklis disse que, caso equipes da EuroLeague recebam convites para participar da nova liga, elas não precisariam abandonar suas competições atuais, podendo participar de um calendário compatível envolvendo várias grandes ligas. A nova competição utilizará as regras da FIBA, e não as da NBA.



Autor Poder360 ·