No Banner to display

4 de abril de 2025
  • 15:53 Lucas do Vale requer inclusão do Arraial das Abóboras, em Rio Verde, no calendário oficial
  • 12:09 Dubdogz anima festa no Piri Lounge em Pirenópolis
  • 08:26 Corte sul-coreana mantém impeachment de Yoon Suk-yeol
  • 04:42 Parlamento aprecia vetos a iniciativas para a juventude e a agricultura urbana
  • 00:58 Governo antecipa 13º salário de aposentados do INSS


Atriz discutiu temas como desmatamento, garimpo ilegal e expansão do agronegócio com lideranças indígenas

A atriz e ativista Angelina Jolie visitou, nesta 4ª feira (2.abr.2025), a aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque do Xingu (MT). Durante a viagem, ela se encontrou com o cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, e com outras autoridades do povo Kayapó.

Segundo informações do g1 Mato Grosso, Jolie esteve na região acompanhada da organização ambiental Re:wild. O objetivo da visita foi conversar com os povos indígenas sobre os desafios para a preservação da floresta e manifestar apoio à proteção da Amazônia e à defesa dos direitos dos povos originários. Entre os temas debatidos estavam o desmatamento, o garimpo ilegal e a expansão do agronegócio sobre terras indígenas.

A artista tem um histórico de mais de 20 anos de atuação em causas humanitárias e na conservação ambiental, especialmente no Camboja. No Brasil, ela conversou com Raoni e lideranças locais sobre os impactos ambientais e sociais que ameaçam a região.

Raoni Metuktire, de 93 anos, dedica sua vida à defesa da Amazônia e dos povos da floresta e tem grande reconhecimento internacional. Da aldeia Kraimopry-yaka, onde nasceu, o cacique rodou o mundo pedindo paz e mantém interlocução com diversas personalidades, como o Papa Francisco e o rei britânico Charles 3º.

O cacique Raoni Metuktire disse que vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a exploração da chamada Margem Equatorial pela Petrobras. Em entrevista à AFP (Agence France-Presse) veiculada na 2ª feira (24.mar), ele afirmou que pedirá que o chefe do Executivo desista da medida. Ele se encontrará com Lula na 6ª feira (4.abr).



Autor Poder360 ·

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT