No Banner to display

26 de agosto de 2025
  • 10:05 Bruno Peixoto reconhece trabalho de profissionais da engenharia, designers de interiores e arquitetos, em noite de homenagem
  • 06:21 Mabel exonera secretário Diogo Franco, irmão do líder do prefeito na Câmara
  • 02:36 São melhores do que nós
  • 22:51 Educadores e especialistas no enfrentamento do câncer receberão honrarias amanhã
  • 19:07 Polícia prende autor de roubo e estupro em propriedade rural de Anápolis


O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), exonerou o secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços, Diogo Franco. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (25/8) e ocorre em meio à instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Limpa Gyn, apoiada pelo vereador Igor Franco (MDB), irmão do ex-secretário.

A exoneração acontece em um contexto de insatisfação do chefe do Executivo com o parlamentar, seu aliado na Câmara Municipal. A medida evidencia a tensão política entre o prefeito e seu líder na Câmara, agravada pela instalação da CEI que investiga a gestão municipal.

A saída de Diogo Franco é interpretada nos bastidores como um sinal claro de insatisfação do prefeito com Igor Franco. A medida ocorre no primeiro dia útil após a criação da Comissão Especial de Investigação do LimpaGyn, destinada a apurar o serviço de limpeza da capital.

Segundo assessores, o gesto do prefeito indicaria planos de substituir Igor Franco na liderança governista. Entre os cotados para assumir a posição está o vereador Thialu Guiotti (Avante). A exoneração do irmão do líder parlamentar reforça a tensão entre o Executivo e a base aliada.

O prefeito havia classificado como “incorreto” o gesto de Igor Franco ao assinar o pedido de instalação da CEI sem consulta prévia, em declaração dada na última sexta-feira (22/8). Mabel tentou impedir a investigação, argumentando que os contratos do serviço de limpeza urbana analisados são da gestão anterior.

A mesma edição do Diário Oficial não anuncia o novo titular da pasta, mas confirma Bárbara Julienny Gonçalves como nova chefe de Gabinete da secretaria. Nos bastidores, assessores consideram questão de tempo a substituição de Igor na liderança governista.



Autor Manoel Messias Rodrigues

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT