12 de novembro de 2025
  • 05:57 Vereadores de Aparecida querem mais dados sobre remanejamento de fundos municipais
  • 02:13 Saiba o que mudou no novo relatório de Derrite sobre o PL Antifacção
  • 22:29 Votações colegiadas: substituição tributária e Programa Quita Procon-Goiás ganham destaque entre as medidas autorizadas
  • 18:44 Polícia de SP faz buscas em Goiás contra falsificadores de bebidas alcoólicas
  • 15:00 Dino aciona PF após CGU apontar falhas em repasses de emendas a ONGs


Alvorada do Norte e Simolândia, municípios vizinhos distantes cerca de 450 km a nordeste de Goiânia, são contemplados em propostas do deputado Alessandro Moreira (PP) que passaram a tramitar no mês de outubro na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Trata-se de incluir um evento de cada um desses municípios no calendário cívico, cultural e turístico goiano, além de declarar tais eventos patrimônio cultural e imaterial do Estado. O projeto referente a Alvorada do Norte tramita como processo no26400/25, e o que diz respeito a Simolândia, como processo no26401/25.

Em Alvorada do Norte é realizado a cada final de outubro o Alvorada Folia, que desde 2002 celebra a emancipação do município, ocorrida nos anos 1960. A festa teve início, contextualiza Moreira na justificativa do projeto, com a inauguração da Praia do Povo, às margens do Rio Corrente, que banha Alvorada do Norte e Simolândia.

O parlamentar explica que a a Praia do Povo é um ponto turístico da região que atrai visitantes de todo Brasil, ressaltando que o Alvorada Folia é das poucas festas que nunca foi interrompida na região e que, “durante os três dias de festividades, a cidade recebe cerca de 10 mil visitantes, que aproveitam a orla do rio Corrente, local onde é realizado o evento”. Ele destaca ainda que artistas de renome regional e nacional já se apresentaram no Alvorada Folia.

No município vizinho ocorre, a cada segunda quinzena de dezembro, o Rodeio de Simolândia, criado em 1993 por Iso Moreira, pai de Alessandro. “Com o passar dos anos, o rodeio se consolidou e tornou-se recordista de público no Nordeste Goiano”, é pontuado na justificativa da matéria. Destacam-se, além de grandes atrações musicais, grande participação popular e, claro, as montarias em touros e cavalos.

Ambas as propostas estão sendo encaminhadas à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa de Leis. 

Autor Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Lidiane

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT